ScreenFlow 2.1 – Aplicação de Screencasting Profissional
Há uns tempos sondei vários utilizadores Mac, sobre o que usavam para fazer screencasts. Foram várias as aplicações recomendadas mas uma foi a que me captou a atenção. ScreenFlow é uma aplicação extraordinária para fazer screencasts com uma qualidade profissional sem que possa apontar um qualquer defeito.
A melhor captura
ScreenFlow garante a melhor captura em termos de qualidade e facilidade de manipulação. Esta aplicação recorre a aceleração de hardware e a um sistema de compressão da 64-bits tirando todo o poder da máquina e optimizando os recursos obtendo um desempenho muito estável tanto na captura de vídeo, áudio ou mesmo na captura de uma apresentação em PowerPoint.
A sua capacidade de captura é extremamente inteligente, enquanto nos restantes programas para captura o utilizador teria de escolher a área que seria capturada, com o ScreenFlow não há essa necessidade pois a ferramenta detecta qual a área com acção e move o foco da sua atenção para essa área.
O seu avançado algoritmo permite que haja uma multi-funcionalidade para detectar diferentes áreas de acção, ao ponto de poder capturar imagem do ecrã e capturar o que está a ser gravado via iSight ou câmara DV. Tudo no mesmo ecrã e com suporte de som.
Após uma captura, ScreenFlow oferece o poder de edição, melhorando o aspecto e a funcionalidade do motivo capturado. Podemos cortar partes, remover fragmentos dispensáveis, podemos inserir efeitos de transição, podemos inserir quadros de texto e legendas, podemos acrescentar áudio... entre outras preciosidades.
Há um leque de pequenos ajustes que melhoram e ajustam tanto a imagem como o som, dando assim um aspecto profissional ao screencast que vamos apresentar.
Basicamente podemos aprender com a utilização, somos guiados pela proximidade que a aplicação exerce sobre nós. Os menus de contexto sobre o vídeo ou sobre o áudio ajudam a melhorar e a acrescentar efeitos e ajustes necessários.
Publicar directamente para o YouTube
Os actuais cenários multimédia e a envolvência das redes sociais, fazem com que nada possa ser dissociado, assim poderá usar a capacidade de publicação directamente para o YouTube, aumentando de forma singular a partilha quer para diversão quer mesmo para formação.
Depois todo o trabalho pode ser publicado online, usando os tradicionais meios que estão ao dispor das pessoas.
É muito intuitivo e prático. Nesta mais recente versão, foram adicionados algumas opções que vieram enriquecer fortemente a já espantosa ferramenta. Podemos agora publicar o nosso trabalho em Flash, criando apresentações em flash " all-in-one", obtendo todos os componentes necessários ( HTML, vídeo e Flash playe) de forma automática.
A barra de menu apresenta um menu que permite a tal acção com o rato, onde controla o ínico da gravação e o final da mesma. Pessoalmente e para não ter de fazer cortes, prefiro usar os atalhos do teclado.
É uma verdade que custa a módica quantia de 75 euros mas é o preço de uma das mais completas ferramentas para screencasting.
Embora tenha ainda uma pequena ideia do que existe para Mac OS X, parece-me que estamos perante o que de melhor existe. Esta minha preciepção e as muitas vozes que podemos ver e seguir no YouTube, por exemplo, onde elaborados tutoriais são mostrados a público ajudam a perceber as capacidades do ScreenFlow.
Licença: Shareware [preço = 75 euros]
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.5+
Download: ScreenFlow 2.1.1 [8.2MB]
Homepage: Telestream
Este artigo tem mais de um ano
Boa dica.
Outra alternativa (gratuita) é a função imbutida no Quicktime X, já gravei uns quantos vídeos e até agora tem funcionou sempre bem. Não tem as mesmas funções que um programa dedicado a isso, claro, mas para desenrascar… Ainda não me deixou ficar mal. 🙂
Já agora, off-topic, descobri um editor de texto bem engraçado para OS X, “OmmWriter”: http://www.ommwriter.com/
Suporta sons e backgrounds ralaxantes para deixar “fluir” os artigos com maior facilidade. Não tem muitas funções, mas para editor gratuito… Recomenda-se utilização em conjunto com headphones. 🙂
Sim o Quicktime X também dá, embora mais limitado. Para o uso corrente chega e sobra o Quicktime X, mas este tem uma qualidade e um leque de outras possibilidades, mais vantajosas 😉
Ja ouvis-te falar do camtasia?
Experimenta!
Uso o Camtasia no Windows e este no Mac… e de longe, mas de longe mesmo, o Camtasia não chega perto deste. (E sei que ele é dos melhores para Windows).
Este para além de gravar com qualidade boa, mantem a perforamnce sem arrastos, mesmo se abrir vários videos, musica, jogar jogos, etc… e tem uma componente diferente.
Grava por “layers” ou seja, depois da gravação é possível aumentar o tamanho do ponteiro do rato, fazer efeitos “blur” numa só janela, adicionar webcam durante a gravação, entre muitas outras opções que nenhum outro tem.
Esta ferramenta, em termos de screencast pode-se dizer que é realmente um Luxo auténtico. Embora o Quicktime X sirva para a grande maioria fazer screencasts e depois editar no iMovie, para quem quer videos profissionais, este é mesmo o topo dos topos. 😉
Pois o que é certo é que falei sem saber realmente como se porta em mac, apenas tive como base a versão windows que, diga-se de passagem, é simplesmente excelente (alias como todo os softwares da techsmith). A unica coisa que me queixo deste software é mesmo alguma falta de qualidade quando utilizado os formatos habituais de compressão (pelo menos comigo…)
Cumprimentos
Ha coisa de um ano precissei de algo assim, perdi um bom tempo a pesquisar e dei com o screenflow.
De longe o melhor que existe, e se o mesmo fosse exportado para outras plataformas, seria de facto o melhor “universal”.
A fantastica forma de ediçao, o facto de manter a qualidade como mantem e poder realizar as capturas de diversos modos, incluindo com a webcam em simultaneo fazem deste software o melhor que ja vi.
Sem dúvida. Como costume dizer, é uma ferramenta que incentiva ao screencast. 😀
boas
ando à procura de software deste género mas para Linux e para Windows. alguém sugere algum em especial?
Os orientados para ecrãs fotografados para vídeo:
– Wink – http://www.debugmode.com/wink
– Screenbook – http://www.screenbooks.net/
– ZoomIt – http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/bb897434.aspx
– DemoHelper – http://tools.tortoisesvn.net/DemoHelperInfo
Os mais orientados para apresentar em vídeo
– Jing – http://www.jingproject.com
– FreeScreencast – http://www.freescreencast.com
– Camstudio – http://www.camstudio.org
Outros
– Go View – http://goview.com/
– Free Screen To Video – http://www.koyotesoft.com/
– Powerbullet Presenter – http://powerbullet.com/
– Screen2Exe http://www.screen-record.com/
– Bytescout Screen Capturing
http://bytescout.com/products/enduser/screencapturing/screencapturing.html
– AutoScreenRecorder –
http://www.wisdom-soft.com/products/autoscreenrecorder_free.htm
Tudo Online:
– Iorad – http://www.iorad.com/
– ScreenToaster – http://www.screentoaster.com/
– Screenr – http://screenr.com/
E para modo Machinima
1. Fraps – http://www.fraps.com/
2. X-Fire – http://www.xfire.com/
3. GameCam – http://www.planetgamecam.com/
4. WeGame – http://www.wegame.com/
5. Taksi – http://taksi.sourceforge.net
As melhores ferramentas para Screencasting – https://pplware.sapo.pt/software/as-melhores-ferramentas-para-screencasting/