Reconhecimento facial no iOS 5?
Tudo indica que finalmente a Apple irá introduzir a já famosa tecnologia de reconhecimento facial no iOS, segundo alguns vestígios encontrados recentemente na fase Beta do iOS5.
A Apple já usa esta tecnologia no seu iPhoto, para reconhecer e catalogar fotografias com base no reconhecimento facial, assim como no famoso PhotoBooth, onde para além de efeitos engraçados de distorção e manipulação de imagem, podemos também adicionar alguns efeitos que nos seguem, como os famosos pássaros em torno da nossa cabeça. Mas no iOS5 a Apple vai mais além!
No campo do iOS tudo indica que esta tecnologia poderá ir mais longe e ser usada não só na forma de entretenimento e organização, como também no reconhecimento do utilizador para que este não necessite de usar o código de segurança para aceder ao seu iPhone, assim como poderá ser usado para definir o perfil de diferentes utilizadores, deixando assim à disposição do mesmo as aplicações que mais usa, por exemplo.
Parte desta tecnologia e devidos API's, já usados parcialmente, são fruto da compra que a Apple fez em 2010, sobre a empresa "Polar Rose".
O iOS 5 não está de todo apresentado, muitas são as novidades que este poderá trazer nas quais a Apple assegura alto desempenho e qualidade de serviço.
Este artigo tem mais de um ano
Meu Deus a noticia do ano ! fenomenal !
😉 Estou a brincar é só para iniciar as hostilidades !!!
uau! O comentário do ano! Tou a falar a sério
Mas estamos a brincar com o trabalho dos outros?
Gostava que houvesse respeito por quem se aplica a informar, seja ele quem for, colaborador, editor ou leitor.
Comentário removido por desrespeito à regras do site.
Brincar com o quê ? não percebi ? ninguém modificou o artigo…não sou nenhum hacker lol a informação está lá, a brincadeira está nos comentários…já agora comentando a sério isto já devia estar implementado há muito, não falta tecnologia nem hardware em muitos dos smartphones atuais, tanto ios como android…e antes que especulem tenho um android e adoro assim como adoro o iphone mas sem carteira para…
Ok Cláudio assim já estamos em sintonia é que com o teu primeiro comentário… sabes como é… é um chamariz à parvoíce, apareceu logo o Tiago Morbus… é como um íman.
Embora penso ter comentado poucas vezes nas noticias relativas ao mundo apple, não concordo qdo dizem que existe parcialidade por parte do pplware, houveram sim, vezes em que algumas frases das noticias/reviews foram infelizes, mas isso acontece também com outros artigos, apenas difere a atenção dos leitores…isto é como no cinema o meu passatempo favorito é encontrar erros e micros pendurados, por vezes em detrimento do filme em si…
Mas agora confesso os comentários da “guerrilha” apple/android alegram sempre o dia 🙂 e na ansia de ler os mesmos coloquei o 1º comentário, realmente não foi digno da minha pessoa nem da minha idade…MEA CULPA !
Claudio esse passatempo é giro 😀 heheh
Mas sabes que as opiniões, quando são fundamentadas na experiência e no nosso caso são sempre nessa base, podem não ir ao encontro da opinião de todos e muitos dos que contrariam a nossa opinião nem sabem fundamentar a sua participação e, como é típico, enveredam pela parvoíce. Sabes que atrás do computador esses tipos são os maiores, nós, que todos sabem quem são assumimos o que dizemos e fazemos 😀 é a grande diferença entre a honestidade e a cobardia.
Quando ao comentares… eu sou sempre da opinião que devemos comentar. Comenta para aumentar a informação disponível, comenta para fazeres uma critica construtiva, comenta para discordar com os teus argumentos e comenta para ajudar alguém nas dificuldades que vão aparecendo.
É uma forma de ajudar o nosso/vosso projecto a crescer, são estas as pessoas, as que participam, que o país precisa, tanto no mais básico como no mais arrojado dos projectos.
Nunca mais começam as aulas para a criançada estar ocupada…
Já telefonei para aquele número e ninguém atende…
Pelos vistos o Google também está interessado na tecnologia do reconhecimento facial. Comprou uma empresa que trabalha em reconhecimento em fotos e vídeos.
Não há dúvida que pode ter a sua utilidade, por exemplo, para substituir a utilização de passwords, que são vulneráveis. Mas também dá um passo a caminho do “Big Brother”: “Na sociedade descrita por Orwell, todas as pessoas estão sob constante vigilância das autoridades, principalmente por telescreen” (Wikipedia).
http://www.infoworld.com/d/the-industry-standard/google-buys-facial-recognition-company-pittpatt-167897
Na minha opinião talvez seja mais útil para reforçar o acesso, não para o garantir exclusivamente. Mas de certeza que vão ainda arranjar mas utilidade a este serviço. Um género de algoritmo do Picasa para associar imediatamente a um contacto ou assim, era também interessante.
Quanto à Google, tanto está interessada que as features do Android 4 Ice Cream já o descrevem:
Facial Recognition Software – Android will be able to..well..see your head. Not only this includes the sheer shape of the body-part, but also where you look. The application has nice extensions, for eyes, ears and even for your nose. At a push of a button, all of them are duplicated on your tablet / phone, as seen in the image below.
Há ainda outra interessante, também relacionada:
Virtual Camera Operator – This Android 4.0 feature allows the camera recognize a speaker and highlight its face. Let’s say that you and you’re buddy are having a hard confrontation in the front of an Ice Cream Sandwich running device. The camera will focus on the person who is speaking at the moment and when your buddy replies, it will smoothly change the zoom upon him. This is ideal for video conferences.
Tenho uma duvida. Se alguém estiver a utilizar o reconhecimento facial para substituir passwords, tendo uma foto dessa pessoa não será possível passar por cima desse reconhecimento facial? o.O
Claro ! não vês os filmes tipo missão impossível e James Bond 🙂
Estás a partir do princípio que o reconhecimento facial só usa a parte visível (para nós) do espectro… Quem te garante que não usa também a parte dos infra-vermelhos precisamente para distinguir entre uma foto e uma pessoa viva?
tens razão, se calhar isso explica o facto de a maior parte dos sistemas de reconhecimento facial não reconhecer pessoas de cor. Está esclarecido, obrigado 😉
cor? cor de rosa? laranja? nao tou a ver
castanho e acho que quanto mais escuro pior….
“se calhar isso explica o facto de a maior parte dos sistemas de reconhecimento facial não reconhecer pessoas de cor”
Com que base dizes isso? Eu sou negro ou de côr cmo disseste e muito escuro mas tanto o meu HTC Desire, a minha máquina digital, o facebook (já agora aquela funcionalidade ainda existe?) reconhecem-me e também os outros meus amigos e familiares negros.
“castanho e acho que quanto mais escuro pior….” foste mais infeliz ainda neste comentário, quase descriminatório.
Quanto ao artigo: “assim como poderá ser usado para definir o perfil de diferentes utilizadores, deixando assim à disposição do mesmo as aplicações que mais usa, por exemplo.” talvez seja ignorância minha mas porquê um telemóvel teria vários utiizadores? O meu é meu e meu só, qual a necessidade de haver perfis?
Os perfis podem ser usados para quando outra pessoa mexe, ele bloquear aplicações ou documentos que não queiramos que ninguém mexe, ficando logo automaticamente inacessíveis assim que detecte que é outra pessoa a mexer.
Há pessoas com filhos que bloqueiam uma serie de coisas (como Appstore, etc..) para que eles não mexam onde não devem. O reconhecimento facial ajuda nisso também. Controle Parental.
Quando à tecnologia em si, antigamente havia de facto um problema em detectar pessoas de raça negra por os traços do rosto serem menos evidentes e terem menos contraste, o que poderia dificultar a detecção, mas hoje em dia dada a tecnologia e a capacidade das cameras serem HD assim como com o auxilio em alguns casos de infra-vermelhos, esses problemas anteriores já são mais ultrapassados.
Uma pergunta rápida. O iPhone tem reconhecimento de voz para texto de origem? Para escrever mensagens por exemplo?
O iOS 5 vai ter. A Apple pode chegar tarde mas costuma enconrrar as melhores soluções.
VER LINK
Perguntei porque estive a testar em Android e é brilhante. Reconhece frases inteiras sem se enganar numa única palavra. Os dias de escrever com os dedos estão a chegar ao fim 😀
Sim o Android tem isso! mas não se pode considerar que seja de serie pelomenos nos sonyericsson xperias x10 mini pro. quando pretendi por activar essa função encaminha-me para o markteplace para descarregar um programa!!! 🙂 🙂
Até agora só com uma app de terceiros, chamada Dragon Dictation, que reconhece algumas línguas (mas não o português): http://itunes.apple.com/us/app/dragon-dictation/id341446764?mt=8#
As notícias de que o iOS 5, sobretudo depois de sair a versão Beta 4, suportará “voice recognition” são mais que muitas. Algumas referem uma colaboração entre a Apple e a empresa que criou o Dragon Dictation. Uma coisa me parece certa – a Apple pode chegar tarde quando disponibiliza funcionalidades já existentes, mas costuma encontrar a melhor solução.
…oops, pensei que o comentário com o link do Computerworld tinha ido à vida e repeti a parte final.
A empresa Nuance já está a trabalhar com a Apple a algum tempo nessa tecnologia.
Convém não esquecer que o MACOS foi o primeiro sistema operativo a ter reconhecimento de fala assim como “text-to-speech”, ou seja, é uma tecnologia que já é bem conhecida na Apple, que mais cedo ao mais tarde chegaria completa ao iOS.
Como nota que o iOS já tem há bastante tempo reconhecimento de fala (ou controle por voz), mas apenas para digitar numeros, comandar algumas apps e chamar pelo nome.
A intenção da Apple é que esta tecnologia só seja implementada no iOS (completa) quando a voz for reconhecida em todos os idiomas que o iOS suporta.
ou apontar a camera a alguem na rua q vai a passar e tentar aceder a serviços, isto era bom era se funcionasse com a camera frontal para n termos q tar a virar o telemovel dessa forma
Claro que funciona com a camera frontal.
O video é meramente ilustrativo para mostrar ao publico como a tecnologia funciona.
Isso é que era.
Apontar a camera à pessoa e depois ia ter ao perfil da pessoa, a uma rede social ou algo do género. 😛
Esse comentário era uma brincadeira?
Por acaso é uma funcionalidade prática, vamos ver com funciona na realidade. Lembro-me que em 2007 os portáteis Compal (http://www.compal.com/index.php?option=com_content&view=article&id=126&Itemid=1415&lang=en) já tinham software de reconhecimento facial para login, e que depois foi adotado pela Toshiba também. Quanto à utilização em smartphones parece-me mais dor de cabeça, porque depende das condições de luz (interior e exterior).
Não brinquemos.
Ao modelo dou 5 Estrelas.
AHAHHAHHAHAH
E novidades? Não há?
Tecnologia que já existe aos anos..
“Tecnologia que já existe aos anos..”
Pelo menos dá para perceber que leste o artigo, o que já não é mau… lol
LOL
Por acaso até não li…
Há novidades. As mudanças (changelog) do iOS 5 Beta 4 transpiraram.
http://www.besttechinfo.com/ios-5-beta-4-features/