Quantcast
PplWare Mobile

Cuidado, o Firefox pode estar a estragar o seu SSD

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Goncalo Pereira says:

    E o Chrome quantos GB fará?

  2. Modem says:

    O Firefox está a estragar os vossos SSD’s. Cuidado. Ah, afinal os outros tb estão…

    • RouterPix says:

      O windows 10 tb estraga e muito pior que o firefox….basta ver o bug do disco a 100% que faz o SSD escrever a toda a hora…o windows 7 é de longe melhor nesse aspecto. Alias tirando o efeito cool do w10, o w7 faz tudo igual ou melhor…e até arranca e desliga mais rapido em SSD no w7 que no w10 (hdd é mais rapido em w10 que w7)

    • IT Consultant says:

      Modem. o teu comentário não faz sentido, quando o artigo foi escrito para dizer mal APENAS do firefox. Amanha escrevem um a dizer mal do edge e outro a dizer mal do chrome….

    • David says:

      Concordo! Acho que o pplware exagerou no titulo, não foi justo. O Firefox é um projeto open source e está a ser mal tratado. Isto pode afastar usuários.

      • Crist. N says:

        *Utilizadores. Usuários é PT-BR.

      • Nuno says:

        “O Firefox é um projeto open source e está a ser mal tratado.” Só por ser open-source não se pode dizer mal? Além de que “afastar usuários” já eles o fazem sozinhos com a vergonha que tem sido cada nova versão.

        • khidreal says:

          vergonha? não tenho nada a apontar contra o firefox, já o uso à 6 anos. a Mozilla tira e mete, eu sei disso, mas que empresa não faz isso? ao menos o firefox tem sempre algo a mudar, não é como o chrome onde a google passados 2 meses lança um update com correções de bugs…
          O firefox é mais lento? é. consome mais memoria? sim. usa mais espaço para instalar? também usa. troco-o pelo chrome, opera, safari ou outros? não. Porque? porque não me mostra publicidade online nem trabalha com o google ad-sence… depois aquilo que é recolhido pela mozilla é para efeitos de estatistica, pouco mais… à 6 anos que o uso e nunca ouvi falar de leak de informação na mozilla… já na google não se diz o mesmo, a propria google faz o leak “voluntariamente”, assim como a apple. opera? simplesmente nem chama a atenção hoje em dia… o firefox e o chrome são os gigantes tifão e orion a tentarem ascender a Titãs, já o opera é um mero semi-deus…

        • Pedro says:

          Concordo plenamente!
          Experimentei o Firefox já faz um ano e não funcionava como devia – muito lento, sempre a escrever no disco (HD) utilizava quase sempre memória a 100%, colocava o meu sistema a nivel de caracol.
          Soluçã: desinstalei o Firefox e tudo ficou bem. Instalei o Chrome e ficou ainda melhor! Tudo mais fluido, navegação estavel, sistema sem muito consumo de memória nem escrita exagerada no disco rigido.
          O Firefox no inicio poderia ser alguma coisa muito interessante, mas não consigo compreender porque actualmente há pessoas que dizem que é dos melhores browsers. Já falei com pelo menos uma dezena de pessoas que indicam os mesmos problemas de consumo de memoria, etc.

    • RouterPi1 says:

      O windows 10 tb estraga e muito pior que o firefox….basta ver o bug do disco a 100% que faz o SSD escrever a toda a hora…o windows 7 é de longe melhor nesse aspecto. Alias tirando o efeito cool do w10, o w7 faz tudo igual ou melhor…e até arranca e desliga mais rapido em SSD no w7 que no w10 (hdd é mais rapido em w10 que w7)

  3. Pedro says:

    Coloquei-lhe foi mais um zero à direita 🙂

  4. Modem says:

    o parâmetro no meu está definido para 15 segundos, e esteve pelo menos agora 4 minutos sem escrever no ficheiro recovery.js, foi quando fiz refresh a uma página que escreveu, por isso essa história não deve ser bem assim…

  5. Antunes says:

    HDD all the way!

  6. Rui Pedro Mascarenhas says:

    o windows 10 faz pior, abusando do disco….usem o w7 para evitar ficar sem problemas no ssd. Um SSD no windows 10 dura 2anos, no w7 dura 12

    • khidreal says:

      isso tbm não acontece no widows 8 e 8.1. eu uso 8.1, tenho um SSD toshiba Q300 e se o PC estiver IDLE, não escreve nada, e até quando escreve, muito raramente vi a percentagem de uso passar de 40%

    • Fabio Pisco says:

      Jovem, a tua inteligência é efectivamente superior! Eu tenho o windows 10 no ssd desde a versão beta e já vinha de ter o windows 7 instalado mais de um ano.

      Nunca tive problemas nem tenho esses bugs de escrita intensiva. Nem sequer entendo do que falam….enfim

  7. khidreal says:

    Pois… mas no firefox é muito facil fazer isto, é so ir a about:config… e fazer isto nos chromium-based browsers? ainda mais extensões para fazer aquilo que o firefox faz nativamente com uma simples ida ao about:config? eu não tou pra instalar mais extensões no meu Vivaldi, tenho 3, já chegam, é que tenho vindo a reparar que nos browsers baseados em chrome é tudo feito à base de extensões, enquanto que no Firefox resolve-se maioria dos problemas no about:config…

  8. Jn says:

    No Chrome, no acesso ao about:flag (ou chrome://flags/) que é idêntico ao about:config do Firefox, também se pode fazer essa alteração? E onde?

  9. censo says:

    Mas em que condições é que o software faz 20gb de escrita no disco?

  10. Pedro Antunes says:

    Não é “Pode”, é “Está”, pq admitem na notícia que está. O sensasionalismo dos tiulos dos media em Portugal é impressionante.

    • P says:

      Sensacionalismo foi terem posto Firefox no título, porque no fundo, vai-se a ver e os restantes browsers fazem exactamente o mesmo.

      • Pedro says:

        Pelo que se vê, só o Edge é que não faz exatamente o mesmo. O Chrome também faz, mas muito menos que o Firefox cuja equipa já admitiu a falha, mas que ainda não corrigiram dada a complexidade e o facto de ser crítico para a segurança.
        Estranho é o Spotify também consumir em força, tenho-o aberto há 40 minutos e já vai com 1.2 GB de escrita e muita gente do fórum também já referiu isso.

        • khidreal says:

          @Pedro
          usa soundcloud LOL, não tens publicidade nem aqueles horriveis ads de audio do Spotify e não tem client windows, funciona totalmente no teu browser.

  11. Luis says:

    E o processo de indexação do windows, cada vez mais existe menos controle sobre que processosnos vão ao disco sem me pedir…

  12. EC says:

    Porque é que dizes isso?

  13. Nuno says:

    Ao fim de alguns anos a usar o Firefox, acabei por deixá-lo.
    Bloqueava constantemente no YouTube, no facebook.
    Acabaram-se os problemas

    • khidreal says:

      Nuno, uso firefox à 6 anos e nunca tive problemas… já ponderou se não era alguma falha por parte do PC, ou sua? é que eu acho isso muito estranho, o pessoal todo a dizer que instala e tem logo problemas… eu em 6 anos nunca tive problema nenhum com o firefox tanto que até fico surpreso quando as pessoas dizem que “instalei e tive logo problemas a aceder a X”… isso cá para mim não é falha do firefox, se não ao longo destes 6 anos eu já teria visto problemas como esses…

  14. Jorge Carvalho says:

    Não os quero defender , mas a preguiça dos que nem sequer se dão ao trabalho de consultar a fonte em caso de duvidas é espantoso.

    https://www.servethehome.com/firefox-is-eating-your-ssd-here-is-how-to-fix-it/

    Abc

  15. Pedro S. says:

    Basta usarem a ferramenta do vosso disco SSD para verem a contagem de escrita / leitura do disco, basicamente, sobre o estado de saúde do vosso disco…

    Esta notícia é em muito sensacionalista (não digo que seja do Pplware) uma vez que a tal utilização abusiva do Firefox deve-se somente a quem abusar em muito do Firefox!

    Se abrirem o Firefox de manhã, e não mexerem mais dele, não há escrita / leitura…

    Aliás, tal anunciado é transversal a todos os programas!!!

  16. fr says:

    já nos smartphones é a mesma coisa, tenho 800 mb livres, abro o chrome e passado um pouco tenho 50 livres…todos os dias tenho de eliminar ficheiros do chrome e só não vai mais pq não tenho mais espaço, quanto mais espaço tenho mais o chrome usa

  17. Pedro says:

    Já viste a fonte do artigo? Só para teres uma ideia, o artigo original chama-se “FIREFOX IS EATING YOUR SSD – HERE IS HOW TO FIX IT”

  18. jm says:

    Que exagero!
    Isto é só alarmismo. Qualquer outra aplicação faz uma coisa semelhante. Quem tiver então o spotify aberto ou outra aplicação em streaming, ai que todos os santos o acudam porque o disco vai torrar. Pelo sim pelo não é mais seguro desligarem o computador e não o voltarem a ligar.

  19. IT Consultant says:

    Significa que se abrir o firefox só por abair durante um mês ele ocupa algo semelhante a 20 x 31 dias = 620GB de temporários?

    Impressionante como não me acredito.

    • SSD says:

      Sr consultor é volume de dados não é espaço ocupado em disco.

    • khidreal says:

      @IT Consultant

      claro que não LOL
      isso é a pesquisar na net, não é idle… se te pões com 1001 abas abertas, fazer streaming e jogar jogos no facebook, podes apostar que irá usar bastante o disco, mas isto acontece com todos os browsers, não só o firefox, a diferença é que uns usam menos que os outros, mas a diferença não é assim pra tanto na minha opinião.

  20. jAugusto says:

    porque raio o meu coment foi à vida,,,insultei alguém? disse algo fora de serviço!
    repito: +1 para RouterPix – backgroundhost estoira o cpu no w10, mais nada!!!

    • Vítor M. says:

      Eu vejo o comentário publicado, logo após o ter submetido, não percebo porque o jAugusto não o vê 😉

      • Knight says:

        Eu tive 3 coments meu não publicado, sem ofensas e tals, a única coisa que não condizia era que o que escrevi não tinha nada que ver com o assunto publicado.

        • Vítor M. says:

          Estavam no SPAM. Por vezes dado o facto de se mudar de nicks, mails etc… o sistema de anti-spam modera em automático.

          Há que ter sempre o cuidado de ter um email real, porque o sistema depois valida se os comentários de resposta são entregues ou não e faz cruzamento de informação. Pode ser outro motivo.

          Isto porque quem faz sentido ter perfis de pessoas que realmente existem e não são bots ou perfis falsos.

  21. V.Afonso says:

    Há cerca de uns meses, estragaram-se dois discos ao mesmo tempo, um SSD e um HDD, nessa altura lembro-me que o Fiefox estava sempre a “comer” RAM há bruta. Hummm poder a ser culpa dusti.
    Já agora o que dizem do novo Ópera…VPN grátis 🙂

    • khidreal says:

      @V.Afonso

      primeiro, firefox devia de usar uns 200MB ram máximo sem extensões. se usa mais, é porque tens extensões. se usa 1GB de ram, experimenta apagar uns quantos plugins e extensões…
      quanto ao teu segundo ponto, a VPN do Opera não é uma VPN, é um proxy. eu experimentei quando saiu, tentei aceder ao ThePirateBay e não funcionou, porque é um proxy e não passa disso… talvez um dia venha a se tornar uma VPN, mas VPN não é de certeza neste momento, chamaram-lhe VPN para atrair utilizadores, penso eu.

      • Jn says:

        No Firefox a coisa não é bem assim: “Each plugin are loaded separately from Firefox in a plugin-container.exe process, allowing the main Firefox process (firefox.exe) to stay open if a plugin crashes. There are as many plugin-container.exe processes as plugins launched since the Firefox session startup”

    • Jorge Carvalho says:

      Não é uma VPN !! . Cuidado …

      Abc

  22. Vítor M. says:

    rgj como os restantes visitantes referiram… a tua visão limitada e raciocínio preguiçoso… 🙂 desmascaram-te 😉

    Mas como qualquer miúdo aparvalhado, esse nick é mais um de uns que ao longo dos anos usas para apenas dizer parvoíces 😉

  23. Justiceiro says:

    Off-topic:
    Já corri todo o pplWare e não tem.
    Alguém sabe como criar um servidor próprio para alojar sites, email, etc? Para não ter de contratar servidores a empresas, etc.
    Tipo, pegar numa NAS, ligada a um router e uma UPS, e tentar daí criar um servidor?

  24. Euclides Machado says:

    E se usar o Firefox Portable ?

  25. Knight says:

    Boa tarde Pedro Simões.

    Qual valor eu coloco, no meu esta em 15000, e não tenho problema em afirmar que nesta parte sou leigo e o amigo diz que fica por minha conta, porem como ja disse , eu não entendo sobre isso, por favor me diga qual valor coloco.

    Obrigado.

  26. Bruh says:

    O meu disco ssd? Nem sou rico, nem estou para comprar um portátil muito rápido, mas com apenas 150 gb de disco lol
    Deixa-os ficar mais baratinhos e talvez daqui a uns 10 aninhos compro um pc com ssd, até lá, fico-me pelos discos rígidos.

    • J says:

      Não é preciso ser rico para comprar um ssd . Comprei um de 120 GB já rodou dois portáteis e foi dos melhores investimentos que fiz. Não trabalho com grande quantidade de dados mas ainda assim tenho um disco de 500GB, normal, de backup.

    • khidreal says:

      com 80€ instalei windows 8.1 (original, não como muitos que instalam pirata) e coloquei um Toshiba Q300 que se não me engano tem 500MB de velocidade de leitura e 450MB de escrita, tem 240GB, o que para mim é mais que o suficiente.
      estou no ambiente de trabalho em 10 segundos e o PC reinicia em uns 15, no máximo. os programas tbm iniciam que nem aviões…
      eu dantes tbm era como tu, depois de usar SSD não quero voltar pro HDD, o unico HDD que uso é o disco antigo do PC e é como externo para fazer backups.

  27. censo says:

    Mas alguém quer explicar em que condições é que o software faz 20gb de escrita no disco?

  28. sakura says:

    “O Firefox é um projeto open source e está a ser mal tratado.”

    Sim é opem S. mas não é free recebe milhoes dos (contribuintes) UE (fundação linux), e é piror que chromium para nao falar no Egde.
    “”Jobs for the boys”” . para mim a qualidade do firefox é ……… o que é uma pena.
    so uso firefox no linux, em windows não sei como se porta.

  29. miguel says:

    Mudei e parece que faz toda a diferença de uso no disco. Que estava 60% do tempo a usar 1 MB/s do disco com picos de quase 1.5. Agora esta 95% nos 0.1MB/s com picos rápidos e raros até 1.3 MB/s.

  30. censo says:

    E que tal tornar isto mais útil e responder à pergunta que já aqui fiz mas que parece que ninguém sabe afinal: que condições são necessárias para o software produzir 20gb de escrita no disco ?

  31. Jorge says:

    Melhor usar máquina virtual?

  32. R.Mendes says:

    O Firefox alterou essa definição!
    Já tinha alterado o valor há uns tempos, agora fui confirmar mas estava de novo nos 15000 ms.
    Porque aconteceu isto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.