Quantcast
PplWare Mobile

Última hora: iOS7 tem falha grave…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. João Reis says:

    Segue um update e resolve, acho estranho ninguém ter reparado nisto antes.

    É daquelas coisas básicas.

    A Apple não é perfeita, como qq outra, mas o bom desta marca é que facilmente lançam update para todos e não só para aquele modelo e depois obriga o resto a esperar para os da sua marca.

    Felizmente temos um telefone testado à exaustão.

    • João Pereira says:

      Não percebo porque tanta coisa para desculpar a Apple… toda gente sabe que as coisas tens sempre alguns erros, era escusado dizer isso tudo mas tudo bem, até me ri pelo menos.

    • Rui Mesquita says:

      Nota-se…

    • Filipe Santos says:

      Foi tão testado à exaustão que no primeiro dia já foi detectada uma falha grave… E dizem que é o OS mais avançado do mundo… 🙂

      • Nelson says:

        Sim, é mesmo grave!

        Se me roubarem o telemóvel, poder ver as fotos que andei a tirar no fim-de-semana… Coisa GRAVÍSSIMA! Lol

        • Tem mais falhas graves e que a native instruments reportou, nomeadamente relativo ao audio. 😀

        • Ricardo says:

          As fotos do fds até nem é grave… mas se for como eu em que tenho uma app onde tenho as passwords e acessos todos guardados aí já é grave… para além de que pode ser, como o meu, um equipamento ligado a uma VPN empresarial e a partir dele ter acesso a informação “secreta”… Esse é o real perigo… por essa razão é que as redes empresariais escolhem preferencialmente os mobilities da apple (não jailbreaks) para ligar às suas redes em vez de equipamentos android, onde esses sim têm falhas de segurança continuas tipo windows…

          Não tendo ainda feito o update para o IOS 7, já foram reportadas mais situações, uma delas a falha de não poder recusar uma chamada com o ecrân bloqueado (a solução actual é carregar 2 vezes no botão sleep) e o centro de controlo em ecrân bloqueado permitir que um amigo do alheio coloque os equipamentos em modo de vôo, impedindo assim de os mapear…

          • Nelson says:

            Sim, mas o que o bug permite, é ver fotos, não permite abrir o iDevice.

            Sim, se já permitisse desbloquear, e aceder a isso tudo… já era grave… inclusive á VPN…

            Já agora, dentro em breve, vamos poder deixar as passwords todos para trás e essas apps com o iCloud keychain!

          • Ricardo says:

            Nelson eu fiz o teste no 4S da minha mulher (não podia esperar mais 2/3 semanas), e consegui enviar fotos através do email dela, consegui aceder à aplicação onde estão os users e passw e ver as coisas, consegui aceder às iMessagens e SMS enviadas, pois tens acesso a tudo o que esteja a trabalhar em background, pois qual é o utilizador que se lembra de encerrar as apps (pelo menos eu não e ao que parece nem ela)…

            Como ela não tem VPN no dela (pois é pessoal) não tive oportunidade de testar, e na empresa como foi decidido após a Beta 4 não mexer nas apps internas nem fazer o upgrade para o IOS 7 (serão perto de uns 200 iPhones e uns 300 iPads que não serão actualizados) logo não haverá problema 😉 )

          • Nelson says:

            Ai é?

            Então pronto, torna-se gravíssima… 🙂

            Daqui a pouco lançam a fix…

        • Bruno says:

          Mas leste o texto? Onde é que diz que é só às fotos?

          “a Apple acabou por dar um “tiro” na segurança, e criou um buraco que permite aceder a fotos, à lista de aplicações a correr…e muito mais, mesmo sem a necessidade de se autenticarem no iPhone.”

          Nada como deturpar as coisas para sair em benefício 🙂

          • Nelson says:

            Á lista das aplicações a correr, mas vai experimentar no teu iDevice a ver se as podes abrir…

            Não!

          • miguel says:

            LOL, so podes aceder as fotos sim, pq as outras apps tao como “bloqueadas” nao podes aceder de maneira nenhuma. Para alem do mais ninguem se vai lembrar de uma coisa tao complicada como isto. Agora, tenho que dizer que a apple nunca lançou um sistema operativo tao bugado como o iOS 7, e nota-se bem que já lá faz falta o Steve Jobs…

        • Ricardo says:

          Quanto à iCloud keychain, ela só terá utilidade se for possível através de PC/MAC o pessoal carregar a info directamente (não é fazer backup através de um navegador) e a sincronização ser automática (eu desde os meus tempos de Nokia Communicator que uso o Handy Safe, precisamente pela simplicidade de comunicação entre os equipamentos)

      • Nelson says:

        Para os que “querem conversa” com o facto do iOS ser o sistema operativo móvel mais avançado do mundo.

        É o primeiro sistema operativo de distribuição (não experimental) a suportar multipath TCP.

        Explicando por miúdos: distribuí o fluxo TCP por vários caminhos.

        Ou explicando mais por miúdos: podem juntar o tráfego Wifi com LTE ao mesmo tempo, ou seja, podem somar a largura de banda de uma ligação Wifi (por exemplo, ZON FON do café, ou internet de vossa casa) com a largura de banda da internet móvel.

        Não só aumentar a velocidade, como resistência a falhas, isto é, passar rápidamente de Wifi para LTE, ou de LTE para Wifi, sem andar a ligar/desligar.

        Além disso, se tiver um canal a fazer download, pode ser utilizado o outro para navegar na net, sem lag.

    • mario says:

      e eu a pensar que era perfeita.

    • galo says:

      Como alguém por aqui disse noutro post: ” O sistema operativo móvel mais avançado do mundo” 🙂

      • Pedro Pinto says:

        Sem duvida! É a mais avançada plataforma móvel.

        • mario says:

          Avançada em quê? Em bugs? O que é que isso faz que as outras não façam?

          • Nelson says:

            AirPlay no Youtube

          • Vítor M. says:

            Se tivesses conhecimento das novidades, verias que é de facto avançado, não quer isso dizer que a Google não venha também a ombrear com o Kit Kat muito em breve, mas para já, o IOS 7 com as suas raízes tecnológicas e com suporte à arquitectura 64bits, suporte a leitor de impressão digital e suporte a um co-processador dedicado à mobilidade, assim como um SO que funciona bem tanto em smartphones como em tablets, coisa que o Android até hoje nunca conseguiu, tens de convir que é um SO avançado.

            mas não preciso que concordes comigo, até agradeço que discordes. E respeito a tua opinião.

          • .-. says:

            ok mas Vítor M. aquilo que disseste foi relativo à integração do iOS com o hardware, sendo que a Apple não criou o iOS para rodar em mais maquinas para alem do iPhone é normal que possa fazer o que faz… o Android é para varias maquinas difrentes, mas também ninguem criticou a compatibilidade do iOS com o telefone que foi feito para ele rodar, se formos só a ver por ai sim é o mais avançado, também tem mais facilidade nas condições em que se encontra…

            No entanto continua sendo um sistema operativo muito incompleto no que se trata relativamente ao uso, do utilizador smartphone, continua não possuindo um botão para terminar todas as aplicações de uma vez, continua não permitindo apagar todas as conversas, só conversa uma a uma (não estou a dizer que não permita apagar todas as mensagens de uma conversa especifica)(conversa = caixa), continua sem permitir ver a foto do contato junto de seu nome, etc.

            Tudo coisas que o android permite, e até os nokias mais antigos! Não vejo nada de avançado nesse aspeto, de que serve ter uma boa integração com o hardware, se tem falta de funções ‘-‘

            Depois sinto falta de uma entrada para microsd ou cartões sd.

            E tem aquele botão grande no meio, espaço onde podia ser tela…

            Se bem que gosto dos 3 botões que os Samsungs têem mas se é para ser só um, antes não tenha nenhum .-.

            E depois, porque é que não se pode tirar bateria dos iPhones -.-

            Para finalizar prefiro o software livre, gosto de ter liberdade para alterar o código e para o ver, mas pronto, se compro uma maquina (principalmente uma tão poderosa como o iPhone) se não vou ter poder total sobre ela (devido ao sistema operativo ser fechado) que seja um bom sistema operativo, ou que permita troca sem dificuldades, incompatibilidades ou riscos.

          • Vítor M. says:

            Hmmm…

            Apple não criou o iOS para rodar em mais maquinas para alem do iPhone

            iPhone, iPad e Apple TV.

            No entanto continua sendo um sistema operativo muito incompleto no que se trata relativamente ao uso, do utilizador smartphone, continua não possuindo um botão para terminar todas as aplicações de uma vez, continua não permitindo apagar todas as conversas, só conversa uma a uma (não estou a dizer que não permita apagar todas as mensagens de uma conversa especifica)(conversa = caixa), continua sem permitir ver a foto do contato junto de seu nome, etc.

            Ora bem, o que não faltam são aplicações para fazer o que dizes. Se virmos nesse prisma até é o mais completo, pois muito do que podes fazer no Android também podes fazer no iOS. Se no Android muitas coisas fazes rooteando o equipamento, no iOS aplicas o JB e tens um mundo de novidades. Além de teres milhões de apps que colmatam n de funcionalidades em falta nativamente.

            Mas sim, há algumas funcionalidades que fazem falta, mas também existem outras que só no iOS as encontras, como o AirPlay, AirPrint, itunes Store… entre outras…

            Depois sinto falta de uma entrada para microsd ou cartões sd.

            Por acaso não, com a cloud, Wifi em muitos lados e o 4G… isso torna-se inútil, até vais ver que em breve ninguém usará.

            E tem aquele botão grande no meio, espaço onde podia ser tela…

            Nada mais errado, aquele botão, que é um excelente mecanismo de segurança também, o Touch ID, é fabuloso. Como é mecânico não é clicado por engano, como nos androids e tem uma usabilidade que os restantes smartphones também copiaram, o home.

            Mas repara, o Touch ID é fabuloso, acredita, e irá chegar aos restantes dispositivos Apple, com a mesma protecção que está no iPhone 5S… para mim é qualquer coisa de fantástico, em frente a quem quer pessoa, coloco o dedos no meu iPhone 5S e pronto… está desbloqueado, tu e todos no Android… têm de esconder para não saberem a pass ou o “boneco” de desbloquear.

            E depois, porque é que não se pode tirar bateria dos iPhones -.-

            Para quê? Podes explicar sff? 😀 é que não vejo razão, alias, cada vez mais os restantes seguem o mesmo caminho que os iPhones e os Lumia de médio e alto segmento. cada vez mais é inútil, olha o caso dos Xperia 😉 isso é óbvio que não há interesse, não é preciso tirar a bateria para quando o smartphone está bloqueado 😀 isso no iPhone não existe. Não vejo outra explicação, tenho ainda o meu iphone 3GS e a bateria continua a funcionar, com menos autonomia, claro, mas está para as curvas.

            Para finalizar prefiro o software livre, gosto de ter liberdade para alterar o código e para o ver, mas pronto, se compro uma maquina (principalmente uma tão poderosa como o iPhone) se não vou ter poder total sobre ela (devido ao sistema operativo ser fechado) que seja um bom sistema operativo, ou que permita troca sem dificuldades, incompatibilidades ou riscos.

            Mas tens noção que isso vai acabar também com o sistema operativo da Google certo? Tens noção que só dessa forma, com a empresa proprietária a controlar tudo é que há crescimento sustentado, segurança e lucro para quem desenvolver, certo? tens essa noção, ao ponto de em breve a Google restringir ainda mais essa tal liberdade que falas… tens noção disso verdade?

            Tu não eras dos que dizia que o flash nunca iria acabar no Android? E então? Não está já em fim de vida ao ponto de já nem ser suportado?

            Demora, mais mais dia menos dia, lá vão colocando as “inovações” da Apple dentro do Android, foi o aspecto, a App Store, é cada vez mais o ecossistema (se bem que a google não sabe fazer equipamentos, teve de vender a Motorola por inabilidade).

            Mas há mais… há muito que poderíamos falar. Claro que há muita coisa boa no Android, mas na balança… há muito mais no ecossistema Apple, principalmente para quem, como eu, que uso de uma ponta à outra Apple, para mim não existe nada mais produtivo, desde a área de laser, segurança à matéria de facto… o trabalho integrado com o iOS e OS X.

            Abraço.

          • .-. says:

            Adicionando ao comentário acima, o Android não pode fazer atualizações de hardware com a facilidade da Apple já que há varias marcas fabricando (o que é bom uma vez que aumenta a variedade (não só de preços), como havendo para todos os gostos e necessidades. Ou seja o android não ter uma integração e não ter uma evolução a nivel de hardware como o corpo (iPhone) do iOS têm é bastante justifical, no entanto nos outros pontos todos o iOS não tem vantagem alguma.

          • .-. says:

            iPhone, iPad e Apple TV.

            Certo, para equipamentos que não fossem da propria Apple*

            ————-
            Sim, com aplicações o iOS faz aquilo que o android faz, mas estamos a comparar os sistemas operacionais e as aplicações que trás por padrão, nesse caso realmente assim nenhum sistema operativo perde para nenhum sistema operativo .-., essas funcionalidades que o iOS trás (AirThings,etc.) o android também faz com aplicações, usando teu prisma ‘-‘, e depois mais uma vez, é facil para a Apple extender funções e interligar seus sistemas, foram totalmente feitos por ela -.-, …

            ——-

            >>microsd ou cartões sd

            sim com clouds etc. acho isso muito humido (lol) kiddding, eu gosto de armazenamento offline, sem precisar de ligação à internet, gosto de ter os meus ficheiros nos meus armazenamentos, considero mais seguro, etc. isso é opção do utilizador, porquê tirar coisas em função de um todo? existem utililzadores difrentes com gostos difrentes, deve ser escolha do consumidor, não considero inutil, considero pratico não depender da internet, para além de mais rapido, é mais seguro.

            ——

            Touch ID, acho que a motorola já tinha lançado algo assim no passado, eu não gosto de sistemas de impressão digitais, mas é apenas opinião pessoal, mas pronto há os que gostam e os que não gostam, há os que preferem ter uma tela com botões e os que preferem botões o android tem uma vasta variedade de dispositivos no mercado, alguns com mais botões do que outros, a Apple, tem pouca variedade nesse aspeto.

            —–
            >> bateria

            caso a bateria vicie, posso ir numa loja e comprar uma nova, sem precisar de assistencia etc. .-.

            >> liberdade

            Vai acabar? agradeço que expliques mais sobre isso, pois parece que estou desinformado…

            >> flash

            Nunca disse isso .-. nem gosto de flash ‘-‘ por isso nem ligo mesmo…

            >> motorola

            A google vendeu a motorola porque não estava dando lucro, a google não podia fazer muito ou inovar com a motorola, repara, se isso fosse realizado, iria ser concorrente daqueles que vendem smartphones com android, isso seria mau negocio! ‘-‘, depois foi um bom negocio que a google fez ao vender a motorola, assim a lenovo vai poder atuar com a motorola, e a google ainda tem grande parte das patentes a google vai lucrar bastante com isso!

            Abraço, estes debates são sempre bons para expalhar conhecimentos 😀

          • .-. says:

            lamento os erros na minha resposta. mas estou com pressa sorry… ainda assim entende-se bem o que escrevi 🙂

          • .-. says:

            Vítor M. … Vai responder? .-.

          • Vítor M. says:

            Não, como não acrescentaste nada ao que disse inicialmente, apenas reforçaste a minha opinião, não vejo necessidade de responder. 🙂

            Abraço.

          • .-. says:

            Fogo, necessidade de responder?, eu expressei uma duvida no meu comentario ‘-‘ podia tentar exclarecer, verdade não há necessidade de o fazer, mas, tendo em conta que costuma publicar tutoriais a explicar como varias coisas funcionam, poderia explicar mais essa, porque não, não é verdade?

          • Vítor M. says:

            caro “.-.” ok, então vamos lá.

            Peço que coloques as tuas dúvidas num comentário novo, em baixo de todo para podermos trocar umas opiniões então.

            Abraço.

          • .-. says:

            Vitor.M, não faz sentido criar um novo comentario quando vêm tudo em sequência, nem de estar a copiar o que está acima para colocar num novo comentário, é uma questão de leres o comentário anterior ‘-‘.
            Mas vou salientar a duvida nesse caso para te facilitar .-.

            -Liberdade, disse que ia acabar, porque pensa isso?

            —-

            Só uma nota, quando é que eu “reforcei a sua opinião”?, eu tenho vindo a dizer que o iOS é incompleto quando comparado ao android ‘-‘.

      • k says:

        Devo ter sido eu, mas a frase não é de minha autoria, é da própria apple, no site deles:

        “Com um novo design e novas funcionalidades, o iOS 7 é o sistema operativo móvel mais avançado do mundo.”
        http://www.apple.com/pt/ios/ios7/

        autopromoção ftw.

        A veracidade desta afirmação é seriamente discutível e fortemente sujeita à opinião de cada um. Como prova disso, qualquer tipo de discussão nesta área dificilmente vai terminar em consenso.

        • Nelson says:

          1. Microkernel: permite que mesmo drivers os drivers crashem e reiniciem, sem que o sistema bloqueie, porque todos os “kernel tasks” correm em processos separados, além disso, apesar de a Apple ainda não ter, é possível atualizar o sistema sem ter de fazer reset, por isso, no OSX/iOS é possível corre-lo 24/7, fazendo também os updates de segurança

          2. Melhor utilização multi-core com Grand Central Dispatch

          3. GPGPU standarizado com OpenCL

          4. Apesar do Android e Windows utilizarem o GPU para compor todos os elementos gráficos e fazer efeitos de escala e efeitos 3D, ainda utilizam o CPU para desenhar os vários elementos da interface (checkboxes, texto, botões, etc), a Apple utiliza o GPU para essas tarefas, tanto no OSX como no iOS

          5. O modelo de renderização de texto no OSX/iOS é o mais parecido com o texto impresso e foi desenvolvido em colaboração com a Adobe, o formato PDF é nativo, e permite que as Aplicações tenham esse layer de apresentação poderosíssimo.

          6. O sistema de ficheiros permite gravar várias versões em simultâneo dos documentos que tens, sem gravar cópias diferentes, mas modificações ao ficheiro original (vê no OSX o Time Machine)

          7. É o único OS móvel que permite procurar no teu próprio telemóvel/tablet, a Google não pode fazer isso nos USA, e já foi processada diversas vezes pelo infringimento da patente da Apple.

          8. iCloud Keychain, a ficar online num futuro muito próximo

          9. Controlos parentais que realmente funcionam por todo o sistema, e realmente foram aprovados por uma identidade válida

          10. O melhor acesso universal (para pessoas deficientes)

          11. Tens as melhores tecnologias para eficiência energética

          12. Tecnologia AirPlay instalada no sistema, para todas as Apps

          13. Tecnologia “Bonjour” (também conhecida como MultiCastDNS ou Zeroconf): permite que os dispositivos sejam todos detectáveis por rede, sem configurações necessárias, como TimeCapsules, bibliotecas do iTunes, Impressoras, permite que mal chegamos a casa e o iPhone/iPad/iPod se ligue á Wifi, vejamos logo a opção de ligar a um dispositivo AirPlay

          14. Sistema de backups incrementais já visto no Mac OS X, que está a ser utilizado com o backup na iCloud, em que o volume de tráfego é muito reduzido, pois só atualiza as modificações, não os ficheiros inteiros…

          etc. etc. etc…

          • Nuno Vieira says:

            Desde quando é que o iOS ou o OS X utiliza um mikro kernel. O XNU é baseado no micro kernel Mach e no kernel monolítico do FreeBSD. O XNU é um kernel híbrido, que é também o caso do Windows. No caso do XNU e Windows, as drivers estão no espaço do kernel e não do utilizador , ao contrário de um micro kernel. Portanto teres um bug numa driver pode significar o SO crashar por completo, tal como nos kernels monolíticos.

            Um micro kernel não significa que é mais avançado que o monolítico. Os micro kernels são mais fáceis de manter. A nível de performance os kernels monolíticos são geralmente os melhores. Daí os kernels híbridos. Este representam um compromisso entre os dois.

            Desculpa-me la dizer mas eu tenho um MacBook Pro e quando o sistema é actualizado eu necessito de o reiniciar. No entanto eu em linux com ksplice eu tenho máquinas actualizadas com uptimes na ordem dos quatro anos.

          • k says:

            Repara que não disse que concordo ou discordo. Disse que é discutível e sujeito ao que cada um considera avançado e este termo é subjectivo e mais abrangente que uma simples comparação tecnica. se fosse apenas uma comparação técnica podia me remeter ao xda e encontrar tantas ou mais características técnicas como as que acabaste de referir, mas aqui avançado pode significar melhor experiência de utilizador também. O facto de existirem pessoas a preferir outros sistemas ao ios significa que para essas pessoas ha algo que o ios não tem que encontram nos outros. Ou seja o ios ainda não é avançado o suficiente para muita gente 🙂
            Anyway isto é so o meu ponto de vista que tenho a certeza que muita gente também não concorda 🙂

          • Carlos says:

            @Nuno Vieira

            Desconfio que no XNU seja a mesma coisa, mas no Windows há drivers “user-mode”. Quase todos, senão mesmo todos, os drivers de dispositivos USB são “user-mode” (e é por isso que não é preciso ser administrador para se usar um qualquer rato USB, por exemplo).

            Além disso o Windows ainda tem o Display Driver Mode, que é um misto de kernel e user (por razões de performance) que permite que os drivers das placas gráficas não mandem o sistema ao ar no caso de pifarem e que possam ser atualizados sem ser preciso reiniciar o sistema.

            Num mundo perfeito todos os drivers seriam “user-mode”, mas no mundo em que vivemos há os drivers das impressoras HP…

          • Nuno Vieira says:

            Desculpa lá mas ainda estou para ver uma distro linux que preciso de permissão super user para ligar um rato ou uma pen… Nem isto tem nada a ver com o kernel ser híbrido, monolítico ou micro.

            Apenas as drivers de chips gráficos utilizam ambos os espaços no windows. Esta arquitectura têm o nome de WDDM. Quase todas as outras driver são escritas usando o KMDF em vez do UMDF.

            Se todas as drivers corressem em modo user então passaria a ser um micro kernel. Tal como eu referi atrás o micro kernel sofre na performance quando comparado com o os híbridos e principalmente com os monolíticos.

            Os kernels híbridos tal como disse são um compromisso entre os dois.

          • miguel says:

            és grande, Nelson, ao menos alguem que sabe do que fala!

        • Paulo Ferreira says:

          Eu não tenho nenhum Iphone nem muito menos um Galaxy apesar de usar Android, mas parto-me a rir com certas frases.

          Claro que a Apple diz que tem o sistema mais avançado do mundo, tal como a Samsung diz que tem o melhor telefone do mundo, tal como todos dizem que têm o melhor do mundo mesmo tendo falhas graves que se podem vir a tornar catastróficas. Isso chama-me Marketing que é mais ou menos vender o já não se quer a uma pessoa que não precisa pelo dinheiro que a pessoa não tem.

          • Nelson says:

            Pois, mas a Apple tem efectivamente o único sistema operativo de produção (estável) com as tecnologias que são aceites como as mais avançadas (pela comunidade cinetifica).

            Note-se que a UE está a financiar um projecto universitário para construir um SO idêntico ao da Apple (micro-kernel), com as coisas que se espera deste sitema (updates constantes, sem reboots, resistência a falhas, etc…) para que se tenha uma boa base para construir as VERDADEIRAS cidades inteligentes.

            Cá está, para os interessados: http://www.pcworld.idg.com.au/article/300849/europe_funds_secure_operating_system_research/

            Citação: “Minix, however, is designed so drivers operate like applications outside of the kernel, which means if they crash, the computer will carry on, Tanenbaum said. The concept is called a “microkernel” rather than its opposite, a monolithic kernel.”

            Este gajo (Tannenbaum) é o verdadeiro REI: http://scholar.google.com/citations?user=TvjaNqkAAAAJ

            Só dele, tenho/estudei de 3 livros, e o meu curso nem é informática (electro)

          • Carlos says:

            @Nelson

            Nelson pá, já tiravas as palinhas dos olhos…

            O OS X não é mais estável porque usa “tecnologias que são aceites como as mais avançadas”, coisa que acabaste de inventar e nem sabes o que quer dizer. Se tivesse lido mais acima, terias lido que o Windows (e desconfio que o Linux atualmente também) do ponto de vista de arquitetura não é muito diferente do OS X.

            É mais estável porque só tem de suportar literalmente uma dúzia ou menos, de GPUs, de adaptadores WiFi, de adapadores LAN, de chipsets base, de CPUs, etc. etc. e todos os drivers são feitos e testados pela Apple.

            Se tivesse que suportar só as dezenas de GPUs da AMD, que parece lançar um novo dia sim dia não, com drivers da AMD de qualidade duvidosa lá se ia a estabilidade para o maneta.

            Mas ei, se preferes continuar na ignorância, estás à vontade.

          • Vítor M. says:

            O importante em muitos que comentam está no usar… se usassem veriam que o que comentam não faz sentido, acreditem.

            Bom fim de semana a todos.

          • Carlos says:

            @Nelson

            E já agora, o MINIX é moderno?

            Pá, o MINIX era moderno há 20 anos, hoje é pouco mais que uma curiosidade académica.

            Aliás, procura na net pela zaragata entre o Sr. Tanembaum e o Sr. Torvalds sobre qual arquitetura é melhor (o microkernel do MINIX ou o monolítico do LINUX). E a melhor parte é quando ambos concordam que os CPUs da Intel são uma porcaria e que o futuro são os Sparc da Sun 🙂

          • Nelson says:

            @Carlos o quê?

            Os sistemas operativos não têm evoluído nada nas última décadas, pode procurar o que quiser.

            O que se tem feito nas últimas décadas tem sido aplicar as ideias teóricas em implementações práticas.

            Enfim, SO’s tão evoluidos como o LINUX já existiam nos anos 80… cultive-se.

            @Carlos: “Que acabaste de inventar”…

            Não se preocupe meu caro, eu não quero subir o meu 18 a Arquitecturas e Sistemas Operativos… nem acho que o vá fazer no pplware 😀

            “É mais estável porque só tem de suportar literalmente uma dúzia ou menos, de GPUs, de adaptadores WiFi, de adapadores LAN, de chipsets base, de CPUs, etc. etc. e todos os drivers são feitos e testados pela Apple.”

            Lá está……………..

            É isso mesmo, todos os drivers são feitos e testados pela APPLE.

            Logo o mérito é de quem?

        • Nelson says:

          @NUno Vieira, perceives algum a coisa de SOs? Vai ao teu root (cd /) é vê os fiche iris (ls -l) a ver se não vês lá a Mach kernel? Apaga-a é vê o que te acontece quando reiniciares o sisterma…

          O Kernel do FreeBSD é só utilizado para as camadas de compatibilidade POSIX.

          E sim, tens de reiniciar, porque o processo ainda é complicado, e poderia dar em problemas para o utilizador, talvez numa versão futura do OSX, eles consigam fazer isso, mas já houve gente a tentar hackers as atualizações por pkg e conseguiam atualizar sem reiniciar…

          @k vai lá ao XDA buscar coisas que a o linux faça que o OSX/iOS não seja também capaz :D, é impossível! Estamos a falar de uma micro! Basta fazer um programa á parte para a Kernel suportar!

          Além disso, uma coisa é na teoria, outra coisa é na prática…

          • Nunes says:

            porque é que teimas com o microkernel!
            o kernel é híbrido no OS X. Não consegues isolar o Mach do resto, está tudo interligado e optimizado para funcionar como um kernel híbrido.
            A componente BSD do kernel vai muito além de dar suporte ao POSIX. O kernel tem outro componente para além dos mecionados: I/O kit

          • Carlos says:

            “Além disso, uma coisa é na teoria, outra coisa é na prática”

            Aí está uma grande verdade e na prática o kernel do OS X é híbrido E baseado do Mach e é por isso é que tens lá ficheiros com Mach no nome.

            Versões antigas do Windows tinham um ficheiro chamado OS2KRNL.DLL, porque originalmente o OS/2 era uma colaboração entre a Microsoft e a IBM (e o Sr. Gates até chegou a dizer que o OS/2 era o futuro…) e a Microsoft simplesmente em vez de começar do zero, aproveitou o trabalho que já tinha feito para o OS/2.

          • Nuno Vieira says:

            Desculpa me la o que tem a ver apagar um componente do kernel e depois tentar arrancar o computador? Se eu apagar o do linux o efeito não é o mesmo?

            A Apple usou muitos subsistemas do BSD para além do POSIX.

            Em relação ao reiniciar, continua com as desculpas.

            Mas se não acreditas em mim presumo que acredites nos criadores do PureDarwin (isso é se tu souberes o que é o Darwin)

            http://www.puredarwin.org/developers/xnu

            Mas aqui vai uma outra ligação

            http://osxbook.com/book/bonus/ancient/whatismacosx/arch_xnu.html

            Se mesmo assim não ficares satisfeito faz uma pesquisa na web e vê qual o resultado.

          • Nelson says:

            @Nunes, é hibrido porque tens componentes que se ligam ao mach que são monlíticos, mas isso é normal,e temporário, porque os sistemas actuais ainda são muito lentos… quando tivermos CPU’s de 5Ghz em portáteis, já devemos ter 100% micro, mas a base está lá, e já se comporta como uma micro… agora se é a coisa mais importante, mais importante até que a performance? Não!

            @Nuno: não percebeste, apagas o core do Mach, apagas o sistema, o que singifica que é o núcleo! É a mesma coisa que apagares a kernel do linux e todas as suas kmod

            Quanto ao resto, opá, falta-te comer umas sopas, para entenderes de OS’s…

            @Nuno Versões antigas do Windows não são para aqui chamdas… além disso, não eram OS/2 de certeza, isso foi no Windows NT, coisa completamente diferente…

          • Nunes says:

            @ Nelson
            Mas porque é que inventas?
            Tu não consegues isolar a componente Mach do kernel (que não é igual ao microkernel Mach), nem podes dizer que tens componentes monolíticos no kernel. Um híbrido funciona de forma diferente dum microkernel ou dum monolítico, e é bastante óbvio que funcionando de forma diferente não basta colar coisas umas às outras vindas doutros kerneis.
            Tb não faço ideia onde é que foste buscar a ideia que se vai caminhar para um microkernel! Qualquer tipo de kernel tem vantagens e desvantagens, mas já se chegou ao ponto em que não se vê grande diferença entre tipos de kerneis em termos de performance. Basta que estejam bem optimizados! É uma discussão que já deixou de fazer muito sentido para sistemas operativos móveis e de computadores.

        • pcfreak says:

          Eles dizem sempre isso em relação aos seus produtos: são sempre os mais avançados e os melhores, aliás acredito que seja por essa razão, um marketing espectacular (obviamente a qualidade também tem grande influência), que muitos dos iPhones são vendidos.

          • Nelson says:

            As pessoas confundem muito marketing com publicidade.

            Completamente diferente.

            Em países como o nosso, o marketing da Apple é sobretudo baseado da palavra dos utilizadores.

            E se conseguem ganhar isso, é porque não são maus de certeza…

    • Mário Cavaco says:

      Se queres que te diga, tenho um iPhone e é uma bela treta, está na gaveta…
      Optei por Android, com mais bugs sim, mas mais liberto do BIG BROTHER da Apple…

      • Nelson says:

        Guardar as tuas pesquisas
        Os teus vídeos vistos no YouTube
        A tua localização, com marca temporal
        As músicas que ouves
        Os teus ficheiros na cloud
        O teu email (conteúdo)
        A tua lista de contactos
        O teu histórico do browser…

        Coisas que a Google guarda de ti, e usa para te mandar ad’s… E sabe-se lá o que mais…

        Nada big brother, mesmo nada…

        • Mário Cavaco says:

          Não tenho nada a temer, guardem o que quiserem…
          Se uso aplicações pagas ou crackadas, não me importa, o que me importa é um utensilio que me permita fazer o que eu quero do modo que eu quero.

        • Luís says:

          Ainda não guarda impressões digitais Ahahah

        • Luis says:

          lol, achas que com a Apple não te acontece o mesmo? “todos na rede” somos vigiados por causa da publicidade (e não só), seja lá qual for o dispositivo que usas.
          Esta guerra de Apple vs Google (or whatever?) já começa a enjoar…

      • João Santos says:

        Quanto aos smartphones cada um com a sua opinião, mas olha que não sei quem é o maior Big Brother. Se a Apple se a Google. Basta fazeres uma pesquisa no google com sessão iniciada na tua conta, e sem sessão iniciada, para veres como os resultados da pesquisa variam. Variam, porque coleccionaram informação acerca dos teus hábitos de pesquisa. Já para não falar que também monitoriza os teus emails…

        Sinceramente se não querem um big brother, desliguem tudo o que é tecnologia, porque a partir do momento que se ligam à net, estão feitos ao bife…

    • Mário Cavaco says:

      Se queres que te diga, tenho um iPhone e é uma bela treta, está na gaveta…
      Optei por Android, com mais bugs sim, mas mais liberto do BIG BROTHER da Apple…

      • Nunes says:

        de que maneira é que a Google é menos Big Brother?
        Ou será que por te dar publicidade e coisas de graça é mais fácil de engolir?

        • Nelson says:

          Se fosse só a pub…

          Pensem bem, porque é que a Google patrocina o Android?

          Porquê?

          Acham que a Google é o quê? Uma caridade? Uma igreja? Uma ONG?

          É uma empresa!

          E o negócio da Google é traficar informação!

          Vivemos na idade da informação, e a Google é a petrolifera do século XXI! Não é ela que fabrica os carros, não é ela que destila a gasolina, nem que constroi a estradas… pelo menos sozinha, porque tem participações nessas indústrias todas.

          Mas é o pilar fundamental da sociedade moderna: o acesso á informação… só que ao preço que eles querem!

          Por isso é que tento sempre evitar a Google!

          Pesquisa? Microsoft Bing ou Duck Duck Go

          E-mail? Obrigado Apple

          Pagamentos Online? Paypal serve bem

          Social Networking? Facebook e Linkedin

          Etc… só uso a Google mesmo pelo Youtube, vou pondo os meus ovos em vários cestos, assim, nunca hão-de descobrir muito sobre mim, pois falta-lhes o “algo mais”…

          Por alguma razão é que a Google tanto aposta forte no Google+, mas a elite (early adopters), que sabem das coisas, não aceitam (pelo menos enquanto não recebem um cheque todos os meses por isso)…

  2. Pedro Alves says:

    é um fake …
    a pessoa acertou à segunda vêz no código por ela selecionado …
    por favor , sejam mais criteriosos nas vossas pesquisas …

  3. says:

    Pq não fazem isto para o Wp8 também, quando sai um update?

    • MigM. says:

      Fazem testes de segurança e em busca de bugs a todos os sistemas operativos. Há bugs e falhas mais graves que outras.
      O WP tem bugs básicos mas não colocam em risco a segurança do sistema.

      Neste caso acredito que nos próximos dias vá sair um update… e lá vão os servidores rebentar de novo.

  4. João Pereira says:

    Podia deixar este tópico em atualização.. assim escusavam de criar outro caso apareça outra falha. Apenas uma sugestão…

  5. André Gomes says:

    Tentei replicar o processo e no meu não funcionou. Terá a ver com o modelo do iPhone? O do vídeo parece um 4, eu estou a usar o 5 com a GM.

  6. Tiago says:

    Pá a mim…..o iPad tem bloqueado….tenho achado mais lento. Ė um iPad 3….não e uma falha graveeeeee mas.. A Apple já me tinha habituado a uma fluidez que não encontrava noutros dispositivos.

    • João says:

      Não digas isso que vais ser corrido a pontapé. 😉
      Há por aí quem diga que um produto Apple não bloqueia!!!

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      Lá está. Estou a escrever de um iPad 3 é a fluidez está a 120%. Com a confusão que há nos comentários entre pessoas com problemas reais, ranhosos a fingir que têm equipamentos e outros a armar ao pingarelho torna-se difícil dizer alguma coisa. Porque obviamente o que referes tem solução. Não sei é se vale a pena escrevê-la, outra vez.

      • Nelson says:

        Mesmo… É o nível dos fãs de Android… A fazerem-se passar por utilizadores apple…

        Ainda tenho um iPad 2, e não noto diferença nenhuma, aliás, até noto maior rapidez a mudar de app para app!

        E se funciona bem no meu “paleolítico” iPad, não vejo porque não funcionar noutro dispositivo qualquer…

        Obviamente que não vai fazer do meu 2 um 4, porque isto funcionou bem desde o primeiro dia, ao contrário de máquinas que vem com outros sistemas operativos… Tipo quando saiu o Android 4.0…

        • Mário Cavaco says:

          Apenas um pequeno reparo…
          Não é à toa que aqui na empresa que trabalho, uma grande neste país de treta…
          Que todos os administradores se mudaram dos iPhones 5 para Galaxys S4…
          Tenho um iPhone e um S4 que como é obvio foi a empresa que forneceu de borla.
          Não critiques os sistemas operativos de outros, porque o jailbreak em si já é uma falha de segurança.
          Falhas, bugs e afins são coisas que existem em todos “todos” os SO’s.

          Sou programador e sei perfeitamente que é impossível prever e rectificar todos os bug’s.

          O que denoto é que uma grande parte dos utilizadores de iPhones que comentam são um pouco arrogantes, denegrindo a imagem dos outros só porque não pagam balurdios por um telefone.

          Acho que no dia em que todos os fabricantes de SO’s e utilizadores deixarem de ser um arrogantes as coisas irão evoluir no bom sentido e não no sentido da arrogância, mesquinhismo.

          Deixem-se de tretas do este é melhor e aquele é pior.
          Todos têm coisas boas e más, é a evolução normal das coisas. Aprendam a ser sociais e não acéfalos arrogantes.

          Até o telefone mais rasca do planeta tem coisas boas…

          • Ricardo says:

            LIKE

            Haja alguém com bom senso… cada SO tem as suas virtudes e os seus defeitos… e basta saber conviver com eles… pessoalmente gosto mais do IOS do que do Android, e gosto mais do IOS 6 do que do IOS 7… a minha única critica ao Android, e não é ao SO em si, mas sim às marcas que vendem equipamentos com o Android, é a grande falta de suporte (exemplo ofereceram à minha mulher à uns 2/3 anos atrás um tablet da HTC com o Android Jellybean, passados cerca de 6 meses apareceu uma nova versão do Android e a HTC pura e simplesmente não deu suporte para o seu upgrade… para mim a culpa não é do Android, mas da HTC e como tal costumo dizer equipamentos HTC nunca mais)… ao contrário a Apple, só este ano é que considerou o 3GS obsoleto (cerca de 6 anos após lançamento) e como tal fora de novas actualizações de SO… não é a diferença de SO’s, mas de tratamento a nível de suporte das marcas, e aí segundo a minha experiência a Apple é imbatível (já vou no 3.º iPhone 5 dentro de garantia, com garantia sempre renovada em +2 anos à data de entrega do novo equipamento, tendo direito a equipamento de substituição enquanto analizam o problema, enquanto fui consumidor de Communicators nunca a Nokia me tratou dessa forma nem a Samsung ao meu pai quando teve o problema com o S3 dele) – mas isto é a minha experiência pessoal…

          • Nelson says:

            Só porque não pagam balurdios por um telefone?

            Só nesta, já foste… vai ver quanto custa esses “telemóveis dos pobres” dos S4 e isso…

            A única coisa melhor que o S4 tem, é que é mais fácil de exibir, é maior, já tem status e um ecrã grande e brilhante a chamar…

        • Bruno Silva says:

          @Nelson. instalei no iPhone 4 da minha mulher o ios7 e o raio do iPhone quase morre. mesmo. no meu iPhone 5 ficou muito melhor que antes. até a bateria está melhor

        • Luís says:

          É cada teoria… Que fanatismo mais absurdo…
          Agora não podem haver pessoas descontentes com os seus iphones? Mau era, pelo valor que pagaram, é um absurdo estes erros.
          Continuem no mundinho da maçã

      • Sergio J says:

        Viva,

        Acho que sabes que eu sou insuspeito. Tenho um 4S e estou com lag. Já fiz reset as configuraçõs, melhorou, mas não ficou ao nivel do que estamos habituados.
        Este tipo de problemas nao acontece com todos, pois se assim fosse com certeza estaria corrigido de base.
        Tive a Beta 1 e a Beta 5 e nunca me aconteceu. Só mesmo na realease

        • Sergio J says:

          note-se, insuspeito, porque os meus posts são claros que tenho iphone e ipad, porque em termos de credibilidade a minha opinião vale tanto como a dos outros

        • Benchmark do iPhone 5 says:

          Faz um restauro. Cria uma cópia de segurança e faz o restauro com o iTunes a partir da cópia de segurança. Há um post recente que até tem as duas cópias de segurança, via iTunes e iCloud. Vais ver que é remédio santo. O mais que perdes é um nome nos contactos (não confundir com o restauro como novo, nem usar PCs rasca tipo Eee PC).

        • Nelson says:

          Não estou a dizer que não… mas com cada história de terror que se houve…

          É a primeira versão… daqui a nada, sai a 7.0.1 e deverá melhorar a performance e limpar os bugs vistos até agora, como este…

          Não esquecer, que estamos a falar de uma jogada forte, quando a Apple lança uma atualização completa (como esta), estamos a falar de começar tudo de novo, como está descrito “nos livros”, não é como o Google Chrome que já vai na versão 20 e tal ou 30!

          • Sergio J says:

            Sim não discordo e não estou para aí a desbaratinar. Mas há muita gente a queixar-se do mesmo problema. Já li em alguns sitios que o restauro nao melhorou

      • k says:

        Eia, vai la com calma. Só porque tu não tens problemas não significa que os outros não possam ter. Há muita má língua, claro, mas também há muita gente com problemas reais ou então a apple não precisava de ter um centro de apoio ao cliente onde caem montes de chamadas ao dia com todo o tipo de problemas. Tenho 2 amigos a trabalhar lá, um na parte dos macs e outro na parte do ios. Ambos tem historias de ficar de boca aberta. Se não fossem quem são (porque sei que são pessoas credíveis) algumas são tão inéditas que não sei se acreditaria.

        • Tiago says:

          Tks……efectivamente tenho iPhone 3GS, iPhone 5 e iPad 3….e notei algum lag no ipad3 como referi……já fiz restauro, melhorou alguma coisa, mas…….lá está. Algumas apps Tb bloqueiam e fecham espontaneamente. Esperar para saírem novas actualizações das mesmas (mas o mesmo já me aconteceu só se entrar nas definições) algo que nunca tinha acontecido com outro iOS, pelo menos que me lembre. Cumps

      • João says:

        Eu estou a escrever a partir de um pc mas tenho um ipad 4 e a fluidez é de 70% comparado ao ios6. Bug quando fecho apps com os 5 dedos, bug no multitarefas em que empurro as apps elas fecham e o icon delas continua aberto logo acabam por continuar abertas, varios crashs na app mail. Mails todos lidos mas por vezes aparece que existe por ler quando esta tudo lido. App store por vezes nem sequer encontra as apps simplesmente nao faz nada ( pode se dever a muita gente a usar isto nao sei ) queres mais? Simplesmente é vergonhoso apresentarem um produto destes ao consumidor. Tenho ligo que no iphone esta impecavel. Para ipad 4 ( mini nao sei ) esta vergonhoso. Ou é só a mim que isto acontece ou então não sei. Mas que isto nunca deveria estar assim isso é certo. Deixou muito a desejar.

        • Benchmark do iPhone 5 says:

          A actualização envolve à volta de 700 milhões de utilizadores, num ou outro caso corre mal, é dos livros. Faz o restauro que refiro acima que isso passa.
          Quem anda nisto há mais tempo sabe que é assim. O teu iOS 7 não ficou bem instalado. Só isso.

          • João says:

            Exatamente igual. Tudo na mesma. Desde os betas que assim vem.

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Então restaura como novo. Vais ter que voltar a instalar todas as apps extra, porque só ficam as de origem. Perdes os dados e as definições. O restauro como novo faz-se nos casos extremos em que o restauro a partir da cópia de segurança não resulta.

            Não há nada que não se resolva. Apps que crasham tens que esperar que os developers as actualizem. Funcionamento do App Store tens que esperar que normalize. Só estava preocupado com a fluidez, de o iPad 4 não estar a responder como devia (não é numa app ou outra que tenha problemas de incompatibilidade com o iOS 7).

            Indiquei-te a solução que conheço.

          • João says:

            http://youtu.be/sVIjnJ3NqOI

            Olha aí, muito do que me acontece. Ele não falou dos 5 dedos a fechar apps mas tudo o que ele mostra me acontece e já restaurei já fiz tudo e está sempre igual

        • justanotherone says:

          Sempre que me lembro de aconselharem, a cada major update, fazer um restauro completo. Poe o iOS de novo, e experimenta, sem fazer restauro. Depois faz restauro, e experimenta. Se houver diferença, como já alguém disse, ficheiros ou cache ou raio ca parta para ai perdidas que podem, e trazem, problemas. (se tinhas jailbreak antes, então ainda pior).

          Tive desde a beta 1 até a GM num 4s, e sem problema algum (menos algumas aplicações que não tinham update e crashavam, mas, era Beta não posso queixar). Tive a beta 4 e 5, mais GM num ipad retina, e sem problema algum.

      • Tavares says:

        “Lá está. Estou a escrever de um iPad 3 é a fluidez está a 120%”.Caramba…esse iPad “rebenta” com a escala.Eu fico satisfeito quando qualquer “coisa” funciona a 100%…rsrs!!

  7. Liph says:

    mais uma noticia desgostosa para o nosso Vitor! Ele q até usa a versao 7 ha ja uns tempos…

    • Vítor M. says:

      Por acaso não, até porque esta falha não me afecta. E sim uso desta a beta 1. Tu não, desconheces o que é este sistema, e garanto-te que perdes imensos conhecimentos 😉 ficas mais pobre e deixas de acompanhar a evolução do mundo tecnológico. Isso é o preço de achares que estás do lado certo, pelos vistos, não estás 😀

      É assim a vida 😀

  8. TIago says:

    Se fosse outro autor seria a falha mais avançada do mundo 🙂

    • João says:

      Sem dúvida!!!

      Aliás seria uma falha que todos os outros sistemas operativos gostariam de ter…

    • João says:

      Ou então seria a falha que todos os outros Sistemas Operativos gostariam de ter!!! 😉

    • Nelson says:

      Pois, mas é uma falha que já vai em ⅓ da “população” iOS…

      http://www.idownloadblog.com/2013/09/19/ios-7-third-upgrade-in-16-hours/

      Ou seja, por esta altura, já estamos certamente mais atualizados que o universo Android está face a uma versão que saiu há 14 meses!

      Nem falo da versão 4.2, que nem 10% tem, e a versão 4.3, é para quem? Quem usa Cyanogenmod e Nexus, né?

      • Miguel Lourenco says:

        Deixem-se disso… é tudo uma questão de gosto pessoal. Já parece o outro, juntas as fontes do windows phone e as notificações do android e tens o IOS7 😉

      • Jarda do Demónio says:

        Não gosto muito de começar com guerras parvas mas o senhor é daqueles Apple doentes.
        Sabe o que significa AOSP?
        Investigue pois é isso que Samsung e outras OEM utilizam.
        O Iphone, smartphone da Apple, e o Nexus, Smartphone da Google, estão actualizados e tal como a Apple o rollout tb demorou um bkado.
        Por isso deixe la de ser doente e não compare alhos com bugalhos.

        • Nelson says:

          Eu sei muito bem, investigue você, aliás, até usava AOSP, agora uso CM, baseado em AOSP.

          Isso tudo é muito bonito, fora o facto de instalar outros firmwares (ROM) na maioria dos telemóveis, anula a garantia.

          Por isso é que são vendidas algumas edições “Google Play Edition”, com AOSP.

          Só uma minoria é Nexus… então nos smartphones…

      • Profect says:

        É assim ou tu és burro ou estupido.. Vamos lá ver se consegues evoluir o teu grau de inteligência..

        A google disponibliza actualizações para os seus aparelhos, tal como a Apple o faz para os Iphones.. Se existem outras marcas a usar Android a Google não se vai responsabilizar por SO’s alterados por outros.. Quem tem Android puro tem as actualizações em dia.. A google não vai andar a actualizar Galaxys S4’s. Quem compra esses modelos arrisca-se a ter poucas actualizações.. Isso é lógico!

        Mete na cabeça que a Google para além de mandar as actualizações para as marcas, apenas se interessa com os “seus” aparelhos. É que por outro lado é completamente ridículo comparar o Android puro com Android das marcas.. Agora nem toda a gente tem dinheiro para dar 300/400 euros por um Nexus, e compra Android’s baixo custo.. Agora essas pessoas também têm que ter consciência que não vai ser um telemovel continuado a nível de SO porque a maior parte das marcas só quer vender.. Não se pode comparar a Apple porque a Apple não tem telemoveis de baixo custo.. pelo menos eu não considero 600 euros baixo custo.
        Se toda a gente tivesse dinheiro para comprar Nexus, tu vias que para além de ser o SO mais usado do mundo passaria a ser o mais actualizado.. Como existem realmente smartphones de baixo custo isso não acontece.. LÓGICO!

        Não entendo porque te incomoda tanto o Android.. Se gostas do IOS força, agora em vez de estares sempre a fazeres comparações ridiculas, experimenta meter nivea..

        Preocupa-te com os bugs do IOS e deixa o Android em paz.. Daqui a bocado acusas a Google pelos bugs da Apple!

        • Ru1Sous4 says:

          Algum gráfico com a percentagem das versões android nos Google Devices?

          • Profect says:

            Cheguei a ver na altura que foi lançado o Nexus 7(1ª geração), mas recentemente não voltei a ver, mas também com os HTC One’s e S4’s Nexus Experience, acredito que muito tenha mudado.. talvez se diga alguma coisa depois de 14 de Outubro se os rumores forem verdadeiros..

          • Profect says:

            *Google Experience

        • Nunes says:

          Na verdade também não é um mar de rosas na gama Nexus!
          Para além dos updates nem sempre saírem ao mesmo tempo para todos os modelos, já houve mais do que 1 modelo com menos de 2 anos de suporte, e ainda se está para ver algo que se aproxime do que a Apple oferece em termos de suporte.

          E a tua visão relativamente à responsabilidade da Google é um pouco desconcertante! Foi a política da Google que permitiu que se chegasse a esta situação. Não vês tal coisa com o Windows Phone, nem com SO em computadores.

          • Profect says:

            “E a tua visão relativamente à responsabilidade da Google é um pouco desconcertante!”

            Acho que não é bem por aí.. o Android é open-source.. isso muda muita coisa e torna sim completamente diferente quando comparado com políticas tanto da Apple como da Microsoft..

          • Nunes says:

            sabes muito bem que não tem nada a ver com ser Open Source. Estás a até a argumentar uma coisa bastante distinta do que defendeste antes!
            A provar isso está o facto de não precisares de esperar por nenhuma companhia para instalar um, entre vários, SO open source num computador, mal saia para o público.

            O que tu vês é uma consequência da política da Google logo ao início para cativar todas as marcas e operadoras; tudo para ultrapassar a concorrência, com nenhuma preocupação por quem teria de usar os dispositivos

          • Profect says:

            Não percebeste.. É politica da Google não actualizar tudo ao mesmo tempo é!

            Que preocupação é que deveria ter? Se os que têm Nexus têm as actualizações quando saiem.. O resto são politicas das marcas, e em nada têm a ver com as politicas da Google, isto nos lançamentos.. a google não pode obrigar a Samsung a actualizar tudo num Android alterado.. “que não lhe pertence”

          • Nunes says:

            É política da Google não actualizar tudo ao mesmo tempo? então é política da Google fornecer um sistema ao mundo que para muita gente vai ficar desactualizado em menos de um ano

            “a google não pode obrigar a Samsung a actualizar tudo num Android alterado”
            parece que tu é que não percebes que o problema está na Google ter permitido que os updates do sistema ficassem dependentes desta maneira dos fabricantes. Bastava terem desenhado o sistema e distribuição para evitar isto, um pouco à imagem do que a Microsoft fez

          • Profect says:

            Nunes, aí entra a parte de ser open-source.. A google lança nova versão.. quem quiser vai lá e altera.. o que alterarem é da responsabilidade deles, não da Google..

          • Nunes says:

            @ Profect
            não! Ser Open Source não explica isso. A Google estabeleceu acordos com fabricantes e operadoras (a famosa Open Handset Alliance) que governam as políticas de utilização do Android em telemóveis! De tal forma que certas variantes usadas por determinados fabricantes chineses foram completamente cortados do suporte da Google, e outras variantes não têm qualquer acesso a serviços da Google, que não são Open Source mas fazem parte de todas a experiência Android
            São esses acordos que criaram esta situação no Android.
            Ou será que vamos esquecer que o Android foi criado pela Google e licenciado a todos segundo os termos que a Google definiu?

  9. Nunes says:

    podiam ter referido que as pessoas têm forma de evitar o problema.
    basta ir às definições e bloquear o acesso ao painel de controlo no lock screen

  10. Benchmark do iPhone 5 says:

    O tipo é encartado a passar bloqueios de ecrã 🙂
    Tortura o iPhone até mais não e encontra uma falha. Já tinha feito o mesmo com o iOS 6.1.3
    Curiosamente lembrava-me.
    Eu não consegui reproduzir.
    http://www.forbes.com/sites/andygreenberg/2013/09/19/ios-7-bug-lets-anyone-bypass-iphones-lockscreen-to-hijack-photos-email-or-twitter/

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      Já agora, indo ao link, vale a pena ver a “entrada” que extá à esquerda ”
      Hackers Pool Together A Reward For First To Hack iPhone’s Fingerprint Reader”.

      Com Rodriguez Barraquito a testar o bloqueio de ecrã e os hackers o leitor de impressões digitais não escapa nada 🙂

      • Nelson says:

        Dificilmente vão arranjar um hack legítimo… 😀

        O leitor de impressões digitais vive num sistema completamente á parte, com o seu próprio CPU, RAM e memória… ligado por um cordão umbilical ao iPhone, que só serão aceites as mensagens válidas…

        Podem arranjar maneira de pôr aquilo a funcionar com outras Apps que não as da Apple… mas sacar as impressões digitais, que é o que interessa, duvido muito…

  11. Já não é a primeira vez que a Apple tem uma falha de segurança com o ecrã bloqueado. Se bem me recordo, uma anterior consistia em utilizar uma capa de protecção com o sistema de desbloqueio automático onde, mesmo com pin, usando umas técnicas manhosas era possível desbloquear o ecrã.

    Enfim… esta é só mais uma…

  12. HumHum says:

    LOL! Good work Apple =)

  13. Ricardo says:

    O sistema operativo móvel mais “avançado” do mundo com uma falha destas…?

  14. Ana says:

    Que grande cena.

  15. Pedro A. says:

    Tanta pressa e afinal tem uma falha grave!!!

  16. Ana says:

    Agora nem este site consigo abrir i9v.me/enfb

  17. Benchmark do iPhone 5 says:

    Como o pessoal está muito divertido, já experimentaram pesquisar por “bypass lockscreen samsung” ?

    https://www.google.com/search?q=bypass%20lockscreen%20samsung

    • João says:

      Mas por que raio vêm os android boys comentar estes posts?

      Podiam continuar a masturbar-se mentalmente pelo facto de terem comprado cópias manhosas ao mesmo preço ou mais caras do que o original! (e isto para nem referir performance)

      • galo says:

        LOL..essa correu-te mal João..disseste isso logo após um apple boy chamar ao assunto o “android”.

      • Benchmark do iPhone 5 says:

        Este era o que estavam à espera – as grandes falhas no novo iOS. Calha o passar o bloqueio de ecrã afectar todos. As piadas que digam ou deixem de dizer não me aquentam nem me arrefentam.

        Agora os ranhosos que fazem de conta que têm um iPhone/iPad para descreverem os supostos problemas só a chapada. Às tantas há mesmo alguém aflito porque a instalação do iOS correu mal e ninguém liga porque se pensa que é mais um dos tais.

        • Jarda do Demonio says:

          Pergunto te se consegues fazer o mesmo num Nexus…
          Afinal p comparações de sistema, há que comparar a ultima versão IOS, com a ultima versão Android…

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Quando é que saiu a última versão do Android ? Até há um dia atrás a última versão do iOS era a 6.1.3. – também te podia perguntar se podias fazer o mesmo (houve uma forma, descoberta pelo mesmo gajo do post mas foi corrigida).

            Isto, lá muito remotamente, pode ser chamado um erro de programação. Aqui o novo não quer dizer menos vulnerável, é o contrário. Quer dizer que ainda ninguém passsou dias e dias a dar toques no ecrã para encontrar uma nova (não é a mesma que antes foi corrigida) sequência de toques, que permite um acesso, bastante limitado, ao equipamento. Mas é falares com o Rodrigues “Barraquito” e dar-lhe um Nexus que logo se vê.

          • justanotherone says:

            bypass nexus lock screen @ google

            Fiquei sem perceber se sim, se não, porque grande parte dos “puristas” do Android poe outra rom qualquer.

            Isto dá/deu para fazer em quase todo o SO. É grave? É. Preocupa-me? Nop. Se tenho informações demasiado importantes (seja pass de algo, cartao de credito wtv) não vou por num dispositivo móvel e pequeno com risco de cair do bolso ou ser roubado. Não faço intenção, assim como todos, que isso aconteça, MAS, por amor de deus….

          • Nunes says:

            se bem me lembro a Google queria que as pessoas desbloqueassem o telemóvel por reconhecimento facial!
            bastava uma fotografia para se ter acesso completo ao telemóvel
            Com este bug apenas acedes às fotos, não consegues aceder a mais nada!

    • Pedro says:

      Caso não te lembres, quem é que se proclamou sistema operativo móvel mais avançado do mundo?

    • João says:

      “bypass lockscreen samsung”?!?!? Isso é simples pois é Android e não é, e passo a citar, o “sistema operativo móvel mais avançado do mundo”.

  18. Tiago says:

    Testei mesmo agora! De facto aparentemente parece uma falha, mas a realidade é que só mostra as aplicaçoes que estao a correr,ou seja não temos acesso a elas! Nem fotos nem nada…

  19. Rui says:

    Não acredito que o ios 7 só foi o mais avançado do mundo por um ou dois dias!

    No meu ipad 2 deixei de vizualizar os vídeos em ambas as apps que os abriam.

    • Rui says:

      Quer o playerxtreme, como o Oplayer hd lite.

      • BrunoM says:

        E a culpa é do ios? Se calhar é problema das aplicações de não serem actualizadas como deve ser e ter elas próprias bugs, as duas que eu uso no iPad mini e no iPhone 4 funcionam sem problemas, aliás até estava a espera de uma ou outra app dar o berro e o certo é que parece estar tudo a 100%

    • Pedro Pinto says:

      Buracos nas plataformas móveis…é coisa que nao falta por aí 🙂

    • galo says:

      Se era o “mais avançado” não é por esta falha que o vai deixar de ser…todas as plataformas têm os seus problemas.
      Agora outra conversa será considerar “o mais avançado” como “o melhor”…o que não é necessariamente verdade 🙂 E
      muita da “discussão” por aqui deve-se a essa consideração 🙂

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      Mas há quantos anos fazes actualizações ? Nunca te tinha acontecido haver apps que deixavam de funcionar até serem actualizadas para a nova versão do iOS ?

      A ver se eu entendo. É a Apple que tem que fazer um iOS compatível com as apps existentes, ou são os developers que têm que fazer as actualizações das apps para o novo iOS ?

      Não tivestes actualizações de apps às carradas nos últimos dias com a indicação de serem compatíveis com o iOS 7 ?

      • Rui says:

        Já actualizei este ipad 2 até chegar ao ios 7 e só agora os leitores de vídeo falharam.

        Não sei se já ouviste falar em retrocompatibilidade, se ela não existe com o ios 7, então nem vale a pena actualizar. Essa é boa, uma actualização disponível desde o ipad2 ao 5 obrigar a actualizar as apps todas, fazes ideia do que dizes?

        • Benchmark do iPhone 5 says:

          Não é das apps todas, é das que forem incompatíveis. Se só agora te aconteceu com duas apps, ao fim de vários anos, não são todas. Agora, que algumas precisam de ser actualizadas se não deixam de funcionar bem faz parte do b-à-bá.
          Não teres dado por isso só mostra que a rectrocompatibilidade existe.
          No Windows é o mesmo e no Android não conheço mas não pode deixar de ser

          .

  20. Link says:

    eu não percebo mesmo qual a utilidade de ter acesso aos paineis de notificações e definições no lockscreen. Principalmente se temos código de bloqueio isso devia desaparecer logo. Então…? Estão com problemas em ver as fotografias mas ter acesso aos “eventos” do calendário nas notificações não é falta de privacidade? …

  21. Sergio J says:

    Uma pergunta que sempre me intrigou. Há assim tanta gente a utilizar o bloqueio do ecran?

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      Entre 60% e 70% (estou a falar de memória, mas os números são esses).

      Uma questão que sempre me intrigou foi como é que havia pessoas que não bloqueavam. Conheço uma ou duas, dizem que assim é mais fácil e não têm lá segredos nenhuns. Eu tenho, mesmo usando apps como a 1Password, para guardar passwords, etc, ficam os emails acessíveis (porque andar a escrever nome e password cada vez que quiser ler um email não dá).

      Uso um código numérico simples de quatro dígitos. A partir de 10 tentativas falhadas o iPhone elimina os dados. Resultado, não mudo o código há uma data de anos para não me esquecer 🙂

    • k says:

      Sim, 99% das pessoas que conheço usa. Mas mais numa de evitar fazer algo com o telefone acidentalmente do que como medida de restrição de acesso a terceiros de informação importante. Os meus lockscreens estão sempre limpos de qualquer tipo de atalho ou facilidade por esse mesmo motivo, acaba por derrotar o propósito. Para mim, um lockscreen deve ser algo simples cujo proposito é evitar acesso acidental. Um bloqueio contra terceiros é uma extensão natural dessa funcionalidade. Acesso fácil a tralha toda com atalhos e whatnot, é a função do home screen. Seja um personalizado no android ou algo mais simples como a disposição imediata de todas as apps do ios.

      • Sergio J says:

        pessoalmente nao conheço ninguem que use, por isso o meu espanto. Eu acedo ao telemovel dezenas de vezes por dia, estava desgraçado se tivesse que andar sempre a meter pin. Se calhar preciso do 5S 😀

        • Ricardo says:

          De repente posso-te apresentar cerca de umas 200 pessoas… Mas é questão da utilidade que se dá ao equipamento, quem usa só para telefonar, música e FB pouco mais que os contactos e música deve ter… agora quem usa para fazer ligações vpn, de certeza que tem código…

          • Sergio J says:

            Eu tenho a minha vida toda lá,tanto pessoal, como profissional. Dou um uso intensivo ao telemovel e não me passa pela cabeça colocar pin. Literalmente teriam de meter pin entre 100 e 200 vezes por dia 🙁

          • Ricardo says:

            Pode custar no início… mas posso-te dizer que está já tão arreigado no hábito (desde 1997 com o velho Communicator 9000 ils), que o faço automáticamente sem dar por nada, e não demoro mais do que 1 seg na transição do deslizr o dedo até aparecer o home screen…

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Vai rezando, para o santo não se distrair.
            Ou compra um 5s se o desbloqueio for (quase) instantâneo.

      • Nunes says:

        as estatísticas que circulam por aí indicam que cerca de metade das pessoas não bloqueia o telemóvel com qualquer código

    • Pessoas que tenham, por exemplo, email da empresa configurado no telemóvel normalmente são obrigados a bloquear o ecrã devido a segurança imposta pelos administradores.

      Outra razão, para além de pessoas poderem mexer facilmente no que lá tens, evita-se o envio de emails para os amigos do género: “Adoro chouriço, quanto maior melhor e como tal, hoje pago um almoço!” 🙂

  22. JMCS says:

    Dá a impressão que esta é a versão NSA: Cheia de buracos…

  23. sakura says:

    cencurado….. a politica da apple é muito fraca sempre foi. pq visa o lucro, e os clientes de certo nivel podem “recorrer” e o banco devolve os euros…… o ppl não quere matar a galinha dos ovos de ouro.
    a apple é 100% segura e não tem virus. isso aconteçe ate ao ie11 são bug na programação…….

    nota:para o resto dos mortais, banco windows 8 e ie 10. update.

  24. Abílio says:

    Levem isto com humor. Esta do ecrã de bloqueio, tal como o do relógio já são clássicos, imagens de marca 😉
    Atenção que uso iphone há 4 anos.

  25. MigM. says:

    Bom dia! Já estão mais calmos? Dormiram o suficiente para aliviar essa pressão de que nem tudo é perfeito? Há coisas mais importantes na vida que um telemóvel. Vocês chateam-se mas quem ganha os milhões são os outros… vocês ainda pagam para se chatearem!

  26. Bruno Nunes says:

    O meu ipod touch não recebeu o ios7 é normal?

    abraços

  27. Freud2004 says:

    Ai, ai, ai um bug, epá nunca pegeuei num SO que não tivesse bugs e às carradas. O windows ( em especial o 7 ), foi testado e pirateado em beta, e mesmo assim a versão final tinha N falhas. Porquê o espanto?

    Mesmo assim não encontrei ainda bugs no iOS7, isto é uma falha de segurança e não um bug, o iOS6, tinha bugs graves, ficava sem rede de um momento para o outro fincando impedido de receber ou fazer chamadas, corrigido na versão 6.0.1. Isso é um bug grave…

    Abraços

  28. Nuno Mendes says:

    De salientar também que o acesso aos Contactos, através da partilha das fotografias, significa que se consegue aceder aos detalhes dos Contactos ao enviar fotografias por SMS, ficando ainda com mais severidade este bug.

  29. Joao says:

    Falha grave é meterem codigos secretos e passwords e fotos menos apropriadas num dispositivo que andam para todo o lado e podem no perder a qualquer hora…

    • Ricardo says:

      Desde 1996 que tenho telemóveis, até hoje nunca perdi nenhum (que o diabo seja cego, surdo e mudo), só um amigo do alheio é que me roubou um Communicator 9210 no dia 24 de Maio de 2004 ao sair de uma estação de metro (com toda essa info dentro dele – mas que foi limpa numa questão de minutos assim que tive acesso a outro móvel). Eu não consigo perceber é as pessoas que andam com smartphones e depois andam com uma carteira cheia de papelinhos com notas de reuniões, aniversários, fotos apropriadas ou não, códigos, etc… Mas cada um sabe de si.

  30. Paulo says:

    Boas,

    acho mal ter o bug, mas tb n acho muito grave uma vez que a apple deve corrigi-lo em breve, uma vez que somente apos a distribuição em massa é que se acham os bug’s todos.

    Mas acho que o pessoal esta a crucificar a apple ou outra marca que fosse injustamente – eu nao conseguia advinhar aquela sequencia sem querer, foi alguem que teve de tentar centenas de vezes ate conseguir achar um erro.
    eu acho que uma pessoa que tenha um iphone dificilmente sem um manual consiga dar a volta a segurança do telefone. mas claro esta ha sempre quem leia estes foruns e assim saiba como hackar os telemoveis, sejam eles de qq plataforma.

    para as pessoas normais acho que ninguem deve se preocupar de maneira a tirar o sono, uma vez que elem de normalmente o telemovel estar sempre connosco. dificilmente alguem advinharia a sequencia correcta nos poucos momentos que tivesse um iphone na mao.

  31. Carlos says:

    Ufa!

    Já estava a ver que era desta que saia uma versão do iOS sem um buracão no lock screen.

    Ainda não foi desta!

    Felizmente ainda há tradições que se respeitam!

  32. Zé Cerqueira says:

    Androiders be like :b

  33. SJ says:

    Existe um outro pequeno ‘bug’ que acredito que ainda ninguém referenciou. Ao tentar mudar a imagem/fotografia em wallpaper esta aparece com ‘zoom’ e e impossível fazer ‘zoom out’/ ‘resize’.

  34. Pedro Pinheiro says:

    É uma falha!
    Quem estiver preocupado com a falha de segurança tem uma maneira simples e rápida de a resolver. É restringir o acesso ao control center no lock screen.
    Estou certo que entretanto sairá update de SO a corrigir esta e outras falhas…

  35. David says:

    Faz-me confusão este atrito todo entre fãs apple e android e a quantidade de posts a atirar pedras uns aos outros.

    Ok, IOS7 tem uma falha grave…foi detectado há-de ser corrigido. Se bem me lembro ainda à pouco se falou de uma falha grave no Android.

    Parece-me que o síndrome de “a minha é maior que a tua” não tem cura e só muda mesmo o objecto em questão.

  36. ArTuRiX says:

    hahahahhahhaaaaaa farto-me de rir! Um SO infantil para as crianças brincarem!!!

  37. north says:

    A malta andorid anda a fazer uma campnha contra a Apple, credo. lol

    Nunca vi uma OS sair perfeita logo a primeira. Ou os andrades podem dizer isso? 😉

  38. Nuno says:

    Music wont sync on iOS 7 | Não consigo sincronizar musicas no IOS7
    È verdade, pelos visto existem mais problemas. Quero sincronizar as minhas musicas para o meu Iphone 4s e nada. Se virem este link (http://forums.macrumors.com/showthread.php?t=1638823) existem dezenas de pessoas com o mesmo problema.

    Alguém sabe o resolver?

  39. Paulo Ferreira says:

    Bom dia a todos

    Trata-se de um Bug sem qualquer importância, dificil de reprodução sem um manual ao lado e que certamente irá ser corrigido dentro de pouco tempo. Não tenho nenhum dispositivo IOS no entanto crucificar a APPLE por isso não é por aí. Ao criticar que se critique por razões válidas, não por essa.

  40. Rui Marques says:

    Para mim não é bug, pois só é possível aceder as fotos caso o iphone não esteja bloqueado por PIN. Experimentem colocar PIN para bloquear e vão ver que já não dá para aceder as fotos.

    Quando não usemos o PIN é só “passar o dedo” no ecrã para poder aceder ao iphone e a todo o seu conteúdo, por isso não faz sentido não estar disponível através do atalho da câmara.

    Para mim o mais grave é estar ou não a usar PIN e ter acesso à minhas tarefas (eu sei que dá para desativar, mas a meu ver devia vir desativo de origem).

  41. mind says:

    Amigos, só eu percebo um leve “lag” no 4S? Quando desbloqueio preciso esperar a animação de retorno dos ícones acabar e mais cerca de 1seg p/ funcionar o touch.. isso tá me irritando demais, sem contar a lentidão do facebook =(

    • Mário Cavaco says:

      Tenho um S4 e não tenho lag, confirma o que tens a ser executado e a memória livre.
      Dá uma vista de olhos em alguns videos explicativos de como melhorar a performance.

      • Pedro says:

        É S4, por isso é que não tem lag lol

        • Mário Cavaco says:

          O lag depende muito do uso que se dá ao aparelho, enche um iPhone ou S4, S3 ou outro qualquer de porcaria e montes de aplicações em memória e depois diz-me se tens fluidez.

          Se quiseres confirmar deixo-te aqui o meu numero e podes efectuar a confirmação pessoalmente, depois se quiseres posso aconselhar-te uma loja para comprares se quiseres LOL

  42. loki says:

    “Com um novo design e novas funcionalidades, o iOS 7 é o sistema operativo móvel mais avançado do mundo” So much was promised but so little delivered…

  43. Jorge says:

    Qual era a outra notícia??

    Janão me lembro ….há era esta

    Android com vulnerabilidade que afecta 99% dos equipamentos

    https://pplware.sapo.pt/informacao/android-com-vulnerabilidade-que-afecta-99-dos-equipamentos/

    Bastante fora do contexto….

    Mas como acham que a Apple está a sentir se em relação ao bloqueio da Apple TV 3??
    Falando mesmo no jailbreak como e possível na Apple TV 2!

    Eu sinceramente acho que eles se devem estar a sentir os maiores porque até agora…. Nada…

  44. Bruno Silva says:

    No iPhone 5 no dia que instalei o iOS7 encontrei 3 bugs. e nenhum era o referido aqui.

  45. Filipe says:

    Eu não sou a favor nem contra a Apple ou kk outro sistema operativo, mas coloco uma questão?
    encontraram um Bug (até pode ter mais, muitos mais) Mas e os outros sistemas operativos que ai andam quantos Bugs foram encontrados?????

    Será que se pode, mesmo para os anti APPLE, falar mal por alguns Bugs, enquanto outros têm cdezenas de bugs?

  46. Mario Junior says:

    Quase toda vez, o iOS vem com o mesmo erro. É impressionante. É só buscarem no Google, as notícias sobre bugs desse tipo no iOS.

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      Pesquisa também por:

      “Jose Rodriguez, a 36-year-old soldier living in Spain’s Canary Islands”:

      “I had a lot of time to look at the scenery, break the phone or write poetry while waiting for my boss, and I don’t write poetry and already knew the landscape by heart,” he tells me via instant message and Google translate. So he spent hours “trying everything that goes through my head…I submit my iPhone to cruel methods of torture.”

      Está num link que pus mais acima.

  47. MigM. says:

    A questão que se coloca é: esta falha já vem desde a versão beta 1 e não a corrigiram porquê?

  48. David Guerreiro says:

    A melhor de todas é esta falha nova
    https://www.youtube.com/watch?v=L_1Tary_Qoc

    Permite fazer chamadas para qualquer número com um telemóvel bloqueado. Basta ir para o menu de chamadas de emergência, marcar o número pretendido, e carregar rapidamente várias vezes no botão para chamar, vê-se o telemóvel a ficar doido, e aparece o logo da Apple e começa a efetuar a chamada.

  49. Ze says:

    Em Portugal existem x pessoas com iphones e y invejosos! Sem a Apple ainda andava tudo a carregar em botões da Nokia. Todos sabem mas gostam de ser do contra. Ah e eu n sou contra o Android e não tenho inveja de quem os tem!

    • Jorge says:

      Bastava patentear o gesto de zoom in zoom out!! Desde que apareceram os iPhones a partir dai sempre que vim um ecrã touch era a primeira coisa a faziam….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.