PplWare Mobile

Tecnologia Wireless alimenta baterias de portáteis

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. x3minater says:

    Quanto custará?

    • Alex C. says:

      “O novo Latitude Z está disponível nos Estados Unidos a partir de US$ 1.999 com processador Intel Core 2 Duo com 1,4 GHz, 2 GB de memória RAM, vídeo integrado, SSD com 64 GB e gravador de DVD externo.”
      Fonte: baboo

  2. Joca says:

    Quando é que tencionam publicar a lista completa dos vencedores, com as pontuações completas daqui: https://pplware.sapo.pt/2009/09/28/peopleware-live-2%c2%aa-edicao-resultados/ ?

  3. Fab says:

    “Outra das características do portátil é a possibilidade de aceder a ficheiros e aplicações rapidamente sem a necessidade de iniciar o Windows, possuindo algumas teclas na parte direita do monitor que funcionam com shortcuts para algumas aplicações (personalizável). A Dell denomina esta tecnologia de EdgeTouch.”

    ??!! Sem aceder iniciar o Windows?! … é impressão minha ou o Windows estava a correr e aquilo não é mais que uma aplicação (da Dell?) no Windows que reage ao EdgeTouch (uns sensores de lado no ecrã)?

    …….

    • Alex C. says:

      A Dell se não me engano usa um Windows XP “nLited” com uma aplicação sua. É um Windows sim, mas separado do sistema principal do usuário

    • Tiago Dias says:

      Pelo que percebi as coisas não estão relacionadas. Há os sensores ao lado do ecrã que são apenas atalhos para correr aplicações, e que podem ser configurados para a aplicação que quisermos, e outra coisa distinta é o tal acesso a ficheiros sem iniciar o windows, possibilidade que não é explicada no vídeo.

      Foi o que eu percebi no artigo, corrijam-me sff se estiver errado.

  4. Nuno says:

    Sem fios? ter o portatil naquela docking station ou ligar um carregador para mim é igual…

  5. fran says:

    há outra tecnologia bem melhor e acho que já passou por aqui.

    é uma base que carrega qualquer dispositivo que esteja em cima dela… neste caso funciona com qualquer dispositivo eletronico com baterias…

    se alguem souber do link, que coloque aqui pf.

    abraço

  6. jr says:

    Custa-me um bocado a acreditar que os tempos de carga da bateria em wireless ou ligado a uma tomada sejam iguais. O sinal wireless tem essa quantidade de energia? Ver para crer.

  7. JMCS says:

    Espero nunca estar perto de nenhum desses portáteis ou bases.

    O utilizador deve estar a cozinhar-se com micro-ondas.

    • JPedrosa says:

      mas tu cozinhas a ouvir rádio? …
      não sejam tão pessimistas …

      muito pior faz o telemóvel e usam todos contentes

      • kekes says:

        Mas tipo existem muitos tipos de radiaçao, existem umas prejudiciais e outras nao tens a UltraVioleta tens a Infervermelha, cuja a diferença em termos energeticos é elevada. Quem te diz que nao sao piores de as usadas nas telecomunicaçoes moveis?

        Agora uma onda com tal quantidade de energia sabendo que tambem uma parte é dissipada, nao será de facto algo prejudicial a saude? Atençao a energia nao é criada porque sim, é porque de facto a onda tem uma grande quantidade de energia a si associada, ou seja poderá nao ser totalmente inofenciva…

        • kekes says:

          PS:

          Wireless LAN devices use wavebands as follows:

          * Bluetooth 2450 MHz band
          * HIPERLAN 5800 MHz band
          * IEEE 802.11 2450 MHz and 5800 MHz bands

          As telecominaçoes nao passam de 1900mhz, ou seja têm menos frequencia associada.

        • JPedrosa says:

          Bem, esta tecnologia em concreto não sei como vão fazer, mas um concorrente, sei que estão a implementar via campo electromagnético. Que, neste caso, seria semelhante ao campo electromagnético gerado pelo planeta, e com esse campo, comprovadamente não sofres 😛

          http://www.techamok.com/?pid=6845

          • kekes says:

            Sim o electromagnetismo faz parte do nosso planeta terra, mas nao te esqueças que a sua força nao é assim tao grande em comparaçao ao que será necessario para alimentar um PC penso eu de quê, e claro que nao tenho dados mas é tudo uma questao de pensarmos pois caso contrario usariamos o proprio electromagnetismo terrestre para produçao de energia em grande escala. Para fornecer energia a uma maquina de modo sem fios é necessario uma grande quantidade de energia ou seja todas as forças envolvidadas. A luz e uma onda electromagnetica, propaga-se no vacuo, a aporta grandes quantidades de energia. O sol e uma grande fonte de energia, pensa podes apanhar um escaldao facilmente na praia, mas o seu rendimento a nivel de proveitamente energetico nao é assim tao grande, sao percisas grandes areas para se ter um aproveitamento rentavel, agora imagina uma quantidade enorme de energia concentrada num curto espaço, bem nao irá fazer, imagina teres uma radiaçao solar um numero de vezes mais intensa, iras-te queimar num tempo muito inferior.

            Tive a uns tempos a ler uns artigos para a universidade sobre radiaçoes e afins, e é um dos grandes problemas do futuro. Como irá o homem e as restantes formas de vida adaptarse a tal fenomeno que vai crescendo a olhos visto muito por nossa culpa.
            Isto das ondas nao é algo de se tratar de forma leviana, pelo contrario deveremos evitar a todos custo o seu uso principalmente aportando grandes quantidade de energia, pelo que nao é uma tecnologia que me cative, quero é bateria de maior capacidade fora isso é facil ter um fio ligado ao PC de vez em quando.

  8. Yahoo! says:

    isto nao tem riscos para saude?

  9. mushi says:

    parece q por aqui ninguem ouviu falar de nikola tesla

    • HikariKyubi says:

      O homem tinha um grande projecto relacionado com transmitir informação através de “disparos” de electricidade com a ajuda da atmosfera. Eramos capazes de ter a Internet uns 10-15 anos mais cedo se não fosse a Grande Depressão a estragar o esquema ao homem XD

      Ou algo nesse sentido, já não me lembro a 100% do programa que vi no Discovery sobre o Tesla 😛

    • FredRF says:

      Pois nunca tinha ouvido falar dele, mas vivendo e aprendendo.

      Se também não ouviram falar dele http://pt.wikipedia.org/wiki/Nikola_Tesla caso vos interesse.

      Abraço,

      FredRF

  10. oporto says:

    Creio que isto não seja novidade alguma!
    Isto porque pelo que percebi o portátil não precisa de estar ligado ao seu carregador, mas a sua base sim…
    Ora bem, isto funciona então como um transformador eléctrico onde o campo magnético criado pela base é convertido por algum aparelho na própria base do portátil, permitindo assim carregar a bateria deste como se estivesse ligado directamente ao carregador e com a mesma velocidade.
    Tirando o portátil da base, este então não conseguira carregar mais a bateria.
    Não me parece uma solução pratica e saudável, talvez sim para o futuro, no aproveitamento para carregamento de baterias de carros eléctricos estacionados nas ruas.
    Mas hoje em dia há sinais de radio por todo o lado e isto quando não há certezas cientificas sobre os possíveis efeitos sobre a saúde dos indivíduos, ter assim uma radiação mesmo por baixo das palmas da mão e com esta potência não me será a mim de todo apelativo…

  11. Fernando says:

    Grande dell. Mais ondas no ar não ?

  12. Lápis Azul says:

    O grande visionário Nikola Tesla, já tinha deduzido e inventado esta tecnologia há muitos anos atrás… Pena é que por não alinhar com as pessoas ditas certas, foi marginalizado e prostrado ao esquecimento perdendo para terceiros grande maioria das suas patentes…

  13. Bruno says:

    qualquer dia implementao é um sistema tipo os das lanternas. agitar e carrega a bateria… claro k so é possivel com discos ssd, os normais corria o risco de perder toda a informaçao… um portatil k se carrega com o deslocamento do dono… isso sim…

    cumps

  14. Luís Santos says:

    Queria deixar aqui uma pequena correcção. Aliás, duas.

    Em primeiro lugar, o carregamento sem fios não tem nada a ver com tecnologia wireless, mas antes com induccção magnética. É a mesma tecnologia que se usa para carregar as baterias de algumas máquinas de barbear, escovas de dentes eléctricas, etc..

    Em segundo lugar, o processador ARM (e outra board) não são necessários para permitir o carregamento da bateria sem recurso a cabos. São, isso sim, necessários para permitir o tal “arranque relâmpago”, que mais não é do que um “Live CD” embutido no computador, através da tal board e processador ARM.

  15. jony_be says:

    ja existe para telemoveis? onde arranjo isso?

    se de facto nao é necessario nenhum tipos de fios, espectaculo. ficamos a um passo de no futuro nao andarmos com fios para todos os lados.

  16. Duarte says:

    Boas.
    Eu li algures que o novo nexus 7 já traz esta possibilidade de carregar via wireless. Alguém pode confirmar esta informação?
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.