Snow Leopard: o que há debaixo do capô?
Tal como sugerido pelo A Friend, hoje decidi falar sobre o Snow Leopard e as melhorias que não estão à vista mas que trazem melhorias significativas em relação ao Mac OS X 10.5, o Leopard.
- Grand Central Dispatch
O Grand Central Dispatch é uma das grandes melhorias do Snow Leopard. Provavelmente já ouviram falar mas sempre se perguntar: o que é? Hoje em dia, cada vez são mais comuns os processadores com múltiplos núcleos. Esses processadores oferecem uma capacidade processamento fantásticas só que o grande problema é que as aplicações não aproveitam na totalidade as capacidades dos processadores de vários núcleos. Para colmatar esse desperdício, o novo Snow Leopard contém o GDC, Grand Central Dispatch.
O GDC distribui as tarefas pelos vários núcleos para optimizar o processamento, resultando em melhores performances dos Mac's. O GDC também disponibiliza API's para os programadores de novas aplicações possam incorporar a tecnologia GDC nas suas aplicações para que o processador seja utilizado ao máximo.
- OpenCL
O OpenCL é outras das grandes novidades do Snow Leopard à muito esperada. É muito bonito falar do OpenCL, mas afinal o que é isso? Hoje em dia, os computadores estão equipados com melhores e mais rápidas placas gráficas. O que o OpenCL faz é aproveitar essas capacidades das placas gráficas para aplicações normais. Assim as aplicações poderão correr de forma mais rápida e fluida.
- 64-Bits
Last, but not least o suporte a 64-bits. Esta é uma grandes novidades do Snow Leopard mas, o que significará afinal os 64-bits? Bem, para começar é o futuro! É a evolução natural que está cada vez mais a entrar pelas nossas casas dentro. A utilização do sistema em 64-bits dá-nos várias vantagens. Para começar, a tão conhecida situação da RAM. Com o sistema de 32-bits apenas é possível utilizar 4 GB de memória RAM. Com o novo sistema de 64-bits é, teoricamente, possível utilizar 16 exabytes. Mas, se pensam que a única vantagem é ter mais RAM, estão enganados. Umas das grandes vantagens do 64-bits é que possibilita um processamento duas vezes mais rápido, levando a uma maior rapidez e fluidez na execução de aplicações.
Como o sistema em 64-bits está ainda em transição, o Snow Leopard correr 32 e 64-bits simultâneamente para que não haja problemas de compatiblidades de aplicações que só funcionem em 32 ou 64-bits. Também, a segurança está reforçada com o sistema de 64-bits. Com a introdução dos 64-bits é possível criar cifras melhores e mais complexas tornando o nosso computador cada vez mais impenetrável.
Assim fica uma pequena e breve espreitadela das features mais gerais que, à primeira vista, não são visíveis mas que trazem melhorias significativas na utilização do sistema operativo.
Este artigo tem mais de um ano
Realmente estou um pouco curioso sobre o 32 bits e os 64bits do SL… Ouvi dizer que ele com o kernel a 32bits consegue correr aplicações de 64bits.. confirma-se?
Confirma-se, o kernel do mac os x 10.6 é 32 bits, mas o resto das aplicações ficam a 64 bits
Mas e as aplicações a 32 bits? correm na mesma?
Há problemas com aplicações que deixam de funcionar no Snow Leopard?
Não… Todas as aplicações, tanto em 32 com em 64-bits funcionam perfeitamente no Snow Leopard.
O kernel já é 64bit também …
no entanto por questões de compatiblidade com drivers ( por enquanto ) está a arrancar por defeito a 32bit … se no boot carregarem nas teclas 6 e 4 … ele arranca a 64bit ( nos mac com processador intel ).
Também li isso num forum, mas infelizmente com o meu white macbook nao funcionou… Alguma alternativa?
O teu White Macbook é
Intel Core Duo
ou
Intel Core 2 Duo?
é que a primeira geração não é 64-bit.. só a segunda 😉
just my 2cents
gostaria só de chamar a atenção que este processador não é um 64 bits puro. O que faz é pegar em duas instruções de 32bit e analisa-as simultâneamente, o que é “ligeiramente” diferente de termos um processador que consegue analisar instruções de 64bit.
Um dia teremos no mercado doméstico este tipo de equipamentos!
Cumprimentos e todos e continuem com o excelente trabalho!
gostava que o mac funcionasse em qualquer computador….
Eu gosto muito do mac os x mas como tenho um pc nao funciona… acaba por ser chato!
cumps
No caso de ser um portátil não há nada a fazer, mas se for um desktop (tradicional pc “de mesa”) há um equipamento no mercado, uma simples peça que ligas no pc e corre o Mac OS
peça do tipo legal ou….. xD
E em relação ás drivers?
essa peça também resolve o problema?
E quanto custa já agora…
cumps
É tudo um questão de configuração, paciencia e encontrar os drivers certos caso estes não existam nativamente no MacOsX
Eu já o corri num Acer Aspire One e bastante bem mesmo.. o sistema é relativamente leve…
Aqui tem um bom exemplo de o Snow Leopard a correr num Sony Vaio P Series
https://www.youtube.com/watch?v=VtiQR4nAdbg
O Snow Leopard está a correr ainda melhor do que o Leopard porque como as mudanças que lhe fizeram foram tão grandes e livrarem-se do binario universal, fe-lo correr ainda melhor nos “hackintosh’s”
Existe outra maneira. Eu tenho instalado o iPC que é o Mac OS X adaptado para computadores normais. Como este existem outros (iAtkos, por exemplo). Pesquisa por Hackintosh, acho que vais encontrar mais informações acerca disto (o maior problema são as compatibilidades dos drivers).
Claro que o Snow corre em PC e sem a tal peça , e em 64 bits 😉
Eu penço que o problema maior sao as drivers… nao deve ser facil de arranjar….
ai jasus………. penso* xD peço desculpa
É também de salientar que não trás só coisas bonitas, por exemplo os PATHs dos headers de C ficaram todos trocados mesmo o próprio PATH para o gcc, desta forma nem sequer consegui compilar e quando mudei o PATH as bibliotecas também foram todas mudadas.
Já agora de alguem tiver solução para isto agradeço =) lol
Emanuel,
Eu consegui compilar. A única coisa que fiz, visto que o SL não trazia o xcode e por conseguinte o gcc, foi instalar o xcode. Criei um pequeno programa em C e compilei na perfeição com o gcc.
Cumps.
O CD do SL traz o Xcode na pasta “Instalações Opcionais”.
*DVD
Caro Daniel Filipe, excelente!
Dar a conhecer estes detalhes por debaixo do capô do Snow Leopard é sem duvida algo importante para acabar com certos comentários que se vão lendo que não correspondem à verdade.
Os meus parabéns (mais uma vez) pelo trabalho e obrigado por ter ouvido a dica 😉
O Snow até corre de um USB
http://konteudos.info/?p=2100
a tal peça (Dongle) é a “Efix” . Emula a Bios de um Mac