Vendas do HomePod não estão a ter o sucesso esperado
As colunas inteligentes têm estado a ganhar mercado e a conquistar cada vez mais utilizadores. Com funcionalidades que as elevam a um estatuto de assistente virtual, têm conseguido impor-se de forma firme.
A Apple tem no HomePod a sua oferta neste campo. Se tudo mostrava que este seria um caso de sucesso, os números mais recentes acabam por contrariar esta ideia. Afinal, as vendas do HomePod não estão a ter o sucesso esperado.
A chegada ao mercado do HomePod não foi como, provavelmente, a Apple esperaria. Depois de apresentada, acabou por não ser lançada no momento anunciado, sem que existissem razões claras para este adiamento.
Mas depois de chegar ao mercado, o HomePod acabou por ser a opção para os consumidores que viam nesta coluna inteligente a proposta que sempre esperavam. As vendas no período inicial excederam, provavelmente, as estimativas da Apple. Os números iniciais, e não oficiais, apontam para que as pré-vendas tenham sido elevadas.
A verdade é que, depois de um mês no mercado, o HomePod acabou por perder a sua força e as vendas estão na verdade abaixo do esperado. Quem avança com esta estimativa é a Slice Intelligence, que revela agora que o HomePod terá conseguido conquistar apenas 4% do mercado.
Estes números ficam longe do que o HomePod teve nas primeiras 3 semanas, apontando para este período uma quota de mercado a roçar os 10%. A quebra não é associada a nenhuma causa específica, mas a verdade é que os números acabaram por cair.
A contrastar estes valores, que podem ser considerados baixos, temos a posição de destaque da Amazon, que consegue chamar a si mais de 70% da quota de mercado.
Com ainda muito para poder ser melhorado no HomePod, principalmente nas suas capacidade de inteligência, a Apple poderá em breve conseguir ganhar o seu terreno e fazer crescer as vendas do HomePod. A chegada em breve a novos mercados poderá ser também um catalizador para um recuperar de mercado e colocar o HomePod na posição que a Apple pretende.
Este artigo tem mais de um ano
Eu diria que a Apple não está a vender nenhum produto como esperado…
Nota-se nos lucros 😀
A grande maioria dos lucros da Apple advém da Apple store e iPhones e não da venda de outros produtos.
Estão a ter prejuízo, então?
iPad? É o tablet mais vendido e o único acima dos 200 usd que vende.
Apple Watch? É o mais vendido, e o resto são pulseiras de 15€.
PCs? Os Mac não são os mais vendidos, mas acima de 1000€, sim, são, se se juntar Mac + iPad, porque se um portátil de 300€ conta, um tablet de 500€ também tem de contar, são os que mais vendem.
E noutras coisas também…
Ter muitas vendas não é sinal de lucro
Dirias mal. É de espantar como podes sequer achar isso.
Não? Disparate. Basta ver que o Apple Watch tem tido um crescimento em popularidade que não há outro que lhe faça frente. Vende bem a Apple, como deu a conhecer no último trimestre.
No caso do iPhone, continua a vender muito bem e nesta altura quer o iPhone7, iPhone 8 e iPhone X são grandes geradores de milhões em lucros, tal como também se viu no trimestre passado.
Serviços como o Apple Music tem crescido muito, 40 milhões de pagantes rendem mensalmente muito dinheiro. Faz as contas, cada assinatura custa por mês 6.99 euros 😉 agora vê lá.
Em software, este ano, a Apple irá mostrar também um crescimento, além de vários segmentos que estão a crescer. Dou-te um exemplo, os acessórios na Apple Store HomeKit estão com fortíssimo crescimento.
Depois, nos tablets o iPad continua, desde 2010 a não ter concorrência, o que vende, vende mais que a concorrência, os AirPods são outro trunfo que continua a dar muito dinheiro à Apple… e até as braceletes do relógio estão a ajudar a faturar forte. 😉
Com os preços que praticam ..
Pois,é bem verdade.Um aparelho destes a custar 350 euros não é muito barato,realmente. 🙂
O problema é exactamente esse… para o que oferece, só apela a um nicho reduzido de mercado. Não estamos a falar de um objecto de status que se mostra como um iPhone, Macbook, iPad ou Apple Watch. É o mesmo motivo pelo qual o Apple TV mal vende, os Mac Pro ficam aquém, etc.: não serve para se mostrar, como objecto de status, não vende o que seria espectável.
Penso que o problema seja o facto de este aparelho estar limitado ao eco sistema apple. Estive para comprar um homepod, a qualidade de som é muito boa, surpreendente, mas eu gosto imenso do meu spotify e há outras alternativas que ofercem mais compatibilade.
Essa é a principal razão. É um bom produto mas é pouco mais que uma coluna para iPhone.
Deveria permitir a ligação com outros dispositivos e aí funcionar como sistema central de som.
Essa é a maior limitação.
Não pode ser ligada a uma smartTV , ou outras boxes de TV, (cabo, satélite, streaming/on demand)
Tal e qual.
Ainda assim, é cedo demais para se tirar conclusões de sucesso ou fracasso.
Compatibilidade 100% com o Spotify. Tal como em qualquer coluna Bluetooth ou AirPlay. Escolhemos o que queremos ouvir no dispositivo prefeitos (iPhone , iPad, etc) e enviamos por AirPlay como toda a gente envia para uma coluna Bluetooth. Tenho um HomePod e é inacreditável a qualidade do som. Mete a minha soundboard SB400 da JBL num chinelo, com 10% do tamanho. Além disso controla as minhas luzes inteligentes do IKEA sem stress. É só falar.
Correção: soundbar
Mas tens que ter sempre um Apple device com Bluetooth para fazer a configuração inicial, isso só por si mata uma grande parte do mercado.
Na minha opinião isso foi um tiro nos pés.
Como se diz quem por por quem deve obedece
TRETA dos mesmos mentirosos de sempre…
Já no Apple Watch disseram o mesmo, até virem mais estatísticas que comprovassem que estão a vender bem…
A slice é o Pedro de “o Pedro e o Lobo”…
https://appleinsider.com/articles/18/04/12/slice-sales-data-on-homepod-likely-as-wrong-as-it-was-about-apple-watch-in-2015
Até pode ser, mas tenho “certas e determinadas informações” que me referiram que realmente não se está a vender como era esperado. E mais, juntar a esta conversa o Apple Watch é desonesto, até porque o Apple Watch tinha vendas no mundo e o HomePod apenas tem venda em 3 países. Portanto, não vás nessa onda e espera para ver sim esse produto ao nível mundial.
Vitor, ainda têm o nokia n9?
O Apple Watch não tinha vendas no mundo. Tal como o HomePod foi lançado em exclusivo em muito poucos países
Nada a ver, tal como eu referi. Se fores ver atrás, o Apple Watch (e por isso referi que não é honesto fazer a comparação) foi lançado nos principais mercados mundiais, e eu refresco a memória: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, China, Austrália, França, Alemanha, Japão e Hong Kong.
Estão aqui reunidos os maiores e mais rentáveis mercados para a Apple, portanto, tal como referi, o Helder ao meter tudo no mesmo saco, apenas tentou ludibriar a verdade. Cada coisa no seu lugar, o HomePod apenas saiu nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Nada nada a ver 😉
E também se deve ao facto de estar limitado a meia dúzia de países .
A siri tem se ser mais esperta bem como mais poliglota. Por muito bom se sejamos a inglês mas para mandar uma mensagem ou algo vamos ter sempre a tendência de falar em português.
A Siri não é mais burra que nenhuma outra, e é a que fala mais línguas.
Oh santa paciência…
São factos. Não é Santa paciência
E também se deve ao facto de estar limitado a meia dúzia de países .
A siri tem se ser mais esperta bem como mais poliglota. Por muito bom se sejamos a inglês mas para mandar uma mensagem ou algo vamos ter sempre a tendência de falar em português.
É mais umas das razões pelo qual estas análises são demasiado prematuras.