Usa película protetora no ecrã do iPhone? Pode estar a estragar uma das suas funcionalidades
Um investimento feito num novo smartphone, em especial no iPhone, leva sempre a tentar proteger a parte física destes equipamentos. A resposta mais simples e óbvia é a utilização de uma película. A verdade é que estas podem estar a ter um efeito contrário no novo iPhone 17.
Película protetora no ecrã do iPhone?
Uma das primeiras coisas que muitos fazem ao comprar um smartphone novo, especialmente um iPhone, é colocar uma película protetora no ecrã. É o mais sensato a fazer para evitar que o telemóvel se parta em caso de queda ou impacto acidental, e é verdade que este acessório pode ser uma opção ideal para proteger o ecrã. Mas sabia que existe uma razão pela qual não é recomendável colocar uma película no ecrã do iPhone?
Esta ideia foi revelada num estudo publicado por uma conhecida empresa de películas protetoras após a análise dos novos iPhone 17 e 17 Pro e do iPhone Air. A empresa observou que os ecrãs destes modelos possuem um revestimento antirreflexo que se torna completamente ineficaz quando é aplicada uma película protetora convencional.
Especificamente, o estudo realça que o revestimento antirreflexo está localizado na superfície exterior do ecrã, uma vez que necessita de contacto direto com o ar para funcionar. Assim, não é recomendável aplicar uma película protetora num iPhone, pois o adesivo utilizado impede que a camada antirreflexo entre em contacto com o ar, reduzindo a sua eficácia ou, em muitos casos, eliminando-a por completo.
Pode estragar uma das funcionalidades
Curiosamente, o revestimento anti-reflexo é uma das melhorias que se encontram no iPhone 17 e 17 Pro, graças à adição do Ceramic Shield 2. Este novo revestimento cobre a parte frontal e a protege contra impactos e riscos. Noutros modelos, incluindo o iPhone 16 e versões anteriores, a Apple também inclui a proteção Ceramic Shield com uma camada antirreflexo, embora não seja tão eficaz como nos dispositivos mais recentes.
Há formas para proteger o iPhone se não for recomendada uma película protetora. O revestimento Ceramic Shield deve ser mais do que suficiente para proteger o ecrã de pequenas quedas acidentais ou riscos. No entanto, quem pretende uma proteção mais robusta, pode sempre optar por películas protetoras antirreflexo.
Além disso, é importante salientar que a utilização de uma película protetora não danifica o ecrã do iPhone. Isto embora seja necessário ter muito cuidado com as películas de vidro. Simplesmente impede que utilize uma das melhorias presentes nos novos iPhones.






















“importante salientar que a utilização de uma película protetora não danifica o ecrã do iPhone. Isto embora seja necessário ter multo cuidado com as películas de vidro”. Referem-se às películas duras, as 9H?
“Uma das primeiras coisas que muitos fazem ao comprar um smartphone novo, especialmente um iPhone, é colocar uma película protetora no ecrã”
Hesito….
So um grande palerma compra um telemovel tao caro e anda de capa e pelicula ! Qual a vantagem de escolher as cores e sentir a qualidade de construcao se poem uma aberracao de plastico por cima? Facam um seguro se tem maos de manteiga, e bem melhor!
Acho que a capa e película ficam mais baratas que o seguro…. digo eu.
Acho que as capas são uma solução prática e acessível para proteger o telemóvel. Se não quiseres “tapar” a beleza da cor e do design, podes sempre optar por uma capa transparente, que protege bem sem esconder a estética do aparelho.
Além disso, todos nós, de vez em quando, podemos ter uma “mão de manteiga”, e é melhor prevenir do que remediar. Um seguro pode ser uma boa opção, mas normalmente é mais caro do que investir numa capa e película de qualidade. No fim, cada um escolhe o que lhe faz mais sentido!
A vantagem é que é uma camada adicional de proteção, é simples. Nem todos compram um telemóvel para o andar a exibir. Eu compro um telemóvel topo de gama porque as especificações potenciam uma vida útil mais longa.
falo por experiencia propria , tive muito tempo o notingphone, é lindo esteticamnte comparado a qualquer outro telemovel.
1 ano depois por acidente partiu o vidro traseiro, lixo, agora ando com um S24 ja fez 2 ano e tal acho eu e sem um risco (com capa e pelicula de vridro)
De salientar que muitos dos compradores de iphone o revendem quando trocam por um novo modelo, se usarem sempre capa e pelicula, ele nao tem marcas de uso.
Escolher um iphone em segunda mao com marcas de uso vs um sem marcas de uso, acho que a esolha é facil
Tudo que anda nas mãos diáriamente acaba por ir parar ao chão, tudo. E uma capa não só pode ser da mesma cor do telemóvel como até pode dar uma personalização ao gosto de cada um. Acrescentar a isso uma boa pelicula de vidro, que nem se nota, aumenta bastante a proteção e tudo junto fica muito mais barato que um seguro.
Tb te ficava bem respeitares as outras opções diferentes das tuas sem começares logo por insultar essas pessoas.
Com esse comentário parece que te saiu “o tiro pela culatra”. Felizmente a maioria das pessoas tem bom senso
Um conjunto de capa e película de boa qualidade, mesmo que dos mais caros, é de longe muito mais barato e vantajoso que um seguro, na Thrones em que a proteção é imediata e constante, sem obrigar a ter de esperar um mês ou seja lá quanto tempo é que alguns seguros demoram a entregar o equipamento!
Também ajuda a manter o valor de revenda ou retoma do equipamento, uma vez que os seguros não cobrem defeitos estéticos associados ao uso normal do equipamento, que não interfiram com a sua utilização, tal como mossas e riscos.
Caso algum grande palerma tenha a necessidade de ver ou mostrar a cor ou logo do seu telemóvel, pode sempre comprar uma capa transparente e, caso esse mesmo grande palerma também sinta a necessidade de sentir a qualidade de construção, pode remover a capa para o fazer!
Nesta situação, até acho que o palerma deveria desmontar o equipamento para uma melhor análise da sua qualidade!
São opções individuais, de acordo com o uso, a preferência e possibilidade económica de cada um, sem a necessidade estúpida de vir para aqui insultar os outros!
Pessoalmente, acho que o melhor é combinar as duas coisas, mas não é algo que esteja financeiramente ao alcance da maioria das pessoas ou sequer seja necessário, dependendo do utilizador!
Contudo, há películas antirreflexo que se colocam que são excelentes!
Foi o que eu fiz.
Entre a opção de proteger o ecrã e viver com alguns reflexos ou não o proteger e correr o risco de o partir se o iPhone cair ao chão, a escolha de usar uma pelicula protetora não só é óbvia, como racional e sensata.
mas o mais giro disto tudo é que a empresa que fez esse alegado “estudo”, termina dizendo que devido a essa “descoberta” criaram uma película especial chamada Fresh Coat que pode ser usada sem perder essa função anti-reflexo.
No fundo, tanto o “estudo” como este artigo não passam de publicidade ao produto dessa empresa.
lol os novos ecrãs é super dificil de riscar e partir.
não vale de todo meter uma capa. só piora a experiência. com nenhumas ou poucas vantagens
– fica gorduroso
– reflete as luzes todas
– estraga as cores
É tudo muito bonito ter um telefone caro e bonito mas que com uma capa e película baratas poupam-se muitas dores de cabeça.
Em tantos anos de utilização e de já ter trabalhado vários anos com milhares de clientes, se não fosse isso eu próprio já tinha gasto centenas ou milhares de euros a substituir ecrãs ou a trocar de telemóvel.
E quem disser o contrário ou tem tido sorte ou não faz a mínima ideia do que está a dizer.
Entre ter uma película que reduz um pouco a qualidade de um bom ecrã ou ter um vidro riscado ou estilhaçado, a mim parece-me óbvia a escolha acertada!