PplWare Mobile

Trocar botão do ecrã do iPhone pode bloqueá-lo permanentemente

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Miguel says:

    Empresa mafiosa…

  2. Miguel says:

    Existe forma de resolver mas os dados ficam para sempre perdidos.

    Ja resolvi isto em 2 equipamentos em que o botao foi dubstituido.

    A apple cada vez mais brinca com os seus fãs. ..

  3. Mark says:

    Segundo o que li isto é extremamente grave e a única solução é comprar um iPhone novo porque nao há hipótese de recuperação. Na pior das hipóteses que ficasse bloqueado até irmos a um agente Apple.

    Bem sei que os Envagelistas da Apple vão defender esta situação mas mas duvido se isto é legal.

    Isto é como comprar um carro e caso nao seja arranjado na marca deixar de andar e termos que comprar outro.

    • JBM says:

      Não tem qualquer comparação com um carro pois isto está relacionado com manipulação de hardware de segurança informática. A substituição de outro tipo de componentes não leva a isto.
      A Apple está a aconselhar as pessoas a contactar o suporte da Apple para resolver o problema, por isso pode ter uma solução para recuperação do aparelho.

      • Mark says:

        Segundo as notícias e relatos não há solução.
        Mas como eles são gajos porreiros a solução que oferecem é comprar um iPhone novo com desconto.

        • JBM says:

          Segundo as notícias o pessoal das lojas não tinha solução, mas isso não significa que a Apple não tem solução. A Apple tem formas de arrancar os iPhones com imagens externas do SO assinadas por si.

    • Ricardo Raimundo says:

      Exacto! ..e neste caso é como se a própria marca te desligasse o carro durante a revisão (actualização) porque descobre que foste a outras oficinas.
      Isto não viola alguma lei?

    • Andr8 says:

      há hipótese: vais a um centro de reparação autorizado, e o telemóvel volta a funcionar, os teus dados estão intactos!

      Já sei que vais olhar para o lado, e fazer de conta que é como tu queres que seja!

    • Jorge Carvalho says:

      è uma questão de segurança ! Além disso a reparação é que é mal feita.

      Abc

      • Mark says:

        Matar o iPhone e ter que comprar um novo como medida de segurança. Isso nao é um pouco radical?
        Acredito que a reparação possa ter sido mal feita, mas isto só acontece depois de ser actualizado. Se nao for actualizado é possível utilizar o iPhone.
        No máximo a Apple podia cobrar para substituir o sensor.

        • Jorge Carvalho says:

          Não ! è o certificado que foi á vida , e ele é usado para encriptar o tlm … Logo os dados ficaram inacessíveis . O telemóvel não morre …

          Abc

      • Paulo Neves says:

        Faz lembrar aquela medida de segurança de um dos carros do 007. Quando alguém tentava entrar, partindo a janela por exemplo, ele explodia. Eu sempre achei que era um pouco… como direi? Radical?

    • Mylittlelife says:

      Não sou i fan mas se o botão se estragar e reparado na marca ficar a funcionar e só por terceiros bloquear é aceitável (se o preço for aceitável) porque é um o elemento de segurança vital.

      Imaginem que o terceiro instala um mecanismo de cópia da impressão digital e instala uma App para enviar a cópia? O mesmo que uma fechadura num carro novo

      • Mark says:

        Se o touch ID deixar de funcionar é perfeitamente aceitável e até é uma boa medida de segurança. Mas daí a matar o dispositivo e ter de comprar outro é muito diferente.

      • jone says:

        E se instalar uma app que envia todos os dados do iphone? Nem necessita de trocar o botão.
        Isso são os argumentos de uma marca que quer sacar dinheiro aos utilizadores. Vêm sempre com o bicho papão da segurança para sacar dinheiro.
        E quem garante que o técnico da Apple não instala a tal app? Esses estão acima de suspeita?

        • JBM says:

          Os técnicos são certificados, identificados e auditados regularmente. Não faria sentido que componentes de segurança pudessem ser substituídos integralmente por qualquer pessoa sem estar credenciada para tal, isso derrotaria o esquema de segurança do aparelho.

          • jone says:

            Certificados??
            Acredito que a maioria saiba o que faz. No entanto, conheço gente que pouco percebe a trabalhar nas lojas da Apple. O pior exemplo foi uma tipa que trabalhava numa parafarmácia e depois foi para a loja Apple de uma cidade do Norte. Já faz manutenções e tudo e antes de lá entrar pouco mais sabia que ligar o computador.
            Além disso, numa loja ao virar da esquina, se se constar que anda a abusar da confiança, não dura muito.

          • JBM says:

            Não há lojas Apple em Portugal, há apenas revendedores autorizados, alguns deles premium. Em segundo lugar são poucos os centros de assistência autorizados da Apple, muitos deles nem são lojas, isto é, quase nenhuma das lojas que tu encontras por aí são centros de assistência oficiais para reparação, diria até que nenhuma das lojas que tu provavelmente estás a mencionar como da Apple é um centro de assistência – algumas nem serão revendedores autorizados.
            Quanto à tua teoria da loja ao virar da esquina a questão não é uma loja enganar clientes, a questão é que isso pressupõe que qualquer pessoa poderia contornar as medidas de segurança do TouchID em qualquer aparelho. Estás a ignorar que isto não envolveria só situações de arranjo do aparelho. Por isso só pessoas certificadas é que podem reparar o TouchID

      • MarioM says:

        E que garantia tens tu mesmo que quando usas um Iphone novo e activas o ID Touch não estás a partilhar o dedo com o mundo.

        • JBM says:

          porque o hardware não foi feito nem para guardar uma imagem integral da impressão digital, nem para que a informação guardada possa ser lida pelo sistema operativo.

          • MarioM says:

            Então tens a impressão digital, onde ?
            Um dia destes imenso pessoal vai descobrir que tem a sua impressão digital por sitios onde nunca esteve.

          • JBM says:

            a representação da impressão digital está guardada num “secure enclave” no SoC e é processada por um circuito com o seu próprio firmware. O SO apenas recebe a informação de validação ou não de autenticação desse circuito.

      • P says:

        acho que 200€ não é aceitável para uma reparação desse tipo. Pelo menos, esse era o valor que circulava numa outra notícia que li

        • Nitroglycérine says:

          Isso não meu! Eu vendo-te o meu IP4S por esse preço e não precisas de qualquer touch-ID… E ficas servido para o futuro. Não tem touch-ID, não pode ter o problema… e problema resolvido! he! he! he!

    • jone says:

      A Apple está a proteger uma das galinhas de ovos de ouro. Preços exorbitantes por componentes de tostões.
      O botão home para iPhone 6 à Apple sai por 3 euros ou menos. A reparação é feita em 20 min. Preço a rondar os 100 euros.

    • Renato says:

      Tenta mais tarde, porque não tens razão nenhuma.

      Eles dizem que é por causa do update, mas a verdade é que é logo, sempre foi, não têm nada que andar a meter peças de iPhones roubados!

      Eles que se queixem a quem fez o serviço!

      • MarioM says:

        A Partir do momento que eu compro um Iphone a propriedade do mesmo deixou de pertencer a Apple,até posso pinta-lo cor de rosa as bolinhas abri-lo fecha-lo mudar as peças etc.
        Como esta a ser feito é abuso de propriedade,isso nos tribunais ainda pode ser uma mina para o dono do iphone.
        É segurança a apple que repare ou troque.

  4. Vlad says:

    Os donos de iPhones são todos ricos e como tal vão aos agentes autorizados!
    /sarcasm

  5. Bruno Tavares says:

    Acho piada.
    Se ele bloqueia, a Apple é mafiosa porque bloqueia um telefone particular, embora a explicação seja totalmente lógica, e quem use um iPhone sabe perfeitamente que até o login no banco entre outros pode ser feito por via do TouchID, portanto garantir a segurança do leitor é de total importância.
    Se a Apple não bloqueasse, era a maior bandida porque deixava que se alterasse um leitor de impressões o que poderia permitir que num telefone roubado bastasse mudar o leitor para aceder a todas as informações incluindo bancárias…
    Aqui D’El Rei!!! Que a Apple é o anti-cristo…. presa por ter cão e presa por não ter!
    Eu ainda prefiriria ser criticado por excesso de zelo do que por ter N clientes qalegar que me tinham roubado a conta bancária!

  6. Antonio Santos says:

    Trabalho na área e acho que posso opinar.

    Este problema já é um pouco antigo e só ganhou notoriedade agora porque afetou um jornalista do the Guardian 🙂

    Esta error 53 acontece em 2 situações distintas.
    1º- Substituição do home button
    — Quando se substitui o home button por outro que não o original o equipamento funciona normal mas no entanto o leitor biométrico deixa de funcionar devido a estar pareado mas a funcionalidade de home button fica presente.

    2º- Proteccção Anti-Tamper
    — Se o equipamento detectar que foi aberto por alguém não oficial e mesmo que se tenha substituído só o lcd e use o antigo home button que esta pareado, mesmo que o equipamento fique a funcionar corretamente no momento, durante um update pode acontecer aleatoriamente este erro 53 e a informação do equipamento fica inutilizável.

    Imaginem que um dia de manha chegam ao vosso carro e tentam dar a chave e ele não pega e da um erro 53, só porque meteram líquido limpa para-brisas a 2 meses atrás numa oficina qualquer que não a oficial.

    A apple quer forçar o pessoal só usar serviço oficial, será isto uma boa forma de tratar os cliente, ou até legal?

    • OMG says:

      Bom argumento.

      Não sei bem que pensar acerca disto, mas não podemos conspirar contra o mundo. A empresa que repara o equipamento à partida não irá fazer “mal” nenhum com home buttons, têm uma reputação a defender.
      Um cliente satisfeito gera mais clientes satisfeitos. Poderá ser só uma mania da Apple.

      • JBM says:

        E como é que se vai saber se é um mero reparador honesto sem certificação, se não tem certificação? Se qualquer um pudesse enfiar um qualquer componente num circuito de segurança, sem qualquer salvaguarda, imagino que estariam todos aqui a reclamar da Apple fazer mau hardware e software

      • MarioM says:

        Isso com queixa na UE vai dar o mesmo que fizeram ás Marcas Automoveis.
        O cliente pode ir onde quiser, não deixam ? as multas fazem-nos mudar de ideias.

        • JBM says:

          as marcas automóveis não têm dados pessoais para proteger nos carros. E a questão das oficinas automóveis tem legislação própria.

          • MarioM says:

            Quais dados pessoais, num smartphone só um bimbo coloca dados que sejam importantes.
            Eu tenho um Android e não tenho nada que seja importante,até os contactos não estão residentes.
            Basta ver o que diz o Obama acerca dos telemoveis para se perceber a segurança que têm.

          • JBM says:

            mesmo? vais me dizer que não guardas nenhum email, que não tens nenhuma password guardada para autenticação rápida em serviços, que ninguém usa os smartphones para trabalho, etc? Melhor nem perguntar se achas que toda a gente é como tu

  7. Presidente says:

    Opps!!!…

  8. João Cardoso says:

    Então não dá para fazer o swipe e meter o pin na mesma?

  9. kekes says:

    Apple no seu melhor, mais uma forma de sacar dinheiro.

  10. Andr8 says:

    Esses TouchID’s, “não autorizados”, vêm de onde?

    Pois é!

    Ninguém pergunta de onde vêm! Vêm de iPhones roubados, com iCloud lock, que assim têm valor! Acho muito bem, além de proteger a informação do utilizador (queria ver o que haveriam de dizer se bastasse um touchID novo para quebrar a segurança do iPhone), desvalorizam o valor que um iPhone roubado tem!

    • jone says:

      “Ninguém pergunta de onde vêm! Vêm de iPhones roubados, com iCloud lock”

      Tens mesmo a noção clara do mundo das reparações!!
      A maior parte dos componentes colocados nas lojas não oficiais são comprados a fornecedores nacionais ou no Ebay. Depois uma pequena parte é que vem de iphones bloqueados.

    • Paulo Neves says:

      Também pode vir de telemóveis avariados. Você não sabe isso só está a tentar justificar o injustificável.

    • marco chapita says:

      para saberes isso tudo deves ser tu a vender tens acesso a informacoes que mais ninguem tem.secalhar com sorte ate vem ainda com impressoes digitais guardadas daquelas estrelas de hollywood que fizeram o hack as clouds e assim ainda consegues fazer pagamentos de compras online com os cartoes de credito delas …. haja paciencia……

  11. Tiago Portugal says:

    Mandem um email para a NSA a pedir o restore dos dados e caso resolvido!

  12. Nuno Pr3t0 says:

    Faço reparação de telemóveis e penso que a Apple está a fazer como as BMW e Mercedes até para mudar o óleo temos de ir lá…

    Segundo já percebi o Touch id que vem tem registo ou ligação com a board, mas que só é detectada ou causa problemas depois de haver a necessidade de um update! Ou deixa de ler impressão ou bloqueia.

    O negócio da reparação movimenta muito dinheiro.

  13. carlos says:

    A justificaçao da apple nao bate certo.
    Justificar com a protecção de dados: OK. Mas se o problema só acontece passados meses depois da troca então os dados nao foram protejidos durante meses. Se é para bloquear deve ser logo.
    Agora será que quem compra IPhones sabe destas malandragens? lol

    • JBM says:

      o problema começa logo quando se substitui o botão em centros não autorizado (o TouchID não funciona), o erro 53 é que só aparece com determinados updates do sistema que fazem checkup da integridade de segurança durante o processo.

      • P says:

        Onde leste isso que o TouchID não funciona logo?
        Não me parece que assim seja

        • JBM says:

          É de conhecimento bastante público e já repetido aqui por outros. O leitor do TouchID está emparelhado com o processador para comunicação encriptada de dados entre os dois. Se o leitor for mudado não há emparelhamento, logo não há TouchID. Só um técnico certificado é que é capaz de substituir o leitor e fazer novo emparelhamento de componentes.

          • confuso says:

            Se desactivar todos os bloqueios antes de efectuar a substituição do botão este problema não é evitável? Não há forma de desliogar esse emparelhamento?
            Então o dispositivo cujo botão tenha uma avaria ou é arranjado emparelhado na Apple ou vai para o lixo?

          • JBM says:

            O emparelhamento não tem nada a ver com uso que a pessoa possa ou não fazer da funcionalidade. Ele existe para manter integridade na cadeia de segurança dos dados de autenticação, de modo que não faria sentido ser desligado.
            Quem substitua o botão fora das lojas da Apple continua a poder usar o aparelho (menos o TouchID), o erro 53 só surge caso seja feito determinado update do sistema. Mesmo com o erro 53 o aparelho pode ser recuperado, mas terá que entrar em contacto com a Apple para arranjar.

  14. couto says:

    Numa maquina alugada compreênde-se ,quando avaria seja só a empresa a poder reparar a maquina,agora uma pessoa que compra uma maquina paga-a passa a ser legitimo dono da maquina,e quando avaria não pode procurar um agente onde fique mais barato a reparação? quer dizer compra-se paga-se,e não somos donos e senhores daquilo que é nosso?

  15. Mylittlelife says:

    “Trocar o botão do ECRÃ do iphone”.

    Não será o botão com sensor de Touch ID / botão Home/casa?

  16. Nelson says:

    essa ideia da maca(apple) é singular, mas ha males que vem para o bem

  17. Carlos Gomes says:

    Se calhar, com esta nova falha de segurança, consegue-se dar a volta

    https://www.youtube.com/watch?v=V-9lE1L3nq0

  18. Pedro Dias says:

    Boa tarde
    Como técnico da área explico o tema em poucas palavras.

    NENHUM iphone 6 ou posterior que o Touch id seja mudado vai funcionar, seja num reparador oficial ou não.
    O que a Apple faz quando tens problemas no Touch ID é trocar o IPhone por um novo.
    O Touch id esta pareado com a lógic board e em momento algum até hoje alguém consegui o ultrapassar isto.
    Bom trabalho para todos …

  19. Pedro Dias says:

    Tenho 1 iphone 6 na gaveta com esta doença 😉

  20. MarioM says:

    Uma Queixa aos direitos do Consumidor na UE contra a Apple se calhar ajuda.
    Nem que fosse para a Apple levar uma boa ripada em dinheiro da UE

  21. Amsil says:

    Resumindo, iphone é caca

  22. Luis says:

    Pensava que os iphonodependentes compravam um novo assim que a bateria acabava.
    Estou barado da minha vida com tudo isto…

  23. Luis Linhares says:

    Isto não passa de uma aldrabice da Apple,
    O touch id apenas recebe informação.
    As cameras fotográficas precisam de lentes da marca para tirar fotos?
    O meu carro precisa de rádio da marca?
    É triste

    • JBM says:

      O TouchID faz parte dum dos processos de autenticação do aparelho, o que o torna um componente sensível em termos de segurança, daí ser emparelhado criptograficamente com o processador, para que o processo de autenticação não seja comprometido.

  24. wanfio says:

    tudo tretas… o problema não é a Apple, o problema são as reparações mal feitas e capadas dos ditos reparadores não autorizados que não dispoem do necessário para recalibrar botão board do equipamento! falar mal e so denegrir toda a gente fazer

  25. Boss says:

    Na substituição do botão, pela natureza deste ainda dou o benefício da dúvida, mas a ser verdade que isto aconteça sempre que é simplesmente aberto, como alguém acima referiu, dissipam-se todas as dúvidas.

    • JBM says:

      Isto só acontece quando o emparelhamento do TouchID é afectado.
      As pessoas podem abrir o aparelho que não acontece nada. Podem substituir a bateria, câmera, outros botões, etc, que não acontece nada disto. A substituição de ecrã pode criar este problema se não for bem feita, mas quem seguir os passos correctos e mantiver o sensor TouchID original e o seu cabo original não terá problemas.

  26. Paulo Ferreira says:

    Estão a comparar o iPhone com carros, mudar óleo, rádio, etc.
    E porque não falar de Chaves codificadas? Conseguem obtê-las fora da marca?

  27. sakura says:

    o que a apple quer tal com a MS é a Integridade do “system” hardware ou software.
    querem as Keys “backdoors” nos seus servidores Tudo o que é pirata, fake, roubado deve ser excluido das suas “redes”……

    sem a actualização do backdoor key a apple não tem com bloquear um iphone roubado, so pode blk. os servicos online. e sim a BackDoor não e para ver as fotos que tem no iphone…. é SO telemetria.

    é crime em PT desligar sistemas de segurança…… como desligar airbags. por lapis no robot pq este estava sempre a parar…. etc etc etc ……..

    • JBM says:

      O que é que isto tem a ver com servidores, telemetria, pirataria?
      Backdoor key? O TouchID nem sequer pode ser usado para fazer a 1ª autenticação depois de fazer reboot do aparelho.

      • sakura says:

        “se por ex. ” a firmware do iphone usa I2c se trocares um “dispositivo”
        ligado ao bus o SO nunca ira encontra o antigo (endereço) e vai atribuir
        1 novo…… erro53.

        1 system para ser seguro tem de começar pela firmware… boot,
        check (hardware) , and ID.
        if(My.ID=apple.ID(newVersionDownlodFormAppel))
        { ios.run(); }
        eles if { BayANewPhone(); }

        o que está em cima é :
        “” Version 2.1 of the UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) specification was released on 7 January 2007. It added cryptography, network authentication and the User Interface Architecture (Human Interface Infrastructure The latest UEFI specification, version 2.5, was approved in April 2015.”””
        Soucre wiki.
        se a apple “pode” “emparelhar” o novo hardware
        tb pode desblocar qualq. iphone…

        • JBM says:

          tanta letra escrita em vão e tanta ideia confusa…
          Será que não foste capaz de ler que o TouchID não pode desbloquear um aparelho após boot? O TouchID apenas pode desbloquear depois de a pessoa ter inserido a sua password no arranque do aparelho, e a chave atribuída nessa altura ao TouchID é temporária.
          UEFI? não existe UEFI no iPhone, aliás quase que nem há suporte para UEFI fora dos computadores com processadores x86. Só se fala em UEFI com processadores ARM em servidores.
          Erro 53 acontece num processo de update do sistema, não no arranque.

        • JBM says:

          tanta letra escrita em vão e tanta ideia confusa…
          Será que não foste capaz de ler que o TouchID não pode desbloquear um aparelho após boot? O TouchID apenas pode desbloquear depois de a pessoa ter inserido a sua password no arranque do aparelho, e a chave atribuída nessa altura ao TouchID é temporária.
          UEFI? não há UEFI no iPhone, aliás quase que nem há suporte para UEFI fora dos computadores com processadores x86. Só se fala em UEFI com processadores ARM em servidores.
          Erro 53 acontece num processo de update do sistema, não no arranque.

          • sakura says:

            1 não falei do ios…. pq esse é “anfitrião” do “selinux”, microKernel………… da apple.
            controladores, tuning das antenas, etc…. o ios não pinta nada alias um teste ao iphne nem sequer pressisa do ios……..

          • JBM says:

            Agora a Apple usa microKernel selinux? …sério? só podes estar a “trollar”. Não há selinux em lado nenhum no iPhone. O kernel do iPhone é o XNU. Tuning de antenas e controlo de comunicações rádio são feitos pelo baseband, e o seu firmware (um RTOS) não tem qualquer relação com os restantes componentes (como o TouchID), nem Linux, nem UEFI.
            Também não entendo donde é que vem agora esta conversa, não falei em lado nenhum no iOS. No processo de update o iBoot (bootloader) entra no modo DFU e faz uma análise ao hardware para avaliar a segurança

          • JBM says:

            * Recovery Mode será a designação + correcta do que DFU neste processo.

          • sakura says:

            (um RTOS) == “selinux” com “aspas”.
            iBoot (bootloader) é parte do ios.
            estou a falar da EEROM, não da RAM e ios…….

            se realmente queres apagar a EEROM usa frio -200Cº i um iman. ……. vai ver que a apple te volta a emparelhara o iphone

          • JBM says:

            sakura,
            é só “trolla” o que te sai.
            1º tu não estavas a falar da baseaband quando mencionaste o selinux. 2º se até estivesses a falar do baseband então ainda + incoerente e incongruente foi o teu comentário, pois a baseband apenas controla os rádios, não controla em nada o hardware, o software, a autenticação, o arranque do sistema e hardware, etc, etc, etc. 3º O RTOS da baseband não é/tem nenhum kernel Linux de nenhum tipo.
            iBoot não é parte do iOS, é um bootloader, é o que escolhe o sistema de arranque. Um bootloader pode ter à escolha vários sistemas operativos diferentes.
            Estás agora a falar da EEROM!? E que EEROM é esse e o que faz? Sabes sequer se há um ou onde? Será como o UEFI, que afinal não se vê em lado nenhum? E apagar faz o quê de diferente? Magicamente faz desaparecer o erro por ausência de emparelhamento correcto?

          • JBM says:

            sakura,
            é só “trolla” o que te sai.
            1º tu não estavas a falar da baseaband quando mencionaste o selinux. 2º se até estivesses a falar do baseband então ainda + incoerente e incongruente foi o teu comentário, pois a baseband apenas controla os rádios, não controla em nada o hardware, o software, a autenticação, o arranque do sistema e hardware, etc, etc, etc. 3º O RTOS da baseband não é/tem nenhum kernel Linux de nenhum tipo.
            iBoot não é parte do iOS, é um bootloader, é o que escolhe o sistema de arranque. Um bootloader pode ter à escolha vários sistemas operativos diferentes.
            Estás agora a falar da EEROM!? E que EEROM é esse e o que faz? Sabes sequer se há um ou onde? Será como o UEFI, que afinal não se vê em lado nenhum? E apagar faz o quê de diferente? Magicamente faz desaparecer o erro por ausência de emparelhamento correcto?

  28. MáqueGáiver says:

    “Curiosamente este problema só surge depois de instalado o iOS 9” acho que está tudo dito.

  29. Paulo Correia says:

    não sou Apple boy, Android boy, nem qualquer ountra brand boy para começar (sim ser brand boy na minha opinião é pôr palas nos olhos).

    esclarecido isto e sobre o tema, se eu comprasse um carro topo de gama, iria leva-lo à oficina do Quim? (por mais respeito que tenha por oficinas de rua, estas servem para os ligeiros normais)

    quando na contruçao e concepçao usaram matérias e técnicas exclusivas (e no caso da Apple só não sabe disto quem anda a dormir!), temos mesmo de à oficina da marca. se quisermos ser aventureiros não podemos depois reclamar por má prática nossa.

    deve imperar o senso comum, e pormo-nos no outro lado da questão 😉

  30. pph says:

    Melhorar o serviço ou questoes de segurança, as desculpas tipicas que dao a colherada as massas para fazer mais dinheiro.

    Não vejo como seja possivel comprometer a segurança do sistema alterando o leitor biometrico. A os dadores provenientes da impressao estao no telefone, no maximo pode se perder o acesso porque uma peça nao original pode nao conseguir produzir o mesmo padrao da original, agora o contrario nao vejo mesmo maneira nenhuma de ser possivel.

    É so mais um mecanismo para gerar dinheiro.

    • JBM says:

      o leitor biométrico está ligado à memória protegida do processador, abrindo uma possibilidade teórica de acesso ao que lá está guardado ou aos circuitos associados. E sendo que o TouchID é usado para autenticar a pessoa em processos de pagamento do Apple Pay, isso tornava um ponto aliciante para ataques sofisticados a alvos específicos. Trocavam o sensor do aparelho sem a pessoa saber e depois era esperar pelo momento oportuno para roubar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.