SyncTwoFolders – Para Sincronizar Pastas no Mac OS X
Sincronizar pastas é um processo útil em qualquer sistema operativo, e em qualquer rotina, mais não seja para criarmos cópias de segurança, para criarmos ambiente similares e para transportar dados de um ponto para o outro. Esse processo é actualmente simples, tendo em conta as variadas ferramentas que existem disponíveis na Internet.
SyncTwoFolders é uma dessas ferramentas que pretende facilitar a vida aos utilizadores Mac OS, ao sincronizar automaticamente duas pastas e ao permitir políticas nessa operação.
Quantas vezes não teve de fazer este tipo de processo manualmente? Quantas vezes não precisou de fazer cópias de segurança de forma manual perdendo imenso tempo e correndo o risco de se esquecer... arranjando mais trabalhos e problemas?
Pois com o SyncTwoFolders apenas terá de mecanizar o processo e deixar que a aplicação faça o resto.
Depois de descarregada e instalada, defina a Pasta de Origem (Lado A) e a Pasta de Destino (Lado B) dos dados que necessita colocar como backup, ou como uma pasta simétrica. Esta ferramenta irá colocar em ambas as pastas o mesmo conteúdo, usando vários métodos.
Além de bi-direccional, permite excluir alguns ficheiros com determinados requisitos impostos pelo utilizador. Essas regras podem ser criadas e guardadas para serem executadas mediante o timming que o utilizador decidir. Podem ser criadas várias dessas regras para diversas acções dentro da sincronização.
A ferramenta pode ser colocada no arranque do sistema operativo, e a partir desse altura todas as regras entrarão em acção e produzirão relatórios de ocorrências, dando assim um controlo absoluto sobre os trabalhos em curso.
Para saber o que vai sincronizar e como pode criar regras individuais, escolhendo mesmo um ficheiro de muitos que estejam dentro das pastas em causa, use o método de simulação. Esse método irá, como a palavra indica, simular o processo e mostrar quais as implicações. Caso esteja satisfeito com os resultados, pode gravar essa acção a partir da amostra simulada.
Mas existem vários outros predicados. Um deles é a possibilidade de escolher pastas de dentro de uma rede de trabalho, podendo assim colocar uma pasta de origem no seu Mac, e uma de destino num servidor existente na rede que será o agente de cópias de segurança.
De forma silenciosa, pode copiar sempre tudo do Lado A para o Lado B, pode apenas copiar o que foi alterado, mantendo ambos os lados idênticos, ou pode sincronizar para o Lado B e apagar no Lado A o conteúdo em questão.
Uma aplicação útil, simples, leve e rápida. Quanto poderá custar uma aplicação destas? Não custa nada, está disponível gratuitamente. Agora pode inclusive adaptar a mesma para uma panóplia de situações.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X
Download: SyncTwoFolders 1.7.3 [2.3MB]
Homepage: SyncTwoFolders
Este artigo tem mais de um ano
Não gosto do GUI, não gosto dos ícones e não se enquadra com o OS X.
Just my 0,02€.
Há uma acção para o Automator que sincroniza pastas:
http://www.apple.com/downloads/macosx/automator/syncfolders.html
Acções automáticas… “Call the Automator” … always 😀
gostava de saber utilizado o automator! parece ser muito fixe, mas tenho em conta como sendo o regedit do Windows! Parece que se mexer estrago!lool
O Automator não estraga nada, é muito simples de usar! A não ser que o ponhas a mudar os nomes ou a apagar os teus ficheiros!
O automator tem muitas potencialidades, e serve para inexperientes e peritos! A forma como está montado permite que funções mais complexas e perigosas estejam por natureza longe do alcance de quem sabe pouco, impedindo que se cometam estragos.
Se quiseres começar a experimentar,tens aqui alguns exemplos simples:
http://mac.appstorm.net/how-to/applescript/10-awesome-uses-for-automator-explained/
Se pesquisares na net, existe muita informação. e no site da Apple, existem acções já feitas, que facilitam a vida.
Aqui, tens um vídeo que explica como funciona, com um exemplo simples:
http://www.macosxautomation.com/automator/index.html
obrigado! vou dar uma vista de olhos!
Será melhor que o goodsync?
Boa pergunta. Nada como testar também o GoodSync 😉
estão a faltar alguns guias passo-a-passo do Automator, alguém se oferece? 😀