#WWDC19: Apple apresenta o novo e ambicioso Mac Pro
A WWDC19 focou-se sobretudo no software, contudo, houve também espaço para novo hardware nesta keynote da Apple. Com efeito, temos agora um verdadeiro sucesso para o Mac Pro lançado em 2013 com o seu peculiar formato de cesto brilhante. Está na hora de conhecer o novo computador Mac Pro!
É um autêntico monstro de computação com mais poder do que poderíamos sequer imaginar.
É o computador mais poderoso alguma vez apresentado pela Apple, e desta vez não é apenas um chavão de marketing. É uma autêntica "besta" para os pro-sumers ou consumidores profissionais. Ao mesmo tempo, é também o regresso de um computador focado na modularidade, bem como na flexibilidade e personalização.
Chegou o novo computador Mac Pro
Fomos imediatamente arrebatados pelo seu design e aspeto geral. Em boa verdade, é o mais distinto do Mac Pro de 2013 que poderíamos ter imaginado. Este é verdadeiramente personalizável com imensas possibilidades de expansão, bem como um novo monitor, o Pro Display com certificação HDR e muito mais.
Tim Cook introduziu o tema e prometeu um nível nunca antes alcançado na família Mac. "Nós adoramos o Mac, já vão ver!". Em seguida, ficamos a conhecer uma máquina com um design familiar e sim, é uma homenagem ao design clássico dos computadores fixos de outrora, o famoso "ralador de queijo".
Um design completamente novo para o Mac Pro
Em primeiro lugar, no seu interior temos um novo processador Intel Xeon com até 28 núcleos. Além disso, conta com até 300 watts de alimentação, bem como uma caixa facilmente amovível, construída em aço inoxidável. Mais ainda, caso queira pode até configurar a caixa com rodas para fácil deslocação.
Temos um poderoso sistema de refrigeração a ar "para que possa correr na potência máxima, sempre e sem interrupções". De igual modo, podemos configurar a memória do sistema até 1,5 TB, de acordo com a própria Apple. Há ainda 8 slots PCI Express, com 4 delas a terem dupla largura para maior flexibilidade.
Ao mesmo tempo, no Mac Pro encontramos também duas portas USB-C, bem como duas portas USB-A, todas na parte frontal do computador. Para todos os efeitos, será praticamente o dobro das portas face ao que encontramos, por norma, na parte frontal de uma torre convencional com Windows.
Intel Xeon com até 28 núcleos no novo computador da Apple
Mas há mais! Durante a keynote na WWDC19 a Apple deu ainda a saber que iria lançar um módulo de expansão personalizado pela empresa. Chama-se MPX Module e tirará proveito do Thunderbolt 3 integrado já na placa-mãe do Mac Pro. Este módulo pode aumentar a conexão de alta velocidade, ou adicionar mais poder.
Ainda de acordo com a Apple, podemos aumentar ainda mais o seu poder com a Radeon Pro Vega 2 da AMD, ou a Radeon Pro Vega 2 Duo. Além disso, podemos configurar o Mac Pro com duas destas últimas. Em suma, poderemos ter até quatro centros de processamento gráfico (GPUs) no novo computador.
Podemos ter até quatro GPUs neste Mac Pro
Em seguida ficamos a conhecer a fonte de alimentação para o Mac Pro. Segundo a tecnológica de Cupertino, será capaz de fornecer até 1,4kW de energia. Por conseguinte, será necessário manter todo o sistema com uma temperatura ótima, algo que ficará a cargo de três ventoinhas, silenciosas em condições normais.
Estas três ventoinhas tirarão proveito da frontal perfurada do Mac Pro. Segundo a Apple, serão capazes de fazer circular 8,5 metros cúbicos de ar fresco por minuto. Tudo isto para que possa editar pelo menos três streams de vídeo 8K ao mesmo tempo, ou cerca de mil faixas (instrumentos) em reprodução simultânea.
Além disso, temos aqui uma estação de trabalho que pode ser transportada (configuráveis com rodas), ou empilhados para estações de trabalho. Algo que deixa bem claro o público alvo desta máquina, um colosso de computador para quem precisa de um nível de desempenho e produtividade até agora inimaginável.
Mac Pro e Pro Display XDR - duas das estrelas da WWDC19
Além do novo computador, a Apple apresentou um novo monitor com resolução 6K de 32 polegadas a condizer. Com o intuito de providenciar cores certas, independentemente das condições de iluminação. Aliás, pode até ser utilizado com o brilho máximo 1000 nits, sem qualquer problema, isto graças à sua traseira.
Com efeito, temos a mesma textura de metal perfurado que carateriza o Mac Pro e a sua caixa metálica, facilmente amovível. É, portanto, um mecanismo de arrefecimento passivo para este monitor LED, doravante conhecido como Pro Display XDR e um custo de 4 999 dólares.
Os preços do novo Mac Pro
O novo Mac Pro chega durante este outono e na configuração base custará 5 999 dólares. Aqui temos 32 GB de memória RAM, bem como um processador octa-core, o Intel Xeon. A gráfica aqui é a Radeon Pro 580X, com 256 GB de armazenamento SSD.
O preço das demais configurações ainda não é conhecido. Temos também acessórios específicos para o novo computador.
Este artigo tem mais de um ano
Igual a um Windows mas mais baratito
Ora faz aí um windows mais barato que uma máquina destas. Especificação por especificação.
Não é preciso especificação por especificação. Por exemplo,o ecrã tem 1000 nits. Para local de trabalho,350 nits são mais do que suficientes; se não se conseguir ver o ecrã com 350 nits significa que está virado para uma janela,posição nada indicada.
Portanto, está a pagar-se por uma característica que na prática não se vai usar. Atenção,os 1000 nits poderão ter uso se o ecrã for HDR; no entanto,nada disto foi dito na notícia.
O ecrã suporta HDR
Olha só no monitor poupa-se logo > 1500$ se for para fazer o conjunto 😉
https://twitter.com/marcsoler87/status/1135655998935486468
2500$ se quiseres um monitor com suporte/pés
É pena esse monitor não atingir os níveis de brilho, contraste, visualização lateral, calibração de cor que a oferta da Apple disponibiliza
https://postimg.cc/qhxwRT8R
Algumas notas a fazer:
O pcpartpicker não tem ainda a AMD Radeon Pro Vega II, usei o preço de duas Radeon VII que em termos de potencia chega quase (por pouco) ao patamar de uma AMD Radeon Pro Vega II, repare que o primeiro patamar grafico tem uma AMD Radeon Pro 580X.
Aquele cooler não é necessário, estava naquela lista para um TR de 32cores, deixei ficar por ser divertido.
Amarzenamento de 1TB, repare que o primeiro patamar de armazenamento tem apenas 256gb.
A torre, epah desde que se goste e tenha um minimo de airflow. Honestamente nem sei o que aquela tá ali a fazer.
Monitor ! Este é gaming mas engraçado, não encontrei melhor com IPS + HDR. Repare que o facto de ter G-Sync incrementa o preço dele 100-200€ sendo isso totalmente desnecessário para trabalho.
Fonte. Não coloquei uma como a do mac porque honestamente 1400w seria com tudo lá dentro a bombar do bom e do melhor, não tendo isso neste exemplo, dei uma folga para 1000w mas não parece ser necessário +.
Cumprimentos
O monitor não se compara em nada ao que a Apple está a oferecer.
O CPU da AMD não é um processador de workstation.
A memória é mais lente e nem sequer é ECC.
A motherboard tem de suportar quer o processador, quer a memória de workstation.
A torre dada não tem as mesmas capacidades de expansão da torre da Apple
https://postimg.cc/XZd8S9Yw
“O monitor não se compara em nada ao que a Apple está a oferecer.”
Monitor possui HDR (se colocares a 120hz ou menos), IPS, e 600 nits (comparados com os 1000 da apple), 178º de viewing angle (menos 2º do que o da apple).
Ou seja não é a mesma ‘coisa’, não. Mas daí até dizeres que não se compara em nada ainda vai uma grande distância.
(O mais engraçado disto tudo é que eu estou a fazer para caber um ecrã 4k bastante bom dentro do budget da torre só. Enfim)
“O CPU da AMD não é um processador de workstation.”
Não sei se está a ser irónico ou simplesmente ignora a actualidade. Enfim
“A memória é mais lente e nem sequer é ECC.”
A memória não é mais lenta. É igual em velocidade, mas já que quer ECC, que seja ECC.
“A motherboard tem de suportar quer o processador, quer a memória de workstation.”
Really ? Mais uma vez não sei se está a ser ironico ou simplesmente ignora a actualidade.
A torre dada não tem as mesmas capacidades de expansão da torre da Apple
Ora deixa ver. Pode alterar o processador, pode colocar mais memória (tirando a que está obvio), pode colocar mais disco. Pode acrescentar mais uma gáfica. Não estou a ver qual o problema que ela tem para si sinceramente.
Resumindo e porque não quero chatear-me mais com isto, dei-lhe uma sistema melhor pelo preço equivalente + 2 euros.
E ainda leva um monitor junto. Pode dizer o mesmo da Apple ?
Fique bem e Cumprimentos.
6000 USD por 256 GB de armazenamento em SSD ? Para rir, não ?
$6000 por 256gb SSD. O resto do computador vem como bónus.
Estás a confundir um Mac Pro com um MacBook Pro (um portátil) em que a capacidade do SSD é determinante no preço.
Com o Mac Pro não é assim. E se a questão é da falta de armazenamento pode-se sempre acrescentar outros SSD.
Por 6000USD nem é caro … a questão é que os preços nos EUA são anunciados sem impostos.
6 mil pelo melhor quê? Melhor desktop do mercado?! Como assim?!?
Nada sei de ti como nada sabes de mim. Agora, arranja lá outro tipo de argumento mais sério e menos preconceituoso para comentares o meu comentário. Ele há cada um …!
Jesus!!! 11K dólares, e só temos 256GB SSD?? Ahahaha Uma grande piada, realmente 😉
Já para não falar naquele infeliz design xD
Como li num comentário no site dpreview, “apetece-me comer queijo” 😀
Eeeh…. É funcional?
Tipo, da Apple talvez esperasse outra coisa, e lá rezo a Deus que a frontal seja facil de retirar porque aqueles fitros vão comer com tudo, mas ao menos não é a historia de ventoinhas coladas a uma frente de vidro.
Xd tem a maça já vão comprar decerteza
Ainda não viste a stand de 1K então.
“O novo Mac Pro chega durante este outono e na configuração base custará 5 999 dólares. Aqui temos 32 GB de memória RAM, bem como um processador octa-core, o Intel Xeon. A gráfica aqui é a Radeon Pro 580X, com 256 GB de armazenamento SSD.”
A sério??? Que piada…
“Para todos os efeitos, será praticamente o dobro das portas face ao que encontramos, por norma, na parte frontal de uma torre convencional com Windows.”
Agora convenceram-me! 🙂
aquela torre não me é estranha… o meu aquecedor fez um upgrade e tornou-se numa torre, sério isto, tenho um aquecedor a oleo igualzinho à aquela torre LOL.
O outro era o caixote do lixo, este tem as pernas de uma mesa. Fiquei com dores de cabeça só de olhar para a frente com excesso de pormenor na grelha para entrada de ar. Para alimentar este bicho e necessário uma central elétrica dedicada.
https://www.acer.com/ac/en/US/content/conceptd-home e surface studio 2 mandam abra;os
A sério que estás mesmo a comparar o Surface Studio com este Mac Pro?
Esses dois só são comparáveis se excluíres as configurações possíveis, o público alvo e o trabalho a que se destinam. Assim até podes comparar com um tablet se quiseres.
Há mesmo malta que não as mede.
€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€
O meu ralador é parecido…
ahahah vim aqui só por este comentário!! Pensei o mesmo quando ví o video – Mas a Apple agora vende raladores? ahahah
Alguem reparou que a Apple vai vender o pé do monitor separadamente?
https://www.apple.com/pro-display-xdr/specs/
999$… ou seja 5999$ por um monitor de 32″ 6K 60Hz em 2019
oh meu deus
999$ pelo pé do monitor deles OU 199$ pelo adaptador VESA, por isso se não quiseres ter só o monitor encostado à parede ou são 5198$ ou 5998$, mais impostos claro.
Tendo em conta que estamos só a falar do monitor, é bastante absurdo.
Exceto que não. Onde foste buscar a ideia de que o preço dum monitor que não existe noutro lado é absurdo? É que absurda é essa conclusão.
O design voltou à forma antiga… não é barato para um utilizador, comum, também não foi desenhado para tal…. um Porsche não é contruido para um Tó Zé da esquina…. mas que a coisa tem potencial e poder, tem, inegável… o design serve a função…. não gosto mas tenho um à 12 anos e ainda vai durar mais uns 4, pelo menos, depois compro um destes em saldos… que nunca há! O anterior era mais bonito.
O PC é a torre certo? A mac tem monitores? Pensei que os monitores da mac eram PC
A Mac? Monitores PC? AAAAHHHNNN?
Ainda bem que sou rico. Vou comprar um.
Vais ter cá uma sorte !! Nem em sonhos !! Tu e muitos. 😀 😀 😀
estou à espera de ver a montarem um pc por esse preço e ter o dobro do desempenho!!!!
Não se admire muito que haja quem o faça.Por menos dinheiro e com o dobro do desempenho !! 😉
Esse comentário também é para rir.
É só comentários infelizes de gentinha invejosa que detesta a Apple.Não vi ninguém referir, sim porque antes diziam mal disto, que é altamente upgradable, pode levar até 1.5 TERABYTES de RAM, consegue correr 3 streams de 8K sem compressão em tempo real. Para os mais distraídos o Mac Pro é um computador para um nicho de produtoras de 3D, video etc, e não para a pessoa que faz documentos do Word e vem para aqui mandar bitaites
ou para jogar. simplesmente é para produção de video e nem são singulares a comprar estes equipamentos.
“É só comentários infelizes de gentinha invejosa que detesta a Apple.”
Boa abertura de comentario para um fan boy Apple que não aguenta com criticas.
“Invejosa” – Dificil ser invejoso quando se pode arranjar o mesmo ou melhor por menos, a não ser que de facto queiras MacOS.
“Detesta” – Não detesto, mas pessoalmente não quero saber; como tal a Apple tem de fazer algo de muito inovador, ou ter um preço apelativo ao senso comum , para me convencer a comprar um produto deles.
“Não vi ninguém referir…que é altamente upgradable…” – Bem vindo ao ano 2000.
“…pode levar até 1.5 TERABYTES de RAM…” – Pode levar até, não trás, o que pelo preço é ridiculo (Mas não é que pelo preço fosses ter 1.5TB, claro) … e que não é nada por ai alem, a arquitectura está disponivel para todos, não é exclusivo Apple.
“…consegue correr 3 streams de 8K sem compressão em tempo real…” – Lamento informar-te, isto também não é exclusivo Apple. Pegas no mesmo hardware, metes Windows, mesmo resultador.
” Para os mais distraídos” – Não é distração, só pessoas que sabem fazer contas. O nicho não são produtoras de 3D, video, etc… o nicho são sim esses senhores mas que QUEREM trabalhar em MacOS. Não é uma necessidade absoluta, é algo diferente.
“…consegue correr 3 streams de 8K sem compressão em tempo real…” – com uma PCI card, que não vem no preço base e só funciona com um codec especifico.
boa resposta balmer!! aposto que não vais ter resposta do autor de quem respondeste…. levam com os factos em cima e não respondem… viva a ignorância e pala nos olhos!!!
Qi baixo? Diz quem não consegue enxergar para alem da sua bolha, porque as verdades doem. Continuo à espera de factos do que afirma, não pode ser só porque sim, porque eu digo que é o melhor do mundo
A Xiaomi que copiou as câmaras por debaixo do ecrã, que a Apple vai lançar daqui a 4 anos? Ok 🙂
Falas como se qualquer workstation com um chipset Lewisburg e um Xeon Cascade Lake não conseguisse o mesmo, ou como se sistemas como o que eu mencionei já não se encontrassem no mercado. E o argumento do “altamente upgradable” é ridículo. Lá porque a Apple, na geração anterior, decidiu basicamente remover a hipótese de se fazer o upgrade, não significa que as restantes marcas também o tenham feito.
“O novo Mac Pro chega durante este Outono e na configuração base custará 5 999 dólares.” Meu Deus do céu,só mesmo para profissionais e para quem tem muito,mas muito dinheiro. 😐
E para quem quer queimar dinheiro. Por menos monto um PC com um Xeon mais potente, 32 GB RAM, 1 TB SSD + 8 TB HDD e uma Nvidia Quadro e… bem mais bonito.
Para mim o único bom é o monitor apresentado, apresar de com um preço 2x superior
Já agora fiquei curioso, que HW (superior) é que existe no novo MAC que nao há disponivel para PC?
e que tal tirares as palas dos olhos??? como assim não há melhor no mercado??? fundamenta essa baboseira
ISSO É ARGUMENTO?? já experimentei os 2 sistemas e os 2 nos mesmos preços e ainda me deu mais vontade de rir!!!!! e mais razões para me rir na cara dos apple users!!!
o que as limitações financeira têm a ver com opiniões? por acaso tenho um portátil i9 9900k com 32GB de ram 3200MHz com 2 TB de ssd m2, por este preço podia optar por um da apple mas certamente muuuito inferior relativamente ao que paguei, e quanto às capacidade cognitivas, vê-se claramente quem tem défice neste campo em aceitar factos… continuo à espera de factos do que diz, se quiser, posso pesquisar algumas comparações, já que não consegue ir alem da sua bolha…
Ai não existem???ahahahhahaha estás mais que apresentado!!! Mais uma vez, sai da tua bolha e procura por uma marca vinda diretamente do futuro, tipo ano 3000 chamada clevo
JungIe boarder o Alienware Area 51-m tem um 9900K e RTX 2080. Por isso antes de chamares ignorantes aos outros faz uma pequena pesquisa no Google. Deixa de ser fanboy e informa-te.
Os meus comentários estão em espera, procura por uma marca do futuro chamada clevo!!
Estavas a tentar ser sarcástico? É certo que se fores ver peça por peça exatamente as mesmas referências os Mac Pro não são muito caros, pagas sempre a marca mas não é totalmente descabido os preços, agora dizer que os Mac são os melhores ponto, só pode ser piada. Neste momento ninguém pode falar sobre as novas gráficas da AMD que irão estar disponíveis neste Mac Pro porque elas ainda não saíram, por isso se quiseres comprar hoje a melhor máquina possível sem limite de orçamento para profissionais terás quer ir com Intel Xeon + nVidia Quadro que não há disponível na Apple.
DEixa de ser ignorante.
Onde trabalho, temos dezenas de designers, nenhum usa Mac – abandonou tudo a Apple por falta de suporte.
Mas que grande cromo!! Como sabes a profissão das pessoas??? Estou mesmo a ver as tuas “capacidades cognitivas” nessas respostas, o típico cromo que afirma sem saber justificar as suas afirmações e que acima de tudo a marca é STATUS porque só os ricos podem ter, pois, eu trabalho com profissionais da programação e desenvolvimento multimédia e nenhum usa macs!!! E há aqui pcs de 5k € e macs que estão abandonados porque ninguem lhe toca. Como já disse tenho um i9 9900k num portátil com uma rtx 2070, 32GB de ram 3200MHz, 2 TB de ssd m2. Que profissão tenho?
proficionais ou aficionados, proficionais com metade do preço têm a mesma ou mais performance…
Não percam tempo com o Jungle Boarder! Este tipo é simplesmente um Troll.
Adoro o conceito 2 em 1, principalmente o ralador de queijo
O problema da Apple é que quiseram construir um “one size fits all” Mac, e isso fez com que o preço base fica-se estupidamente alto em relação ao resto da especificações, por exemplo a motherboard acredito que com aquelas especificações valha só por si + de 1000$, o problema é que ninguém com 2 dedos de testa ira usar uma motherboard dessas para um processador de 8 núcleos.
É o mesmo problema com a fonte de alimentação 1200W é “overkill”, para a versão base uma fonte de 600W já era mais que suficiente, tudo isto faz com o “barebone” sem CPU/RAM/Gráfica do novo Mac já sejam um valor muito elevado.
Outra questão que o pessoal aqui nos comentários se esquece é que os componentes “pro” são muito caros, o Xeon W-2145 que deve ser o processador base que vem no Mac custa mais 1100$ e é mais lento que um Intel 9900K que custa quase metade, mas tem características como por exemplo o suporte para ECC Ram que para grande maioria de nós não tem interesse. A mesma questão para as gráficas, a AMD ainda não anunciou o preço das novas gráficas, mas se formos ver o preço da “pro” Radeon Vega Frontier era de 1000$ enquanto a versão para “consumer” Vega 64 era de 650$, e eram basicamente a mesma gráfica em termos de performance.
Tudo isto faz com que o Mac Pro seja muito caro, dificilmente se compra um PC com exatamente as mesmas características a um preço muito mais baixo – se forem ver peça por peça o preço será perto do 6000$, mas facilmente se faz um PC a custar metade do preço que bate a versão base do Mac em termos de performance. E nada justifica os 1000$ por uma stand, a não ser que ela seja feita de ouro, prata ou outro metal precioso.
Mesmo que em material tenha o mesmo valor de um vulgar PC, só o “design” e a imagem da “Maça Roída” valem o dobro de todo o material gasto…
Agora, em termos de design, penso que o Steve Jobs deve estar às voltas no caixão, e com vontade de vir cá esmagar as cacholas dos seus criadores!
Threadripper suporta ECC e (pelo menos as camadas mais baixas) é bem mais barato. Tou a comparar o TR mais fraco com o Xeon de 8c que eles colocaram no entry point
Querido Pai Natal…