Square – Pagamentos com cartões e iPhones
Parece mentira, mas é verdade. Hoje em dia, tudo se inventa e com as aplicações para iPhone a crescerem como cogumelos, também a tecnologia para as mesmas evolui.
E com isto nasceu o Square, que promete revolucionar os pagamentos com cartões.
Square é uma empresa que nasceu dia um de Dezembro e entre as pessoas da equipa podemos destacar Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter.
O Square é nada mais nada menos do que um leitor de cartões que é ligado à entrada dos auscultadores do iPhone. Em conjunto com a aplicação, transmite a informação do cartão para o servidor, e o servidor processa o pagamento. É claro, que se o leitor utiliza a entrada dos auscultadores, desde que haja software pode ser utilizado em qualquer smartphone, mas para já só existe no iPhone e no iPod Touch.
Vantagens
- Facilidade de uso;
- Custo do equipamento (deverá ser mínimo, ao contrário das máquinas que se utilizam em lojas);
- Segurança (os dados são encriptados e não fica nada armazenado do dispositivo utilizado);
É difícil dizer desvantagens, visto que ainda não podemos testar o Square. Mas para já apenas posso dizer que pode ser mais propicio a roubos, mas claro que isto não passa de uma suposição.
Para já, esta empresa que começou há pouco tempo apenas tem alguns protótipos em cafés nos EUA, e ao que parece está a funcionar bastante bem. Estão no entanto também abertas as inscrições para Beta Testers.
Eu acho que é um sistema que devemos ter debaixo de olho, que pode vir a dar frutos e quem sabe revolucionar os pagamentos num futuro próximo. Para além disso posso dizer que o site e toda a aplicação possui uma UI de fazer inveja. Resta esperar para ver.
Homepage: Square
Este artigo tem mais de um ano
Porreiro. Parece um bom sistema, mas estou mesmo a ver a chegar a Portugal daqui a 5 anos…
Não chegou e já passaram 9…
Vai ser bonito vai
ja as colonagens eram um pesadelo agora mais esta,
depreça vai nascer software para utilizar isso para outros meios
tamos tramados lol
Mesmo…
Não ficam armazenados dados no equipamento, e o dispositivo é muito pequeno para poder ser transformado para clonar cartões
Não ficam armazenados mas ao passar a barra do cartão alguém que saiba coloca lá uma coisinha e recebe os dados que lá passão!! já existe muita clonagem por isso este não vai fugir há regra.
os aparelhos de clonagem são puramente hardware. Já viste bem o tamanho do square? achas que dá para fazer algo do género naquele tamanho?
Atenção que eu não digo que não vai haver clonagem, apenas digo é que é difícil.
“leitor de cartões que é ligado à entrada dos auscultadores do iPhone” … e como é que um dispositivo ligada à saída do iPhone consegue ler seja o que for? A entrada dos auscultadores tb faz de microfone? É???
Consegues ter um auricular com microfone ligado por aí, não consegues?
O iPhone não usa TRS como as entradas normais dos auscultadores, usa TRSS para o microfone e para o botão de controlo.
Se reparares os fones do iPhone têm três riscas brancas em vez das habituais duas.
Por isso sim, lê e lê bem os cartões 🙂
Também reparei nesse pormenor, já que a saída de auscultadores é mesmo só para isso, saída de som!
Fui ao site tirar a dúvida:
“Read payment cards from any device with an audio input jack, including your mobile phone. Accepting payments has never been faster or more convenient.”
Esclarecido!
Não é ligado à saída dos auscultadores, mas sim à entrada de som do iphone. Agora se as duas estão no mesmo conector, isso já é outra conversa…
Depois num assalto já não roubam carteira, tlm e relógio, passam a levar o mesmo e ainda todo o dinheiro da conta, através de uma conta paypal ou kk coisa do género e lá se vai o dinheiro da conta para alguém que não se consegue saber quem foi.
Continua a ser preciso o código para os pagamentos
O iPhone tem um mecanismo de segurança de para “acordar” o telefone ele pede o respectivo código de desbloqueio. 10 tentativas erradas e ele apaga TUDO o que estiver na memória do telefone.
Por isso, mesmo que roubem o iPhone não conseguem aceder a nada dele… pois ele transforma-se num pisa-papéis muito caro 🙂 .
pelo que li isto é para ser usado a nível comercial, e não feito a pensar em uso pessoal.
As lojas têm de pagar para ter a ligação e os terminais multibanco. Aqui precisam de um smartphone, o aparelho e internet.
Segundo o que li aqui http://gigaom.com/2009/12/01/jack-dorsey-on-square-why-it-is-disruptive/ , a grande ambição da empresa é abrir isto para todas as pessoas, o que me parece uma grande ideia.
😉
vamos chegar à altura em que não existe dinheiro em papel, (ou metal…), tal e qual o conhecemos. vai-se a um café e paga-se com o cartão… se esta tecnologia chegar a todas as pessoas, para dar 2€ ao puto pra ir pra escola é só pedir o tlm dele e passar o cartão…
A entrada dos auscultadores é por cima e não na base como se vê na foto.