Cuidado, o Firefox pode estar a estragar o seu SSD
As memórias SSD vieram revolucionar os computadores e dar uma nova vida a muitas máquinas que tinham no disco o ponto de estrangulamento de performance.
Mas se todos vêem nos SSD a sua tábua de salvação, é preciso tratar este componente com muito cuidado. Algo que se descobriu agora é que o Firefox não o está a fazer, podendo estragar qualquer SSD.
Uma análise feita recentemente veio mostrar que o Firefox está a usar os SSDs de forma intensiva, escrevendo por dia mais de 20GB de dados, o que representa em muitos casos mais de metade dos valores máximos definidos pelos fabricantes.
Os culpados destes volumes de escritas por parte do Firefox são dois ficheiros, o recovery.js e o cookie.*. Mesmo sem estarem em utilização os processos de escrita são constantes e não deixam de usar o SSD.
Como resolver o problema do Firefox?
Felizmente existe uma solução que vai aligeirar a escrita em disco e assim poupar os SSD, que deixam de ser usados de forma tão intensiva. Comecem por abrir o Firefox e escrevam na barra de endereço "about:config".
Ultrapassando o normal alerta de perigo que o Firefox exibe e que lembra os utilizadores dos cuidados a ter ao mexer nesta zona, devem procurar uma chave de registo específica do Firefox.
Escrevam então a chave "browser.sessionstore.interval" e carreguem em Enter para que sejam levado a ela.
Para editarem a chave, que deve ter o valor 15000 definido, devem clicar duas vezes em cima dela. O valor apresentado corresponde ao tempo usado entre escritas no ficheiro recovery.js.
Este está definido para 15 segundos, mas podem alargá-lo para um valor maior. Mesmo que escolham 30 segundos (30000) vão diminuir para metade as escritas nesse ficheiro, ganhando assim alguma vida útil do vosso SSD. Escolham um valor que julguem adequado.
Lembrem-se que este é o ficheiro que terá os registos do vosso browser em caso de problemas e que será usado para recuperar os separadores.
Esta pequena alteração vai assim conseguir poupar o vosso SSD e garantir que a sua vida útil será maior, evitando escritas tão frequentes e um volume de dados bem menor.
Os autores desta descoberta conseguiram também perceber que o Firefox não é o único browser com este comportamento, estando agora a avaliar o Chrome da Google, que deverá funcionar de forma idêntica.
Este artigo tem mais de um ano
E o Chrome quantos GB fará?
Assim o titulo não fica sensacionalista. Porque quando li esta noticia em outros sitios falavam que o chrome fazia igual..
Espera, deixa ver se percebi 😀 se fosse só o Firefox era sensacionalista… mas como também acontece com o Chrome… ok já vale, é fixe está certo. Vocês são fantásticos 😀 😀 😀 😀 😀
Não leves a peito.
Não leram o artigo original. Apenas “comeram” o que foi posto “na mesa”.
O Firefox está a estragar os vossos SSD’s. Cuidado. Ah, afinal os outros tb estão…
O windows 10 tb estraga e muito pior que o firefox….basta ver o bug do disco a 100% que faz o SSD escrever a toda a hora…o windows 7 é de longe melhor nesse aspecto. Alias tirando o efeito cool do w10, o w7 faz tudo igual ou melhor…e até arranca e desliga mais rapido em SSD no w7 que no w10 (hdd é mais rapido em w10 que w7)
+1
Demorei dias a ver os system processos e tive de eliminar o backgroundhost não sei das quantas para a coisa ir ao sitio e mesmo assim vá lá vai…
Nos hdd o 10 porta-se lindamente. Mas nos ssd é mt mau a ser isso verdade.
O ssd continua vá ser um hdd
JA no meu caso o hd ficava sempre em 100%, mudei para o ssd uv300 da king e isso parou.
Concordo com.voce , o W10 me.parece um eterno alfa
+1
+1
Modem. o teu comentário não faz sentido, quando o artigo foi escrito para dizer mal APENAS do firefox. Amanha escrevem um a dizer mal do edge e outro a dizer mal do chrome….
O Safari escapa :p
Ninguém usa.
Estás tão enganado… 🙂
“Os autores desta descoberta conseguiram também perceber que o Firefox não é o único browser com este comportamento, estando agora a avaliar o Chrome da Google, que deverá funcionar de forma idêntica.”
Não está errado de todo apenas mais generalizado. Há a suspeita do Chrome também sofrer do mesmo “mal”.
Porque é que dizem que há um artigo está a falar mal quando está a expor um problema encontrado? Queixam-se de sensacionalismo e agem da mesma forma?
Isto ainda vai por o Edge nas boas graças e o chrome e restantes nas más línguas.
Eu só uso o Edge, tanto no PC como no telefone… só não uso no tablet porque não existe.
Concordo! Acho que o pplware exagerou no titulo, não foi justo. O Firefox é um projeto open source e está a ser mal tratado. Isto pode afastar usuários.
*Utilizadores. Usuários é PT-BR.
Pessoa que faz uso do computador, de programas, sistemas ou serviços informáticos. = UTILIZADOR
“usuário”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/usu%C3%A1rio [consultado em 27-09-2016].
Por estar no dicionário não significa que seja a melhor palavra. Em PT-PT sempre foi utilizador.
Sim. no link que referiste diz:
3. [Brasil] Pessoa que faz uso do computador, de programas, sistemas ou serviços informáticos. = UTILIZADOR
Brasil. Estamos em Portugal!
IT Consultant, tu estás em Portugal, não quer dizer que os outros estão ou que não são brasileiros
e? até parece que não entendeste e que ele tem que escrever segundo a grafia do teu país
Tem muitos chicos espertos por aqui.
Caraca, vocês são babacas hein?! :s
Brigando por PT-PT e PT-BR, faça-me o favor… ¬¬
Agora o Rayzer disse tudo. Que parvoíce estar a debater uma assunto que não tem assunto… enfim!
“O Firefox é um projeto open source e está a ser mal tratado.” Só por ser open-source não se pode dizer mal? Além de que “afastar usuários” já eles o fazem sozinhos com a vergonha que tem sido cada nova versão.
vergonha? não tenho nada a apontar contra o firefox, já o uso à 6 anos. a Mozilla tira e mete, eu sei disso, mas que empresa não faz isso? ao menos o firefox tem sempre algo a mudar, não é como o chrome onde a google passados 2 meses lança um update com correções de bugs…
O firefox é mais lento? é. consome mais memoria? sim. usa mais espaço para instalar? também usa. troco-o pelo chrome, opera, safari ou outros? não. Porque? porque não me mostra publicidade online nem trabalha com o google ad-sence… depois aquilo que é recolhido pela mozilla é para efeitos de estatistica, pouco mais… à 6 anos que o uso e nunca ouvi falar de leak de informação na mozilla… já na google não se diz o mesmo, a propria google faz o leak “voluntariamente”, assim como a apple. opera? simplesmente nem chama a atenção hoje em dia… o firefox e o chrome são os gigantes tifão e orion a tentarem ascender a Titãs, já o opera é um mero semi-deus…
Concordo plenamente!
Experimentei o Firefox já faz um ano e não funcionava como devia – muito lento, sempre a escrever no disco (HD) utilizava quase sempre memória a 100%, colocava o meu sistema a nivel de caracol.
Soluçã: desinstalei o Firefox e tudo ficou bem. Instalei o Chrome e ficou ainda melhor! Tudo mais fluido, navegação estavel, sistema sem muito consumo de memória nem escrita exagerada no disco rigido.
O Firefox no inicio poderia ser alguma coisa muito interessante, mas não consigo compreender porque actualmente há pessoas que dizem que é dos melhores browsers. Já falei com pelo menos uma dezena de pessoas que indicam os mesmos problemas de consumo de memoria, etc.
O windows 10 tb estraga e muito pior que o firefox….basta ver o bug do disco a 100% que faz o SSD escrever a toda a hora…o windows 7 é de longe melhor nesse aspecto. Alias tirando o efeito cool do w10, o w7 faz tudo igual ou melhor…e até arranca e desliga mais rapido em SSD no w7 que no w10 (hdd é mais rapido em w10 que w7)
Coloquei-lhe foi mais um zero à direita 🙂
o parâmetro no meu está definido para 15 segundos, e esteve pelo menos agora 4 minutos sem escrever no ficheiro recovery.js, foi quando fiz refresh a uma página que escreveu, por isso essa história não deve ser bem assim…
HDD all the way!
o windows 10 faz pior, abusando do disco….usem o w7 para evitar ficar sem problemas no ssd. Um SSD no windows 10 dura 2anos, no w7 dura 12
isso tbm não acontece no widows 8 e 8.1. eu uso 8.1, tenho um SSD toshiba Q300 e se o PC estiver IDLE, não escreve nada, e até quando escreve, muito raramente vi a percentagem de uso passar de 40%
Jovem, a tua inteligência é efectivamente superior! Eu tenho o windows 10 no ssd desde a versão beta e já vinha de ter o windows 7 instalado mais de um ano.
Nunca tive problemas nem tenho esses bugs de escrita intensiva. Nem sequer entendo do que falam….enfim
Pois… mas no firefox é muito facil fazer isto, é so ir a about:config… e fazer isto nos chromium-based browsers? ainda mais extensões para fazer aquilo que o firefox faz nativamente com uma simples ida ao about:config? eu não tou pra instalar mais extensões no meu Vivaldi, tenho 3, já chegam, é que tenho vindo a reparar que nos browsers baseados em chrome é tudo feito à base de extensões, enquanto que no Firefox resolve-se maioria dos problemas no about:config…
No Chrome, no acesso ao about:flag (ou chrome://flags/) que é idêntico ao about:config do Firefox, também se pode fazer essa alteração? E onde?
Mas em que condições é que o software faz 20gb de escrita no disco?
Vários separadores abertos com o PORNHUB xD
Não é “Pode”, é “Está”, pq admitem na notícia que está. O sensasionalismo dos tiulos dos media em Portugal é impressionante.
Sensacionalismo foi terem posto Firefox no título, porque no fundo, vai-se a ver e os restantes browsers fazem exactamente o mesmo.
Pelo que se vê, só o Edge é que não faz exatamente o mesmo. O Chrome também faz, mas muito menos que o Firefox cuja equipa já admitiu a falha, mas que ainda não corrigiram dada a complexidade e o facto de ser crítico para a segurança.
Estranho é o Spotify também consumir em força, tenho-o aberto há 40 minutos e já vai com 1.2 GB de escrita e muita gente do fórum também já referiu isso.
@Pedro
usa soundcloud LOL, não tens publicidade nem aqueles horriveis ads de audio do Spotify e não tem client windows, funciona totalmente no teu browser.
E o processo de indexação do windows, cada vez mais existe menos controle sobre que processosnos vão ao disco sem me pedir…
Porque é que dizes isso?
Ao fim de alguns anos a usar o Firefox, acabei por deixá-lo.
Bloqueava constantemente no YouTube, no facebook.
Acabaram-se os problemas
Nuno, uso firefox à 6 anos e nunca tive problemas… já ponderou se não era alguma falha por parte do PC, ou sua? é que eu acho isso muito estranho, o pessoal todo a dizer que instala e tem logo problemas… eu em 6 anos nunca tive problema nenhum com o firefox tanto que até fico surpreso quando as pessoas dizem que “instalei e tive logo problemas a aceder a X”… isso cá para mim não é falha do firefox, se não ao longo destes 6 anos eu já teria visto problemas como esses…
Não os quero defender , mas a preguiça dos que nem sequer se dão ao trabalho de consultar a fonte em caso de duvidas é espantoso.
https://www.servethehome.com/firefox-is-eating-your-ssd-here-is-how-to-fix-it/
Abc
Basta usarem a ferramenta do vosso disco SSD para verem a contagem de escrita / leitura do disco, basicamente, sobre o estado de saúde do vosso disco…
Esta notícia é em muito sensacionalista (não digo que seja do Pplware) uma vez que a tal utilização abusiva do Firefox deve-se somente a quem abusar em muito do Firefox!
Se abrirem o Firefox de manhã, e não mexerem mais dele, não há escrita / leitura…
Aliás, tal anunciado é transversal a todos os programas!!!
O problema existe e já foi assumido:
https://www.servethehome.com/firefox-is-eating-your-ssd-here-is-how-to-fix-it/#comment-360443
O Ticket está aberto aqui: https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=1304389
já nos smartphones é a mesma coisa, tenho 800 mb livres, abro o chrome e passado um pouco tenho 50 livres…todos os dias tenho de eliminar ficheiros do chrome e só não vai mais pq não tenho mais espaço, quanto mais espaço tenho mais o chrome usa
Já viste a fonte do artigo? Só para teres uma ideia, o artigo original chama-se “FIREFOX IS EATING YOUR SSD – HERE IS HOW TO FIX IT”
Que exagero!
Isto é só alarmismo. Qualquer outra aplicação faz uma coisa semelhante. Quem tiver então o spotify aberto ou outra aplicação em streaming, ai que todos os santos o acudam porque o disco vai torrar. Pelo sim pelo não é mais seguro desligarem o computador e não o voltarem a ligar.
Significa que se abrir o firefox só por abair durante um mês ele ocupa algo semelhante a 20 x 31 dias = 620GB de temporários?
Impressionante como não me acredito.
Sr consultor é volume de dados não é espaço ocupado em disco.
@IT Consultant
claro que não LOL
isso é a pesquisar na net, não é idle… se te pões com 1001 abas abertas, fazer streaming e jogar jogos no facebook, podes apostar que irá usar bastante o disco, mas isto acontece com todos os browsers, não só o firefox, a diferença é que uns usam menos que os outros, mas a diferença não é assim pra tanto na minha opinião.
porque raio o meu coment foi à vida,,,insultei alguém? disse algo fora de serviço!
repito: +1 para RouterPix – backgroundhost estoira o cpu no w10, mais nada!!!
Eu vejo o comentário publicado, logo após o ter submetido, não percebo porque o jAugusto não o vê 😉
Eu tive 3 coments meu não publicado, sem ofensas e tals, a única coisa que não condizia era que o que escrevi não tinha nada que ver com o assunto publicado.
Estavam no SPAM. Por vezes dado o facto de se mudar de nicks, mails etc… o sistema de anti-spam modera em automático.
Há que ter sempre o cuidado de ter um email real, porque o sistema depois valida se os comentários de resposta são entregues ou não e faz cruzamento de informação. Pode ser outro motivo.
Isto porque quem faz sentido ter perfis de pessoas que realmente existem e não são bots ou perfis falsos.
Há cerca de uns meses, estragaram-se dois discos ao mesmo tempo, um SSD e um HDD, nessa altura lembro-me que o Fiefox estava sempre a “comer” RAM há bruta. Hummm poder a ser culpa dusti.
Já agora o que dizem do novo Ópera…VPN grátis 🙂
@V.Afonso
primeiro, firefox devia de usar uns 200MB ram máximo sem extensões. se usa mais, é porque tens extensões. se usa 1GB de ram, experimenta apagar uns quantos plugins e extensões…
quanto ao teu segundo ponto, a VPN do Opera não é uma VPN, é um proxy. eu experimentei quando saiu, tentei aceder ao ThePirateBay e não funcionou, porque é um proxy e não passa disso… talvez um dia venha a se tornar uma VPN, mas VPN não é de certeza neste momento, chamaram-lhe VPN para atrair utilizadores, penso eu.
No Firefox a coisa não é bem assim: “Each plugin are loaded separately from Firefox in a plugin-container.exe process, allowing the main Firefox process (firefox.exe) to stay open if a plugin crashes. There are as many plugin-container.exe processes as plugins launched since the Firefox session startup”
Ou seja, para verificar a memória total a se utilizada pelo Firefox, tem que somar as dos “plugin-container.exe” que estiverem em execução.
E se quiseres saber quantos plugins estão a “mamar” a memória que aparece no plugin-container.exe faz about:plugins.
Eu tenho 3 plugins e 3 extensões. 200-230MB de ram.
Não é uma VPN !! . Cuidado …
Abc
rgj como os restantes visitantes referiram… a tua visão limitada e raciocínio preguiçoso… 🙂 desmascaram-te 😉
Mas como qualquer miúdo aparvalhado, esse nick é mais um de uns que ao longo dos anos usas para apenas dizer parvoíces 😉
Off-topic:
Já corri todo o pplWare e não tem.
Alguém sabe como criar um servidor próprio para alojar sites, email, etc? Para não ter de contratar servidores a empresas, etc.
Tipo, pegar numa NAS, ligada a um router e uma UPS, e tentar daí criar um servidor?
E se usar o Firefox Portable ?
Boa tarde Pedro Simões.
Qual valor eu coloco, no meu esta em 15000, e não tenho problema em afirmar que nesta parte sou leigo e o amigo diz que fica por minha conta, porem como ja disse , eu não entendo sobre isso, por favor me diga qual valor coloco.
Obrigado.
O meu disco ssd? Nem sou rico, nem estou para comprar um portátil muito rápido, mas com apenas 150 gb de disco lol
Deixa-os ficar mais baratinhos e talvez daqui a uns 10 aninhos compro um pc com ssd, até lá, fico-me pelos discos rígidos.
Não é preciso ser rico para comprar um ssd . Comprei um de 120 GB já rodou dois portáteis e foi dos melhores investimentos que fiz. Não trabalho com grande quantidade de dados mas ainda assim tenho um disco de 500GB, normal, de backup.
com 80€ instalei windows 8.1 (original, não como muitos que instalam pirata) e coloquei um Toshiba Q300 que se não me engano tem 500MB de velocidade de leitura e 450MB de escrita, tem 240GB, o que para mim é mais que o suficiente.
estou no ambiente de trabalho em 10 segundos e o PC reinicia em uns 15, no máximo. os programas tbm iniciam que nem aviões…
eu dantes tbm era como tu, depois de usar SSD não quero voltar pro HDD, o unico HDD que uso é o disco antigo do PC e é como externo para fazer backups.
Mas alguém quer explicar em que condições é que o software faz 20gb de escrita no disco?
“O Firefox é um projeto open source e está a ser mal tratado.”
Sim é opem S. mas não é free recebe milhoes dos (contribuintes) UE (fundação linux), e é piror que chromium para nao falar no Egde.
“”Jobs for the boys”” . para mim a qualidade do firefox é ……… o que é uma pena.
so uso firefox no linux, em windows não sei como se porta.
Mudei e parece que faz toda a diferença de uso no disco. Que estava 60% do tempo a usar 1 MB/s do disco com picos de quase 1.5. Agora esta 95% nos 0.1MB/s com picos rápidos e raros até 1.3 MB/s.
E que tal tornar isto mais útil e responder à pergunta que já aqui fiz mas que parece que ninguém sabe afinal: que condições são necessárias para o software produzir 20gb de escrita no disco ?
Fácil o firefox está usando constantemente o disco mais de 1 mb/s, muito cpu também e 500+ memória RAM. Hoje passei o dia a monitorizar com o firefox contra o edge. Nem dá para comparar o Edge mal usa o disco e não toca no cpu.
É verdade basta teres o firefox aberto sem lhe tocares e ele continua a escrever no disco.
Obrigado Miguel, tornaste isto muito mais útil. Boa!
Melhor usar máquina virtual?
O Firefox alterou essa definição!
Já tinha alterado o valor há uns tempos, agora fui confirmar mas estava de novo nos 15000 ms.
Porque aconteceu isto?
No meu não alterou e já foi atualizado por isso pode-se descartar a alteração por atualização.