O Chrome 55 coloca o fim do Flash muito mais perto
O fim do Flash é uma realidade que está cada vez mais perto de acontecer. Os browsers estão a deixar de suportar esta tecnologia e isso leva a que seja menos utilizado.
A Google quer ajudar com a sua contribuição para este fim e, por isso, a mais recente versão do Chrome passou a ter o HTML5 como tecnologia escolhida nos sites, com uma pequena excepção.
A decisão da Google de deixar de suportar o Flash não é recente. Já em Maio deste ano foi tomada a opção de, gradualmente, ir abandonando o suporte desta tecnologia que todos sabem ter sérios problemas de segurança e de desempenho.
Os planos eram claros e vários passos foram já tomados, rumo ao que será o completo abandono do Flash. No Chrome, há duas versões atrás, já o Flash tinha deixado de poder funcionar em fundo, podendo apenas ser usado em conteúdos que fossem visíveis na página.
Esta versão que agora chegou, a 55, traz finalmente uma opção que era esperada. O HTML5 passou a ser a opção que o browser escolhe sempre que chega a um site.
Apenas em situações pontuais essa escolha é alterada. Segundo a Google, quando um site estiver totalmente em Flash, a escolha recairá para o lado mais lógico. Também nos sites de topo da Internet a escolha acabará por cair para o lado do Flash.
Para além da versão para Desktop, o Chrome 55 chegará também nos próximos dias ao Android, com algumas melhorias de fundo. A mais conhecida será a possibilidade de descarregar páginas e outros conteúdos para serem vistos quando o utilizador estiver sem rede.
O Chrome 55 está já a ser enviado para os utilizadores e com ele a Google consegue dar mais um passo firme para o fim do Flash e para a continuação da criação de uma Internet mais ágil e funcional.
Se quiser instalar já o Chrome 55 faça o download do mesmo no link abaixo.
Download
Download: Chrome 55
Este artigo tem mais de um ano
Sites de autonomoveis usam todos flash, e eu preciso deles pois trabalho no sector automovel…terei de largar o flash ou o chrome? Parece que o segundo..
Nesse caso precisam é de evoluir…
As empresas querem o HTML5 não pela segurança mas, porque permite correr mais de 87000 milhões de operações em background sem que o utilizador sabia que estão a acontecer. Excelente para a publicidade e para a recolha de dados… e tudo pelas pessoas imaginarem que é muito seguro.
Já agora, o Mirai utiliza o html 5 para infectar mais de 200 milhões de computadores com base em linux.
O Flash é um poço sem fundo de falhas de segurança…
o flash há muito que tem os dias contados pelas mais diversas razões, logo os sites que usa vão ter de evoluir para HTML5 que é o futuro…
Acho que a preguiça ainda contribui para que o flash não tenha tido um fim.
O problema não é quem usa os sites nas de quem os faz e mantém.
Não estou a ver ninguém deixar de fazer IRS online só porque os preguiçosos do estado ainda não tiveram tempo de migrar a plataforma para HTML5.
Se toda a gente actualizar o browser, como é normal, só faz com que os sites que não actualizem deixem de ser utilizados.
Esta versão 55 do Chrome trouxe mais um senão, força o Design Material, já não há flag para contornar
De referir que a opção de usar “Non-material” nas flags do chrome foi retirada nesta nova versão. Estou preso para sempre com esta barra de pesquisa (topo) horrorosa.
Post de um moderador num tópico nos fóruns do Chrome: “Please remember that all such temporary and testing flags in Chrome will soon disappear, and Material Design will be the permanent UI for Chrome.”
Fogo ainda não morreu? Há anos que ouço que o flash vai morrer…..
Espero bem que não.
Utilizo todos os dias sites baseados 100% em flash.
Já o java utilizo no portal das finanças.
falavam que ia consumir menos 50% de ram mas continua na mesma
no w10 edge, sides e mmorpgs em Flash ja nao sao problematicos, alias ao edge so falta full scren para ser top no chrome nao sei, nao uso.
no w7 e ie era uma masacre…rip format c:.
mais cada vez gosto mais do Flash, e Edge.
Onde quer que Steve Jobs estiver com certeza estará feliz em saber que o Flash finalmente esta com os dias contados!!!
Mudança de interesses é diferente de evoluir.
Pplware podem dizer aí quais são também as desvantagens do html5 ? Como por exemplo quanto a recolha de dados sem consentimento do utilizador, injecção de código malicioso, entre outros?
É um bom tema. Queres avançar com um artigo? Fica o convite.
Pedro Simões,só uma coisa—»o link abaixo onde poderíamos fazer o download do Google Chrome não está bem,pois remete-nos para a página de divulgação das novas versões do browser,do blogue da equipa que trabalha no Google Chrome.Penso que este é que está bem,este link–»(https://www.google.pt/intl/pt-PT/chrome/browser/desktop/index.html).De notar que é uma versão de 64-bit.Para a versão de 32-bit só tenho o link em inglês—»(https://www.google.com/chrome/browser/desktop/index.html?platform=win#eula).Espero que tenha ajudado. 🙂