WWDC: macOS Big Sur é a grande novidade para os computadores da Apple
A Apple procura também criar novidades no campo do sistema operativo para os seus computadores. O maCOS volta este ano a brilhar e surge assim o Big Sur, sendo a maior mudança que existe desde que o macOS 10 chegou.
A Apple quer aproximar os seus sistemas e, por isso, este novo macOS segue muito do que a empresa criou para os seus sistemas móveis.
Temos assim novos ícones e uma nova barra de aplicações redesenhada e totalmente adaptada a este novo ambiente gráfico. Também as apps estão ajustadas e melhoradas.
No Explorador há uma ocupação mais eficiente do espaço, com uma nova sidebar e um novo cabeçalho, com ferramentas mais discretas e sempre prontas a serem usadas.
Claro que esta novidade é espalhada a outras apps da Apple, que assim ficam com uma imagem totalmente diferente e mais ajustada ao que o utilizador pretende.
Nos menus vai agora ser visto que há mais espaço e que estes elementos estão mais simples de usar. Também a gestão do próprio macOS Big Sur é mais intuitiva, diretamente da barra do Mac. Em vez de entrar nas definições, estas são controladas diretamente, com uma interface mais interessante.
No campo das apps há novidades importantes nas Mensagens, com uma nova pesquisa mais poderosa e mais direta. Também a app de mapas está totalmente nova, com todas as melhorias que foram trazidas para os outros sistemas.
Os widgets foram também melhorados, com novas propostas e nova imagem. Também estes podem ser trazidos de forma mais alargada, com acesso dos programadores a esta área.
O Safari é também um elemento importante do macOS. Aqui a Apple afirma ter um browser melhor que o que a Google criou. A marca ressalva que, para além da velocidade e dos recursos, tem também mais segurança.
Esta é uma área importante e está cada vez mais no foco. Em especial, nas extensões, que têm agora um controlo ainda maior no que toca ao acesso aos dados dos utilizadores. Pode ser definido que estes acedem de forma permanente ou diária, para assim não lerem dados desnecessários.
Esta atualização do Safari é uma das maiores que a Apple já lançou, que se foca na segurança, muito importante para a privacidade e para a segurança dos utilizadores.
A migração para o novo processador da Apple
Com a chegada de um novo processador, a Apple precisa preparar as suas apps para esta nova arquitetura. Isso pode parecer uma tarefa complicada, mas, na verdade, dependerá apenas do XCode.
As apps vão poder ser recompiladas e todo o processo será automático, com um simples binário a tratar de todo o processo. A Apple tratou já de se associar a marcas como a Microsoft ou a Adobe, para que as suas apps estejam prontas no primeiro dia.
Todas as grandes apps vão poder usar esta arquitetura e tirar ainda mais do que está disponível. São as Universal Apps que vão permitir esta integração entre os sistemas, de forma transparente e direta.
Claro que o próprio macOS Big Sur está preparado para esta arquitetura, não havendo qualquer alteração. Há ainda a Roseta 2, que permite traduzir as apps para os utilizadores, de forma transparente.
A virtualização foi também melhorada e pode explorar todas as funcionalidades, quer se use Linux, Dockers ou outros sistemas que se pretenda. Também as próprias apps do iPhone e do iPad vão correr nesta nova estrutura.
Todas as novidades do Big Sur chegam já para os programadores e, em julho, para quem quiser testar. A versão final chegará no outono.
Este artigo tem mais de um ano
Gostos são relativos, mas que design horrível! O que se passou contigo, Apple?
Isso com base em que imagem?
Com base no que foi apresentado. O Safari, Finder e, principalmente, aquela Dock, secretária e Control Center.
És capaz de descrever alguma coisa desses itens?
Secretária continua a mesma. Dock basicamente a mesma…
Numa coisa tens razão, gostos são relativos.
Sempre a descer…
Epá se fosse os preços é que era. Sabes alguma coisa que não sabemos, partilha aí, podes usar o Nearby (A.K.A. AirDrop).
Adoro a Apple.
Cada dia que passa melhor está.
Ecossistema realmente fantástico entre todos os devices.
Criticar sem ter é demasiado…
“O Safari é também um elemento importante do macOS. Aqui a Apple afirma ter um browser melhor que o que a Google criou. A marca ressalva que para além da velocidade e dos recursos, tem também mais segurança.” Não peço muito. Apenas peço que adiram às novas tecnologias ( webp por exemplo ) que benecifiem o utilizador e não as deixem de usar lá porque têm de pagar uma licençazita à concorrência para utilização -.-… É absurdo pensar assim eu sei…
A tecnologia WebP está presente nesta nova versão.
Agora sim, o Ecossistema está completo…venha de lá essa Beta, desejoso para experimentar!
“sendo a maior mudança que existe desde que o macOS 10 chegou” juro que li a mesma coisa ano passado…
Esqueceste-te foi dos óculos, acho que foi isso.
Daquilo que já deu pra ver este novo interface macOS Big Sur parece estar simplesmente incrível. Eu sei que gostos são gostos, mas para mim está lindíssimo.
Uma apresentação de charme, para apresentar as novidades que são basicamente aspectos gráficos.
Será que ainda hoje em dia, mesmo com toda a informação disponível, ninguém se pergunta porque é que empresas destas enganam os seguidores falando em sistemas operativos quando se estão a referir ao ambiente gráfico?
Será que fica tudo bebado quando se trata da Apple e da Microsoft?
Será que é porque os utilizadores só podem ter aquele ambiente gráfico que ficam confusos?
O sistema operativo não é sinónimo de ambiente gráfico.
Curiosamente esta confusão apenas é nítida nos utilizadores quer de Windows quer de macOS.
Já ouviu aquele ditado: “o cliente como com os olhos” ?
Pra grande massa, o que importa é se funciona e é bonito;
Já ouviu aquele ditado: “o cliente como com os olhos” ?
Pra grande massa, o que importa é se funciona e é bonito;
Repetiste o comando na tua linha de comandos.
Orra cara, tu tá em todas hein, foi minha conexão, mil perdões;
Tá destilando ódio porquê ? Mulher dormiu de calça jeans ?
Destilar ódio? Porque? A tecnologia para mim não é nenhum clube, ou culto. Uso o que gosto em várias plataformas consoante a minha necessidade, nada mais.
Não, ela felizmente não usa roupa quando dormimos, nem eu.
Adeus, e boa continuação.
E no entanto és tu que ficas fixo no aspecto gráfico, quando foram apresentadas muitas mais coisas para além do aspecto…
Deixa, ele está habituado ao ecrã preto com linhas de comandos, tadinho ficou deslumbrado com a evolução dos tempos.
Repara bem a tua pouca habilidade de argumentação, e a tua falta de conhecimento.
Eu não referi que o ambiente gráfico é mais bonito ou mais feio que nenhum outro.
Depois, usas implicitamente aquele binomial, ou é ambiente gráfico da Apple (ou Windows) ou é linha de comandos, portanto não fazes ideia da quantidade de ambientes gráficos que existem.
E para finalizar, nem fazes ideia que o macOS, sendo um Unix like, tem linha de comandos e podes viver dentro dela.
Não vejas tantos desenhos animados, olha no YouTube há paletes de vídeos a explicar o que é um sistema operativo, até semestres inteiros das melhores universidades do mundo.
Perde antes tempo nesses vídeos, que assim já não vens espalhar a tua falta de conhecimento.
Mil perdões Piro pela falta de conhecimento. Elucida-me com o teu conhecimento, eu não sei usar youtube, peço perdão. Não conheço mais nada além de Windows e macOS e algumas distribuições de Linux com os seus ambiente gráficos. Peço desculpa não tenho tempo para ir ao youtube também não sei usar, além de que tenho de ver os desenhos animados. Já agora são feitos em que ambiente gráfico, sabes? Peço mil perdões Piro.
Pois foram. Emojis.
como disse… “ficas fixo”! Ora repara bem no título da Keynote da Apple – é uma conferência para programadores…