PropEdit – Para gerir permissões no seu Mac
A maioria dos sistema de ficheiros modernos, permitem atribuir direitos de acesso aos ficheiros para determinados utilizadores e grupos de utilizadores. Desta forma, é possível restringir ou permitir a um determinado utilizador visualizar, modificar ou mesmo executar determinados ficheiro.
Os sistemas UNIX, incluindo sistemas baseados em Linux e Mac OS X, possuem um sistema simples para gerir permissões sobre ficheiros individuais, diferente das listas de controlo de acesso utilizadas pelos Windows mais recentes. As permissões existentes nos sistema UNIX dividem-se em três classes: user, group e others (utilizador, grupo e outros). Desta forma é simplificada a lista de controlo de acesso em Unix.
Para facilitar e para alterar de forma rápida estas permissões, o utilizador poderá recorrer a uma ferramenta muito interessante: PropEdit.
PropEdit é uma aplicação para o Mac OS X que lhe permite facilmente gerir as permissões dos ficheiros que tem no computador. Desta forma pode rapidamente trocar o proprietário de um determinado ficheiro, o grupo, as permissões de acesso e pode mesmo atribuir "flags" ou "bandeiras" para determinados ficheiros e pastas que queira, por exemplo, esconder, marcar como imutável... entre outros estados dentro do sistema operativo.
Certamente será uma óptima solução para desbloquear o acesso a determinado ficheiro que está fechado a qualquer alteração, assim com o inverso, o utilizador poderá esconder, fechar o acesso a qualquer edição ou mesmo sinalizar um ficheiro para este nunca ser apagado... tudo isto de forma directa através desta ferramenta.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mack OS X 10.6
Download: PropEdit 1.0.1 [1.3MB]
Homepage: Eosgarden
Este artigo tem mais de um ano
Há um comando de consola para isto, é o cmod, se bem me recordo 😛
Grande parte dos utilizadores não têm conhecimentos para usar a consola, pois pela consola conseguimos praticamente tudo.
As novas gerações de utilizadores são utilizadores de interfaces gráficos super bem produzidos e com total acessibilidade…
Sim, eu sei. É um truque porreiro, mas eu sou old-school nisto (comecei com UNIX só a usar linha de comandos).
chmod (change mode)…
Boa sugestão. Vou aplicar no meu imac.
Dica muito boa!
Especialmente para quem não domina a consola.. chmod… chown… etc.. 🙂
O que serão k… 95% dos utilizadores?
Mac OS X é tanto mais popular quanto mais intuitivos forem os seus interfaces… eis o sucesso dos sistema operativos. 🙂
Mesmo os restantes 5% que dominam a dica é boa. 🙂
Só tenho que saber algumas coisas de cor e salteado do terminal porque há certas coisas que tenho que mexer (quer em MacOSX, quer em Linux) que não inicio o ambiente gráfico do SO…
A questão será se serão os 95% que vem este blog. É o não explicar o que todos já sabem que faz este um lugar de partilha de conhecimento tão bom!
Não é preciso recorrer ao terminal para alterar as permissões.
Na janela de Informações de um ficheiro (cmd + i), também se pode alterar.
Exacto, mas está mais limitado a certos “usos indevidos”.
Aqui, (tal como no Terminal) envolve as flags e outros níveis de sistema… root .. wheel… etc..etc..etc…
Por falar em permissões, trabalho em rede num MACBOOK PRO e partilho certos ficheiros com um utilizador com o Windows Vista. No entanto, cada vez que me edita um ficheiro no meu Mac, tenho de o ir desbloquear para poder trabalhar nele. Isto deve-se a quê? Obrigado pela atenção.
Pesadelo de ligar Windows ao Mac via rede.
As falhas são constantes… ora deixam de aparecer ficheiros, ora muda as permissões. De “Mac” para “Mac” nada disso acontece e a configuração é ultra simples.
Ainda rezo a todas a versões do Windows que saiem, que simplifiquem mais o processo. E mesmo assim, se funciona foi preciso a Apple implementar uma serie de recursos compatíveis com Windows, porque da parte da MS… zero.
Se de Win para Win já dá dores de cabeça as vezes… de Win para Mac… é sempre uma incognita também… :S
help me, eu tentei colocar um mac (MacOSX)na rede com pc(win7), e agora naum tenho permisão para acessar as pastas do mac, ja tentei desfazer as configurações de permissões e nada! se você puder me ajudar ficarei muito grato.
Isso também funciona num Hackintosh…? 😀