PplWare Mobile

Qual a percentagem do smartphone que é ocupada pelo ecrã?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Nunes says:

    “os modelos mais antigos dos iPhones são os que têm uma menor percentagem de ocupação do ecrã”
    verdade se nos limitarmos à lista de telemóveis que eles verificaram! Um pormenor muito importante é que são os únicos telemóveis, na lista, com ecrã de tamanho inferior a 4 polegadas. É fácil reparar como a percentagem naturalmente aumenta com o tamanho de ecrã. O que salta à vista é o LG G2 pois consegue ser mais compacto que outros de ecrã maior!

  2. João Pereira says:

    Não gosto de andar com telhas nos bolsos…

  3. Benchmark do iPhine 5 says:

    Curiosa a questão da percentagem das àreas (área do ecrã / área da face)
    Assim “a olho”, no iphone 5 parecia bastante mais, mas de-me 60,8%.

    Diminuir as bordas, inferior e superior e laterais, para aumentar o tamanho do ecrã … tem-se falado nisso … Mas o iPhone não dispensa o botão Home (agora com o TouchID muito menos) e o ecrã está centrado na face, ou seja a borda superior é igual à inferior). Onde me parece que se pode reduzir qualquer coisa é nas bordas laterais.

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      Limpei a cache do browser e escrevi “iPhine”. “Fine”na mesma 🙂

    • Nunes says:

      estás a esquecer-te que aqueles com maior percentagem ocupada pelo ecrã, são bastante maiores que o iPhone 5. É preciso ter em conta que esse espaço “morto” é aproveitado para a distribuição dos componentes internos mais volumosos, e que dispositivos maiores têm mais flexibilidade no arranjo dos componentes e dimensões da bateria!
      Por isso não é assim tão simples aumentar o ecrã do iPhone mantendo igual a dimensão do dispositivo, ainda mais quando já é tão fino!

  4. Pedro Almeida says:

    Realmente impressionante.Fiquei surpreso com a percentagem do meu 5C.

  5. Nelson says:

    Ganha a minha TV da sala, tem 47″ e é só um LCD com poucas bordas…

    Agora a sério, não faz sentido comparar telemóveis de alumínio (HTC e iPhone) com telemóveis de plástico, é óbvio que com o plástico, é mais fácil fazer um telemóvel como o G2, que dá para fazer uma estrutura “a gosto” do engenheiro (injecção), enquanto o alumínio, não se consegue fazer, pelo menos de forma barata (extrusão, dobrar, tornear, etc, nem soldar é possível num telemóvel). Além de que o alumínio tem de ter alguma estrutura que não o deixe dobrar nada (depois de amaçado, nunca mais), enquanto o plástico, se for dobrado, dependendo do material, volta á posição inicial.

    Acho que faria mais sentido comparar as bordas laterais, e por classes (metais e plásticos), quanto ás bordas de cima e de baixo, bem… É só uma questão de cortar nos botões (pôr no ecrã, no caso dos lg, e botões muito finos, que alguns até tiveram problemas nas primeiras unidades do note 3, no caso da samsung).

    • João Cruz says:

      O comentário é sobre telemóveis, ninguém está minimamente interessado na tua televisão….

    • Carlos says:

      como isto não joga a favor dos iphones tinha de vir este com as tretas do costume, tudo é desculpa para justificar os contras da maçã e tudo é desculpa para atacar o que não é maçã.

    • Brit_Box says:

      A minha TV de 55″, que tenho no meu Escalade, que uso para me deslocar para o meu jacto no meu aeroporto particular é ainda melhor!
      Realmente não faz sentido tal comparação… é como as cores, a divisão devia ser feita pelas cores… não, por SO… assim o iphone 5S ficava em primeiro!
      PS: amaSSado.

      • Nelson says:

        É pena haverem pessoas limitadas. Não vês que quanto maior for o ecrã, menos percentagem de área, são as bordas, mesmo que sejam mais grossas?

        • Brit_Box says:

          Há alguma razão para o meu comentário ter sido censurado? O Nelson goza de algum estatuto especial para que possa lançar ataques pessoais mas não lhe possam ser corrigidos os erros ortográficos?

  6. JorgeC says:

    A % do ecrã num telemóvel não tem nada que ver com o tamanho.
    Posso ter um com 2” e ter 100% de ecrã.

    • Nunes says:

      Poder podes, mas com a tecnologia actual não terás câmera ou sensores na frente, nem altifalante para o ouvido, e será bastante mais grosso do que o necessário.
      Por algum motivo a percentagem de ecrã tende a aumentar com o tamanho… basta que o espaço “morto” tenha o mesmo tamanho nos telemóveis para que o telemóvel com ecrã maior tenha maior percentagem!

    • Nelson says:

      Duuuuuh!

      Não?

      Então se tens 6″ e 12milimetros de bordas, e se tens 2″ e 6 milimetros de bordas, quem é que tem mais % de ecrã?

      Eu sou contra as novas oportunidades! Não pela ideia em si, mas como está implementada!

      • Brit_Box says:

        Então e se tens 6″ e 0mm de bordas e se tens 2″ e 0mm de bordas quem é que tem mais % de ecran? Não podes ter um 2″ com 100% de ecran… O Nunes deu uma explicação lógica, já tu, partiste para o juizo de valor sobre alguém que não conheces, mas já agora, conta-nos lá o teu contacto com as novas oportunidades…

  7. Sérgio J says:

    1% de um ecrã de 5″ é mais que 1% de um de 4″, logo nesse 1% pode ser colocado por exemplo um microfone, enquanto no de 4″ poderá ser necessário uma percentagem maior.
    Resumindo, a área que sobra num ecran de 4″ é semelhante à área que sobra num ecran de 5″

  8. Jorge says:

    Então quase metade de um iPhone não é ecrã? LOL

    A Apple ou aumenta os ecrãs ou não sei não. É que 4″ hoje em dia é muito curto e só é bom é para causar miopia 😀

    • António says:

      E para andar com tijolos ao ouvido… Pré-iphone quanto mais fino e mais pequeno o telemovel melhor era. Agora quanto mais tijolo e maior o cera melhor é. sinceramente daqui a pc andamos com telemovels de 13′ ao ouvido só porque há gente que prefere ver filmes num telemóvel.

      • Nelson says:

        Ainda no outro dia me aconteceu… Ia na rua, e apeteceu-me ver o filme, teve que ser logo na hora…

        • alterego says:

          Não é só para ver filmes, mas também pode dar jeito para ajudar a passar tempos mortos, ver videos em alternativa aos jogos… mas o ecran do iPhone é ridiculamente pequeno, seja para navegar na net, ler um documento, simplesmente consultar p.ex. um horário (falo nisto porque reparei hoje num desgraçado a tentar ver o horario num iPhone, a ter de ampliar e depois não lhe cabia todo no ecrã e a andar para um lado e para o outro , coitado…). A resolução nao é tudo e ao contrário dos fãs cegos, a Apple sabe bem disso, por isso vai com certeza lançar o proximo iPhone com um ecran maior.

          • Nelson says:

            Lol, é incrível esta gente, até anda a ver o que os outros andam a fazer com o telemóvel…

            Nunca tive problema nenhum dos que dizes…

            E até ler artigos mais compridos nele, é na boa, pois o Safari tem um modo de leitura que extrai o artigo das páginas, limpinho, e funciona com 99,9% dos sites.

  9. Dani says:

    Estes resultados não são nada confiáveis. Eu tenho um Iphone 3GS e é mentira que metade da parte dianteira do telemóvel não seja ecrá. Basta pegarem num e verificam isso. Eu diria que cerca de 1/3 poderá ser, mais coisa menos coisa, mas não metade. Logo, se no único telemóvel que tenho dos apresentados no estudo o dado apontado não está de acordo com a realidade, os dados, e consequentemente o estudo, não têm qualquer fiabilidade.

  10. Victor Abreu says:

    É quase como uma obrigatoriedade que o tamanho dos ecrãs (e por consequência as suas proporções) tenha de aumentar, pois há mais procura por dispositivos deste tipo, os telemóveis têm de ter tamanhos aceitáveis (e já estamos a atingir os limites máximos nesse aspeto), e a tecnologia, ao evoluir, faz com que as resoluções de ecrãs sejam cada vez maiores, entre outros aspetos – tudo isto faz com que as tais taxas de ocupação referidas no artigo aumentem.

    Mesmo assim, não deixa de me fazer impressão ver smartphones quase sem “margens” à volta do écrã… parecem feios, esteticamente desagradáveis (pelo menos para mim), e eu nem sequer sou dos que presta muita atenção à aparência de aparelhos tecnológicos deste (e de outros) tipos.

  11. pedro says:

    se à coisa que me dispõe, é ver um(a) tóne com um smartphone… esta gente em vez de olhar para o seu interior e tentarem evoluir um bocadinho que seja, anda preocupada com a espessura da borda do c… os f… é surreal!!! mas rio-me todos os dias com estes tónes

  12. jorge says:

    LG G2 rules, tenho um e digo que é muito bom dispositivo, qualidade preço não á melhor 😉

  13. Jose de mello says:

    Ó tristeza de comentários…
    Fala-se da percentagem da ocupação da area do telefone e divagam com telhas, televisões, …enfim!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.