SkyDrive – O Cliente iOS para a Cloud da Microsoft
A Microsoft está a fazer uma forte incursão no mundo das aplicações para iOS. Tenho lido algumas teorias, opiniões e explicações sobre esta cada vez mais acentuada tendência da gigante do software. Há uma linha de opinião que pensa ser uma estratégia para não desvincular os utilizadores daquilo que sempre foi a mais valia da Microsoft, o standard da utilização nas ferramentas. Isto traduzido quer dizer exactamente o quê?
Actualmente cada sistema operativo mobile já apresenta ferramentas alternativas ao Office da Microsoft, claro que não falámos em todo os seu expoente, mas nas funções mais básicas e as mais utilizadas, o iOS com o iWorks e no Android com o Docs da Google muita coisa já é feita sem haver necessidade de um MS Word ou de um MS Excel. Se a Microsoft não aposta neste tipo de aplicações... um dia poderá ver a sua quota de influência baixar consideravelmente.
É aqui que entra também esta nova ferramenta de acesso à cloud gratuita da Microsoft, o SkyDrive para iOS.
Não me interpretem mal, de forma alguma nos próximos anos a Microsoft irá perder a liderança e a capacidade de inovação que sempre teve nos seus produtos mais importantes e de primeira linha. No entanto e dada a nova viragem na preferência de mercado (e quando digo viragem falo muito concretamente na crescente aposta no mercado mobile) a Microsoft anda um pouco à deriva em termos de um sistema que se afirme e como tal, o apostar em software para outros sistemas maduros e líderes, é visto como uma aposta segura e que mantém o utilizador em contacto com os produtos e filosofias Microsoft.
Na moda actual, que são os serviços cloud, a Microsoft é uma das mais antigas e deixa agora para iOS um cliente que permite ao utilizador com Windows Live ter acesso via iPhone ou iPod Touch ou mesmo via iPad a um espaço generoso de 25GB onde poderá o utilizador colocar qualquer tipo de conteúdo e usufruir desse alojamento gratuito para ter acesso aos ficheiros em qualquer parte do mundo e em qualquer momento.
- Aceda a todo o seu conteúdo do SkyDrive, incluindo ficheiros que outras pessoas partilharam consigo
- Veja os documentos recém-utilizados
- Carregue fotografias ou vídeos a partir do seu telemóvel
- Partilhe uma ligação para qualquer ficheiro utilizando o correio electrónico
- Crie pastas. Elimine ficheiros ou pastas
Se utiliza o Hotmail, Messenger ou Xbox LIVE, já tem uma conta SkyDrive. Caso contrário, inscreva-se para obter uma conta nova em SkyDrive.com e, em seguida, poderá carregar facilmente ficheiros a partir do seu PC ou Mac para ter acesso no seu telemóvel.
Esta é mais uma aplicação que a Microsoft coloca na App Store mas prepare-se que muitas outras estão para sair, fala-se mesmo numa versão estilizada para iPad do magnífico Microsoft Office... seria a cereja em cima do bolo e seria a Microsoft a usufruir do mais avançado meio tecnológico para propagar o que melhor se faz em software de produção. Nós utilizadores agradecemos esta salutar concorrência.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 4.0+
Download: SkyDrive 1.0 [4.4MB]
Homepage: Windows Live
Este artigo tem mais de um ano
O que era bom, era uma aplicação do SkyDrive para Android.
Em breve! A Melhor é o Microsoft Office para iPad que vem aí em breve!
O Skydrive para iPhone,como em outros “clouds”, não dá para fazer o upload, a partir do dispositivo móvel, de todos os tipos de ficheiros – neste caso dá para adicionar fotos e vídeos.
No Skydrive para iPhone gostei da criação de links – envia-se esse link para outra pessoa que clicando nele passa imediatamente a ter acesso ao ficheiro (texto, fotos ou outro) com as opções “ver apenas” ou “ver e editar”.
Suponho que só no Android vá dar para fazer isso, porque é o único que permite que as aplicações acedam ao filesystem.
A questão é se fazer upload de ficheiros a partir do telemóvel tem algum interesse, porque se formos a ver bem, como é que eles lá vão parar logo para começar? 🙂
Jailbraek+ifile e vai tudo para as nuvens
hum… interessante da parte da MS lol
Pena ainda não existir para android. Parece-me um passo importante por parte da Microsoft em se afirmar no panorama Cloud.