PplWare Mobile

Será o iPhone 7 o primeiro a ter suporte para Li-Fi?


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Carlos Gomes says:

    Não acredito de todo. A Apple nunca introduz nada, vai atrás das tendências.

    • Francisco Almeida says:

      Aí não? Quem foi que lançou o primeiro smartphone multi-touch? A Apple.

      Quem lançou a primeira loja de após? a Apple.

      Quem lançou o primeiro sistema operativo com arquitectura 64bits? A Apple.

      Quem lançou pela primeira vez um smartphone (e não falo num arcaico Telemóvel) com Touch ID? A Apple.

      Quem lançou uma porta de dados e de carregamento reversível tal como conhecemos a porta Lightning? A Apple.

      Quem nunca permitiu a remoção da bateria e hoje todos copiam o conceito? A Apple.

      Quem tornou primeiro, de forma nativa, o sistema operativo encriptado? A Apple?

      Quem tem um sistema operativo que comunica com o seu sistema operativo dos desktops de forma bidireccional? A Apple.

      Quem criou o Apple Pay que deu origem aos ‘pay’ todos que apareceram? A Apple.

      Bem, chega se não estou aqui a ensinar-te gratuitamente e não sou pago para ensinar fora de horas.

      Se não sabes o que dizes, reza. 😉

      • Pedro says:

        E depois? De que serviu ser a primeira em tudo que a maioria dos smartphones hoje em dia entre HTC’s e Samsung já lhe passaram à frente em qualquer desses aspectos que mencionaste? (Tirando a porta lightning que não é um conceito fora doutro mundo)

      • Rui says:

        Impressão minha ou o Carlos Gomes estava a ser sarcástico??? 🙂

      • Joao Magalhaes says:

        Ehehehehe, se não fosse a Apple neste momento não tinhamos nada, touch ID, Remoção de bateria looooool, Apple Pay, só falas de inovação que não interessa para nada, por exemplo:
        Quem não consegue colocar um mini sd no telemovel? A Apple
        Quem não consegue trocar a bateria: A Apple
        Quem não foi o primeiro a ter uma camara no telemovel: A Apple
        Quem foi o primeiro a ter um telemovel arredondado: A Qtek

        Só invenções e inovações inventadas por outros.

        Enfim, estamos a falar de um telemovel que provavelmente a unica coisa Apple é o sistema o resto é tudo feito por outras marcas.

        • xupacabra says:

          Pior cego é aquele que não quer ver, estamos a falar de Smartphones ou do Nokia 6600/1100/3320/1232/9878…
          só te falta dizer que preferes os PC com disquetes, ou câmaras de filmar com cassetes BETA MIX, tudo tem o seu tempo e tudo o que referiste era tudo o que tinha o 1 telemóvel (não smartphone) basta veres as tendências.

      • Pedro Fonseca says:

        Francisco, tenho dúvidas em alguns (poucos) pontos que menciona, mas o segundo que menciona não é verdade. A Apple não foi o primeiro a lançar “…o primeiro sistema operativo com arquitectura 64bits”. Para servidores, foi a Cray (1985). E entre 1985 até 2003 muitas versões de S.O. sairam para servidores, até a Microsoft teve uma versão para processadores Intel Itanium. A Apple foi sim, a primeira a implementar num S.O. para as massas (em 2003, com a versão 10.3 “Phanter”) com suporte para instruções 64bit com o PowerPC 970 . E em 2001 o Kernel do Linux já tinha sido testado e aprovado ser possível executar instruções de 64bits, mas só em simulador pois na altura ainda não havia processadores para o mercado de consumo capazes de executar instruções de 64bits.

      • Helder Correia says:

        lolol

      • vlad says:

        Existem alguns pontos que tens razão, no entanto na maioria deles já existiam tecnologias concorrentes.

      • João says:

        Yupiii … por esse testamento presumo que deverei estar grato à Apple por ter moldado toda e qualquer tecnologia em existência passada e futura …
        Se calhar prefiro estar grato a Benjamin Franklin, Thomas Edison e Nikola Tesla (entre outros) em vez de glorificar designers 😀

      • Wilson says:

        Quem foi que lançou o primeiro smartphone multi-touch? A Apple. – verdade – mas a tecnologia tinha sido desenvolvida por outra empresa e aplicada em outros dispositivos, a Apple apenas a aplicou em Smartphones.
        Quem lançou a primeira loja de após? a Apple. – verdade – mas irrelevante

        Quem lançou o primeiro sistema operativo com arquitectura 64bits? A Apple. – Mentira – O primeiro SO largamente distribuido e divulgado em 64bits foi o windows XP em 2001, o Mac OS X 10.3 apenas chegou em 2003 –
        Quem lançou pela primeira vez um smartphone (e não falo num arcaico Telemóvel) com Touch ID? A Apple. – verdade

        Quem lançou uma porta de dados e de carregamento reversível tal como conhecemos a porta Lightning? A Apple. – verdade – mas não conheço as reais diferenças para USB

        Quem nunca permitiu a remoção da bateria e hoje todos copiam o conceito? A Apple. – Não encontrei informações mas acho que é verdade – quanto à aplicação prática (vantagens e desvantagens) depende muito do utilizador.

        Quem tornou primeiro, de forma nativa, o sistema operativo encriptado? A Apple – e qual é o nome desse primeiro sistema operativo encriptado??

        Quem tem um sistema operativo que comunica com o seu sistema operativo dos desktops de forma bidireccional? A Apple. – A microsoft também

        Quem criou o Apple Pay que deu origem aos ‘pay’ todos que apareceram? A Apple. – mentira – foi a Handango em 2003 – a appstore da apple e o android market vieram ambos em 2008

      • Wilson Santos says:

        Caro Francisco. O primeiro sistema operativo a 64bits foi o Windows XP em 2001 e a primeira appstore foi a hadango em 2003.

        • Paulo Ferreira says:

          O primeiro sistema operativo a 64bits for o UNICOS da Cray Systems em 1985, e era baseado em Unix. Em 2001 o Linux foi o primeiro a suportar x86-64 ao nível do kernel e, no mesmo ano, apareceu o Windows XP 64 bit Edition, para processadores Itanium’s IA-64.
          A Apple só surge com um sistema operativo 64bits em 2003 com o Mac OS X 10.3 “Panther”.

      • Vítor M. says:

        Calma Francisco, não é bem assim 😀 mas a Apple tem um lema: pegar em tecnologias mal aproveitadas e fazer delas um sucesso. Depois cria tendências, mas há muita coisa que não criaram.

        Dessa lista o modelo de negócio da App Store (herdada do iTunes Store) foi o grande sucesso da Apple e o que os restantes perseguem. O resto, como a política de não permitir a substituição da bateria… muito criticada, bom, hoje parece ser de facto tendência, mas é discutível.

        A porta lightning… faz sentido mas a nova porta USB já faz isso também e outros dispositivos já a adoptaram.

        A arquitectura 64 bits, de facto dos dispositivos mobile a Apple foi pioneira, mas há anos que existe essa arquitectura noutros segmentos. Mas ok, poderá ter essa vantagem.

        O Apple Pay… a vingar, foi um aproveitamento de outras tecnologias que o mercado já tinha com a sua enorme base de dados de cartões de crédito, isso é imbatível. Não sei se será isso o que dizes ser quem “lançou primeiro” em termos de “pacote” mas se for individualmente há outras empresas que o intentaram antes, embora com relativo sucesso ou até mesmo insucesso.

        O Touch ID? Salvo erro a LG já o tinha colocado num telemóvel, não vingou, apareceu esta tecnologia igualmente em portáteis e PDAs que teve um sucesso relativo, agora a Apple esperou pelo desenvolvimento tecnológico certo e aproveitou o momento. Mas não inventou a tecnologia, reinventou-a no limite.

  2. Paulo says:

    Também vem com máquina de café integrada com suporte de cápsulas Nexpresso e delta, além disso vem também com um botão de pânico que quando pressionado faz o iPhone virar um iJetPack com capacidade para 30 minutos de voo

    Agora só falta o pessoal cair na realidade

  3. trolha men says:

    A apple não sabe como por isso a funcionar ainda, está a lançar este rumor para alguém fazer um smartphone com isto para ir logo copiar e depois lançar e dizer que inventou.

    • PSN says:

      Inventou? Isto é um standard!

      Com cada trolha! Dedica-te à pesca, 2016, ainda não têm um smartphone com force touch, como apresentaram no ano passado, só para fazer figura, mas na realidade? Nada!

      Só a Apple é que traz inovações, vêm criticar,mediam ter vergonha!

      • pedro says:

        Deixa-te de fanatismos pa. A Apple inventou algumas coisas mas não inventou tudo. Carregamento wireless? Onde existe isso no iphone? Ate o meu lumia 735 tem isso. Glance screen, ecrã oled… Enfim… A lg tem um smartphone flexível… Foi a Apple que o inventou?

        • Andr8 says:

          E a Apple precisa de inventar tudo agora? E de ter todas as coisas possíveis e imaginárias?

        • PSN says:

          Sim, sim… isso serve para quê?

          • Carlos says:

            Diz-me então uma vantagem da bateria não ser removível.

          • JBM says:

            ocupar menos espaço no interior e menos peso

          • Carlos says:

            Menos 2 milímetros e 30 gramas para quê? Pode causar uma artrite…
            E caso queiras substituir a bateria, fazes isso em casa não é? Ou compras outro, só para quem pode…

          • JBM says:

            Carlos,
            menos espaço e menos peso podem ser aproveitados para muita coisa, quer no tamanho do aparelho, quer na introdução de novas funcionalidades ou melhoria de características, por haver maior margem de manobra. Em aparelhos deste tamanho tudo conta.
            E a bateria pode ser substituída se começar a perder capacidade. Quem tiver jeito até o pode fazer em casa, ou então vai a uma loja da especialidade.
            Não venhas dizer que não tem as suas vantagens.

      • pedro says:

        A Apple ainda nem sequer tem uma coisa tao comum como o wireless charging…. Ecrã flexível… Ecrã oled…. Enfim…

  4. Mylittlelife says:

    Muuuuuito bom! Espera … mas que fazemos com tamanha velocidade para capacidades de 16 ou 64 GB (a maioria dos iphone) e distâncias super curtas?

  5. Bota_fogo says:

    Claro que não vai ser a primeira! Só quando a Samsung, LG e essas já tiverem que é para depois produzirem para a Apple com restos dos telemóveis deles.

  6. jesus jones says:

    Mais propaganda

  7. Wistfultale says:

    Ainda bem que esse iPhone não é o que a Apple tem em mente. A pessoa que criou esse conceito devia estar toda mocada quando o criou…

    • David says:

      É bonito lol o problema é não passar mm disso…

    • Luis says:

      Agora tentem explicar a uma pessoa do início do século XX que têm um dispositivo que cabe no vosso bolso que vos permite realizar telefonemas, enviar “cartas”, tirar fotografias, aceder a todo o conhecimento da humanidade sem que seja necessário o uso de fios. Entre muitas outras coisas que o vosso smartphone permite fazer (ler dados biométricos, localização, interação com outros equipamentos, não acaba). Provavelmente também te vai dizer que estás mocado até lhe mostrares.
      Ainda bem que quem pensou na Internet pela primeira vez não rejeitou à partida tal possibilidade. Senão nunca tinhas a oportunidade de estar ver esta página nem de a comentar, provavelmente usando uma ligação sem fios (tal como as comunicações por luz visível (VLC).

      Umas tecnologias têm sempre vantagem em relação às outras. De certeza que para algumas finalidades não é aconselhada uma ligação Wi-Fi, pois esta pode comprometer a segurança ou poderá ser necessário um alcance maior, usando-se uma ligação Ethernet. Por outro lado ficas preso a um cabo. Assim, também há vantagens e desvantagens do uso de VLC.

  8. [APPLE] Rui C. says:

    Mais uma obra prima da qualidade e da tecnologia ao alcance do comum dos mortais.
    🙂

  9. Joao says:

    E o pplware que não tivesse uma notícia para vender iPhones. Mesmo que essa notícia não diga absolutamente nada! Já estava a estranhar que o “pitch” de hoje ainda não tinha aparecido.

  10. Mike litoris says:

    Who cares?

  11. Wilson says:

    Nao consigo comentar

  12. Filipe Santos says:

    Quem criou o Apple Pay que deu origem aos ‘pay’ todos que apareceram? A Apple. mentira. foi a Handango em 2003, a appstore da apple e o android market vieram ambos em 2008

    • Francisco Almeida says:

      A iTunes Store (que dá origem á App Store) nasceu em setembro de 2006. Lê antes de dizeres essas cenas.

      Quanto ao Handango não tem nada a ver. Foi a primeira loja a vender apps Android em outubro de 2008 e já comercializava para BB e Simbyan. Contudo o conceito é instalação da App assim como pagamento era completamente diferente do que a Apple desenvolveu na iTunes Store é mais tarde, em Julho de 2008 a App Store.

      Neste caso da Apple a loja era um serviço integrado no iOS é ligado á segurança do sistema operativo, tal como ainda acontece actualmente. O Handango era uma loja avulsa como muitas para Windows Mobile que serviam o mercado PDA sem o mecanismo de actualização automático implementado no sistema, por exemplo.

      O Apple Pay, com dispositivos, aplicações e serviços contratados, tal como apareceu depois o Samsung Pay, Android Pay (entre outros) foi mesmo a Apple que criou. 😉 existiam apenas conceitos de pagamento difrtentes como o Google Wallet e outros da Master Card etc…. Mas … nada a ver.

    • JBM says:

      O Apple Pay não tem nada a ver com lojas de aplicações

  13. Cláudia Santos says:

    Quem foi que lançou o primeiro smartphone multi-touch? A Apple. – verdade – mas a tecnologia tinha sido desenvolvida por outra empresa e aplicada em outros dispositivos, a Apple apenas a aplicou em Smartphones. https://en.wikipedia.org/wiki/Multi-touch

    Quem lançou a primeira loja de após? a Apple. – verdade – mas irrelevante

    Quem lançou o primeiro sistema operativo com arquitectura 64bits? A Apple. – Mentira – O primeiro SO largamente distribuido e divulgado em 64bits foi o windows XP em 2001, o Mac OS X 10.3 apenas chegou em 2003 – https://en.wikipedia.org/wiki/64-bit_computing

    Quem lançou pela primeira vez um smartphone (e não falo num arcaico Telemóvel) com Touch ID? A Apple. – verdade

    Quem lançou uma porta de dados e de carregamento reversível tal como conhecemos a porta Lightning? A Apple. – verdade – mas não conheço as reais diferenças para USB

    Quem nunca permitiu a remoção da bateria e hoje todos copiam o conceito? A Apple. – Não encontrei informações mas acho que é verdade – quanto à aplicação prática (vantagens e desvantagens) depende muito do utilizador.

    Quem tornou primeiro, de forma nativa, o sistema operativo encriptado? A Apple – e qual é o nome desse primeiro sistema operativo encriptado??

    Quem tem um sistema operativo que comunica com o seu sistema operativo dos desktops de forma bidireccional? A Apple. – A microsoft também

    Quem criou o Apple Pay que deu origem aos ‘pay’ todos que apareceram? A Apple.-mentira- foi a Handango em 2003-a appstore da apple e o android market vieram ambos em 2008.

  14. Heitor says:

    O smartphone Motorola Atrix lançado em 2011 com Android Gingerbread vinha com um sensor de impressões digitais e tela multitouch

  15. Flavius says:

    Para todos os fanaticos dos produtos Apple:
    Quem vos mama o dinheirinho? – Apple

    Quem vos vende 1 smartphone por 750€ com 16Gb de memoria dos quais 9 são do IOS – Apple

    Querem mais 50 Gb ? Pagam mais 110€ a Apple e tem o vosso querido 6s ( 860€) + 100 se quiserem um seguro….

    Lool anda muita gente a ganhar milhares por mes

    Mais gloria dão a Apple = mais pagam
    Algo que lhes custa ate 150€ por produção.

    Este Iphone 7 ja deve vir a custar 1100€ com 16Gb no minimo…

    Glorifiquem e paguem mais. …lool

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.