Transferir Ficheiros do Mac para o iDevice por Wi-Fi sem iTunes
Embora a Apple seja muito restrita nalgumas funções e "exija" que os processos de transferência passem pelo seu centro de operações, o iTunes, o papel do WiFi confere a todo o processo de transferências de ficheiros uma maior performance e liberdade o que é incompatível com esta política da Apple. Mas a Apple sabe disso e tem criado sistemas que usufruem dessa possibilidade, há várias funções de partilha de dados entre Macbooks usando a mesma rede WiFi.
O que hoje trazemos é algo mais abrangente. Vamos mostrar como pode transferir ficheiros do seu Mac para o iPhone ou iPad recorrendo a uma aplicação e à rede wireless onde se encontram ambos os dispositivos.
Para isso vamos usar uma aplicação que poderá instalar em ambos os lados desta corda, chama-se File Storage Companion.
Esta aplicação é gratuita para Mac OS X mas para iOS tem um preço de 1,59 euros, o que poderá de alguma forma ser considerado caro se não for mesmo para ser usado com regularidade.
Começamos por descrever o processo do lado do Mac OS X.
A aplicação depois de instalada fica à "escuta" para encontrar do lado do iOS o pedido de WiFi Sharing, propagado pelo iPhone ou pelo iPad. Encontrado este sinal, poderá o utilizador arrastar e largar o que quiser dentro da janela e aí, de forma rápida, tudo será enviado para dentro do iPhone, iPod Touch ou iPad... é fantástica a facilidade e é muito simples o processo.
Agora do lado do iOS.
Do lado do iOS começamos, depois da aplicação estar instalada, por criar as pastas que pretendemos ver como arquivo dos ficheiros que iremos enviar para o nosso iPad ou iPhone. No exemplo que deixamos criamos pastas para meter imagens, documentos, músicas e filmes. Fica sempre à sua escolha.
Depois de recebidos os ficheiros, este ficarão na raiz, basta clicar no botão Edite, seleccionar o ficheiro e na barra em baixo escolher o ícone da pasta, que abrirá a escolha das pastas existentes, agora basta apontar para onde quer enviar o ficheiro.
Poderá editar o nome dos ficheiros e, muito importante, pode usar as suas aplicações dentro do seu iDevice para editar ou reproduzir os ficheiros que envia do Mac OS X.
Como utilizador desta ferramenta, podemos referir que é uma fantástica forma de enviar ficheiros do computador para o iPad, por exemplo, poupando trabalho e, acima de tudo, aumentando claramente o conforto nesta função. Os ficheiros podem ser abertoss, uma música pode ser reproduzida e uma imagem visualizada, assim como um ficheiros em PDF, DOC etc...
Esta aplicação é muito completa e robusta, verá que o dinheiro pedido é bem investido.
Licença: Gratuito para Mac OS X/Pago para iOS (Preço = 1.59 euros)
Sistemas Operativos: Mac OS X/iOS
Download Mac OS X: File Storage Companion 1.0 [0.2MB]
Download iOS: File Storage 1.0 [0.9MB]
Homepage: delite studio
Este artigo tem mais de um ano
Ah eu uso a dropbox para passar ficheiros, que é gratis para os dois sistemas e integra-se no Mac OSX muito bem. Mas talvez demore mais tempo a passar os ficheiros
Uso o iFiles http://www.ifilesapp.com/ parece-me mais completo e com utilidade diaria
A video-chamada no iphone só é possível realizar-me para os produtos apple ou também dá para fazer video-chamada para as outras marcas de telemóvel ?
OFFTOPIC : Vitor M por favor vai a https://pplware.sapo.pt/multimedia-2/imagem/wallpapers/wallpapers-pplware-julho-2012/#comments – o pessoal esta desesperado pa saber qual a musica x)
Paulo, está lá o post a resposta:
Grupo – God Man
Música – Dream
Deixo os links dos sítios deles na web:
http://www.reverbnation.com/godmen
http://www.myspace.com/godmenmusic
http://palcoprincipal.sapo.pt/godmen
https://www.facebook.com/godmenmusic
Conhecem alguma aplicação semelhante para Windows e iOS?
Bastante interessante a aplicação e parece funcionar bem, mas seria bem mais prático se permitisse “arrumar” os ficheiros transferidos para o iOS, noutro sítio que não dentro da própria aplicação.
Para quem transfere muitos ficheiros de um lado para o outro, é muito pouco prático tê-los espalhados pelas diferentes aplicações.
Com as funcionalidades que esta aplicação tem actualmente, a única vantagem que vejo em relação à Dropbox, é a possibilidade de descompactar ficheiros .zip quando os recebe.