Samba – Serviço de mensagens por vídeo
Por Bruno Rodrigues para o Pplware.com
As aplicações para o segmento mobile são a grande bolha do actual mundo tecnológico. O foco das grandes empresas do ramo gravita em torno de soluções inovadoras e criativas.
Aplicações da área das comunicações sempre tiveram um grande impacto e muitas ideias inovadoras têm surgido nos últimos anos, como é o exemplo de um serviço mais recente, o Snapchat, passando por um pioneiro dos aplicativos móveis, o WhatsApp, que a aquisição por parte do Facebook foi a mais recente transacções de milhões, com isto muitas outras eclodem diariamente como cogumelos.
A aplicação que vos trazemos hoje continua na boa onda da inovação no serviço das comunicações e desta vez por vídeo. Samba, uma ideia bastante original que traz ao serviço de mensagens vídeos que são enviados pelo utilizador para outros. Este é o mais recente buzz no segmento mobile.
Samba é um serviço de gravação de vídeo reactivo, isto é, depois de gravado um vídeo, ele é enviado a um contacto que usa a câmara frontal para gravar a reacção de quem recebe e a mostra a quem enviou o vídeo. Cada vídeo pode ter até 15 segundos de duração e tem o objectivo de desfrutar das reacções dos amigos e familiares.
O que se espera desta app?
Acima de tudo espera-se criatividade. Terá de haver uma espécie de compromisso com o que se está a fazer e com quem vamos partilhar esse momento. O conceito é interessante, é verdade, mas para não ser mais uma app tem de existir por parte dos intervenientes uma ligação que cause reacções, são essas reacções que que fazem sentido para esta app existir.
Como funciona mais concretamente?
Depois de enviada a mensagem de vídeo, Samba começa a registar automaticamente, quando aberta a mensagem, a reacção para quem enviaram o vídeo com a câmera frontal do telemóvel e devolve a mensagem com a reacção da pessoa em questão.
Ao gravar um vídeo pode contar com filtros e adesivos que podem ser utilizados na gravação. Uma das características que a aplicação contêm é que não existe a necessidade da aplicação estar previamente instalada para poder ver os vídeos que recebe. Estes utilizadores que não tenham a app instalada e que recebam os vídeos via MMS não vão poder responder com a sua reacção até procederem à instalação.
É possível também apagarem os vídeos enviados aos outros utilizadores, tanto os que estão no seu telemóvel como os que estão no contacto que enviou. A aplicação foi lançada recentemente mas mais funcionalidades estarão a caminho, como alguns aspectos premium nomeados pelo fundador da mesma.
Um dos motivos para que esta aplicação venha a ter sucesso é derivado à condicionante que nenhum aplicação de comunicações hoje estar virada para as mensagens de vídeo, e com este serviço pode-se complementar essa falta. Para que a aplicação avance na abertura de novos caminhos, recebeu um investimento de 630 mil dólares de vários empresários e investidores do ramo dos conteúdos multimédia, mais propriamente na área dos conteúdos vídeo.
Samba pretende oferecer uma nova forma de comunicar o mais próximo possível do comportamento humano e actuar ao nível das ligações emocionais de uma maneira nunca antes vista.
A aplicação está disponível na App Store de forma gratuita e esperam-se novidade para Android em breve.
Este artigo tem mais de um ano
Acho que escolheram mal o nome da aplicação. O nome Samba é usado desde 1992 como serviço de compartilhamento de arquivos e impressoras entre windows e sistemas unix.
E tambem usado pelas escolas de samba no Brasil (antes de 1992).
“Samba is a Brazilian dance and musical genre originating in Bahia, Brazil, and with its roots in Rio de Janeiro and Africa via the West African slave trade and …”
hahahahah aquele abraco
Eu sei que o samba é uma dança brasileira. A questão que levantei aqui é de criarem um software com o nome de outro que já existe há mais de 20 anos! Percebe?
Se alguém lhe perguntasse se já dançou samba? Não há qualquer confusão com o software. A resposta seria clara, sim ou não. Agora, se alguém lhe perguntar se já usou o samba. Vai responder o quê? A dança ou o software? É este o ponto!
Enfim…
o nome Samba existe desde o seculo XIX. E e’ uma danca brasileira… lol. quem ganha?
+1
Que raio de programador não conhece o samba, isto é um escândalo. O mundo está perdido, só querem iOS estes putos programadores.
Sim foi a primeira coisa que me veio à cabeça quando vi o nome também xD
Pois, disse a mesma coisa, mas quem escolheu de certeza que tinha outra ideia. Mas não foi feliz de facto! 😀
Acho que vou pôr um adesivo opaco no meu tlm. A minha reação a algumas mensagens talvez não seja do agrado de quem as envia.