TextGrabber + Translator – Scanner e Tradutor no seu iPhone
Um software de OCR (optical character recognition) ou Reconhecimento óptico de caracteres faz uso de uma tecnologia capaz de reconhecer caracteres a partir de uma imagem. A folha contendo texto ou contendo tabelas, etc… é digitalizada, ou importada a imagem e nesse processo o software de OCR reconhece os carácteres e constrói um documentos com base na imagem que está a ser servida.
Este método agiliza muito o trabalho e tem vindo a ser incluída, a tecnologia, nos mais variados dispositivos. Agora chegou a vez de ter no seu iPhone um scanner, graças ao Abbyy TextGrabber + Translator.
Basicamente o que necessita de fazer é tirar uma fotografia ao texto que tem em papel, seja ele num livro, numa revistas, num recibo, numa factura ou até num guardanapo. A aplicação irá pedir para seleccionar a área de texto que necessita para ser reconhecidos os caracteres e a aplicação irá utilizar a tecnologia OCR para apresentar o texto digitalizado.
Mas esta aplicação não fica por aqui. Tem a capacidade de o apresentar também já traduzido. A aplicação traduz mais de 40 idiomas (exige ligação à Internet), tais como Inglês, Alemão, Francês, Italiano, Espanhol, Português, Russo, Chinês, Japonês, Africano, Albanês, Búlgaro, Bielo-Russo, O Catalão, Croata, Checo, Dinamarquês, Holandês, Finlandês, Grego, Esloveno, Lituano, Havaiano, Húngaro, Islandês, Indonésio, Irlandês, Letão, Macedônio, Malaio, Noruega, Polaco, Romeno, Sérvio, Eslovaco, Esloveno, Suaíli, Sueco, Turco, Ucraniano, Galês.
Principais recursos:
- Reconhece texto em mais de 60 idiomas, incluindo inglês, alemão, francês, italiano, espanhol, português, russo, chinês, japonês, coreano e outros.
- Permite editar ou copiar o texto capturado ou para a área de transferência, e colar noutra aplicação.
- Publica textos reconhecidos no Facebook, Twitter e Evernote dentro da aplicação.
- Pesquise na Internet informações adicionais sobre o texto reconhecido.
- Envie textos reconhecidos por e-mail ou SMS.
- Armazene fotos de números de telefone no iPhone.
- Os textos capturados são salvos como backup numa pasta de histórico e podem ser abertos e editados como quiser.
- Texto falado reconhecido e traduzido com a funcionalidade do sistema VoiceOver.
- Letras grandes e sugestões sonoras para elementos da interface de modo a ajudar pessoas com problemas de visão.
Tudo isto sem necessidade de estar ligado à Internet, somente para a tradução é que a aplicação necessita de ligação à web. Mas há mais, muito mais que pode retirar desta fantástica ferramenta, por isso é que para uma App o preço é um pouco puxado, mas para fins profissionais, vale cada euro pedido.
Como uma das formsa é usar num ipad, testei e gostei dos resultado no iPad, e podem esticar a App que ela funciona muito bem, já no iOS7... para já e à data que escrevo este artigo... a App não funciona, esperamos pela actualização.
Recomendo vivamente esta App para uso académico e profissional.
Licença: Pago (Preço = 5,49 €)
Sistemas Operativos: iOS 5.0+
Download: TextGrabber + Translator 3.0 [45.3MB]
Homepage: Abbyy
Este artigo tem mais de um ano
mas veja que coincidência impressionante, acabo de procurar apps com função idêntica e instalei há pouco tempo o google glasses… estou impressionado com o App… muitas funcionalidades. Estou abismado com as possibilidades
google glass ou google goggles?
perdão, equívoco meu (app novo e muita coisa na cabeça)
>> “Google Googles”
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.unveil&hl=pt_BR
Este não é a mesma coisa. Neste fotografas um texto (ou recebes uma fotografia de um texto).
Os outros scanners permitem guardar o texto como imagem ou como PDF.
Este faz o reconhecimento ótico dos caracteres (OCR) e converte a imagem em texto que se pode editar (alterar) e copiar, enviar por email, por SMS etc. Alguns scanners também fazem OCR, experimentei alguns e claramente este é o melhor, reconhece as palavras/caracteres todos praticamente sem um erro. Os outros são erros aos montes e uma baralhação com os títulos.
A cereja no topo do bolo é a tradução. Pode-se dizer “É pá, se já tenho o texto copio-o e levo-o, por exemplo, para Google Translator para fazer a tradução”. Pois, mas são mais passos.
me referi apenas que era semelhante! realmente não são a mesma coisa mas o GG é, em verdade, o app adequado para meu uso.
não é so no iPhone/iPad… também há versão para Android
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.abbyy.mobile.textgrabber.full
Durante uns poucos dias periodicamente baixa para €0,89. Foi pena ter subido de preço hoje.
É uma app verdadeiramente impressionante. É dos que criaram aplicação OCR ABBY FineReader.
http://appshopper.com/productivity/textgrabber
Muito obrigado pelo teste com VoiceOver!
http://www.cultofandroid.com/29787/7-features-ios-7-borrowed-from-android-feature/
Para ver a vanguarda.. 🙂
Manel, vou-te dar informação que desconheces, e faz-te falta para não passar vergonhas 😉
1. Control Center
Pois bem, isto já existia no tempo em que eu tinha um PDA com Windows Mobile, procura por windows mobile spb shell, vocês é que acham que tudo apareceu com o Android, esquecem-se que o Android é uma cópia do iPhone OS no mais importante 😉 Mas eu vou continuar.
2. Lock Screen Design
Se fores procurar no Google por cydia Lockscreen, vais encontrar tantos exemplos parecidos que vais ficar envergonhado, vais ver que os senhores da Google foram ao Cydia… pois, foram lá tirar ideias 😉 mas há mais!
3. Dynamic Wallpaper
Topa aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ltSUPjdKLu0 ainda nem sonhavas no Android em coisinhas animadas no ecrã caro amigo, vocês ainda tinham mais lag que os jogos arcade de 1989.
4. Multitasking Previews
O Multitasking CardSwitcher salvo erro é de 2011 e podes ver aqui https://www.youtube.com/watch?v=QsIcauWj0-c ainda o Android andava a fazer casinhas 😉 Estás a ver de onde chegam as ideias para o Android, estás? 😉
5. Automatic App Updates
Aqui até nem deviam falar, até porque esta funcionalidade é herdada de vários sistemas operativos que no passado já tinham isso. Não será do Android de certeza, e mais, o Mac OS X, e isto é uma informação que te dou e não cobro, introduziu o Power Nap, portanto, aqui foi apenas portar para o iOS uma tecnologia já usada num outro sistema operativo da marca.
6. iCloud Keychain
Idem aspas, achas que a Apple não tem experiência neste sistema com o Porta chaves do mac OS X? Para que precisa de copiar da Google que não tem qualquer experiência no mundo dos desktops? A Google apenas tem copiados conceitos retirados dos sistemas operativos e adaptado aos seus softwares. Retira das ferramentas de segurança do Windows, do Linux e do Mac OS X e acrescenta ao Google Chrome, Gmail e Android. São apenas cópias do que aprende com o que existe no mercado. Depois tem o mérito de aperfeiçoar. Lembra-te que quando a Google apareceu a Apple já existia e a Apple, como a Microsoft, IBM, e poucos mais, montaram o mundo da informática moderna. Que permitiram empresas como a Google nascer.
7. Safari Tabs
Outra mentira. Isto é tirado do Opera. A Google copiou praticamente tudo do Opera e do Firefox e algumas funcionalidades do Safari. O Safari é de todos o browser mobile mais rápido. As tabs são uma cópia (as tabs do Chrome) do que o Opera lançou. Pelo menos a Apple distanciou-se um pouco para não parecer uma cópia chapada do que a Opera lançou.
Como tal e como te provei tim tim por tim tim… isso que tu tens é uma falácia, um sistema operativo que assenta numa cópia do iPhone OS, nasceu de uma base do BlackBerry, com código gamado à Oracle, com material patenteado pela Apple, ideias retiradas do Cydia, funcionalidades do Opera alguma, pouca, novidade que também existe mas que é pouca, vinda dos muitos programadores da Google.
🙂
Não estou distraido.. mas de novo não tras quase nada.. esse é o Ponto! (ou ainda não sabemos..)
Vítor M.
28 de Junho de 2013 às 12:38 am
Manel, vou-te dar informação que desconheces, e faz-te falta para não passar vergonhas 😉
1. Control Center
Pois bem, isto já existia no tempo em que eu tinha um PDA com Windows.. não é ideia da Apple.. portanto.
2. Lock Screen Design
A nova versão é muito mais parecida com a do Android do que a do android com essa..
3. Dynamic Wallpaper
isso existe tanta coisa e ha tanto tempo.. sem ser da Apple..e antes do IPHONE5.. como bem referiste.. da epoca de 80..ahaha
4. Multitasking Previews
Salvo erro ja havia apps em android dessas antes de 2011.. mass..
5. Automatic App Updates
Confirmas que não foi a Apple .. portanto!
6. iCloud Keychain
São apenas cópias do que aprende com o que existe no mercado.
Depois tem o mérito de aperfeiçoar.
Estas a elogiar o Andrid? ou é impresão minha? Não foi o que a Apple fez também? claro.
7. Safari Tabs
As tabs são uma cópia (as tabs do Chrome) do que o Opera lançou.
Portanto não foi a Apple! 🙂
O Safari é de todos o browser mobile mais rápido.Para apple até acredito mas para android.. sopas.. mesmo comparando..
UC Browser! por exemplo! e tens varias opcções da mesma marca.. e outras tantas que andam por ai.. confesso que não experimentei nem metade.. é um problema de escolha, Comprendo que a Apple tenham dado pouca escolha.
amigo Victor eu não sou um Android fanatic.. Mas não acredito que a Apple inventou a roda.
Sei que vais insultar mais uma vez como fazes.. mas tenta não parecer tão parcial.. afinal de tudo es ADM!
Não estou distraido.. mas de novo não tras quase nada.. esse é o Ponto! (ou ainda não sabemos..)
Estás estás, e muito!!!
Vítor M.
28 de Junho de 2013 às 12:38 am
Manel, vou-te dar informação que desconheces, e faz-te falta para não passar vergonhas
1. Control Center
Pois bem, isto já existia no tempo em que eu tinha um PDA com Windows.. não é ideia da Apple.. portanto.
Na actual tecnologia multitouch foi a Apple sim, a Apple foi pioneira nisso, antes dela nenhuma outra empresa havia conseguido, os seguintes foran atrás.
2. Lock Screen Design
A nova versão é muito mais parecida com a do Android do que a do android com essa..
A ideia original é retirada dessa, portanto é de origem iOS quer te custe muito ou pouco 😉
3. Dynamic Wallpaper
isso existe tanta coisa e ha tanto tempo.. sem ser da Apple..e antes do IPHONE5.. como bem referiste.. da epoca de 80..ahaha
Estás a desconversar por falta de argumentos, foste apanhado não foi? Pois foi, mas não tens hipótese. A Apple aqui tem tecnologia, via comunidade JB que a Google tem vindo a copiar e vocês acham que são inovadores, pois sim” 😛
4. Multitasking Previews
Salvo erro ja havia apps em android dessas antes de 2011.. mass..
Estás errado, esta app foi a inspiradora do sistema que aparece posteriormente no android. Mais uma cópia que o Android tem do mundo iOS.
5. Automatic App Updates
Confirmas que não foi a Apple .. portanto!
Confirmo que a Apple tem isto há mais tempo que qualquer outro sistema, o Power Nap é de origem Apple. Nenhum outro sistema operativo faz isso sozinho. A Apple portou este sistema do Mac OS X para o iOS.
6. iCloud Keychain
São apenas cópias do que aprende com o que existe no mercado.
Depois tem o mérito de aperfeiçoar.
Estas a elogiar o Andrid? ou é impresão minha? Não foi o que a Apple fez também? claro.
Elogiar? Não, estou a constatar que eles às vezes fazem algumas coisas boas, mas que ao pé da Apple têm muito o que aprender. Mas o pouco de bom que têm não é de mérito de criação deles, se olhares para trás, tudo o que têm alguém já desenvolveu 😉 Basta ver sistemas operativos como o WebOS, Windows Mobile, BB OS e mais concretamente o iPhone OS e a comunidade JB. Depois são adaptações e compilações de funcionalidades que vão retirando de browsers e de apps.
7. Safari Tabs
As tabs são uma cópia (as tabs do Chrome) do que o Opera lançou.
Portanto não foi a Apple!
O Safari é de todos o browser mobile mais rápido.Para apple até acredito mas para android.. sopas.. mesmo comparando..
UC Browser! por exemplo! e tens varias opcções da mesma marca.. e outras tantas que andam por ai.. confesso que não experimentei nem metade.. é um problema de escolha, Comprendo que a Apple tenham dado pouca escolha.
Não o Safari não tem tradição em separadores e esta novidade é mesmo uma “novidade” e nem pode ser chamada de separadores, como querem colar ao chrome. tanta é a vontade.
amigo Victor eu não sou um Android fanatic.. Mas não acredito que a Apple inventou a roda.
Pois, mas acredita que inventou muita coisa que faz girar a roda, muitos dos mais elementares conceitos e ainda o faz. Há dias retirei o meu disco HDD do meu Mac, meti um SDD, reiniciei o Mac, cliquei na tecla alt o Mac pediu acesso à net via WiFi, meti a chave, foi fazer o restauro via Internet, depois permitiu ter acesso aos Utilitários de Disco. Formatei o SSD. Depois perguntou se queria repor uma cópia da Time Machine ou instalar o Mac SO X, escolhi uma cópia que tinha do mesmo dia da Time Capsule.
Repôs tudo em pouco tempo. Sistema perfeito! Não há nenhum tal como este que a Apple desenhou, nenhum!
Depois, com os iDevices, dentro do ecossistema Apple: App Store, itunes Store, iRadio, iCloud, Game Center, iBooks, iWorks, Apple TV, Air Print, Air Play, Game Center, iTunes Match, Find My iPhone, Find My Mac, iPhoto, FaceTime Vídeo, FaceTime Áudio… tudo isto a envolver o utilizador… não há igual. Só quem conhece isto por dentro e conhece os outros sistemas operativos, como eu conheço, é que tem a noção das diferenças. 😉
Sei que vais insultar mais uma vez como fazes.. mas tenta não parecer tão parcial.. afinal de tudo es ADM!
Isso podes ser tu na tua vida, eu não insulto ninguém, a minha educação não permite. Até nisso somos diferentes, já viste?
Creio que o teu comentário original defendia que a Apple tinha ido copiar o Android mas rapidamente chegamos à conclusão que quase tudo (ou tudo) o que é mencionado não deriva do Android!
A ideia por trás do Control Center tem sido usada por vários sistemas desde há muito tempo, mesmo antes dos PDAs. O iOS antes já permitia o acesso rápido a alguns ajustes, com o iOS7 alargou o número de funcionalidades com ajuste rápido. O Android já permitia para algumas delas, mas antes do Android já no Cydia se encontrava muitas alternativas para obter o mesmo efeito.
2- Já reparaste no Lock Screen do iOS actual? A disposição é a mesma, apenas ajustaram o aspecto gráfico, condizendo com os outros ajustes introduzidos e que nada têm de semelhante com o Android
4- Multitasking Previews – apareceram com o WebOS e não o Android. E antes do WebOS já a Apple tinha implementado o Exposé no Mac OS X
6- iCloud Keychain – uma funcionalidade semelhante já tinha existido com o “Mobile Me” e “.Mac” – algo com pelo menos 10 anos. Foi agora reintroduzida e devidamente adaptada para suportar diferentes ambientes
7- Safari Tabs – o que é que realmente leva a dizer que copiou agora? o safari no iOS já dava para ter várias páginas, já dava para pré-visualizar, etc! Num iPhone nem sequer se tem a noção de tabs. Será que a semelhança é ter um browser?