PplWare Mobile

Profissionais de IT trocam cada vez mais os PCs por Macs


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

230 Respostas

  1. says:

    E depois instalam máquinas virtuais com Windows dentro do mac para conseguirem trabalhar 🙂

    • Pedro Pinto says:

      Conheço muitos…muitos mesmo! Nunca percebi 🙂

      • Pardinus says:

        Status, Puro Status…

        • Morgan says:

          qual status, eu compro mac por n haver problemas drivers, bateria mto superior , nao faco formatar, n ha bugs do windows irritantes…enfim cada um sabe de si

          • daiquiri2 says:

            falamos daqui a 1 ano

          • Morganaa says:

            eu uso o mesmo mac ha 5anos, 0 problemas. quantos windows ja compraste entretanto? 3?

          • Monica says:

            Eu uso o meu computador com windows desde 2008, so lhe meti um ssd neste tempo todo. Jogo o que quero por enquanto. E tu, quantos euros deste? Tenta la meter ram ou mudar a placa gráfica.. Desembolsa mais 2000 euros!

          • andre says:

            Que problemas de drivers existe nos PC’s? Por exemplo, podes os drivers do win8 no win10.

            Também tens portáteis que aguentam 8h de autonomia.

            Formatar? Depende do uso que lhe dás e existe spyware e tretas que atrasam o OS X, a culpa está sempre entre o teclado e a cadeiras.

            Bugs? O que se passou com o Yosemite? E a primeira versão do El Crapitan?

            Lá está cada um sabe de si!

          • Daniel says:

            Então garantidamente ou não compras mac (de todo) ou nunca actualizas… É normal haver problemas com actualizações do OSX (e o último upgrade não foi excepção, mesmo tendo a obrigação de ser melhor que os normais updates).

          • Miguel Nóbrega says:

            Não actualizaste para o El Capitan de certeza… nem o Wifi funcionava, apagou-me mails, etc etc… (enfim.. não é perfeito)

        • Dedo Maroto says:

          Mesmo, eu até trabalho numa empresasita que fez à pouco tempo uma parceria muito famosa com a Apple, e nem um miseravél ipad/iphone/imac/iwhatever aqui há, felizmente diga-se.

        • J.C.Lopes says:

          Concordo!

        • MLopes says:

          longe disso. a fiabilidade percebida do sistema operativo, uma menor prevalência de bugs na perspetiva do utilizados comum, uma maior autonomia e a facilidade como todos os periféricos se ligam sem mais, fazem toda a diferença. a qualidade de construção e os materiais utilizados, bem como a maior vida útil dos portáteis, são também mais valias importantíssimas.

          • andre says:

            “facilidade como todos os periféricos se ligam sem mais”

            Ao contrário do windows que o setup configura tudo automáticamente e deixa pronto a usar, no OS X para instalares a impressora, usas o DMG para instalares os drivers e depois tens que adicioná-la manualmente…

          • JBM says:

            andre, num Mac basta ligares a impressora ao computador para ele pedir se quer adicionar como uma das impressoras definidas, ou em caso de necessidade se se quer actualizar/instalar a driver correcta.
            E DMG não é nenhum formato de instalador

        • flavio says:

          Se achas que é status entao é porque tu também avalias as pesssoas pelos produtos que elas teem e nao pelo que elas sao. Ate podes ter razao com algumas pessoas, eu nao sei, mas da forma que dizes quem considera isso status es tu. Olhas pa uma pessoa que tem mac e pensas, ah este tem a mania que e rico! mas no fundo é uma pessoa mais humilde que tu, apenas comprou o que queria e nao quer saber o que tu ou os outros pensam. Quem faz com que os produtos da apple deem status sao quem nao os tem porque ligam muito a isso. Quem tem um mac nao vai achar que o outro tem a mania que é rico so por ter um mac. eu nao sei porque razao quem nao tem um mac vai achar isso. Cada um tem o que quer e se é melhor ou pior cabe a cada um decidir. Status é algo que nós nao temos, os outros é que nos dao!

          • João Cavaleiro says:

            Compreendo o seu post mas ao mesmo tempo tenho a ideia de que muitos utilizadores de iWhatever vão pelo status.

      • Daniel Silva says:

        Isso é muito fácil de explicar, quando se trabalha em multi-plataforma a escolha óbvia recai sobre um Mac (seja a versão que for), dado que permite desenvolvimento .Net (com VM/BootCamp ou mesmo sem, usando o Mono), Android/Java e iOS (Swift/ObjectiveC). Agora se alguns compram só porque sim (executivos por ex), isso é problema deles.

        E não me falem em VM’s do OSX no windows… aquilo nem é solução (nem falando nas questões legais).

        • alkjsdlkajsd says:

          eu trabalho em multi plataforma em windows, e não preciso de BootCamp 😀
          Não estou a perceber o teu ponto eheh

          • Daniel Silva says:

            Das duas uma, o teu multi-plataforma é apenas entre windows mobile e android, ou então usas um Mac na rede para fazer build… portanto, para iOS/OSX não és independente.

          • Filipe Coelho says:

            Há maneiras de fazer build sem precisares de Mac. Cloud builds. Não tem necessariamente que estar na tua rede nem sequer ser teu.

      • Manuel Azul says:

        Pessoas que tem de interagir com pessoas que só usam ferramentas de PC/windows (vulgo office), tem de ter uma forma de poder receber/enviar documentos a essas que pessoas que só usam o docx/xlsx/etç. E visto que as empresas tem licenças para esse software para windows…
        É fácil perceber porque o fazem. Não vão estar a adquirir novas licenças…

        • APereira says:

          Errado… tens Office para Mac, funciona exactamente da mesma forma que no windows e a compatibilidade é 100%.

          As licencas, a maioria das empresas hoje em dia esta a mudar e optar por servicos tais como Office 365, estao sempre actualizados e nao tem de se preocupar com licencas caso queiram mudar de plataforma.

        • Alvaro Costa says:

          Mau exemplo… Há Office para Mac OS e na última versão, a 2016, é quase a mesma coisa!
          Basta ver que, segundo o inquérito!, 81% referiu que é uma escolha pessoal…
          Quando se escolhe com o coração nem sempre ganha à razão…

        • Manuel Azul says:

          Sim, mas para quem já tem licenças de windows… e não quer comprar novas…
          Ou as licenças do Office de windows funcionam com o MacOSX?

      • MLopes says:

        eu explico-te com o meu caso pessoal. instalei uma máquina virtual não para poder trabalhar mas para poder colocar a funcionar duas aplicações que não têm versão osx. parece que devia ter ido par windows, não? pois, não! perderia tudo o que ganho com mac apenas para ter um décimo das aplicações que uso a funcionar direto em cima de windows.

      • Marco B. says:

        Eu tenho mac em casa, e preciso de usar parallels para fazer uma maquina vistual windows, porque não existe visual studio para osx.

        No linux tbm é a mesma coisa. Penso que ja estava na hora da microsoft arranjar maneira de correr nativamente em multiplataformas.

    • NãoPercebo says:

      Fora o Project e Visio, que geralmente são o que faltam a esses “profissionais” IT, não vejo razão e mesmo assim tem alternativas.
      Por exemplo, estou numa máquina windows, em vez do Mac da minha empresa, e perdi com a camada de segurança e hardware pior, produtividade na ordem dos 60%…
      Arrancar um Application Server demora 4 ou 5 vezes mais… Também posso dizer que é uma questão de imagem das empresas “grandes” e que produtividade e conhecimento == null….

      Há sempre perspectivas de todos os angulos!

    • jorge santos says:

      Eu sou um deles. Já enviei há anos um pedido à Primavera Business Software Solutions para lançarem versões para Mac. Até hoje, nada 🙂 .
      Está explicada a razão das máquinas virtuais.

      • Marco says:

        dizem que anda a ser a cozinhada… mas se quiseres servidor em mac tens de mudar a base de dados e a primavera é tudo MSSQL Server.
        Vamos la ver o que vem por ai 😉

    • rjtrigo says:

      Com Windows 7, 10, Linux e Android. All in one. E correm todas ao mesmo tempo.
      Coisa mais linda.

    • thiago says:

      Otimaaaa!!

  2. irlm says:

    Mac não avaria, só precisa de uma board completa nova, porque é tudo soldado.

  3. Nuno Silva says:

    Ahahahahahahahahaha!
    “profissionais de IT” e “mac” na mesma frase.
    Ahahahahahahahahah!

    Vão ler o estudo e reparem na palavra chave “executives” logo a seguir a “IT”.

    • JBM says:

      aparece ” IT professionals, managers, and executives”, sendo que há empresas com executivos responsáveis por essa área – aqueles que decidem para onde vai o dinheiro.
      questiono-me é se achas que os Mac não têm crescido nas empresas. É algo que vários estudos de mercado já mostraram.

      • Nuno Silva says:

        Questiono-me se os ditos “IT professionals” ou seja, quem vai “down and dirty” técnicamente mudaram para mac.
        Toda a minha realidade empresarial diz que não.

        • JBM says:

          o inquérito é sobre o parque de computadores das empresas, não sobre o computador/sistema usado pelos próprios entrevistados.
          E tendo em conta que a maioria dos entrevistados aponta vantagens inerentes ao sistema operativo (e mudar de sistema acarretaria custos), serão poucos os casos em que os Macs usados nessas empresas não correm OS X.

        • APereira says:

          Ainda bem que a tua realidade empresarial diz que nao, desta forma faz com que nao tenhas conhecimentos acerca do sistema o que por consequencia faz com que quem os tem possa ter salarios mais altos. 😉

          Temos tido N empresas a mudar para Mac para alem das Mac Houses que ja existiam antes.

          Nao existem sistemas operativos certos para todos, existem sistemas operativos certos para cada necessidade meu caro…

          • Carlos Duarte says:

            APereira, esse N, é 10 ou 20? Lol, como o Nuno Silva diz, “profissionais de IT” e “mac” na mesma frase é no mínimo perigoso

        • MLopes says:

          as questões não são a preto e branco. esse que vão down and dirty muitas vezes (se não todas) não têm capacidade de decidir com que máquinas trabalham. as máquinas são-lhes atribuídas pela entidade patronal. a pergunta que fica por responder é, se pudessem optariam ou não por mac? nunca vamos saber…

  4. coisa says:

    E depois há a malta da área da multimédia que anda a deixar os Macs e a trocá-los por workstations Windows.

  5. miguel says:

    “75% dos entrevistados dizem que o Mac é mais seguro do que qualquer outro sistema.”

    depois de ler isto eta tudo dito… lol
    de certeza que nao vivem em 2015

  6. Eu says:

    Bolas, mas que empresas é que foram utilizadas para o estudo?

  7. Ricardo says:

    Não será errado dizer “trocam cada vez mais os PCs por Macs” tendo em conta que os Macs são PCs. xD

  8. Emanuel Vitorino says:

    Eu acho que é mesmo pelos chefes obrigarem porque todos os profissionais de TI que conheço (eu incluído que estou na área) usam PCs com Windows ou Linux XD

  9. Inquisidor says:

    As vezes leio aqui notícias sobre futurologia e outras de entidades tendenciosas. Muitas dessas vezes apetece-me refutar com argumentos sólidos, mas esta só me apetece dizer “Treta”. Esta guerrinha de sistemas faz-me lembrar este episódio Are We All Bigots? da série Through the Wormhole (http://www.imdb.com/title/tt4613432/?ref_=ttep_ep1). Aconselho vivamente para quem não compreende o porquê das rivalidades.

  10. David Fernandes says:

    500 entrevistados…. muito credivel o estudo.

  11. Tiago Marques says:

    PC’s por Mac’s? xD que eu saiba a sigla PC quer dizer Personal Computer, logo desde que tem um computador é sempre pc

  12. Joao says:

    Sem surpresa. Uso mac a nível pessoal e profissional. Tenho vários colegas que após usarem OSX a nível empresarial, viram o que é realmente bom e compraram Macs ou colocaram Hackintosh nas suas máquinas.

  13. M.Manuelito says:

    Eu lido frequentemente com pessoal de TI e só um tem um MAC 🙂

  14. Gilito says:

    Boas…

    Uma coisa é certa no mundo académico… é bem verdade! No Dep. de Eng. Informática da Universidade de Coimbra, não deve haver um Professor que não tenha migrado de PC para Mac… E o mesmo acontece com os alunos e investigadores.

    Não sei se por uma questão de moda, estilo, integração… 🙂 E já não é de agora… já há uns 6/7 no meu grupo de investigação a coisa estava a pegar… a dada altura comprei um Vaio todo XPTO e fui quase vitima de “bulling” por não ter comprado um Mac…

    Sou também prof. do ensino superior (Eng. Informática) e começo também a notar uma tendência nos meus alunos… numa turma já tenho quase 30/40 % de Macs… curiosamente uns alunos têm Windows, outro usa Ubuntu… etc… 🙂

    Eu uso Windows 10 e não tenho qq vontade, necessidade de mudar… 🙂

    Sejam felizes!

    • rui says:

      Não te esqueças dos ordenados ridículos e valor de propinas ridículos que são pagos em coimbra. Assim dá para a escola oferecer macs e iphones para o pessoal. 🙂 E entre os alunos é tudo apenas moda/status.

      • Gilito says:

        🙂 Eu não sou Prof. em Coimbra… e in/felizmente sou só Prof. Assistente, pelo que o meu ordenado também não é nada de mais (mas não me queixo!) … Em todo o caso, continuo a utilizar o mesmo Vaio de há 6/7 anos… 😀

  15. Guilherme says:

    A das razões mais válidas que pode haver tem haver com o licenciamento empresarial exigido pela microsoft.

    • Lourenço says:

      Concordo plenamente, quando é possível fazer uma compra e não ter que andar todos os anos a licenciar software que se usa diariamente, sistema operativo e office, sem dúvida que até o preço que se paga a mais pelo equipamento acaba por ficar mais barato.

  16. João MS says:

    “Profissionais de IT estão cada vez mais hipsters” 😀

  17. Carlos says:

    Não vejo porque não. O Windows bomba que é uma maravilha em qualquer Mac. LOL

    • Morgan says:

      aposto que se houvesse um passatempo pplware a oferecer um mac eram aos milhares como no iphone 6s…e dps dizem mal.

      • dasd says:

        já vai em >1.5k de comentários, foram aqueles que dizem “eu não vou dizer nada já que estou sempre a criticar a Apple… mas espera, vou mudar de nome O.o”

        • Monica says:

          Nao conseguem perceber. No meu caso pessoal, nao preciso do iphone, mas concorri na mesma, pode me valer uns 700 euros, que vai fazer jeito para comprar outras coisas. Tu tas assumir que toda a gente que concorreu quer um! Nao tens olho para a coisa.

      • João Cavaleiro says:

        Oferece-me um, vou querer de certeza.. para vender.

    • Nuno Fernandes says:

      É o chamado “Windows OSX”
      Ja instalei varios em cliente da empresa onde trabalho, compram MACs para trabalhar apenas em ambiente windows…. Alguns deles para trabalhar com programas de Gestão Comercial…
      So para o “estilo”.

  18. Manuel Azul says:

    No actual trabalho sou obrigado a usar o Windows (mas espero mudar brevemente até porque estamos a começar a trabalhar em aplicações para Linux/Mac/Android).
    Mas em empregos anteriores, sempre usei Linux, sempre que existia liberdade de escolha.
    Pessoalmente uso 95% Linux / 5% Mac /1% windows7(jogos).

  19. Ragnar says:

    É do conhecimento geral que o osx é muito deficiente em compatibilidade com inumeras ferramentas profissionais. Quem compra Mac é porque precisa para uma finalidade especifica ou para uso básico. Temos também a terceira opção, que é comprar mac porque é bonito e parece bem ter a macã no computador, mas depois corre o windows em bootcamp ou em máquina virtual.

    • chonga says:

      é a tua opinião… pois.

    • APereira says:

      Nota-se que nunca usas-te MacOS… alias como a maioria dos pseudo profissionais que para aqui vieram falar.

      Bem, tens coisas boas em todos os sistemas operativos, como profissional da area deves de usar tantos quanto possivel para que te possas sentir confortavel e obter mais conhecimentos…

      • Ragnar says:

        Não só já usei e uso Mac, como sei o que digo. Se pensas o contrário, é porque o Mac te serve melhor.

        • APereira says:

          Nao me serve melhor nem pior, pura e simplesmente e mais um sistema operativo que uso no meu dia a dia e que tem a suas vantagens e desvantagens…

          Se usas MacOs e dizes que o mesmo e para uso basico, entao quer dizer que nem sabes o que usas… o que é bem pior que nunca ter usado.

    • JBM says:

      cada comentário. Por essa tua lógica todos os computadores são comprados para uma finalidade especifica ou para uso básico, o que quer que isso queira dizer – ninguém compra um computador para correr todas as aplicações profissionais que existem à face da Terra, sendo que não há um sistema operativo que possa correr todas elas.

      • Ragnar says:

        Bem….essa cabecinha anda toda baralhada. Toma cuidado com o que comes ao pequeno almoço.

        • JBM says:

          talvez devesses preocupar-te mais em informar-te do que com o que como ao pequeno-almoço! Há aplicações profissionais que só existem em OS X, outras que só existem em Linux… E certamente que todas as pessoas usam os seus sistemas para as suas próprias necessidades específicas, que podem ser muito variadas e dispersas.

    • Victor says:

      Calma, nao é preciso começar o choro só pq nao se tem um. Esse comentário é típico de pessoas que se baseiam em opiniões alheias em vez de experiência própria.

      • Ragnar says:

        Não tenho um quê? Mac? Envia-me o teu contacto que eu envio-te prova dos Mac que tenho, depois quero ver quem chora. pensas como um típico tuga, ou seja, só porque te endividaste todo para comprar o teu Mac, não quer dizer que seja algo de transcendental ter um.

  20. Milton Sá says:

    Eu troquei Mac por PC, ou seja, fiz o sentido inverso x) vejo Macs em pessoal de Multimédia (minha área), mas de resto, a vasta maioria que vejo é PC.

  21. Mark says:

    Nunca pensei que é que houvesse tanto pessoal de IT com Chromebook, não sei em que área trabalham mas Chromebook não será um pouco limitado para um profissional na área?

    • Filipe Cunha says:

      Sou utilizador de Chromebook mas não trabalho em IT, do que já li há ferramentas “cloud” para quem trabalha em software, ou então simplesmente instalam dualboot com linux.
      Ao nível de manutenção os chromebook batem todos os outros OS, ainda ontem fiz o downgrade do canal beta para estável fazendo um powerwash (bastou-me ligar o wifi, iniciar sessão e fiquei com um pc novo em 5 minutos) mas sim têm limitações, não dá para todos.

      • Mark says:

        Um Chromebook chega para a maioria dos utilizadores que muitos deles só querem um PC mesmo para ir á net e pouco mais.

        Mas teoricamente um Profissional de IT não é uma utilizador comum, tem conhecimentos acima da média (excepto gestores que esses trocam-se todos a enviar um email) e necessidades acima da média. Nao estou a ver alguém com esse perfil safar-se com um Chromebook a não ser que seja alguém do suporte e a única coisa que faz é enviar mails.

    • JBM says:

      o inquérito não é sobre o que esses profissionais usam de forma regular, é sobre os computadores nas suas empresas.

  22. RuiP says:

    Se fosse a empresa a pagar tmb pedia um mac ultima geração, so pela ostentação. Depois usava tudo numa virtualbox.

  23. Morgan says:

    So invejosos por n terem macs, aposto que se houvesse um passatempo pplware a oferecer um mac eram aos milhares como no iphone 6s…e dps dizem mal.

  24. Pedro Silva says:

    Eu noto muito isso na faculdade. Já estive em 2 cursos diferentes e em ambos uma gigante parte dos Professores usa Mac e cada vez mais vejo alunos a usar também.

    • Tecnical says:

      Sabes… ao longo da minha vida já lidei com muitos professores. A grande maioria nem sabe que as apresentações podem ser iniciadas com o F5, e alguns navegam nos menus a clicar em tudo o que aparece até acertarem.

    • Morganaa says:

      É o unico que tem uma boa bateria, o meu air 13 dura 14horas..n ha nenhum outro que dure isso

  25. VALDEMAR says:

    alguem me sabe dizer porque o windows 10 não chegou a samsung

  26. Carlos Santos says:

    1º qual é a cena de PC = Computador com Windows?
    2º a troca de um profissional de TI de um PC para um MAC é normal, num único computador é possível correr todos os sistemas operativos possíveis.
    3º Isto dá para um artigo? Falam de MAC em vez de MAC OS, PC em vez de Windows, Chromebook em vez Chrome OS, vá pelo menos acertaram no Linux

    😉

    Mais cuidado da próxima vez

  27. Emanuel Vitorino says:

    Explico já porquê. A Apple apenas permite desenvolver para Mac e para iPhone no… Mac! Logo, para não termos que usar máquinas virtuais do Mac (que são uma valente porcaria), compra-se Macbooks e etc. Única razão mesmo, provavelmente. (Mas mesmo assim maior parte do pessoal que conheço usa Windows e Linux)

  28. Abilio says:

    Provavelmente porque os Mac´s são a melhor máquina para correr todos os SO

  29. chr_27 says:

    500 entrevistas a nível mundial, seriam em média 2 pessoas e pouco por cada país… Nao me parece que faça qualquer sentido este estudo pela forma como foi feito.
    Tenho no entanto a mesma percepção em relação ás conclusões. Parece-me que os macs estão a ganhar algum terreno e o mérito justifica-se com a qualidade geral dos seus produtos.

    • JBM says:

      o estudo não é necessariamente mundial, estará quase de certeza focado em empresas de só alguns países.

      • Ragnar says:

        O iluminado a palpitar. lol

        • JBM says:

          se lesses o resumo do estudo talvez não fizesses figura de urso.

          • Ragnar says:

            Se queres ir por essa via eu deixo-te o meu contacto para nos encontrarmos e me explicares pessoalmente o “urso”. Quero ver essa coragem fora da tua zona de conforto (ecrã do teu mac).

          • JBM says:

            uau, é preciso lições pessoais para entenderes a expressão?
            mas não deixa de ser reveladora essa atitude de confrontação face ao contexto

          • APereira says:

            Como é que é possivel os comentarios deste Ragnar serem aprovados…

            Opiniao cada um pode ter a sua, mas ameacar os outros users?

            Deves de ser muito valente deves… Ragnar, nao ias deixar o teu contacto?

          • Ragnar says:

            Eu ameacei alguém? Acho que não, penso que fui insultado e convidei o membro a dizer na minha cara o que disse aqui, não coloquei em causa a integridade física do mesmo, e há formas de resolver essas questões sem ser preciso ir por esses meios. Não sou valente nem deixo de ser, apenas não gosto que me insultem quando não o faço. Não disse que deixava aqui em publico o meu contacto, mas se o quiseres eu dou-te sem problema nenhum.

          • JBM says:

            foste insultado? bem… agora é que fiquei mesmo com a certeza que não fazes ideia o que significa a expressão.

          • Ragnar says:

            Se para ti a expressão é natural, então tem cuidado quando a usas fora daqui que há mais gente que não faz ideia do que significa. Agora chega de novela, não inventes mais capítulos que é hora de trabalhar.

          • JBM says:

            e lá continua a atitude de confrontação! Espero ao menos que tenhas aprendido o que significa a expressão, para não a repetires.

          • Ragnar says:

            Já sabia que o rapaz desocupado ia fabricar um novo episódio. Não fazes mais nada da vida senão andar por aqui a dar palpites tendenciosos?

          • APereira says:

            @Ragnar,
            Se achas que nao ameacaste ninguem, e achas o que disses-te natural, entao cuidado quando a usas fora daqui…é que ha muita gente que vai interpretar isso como uma ameaca e isso pode correr-te mal.

            Ao mesmo tempo nao vejo o dizerem que estas a fazer figura de urso(o que até é um facto), como um insulto…trata-se apenas de uma expressao, forma de dizer tal como tantas outras que temos em Portugues.

            Quanto ao deixares o teu contacto, foste tu que o disses-te, nao fui eu nem ninguem que te obrigou a escrever isso… logo se num momento ameacas outro user para ele dizer que “estas a fazer figura de urso” fora da zona de conforto do ecra do seu Mac, no outro ja metes o rabinho no meio das pernas pois afinal nunca irias dar o teu contacto para fazeres essa mesma ameaca fora da zona de conforto do teu “iMacbook Pro XPTO Late 2045”.

          • Ragnar says:

            Pode-me correr mal? Estás a ameaçar? Tinhas de nascer 10 vezes. A conversa fica por aqui porque gente como tu é só paleio.

          • JBM says:

            cultura é lixada

          • Ragnar says:

            O iluminado agora tem a mania que é pseudo intelectual. lol

          • JBM says:

            cultura e educação não torna ninguém intelectual, mas falta dela pode ser que te torne nalgum pseudo.

  30. Morganaa says:

    Nao compram mac porque n podem, windows e bom mas dps nos passatempos iphones e mac vao todos a correr ahahah comedia

    • APereira says:

      Isto!

      Toma la o meu like!

    • Ragnar says:

      Que tem isso a ver com o assunto? Cada um defende o SO que mais lhe serve os interesses. Há PC muito mais caros que o teu macbook básico. Argumento fraco de quem tem falta de argumentação.

    • Ragnar says:

      Muito fraco esse argumento. Sabes quanto custa um PC gamer? Ainda achas que quem compra um PC não pode comprar um macbook básico igual ao teu ou achas-te a rainha da cocada porque compraste um?

      • APereira says:

        Acho que a Morganaa, se referia ao facto de a maioria vir para aqui critar o MacOS, mas quando chega os concursos para ganhar um, vai tudo a correr para la a ver se tem sorte…

        Nao vi ela a referir que era mais caro ou mais barato…alias… os haters como tu e que costumam a vir com o argumento que com o preco de um mac compram um super computador e um foguetao para ir a lua uma vez por mes durante anos.

        • Ragnar says:

          Sabes ler ou qual foi a parte do cometario dela “porque não podem” não entendeste? Falas muito mas só dizes ….., típico de quem é fanboy mas não tem nada. Eu não sou hater nem tão pouco fanboy, e para tua informação sou adepto da Apple, mas por o ser não invalida que não saiba reconhecer os defeitos e as virtudes dos outros.

          • Morganaa says:

            um pc gamer custa 800euros, um macbook pro retina 1500..quem n percebeu foste tu.

          • Ragnar says:

            Um PC gamer a 800€, é possível um modelo modesto. Sabes o preço de uma gráfica de topo? Sei que não. Macbook Pro Retina custa isso com ssd de 256 e 8gb de ram, mas que eu saiba o teu é um simples Air.

      • Morganaa says:

        Mas quem e que compra um portatil para jogar?? Arranja um trabalho

    • jsp says:

      alguns do pessoal que corre ao concurso do iphone é para depois vender a 400 euros como novo nos sites de venda que todos nos conhecemos. Eu nao me inscrevi mas tenho pensado se me inscrever e se ganhar ( era bom, Estatisticamente é difícil) aposto que o vendia em menos de 1 dia hehe.
      Atenção pessoal não tenho nada contra os iphones nem mac nem etc. Cada um compra o que pode e enquadra na utilização do dia a dia.
      O que tenho contra é a falta de humildade das pessoas para com os outros só porque escolhem coisas diferente.

    • Rui says:

      Este tipo de comentarios não compram mac porque não podem fazem-me rir, é por este tipo de comentarios que os mac users ganham tantos haters…
      que os produtos apple são bons é inegavel.(ponto)
      eu gosto de produtos apple mas o MacOs não é dos meus preferidos (gostos)…

  31. Pedro says:

    Troco quando o C# e o Visual Studio tiverem no mac.

  32. Humberto says:

    Na minha empresa têm mac’s e pc’s, é incrível o número de vezes que os vejo a reclamar com os mac’s… só o facto de abrirem as imagens no Chrome pk o visualizador não presta faz-me rir.

    Até o nosso designer trocou o Mac por um Surface Pro ligado a uma Dock com monitor externo.

    No meu departamento eram 4 mac’s e 2 pc’s, agora são 3 mac’s e 5 pc’s…

    • MLopes says:

      problemas a abrir imagens?! deve ser um formato de imagem muito estranho, um nabo com dedos ou ou reclamante profissional.

      • APereira says:

        Aposto mais no invetor de reclamacoes profissional…

      • Humberto says:

        Não há problema em abrir as imagens, o visualizador de imagens do mac (não sei o nome) é que supostamente é fraco.

        Eu nem sei qual é o problema do mesmo, só vejo o pessoal com mac a reclamar quando quer ver algo que foi enviado pelo designer. E o formato não é estranho, é quase sempre um png que abro no meu pc sem problemas.

        • JBM says:

          a aplicação Pré-visualização está longe de ser fraca, é capaz de fazer muita coisa com os mais variados tipos de ficheiros.
          E se a questão é com o designer então imagino que o problema seja com PDFs e não imagens, em especial PDFs com formulários. A licença que a Apple tem do formato PDF não cobre tudo sobre o formato proprietário usado pela Adobe. Não faz muito sentido andar a reclamar ou abrir no Chrome, quando a Adobe tem uma aplicação para Mac para ver todos os tipos de PDF

          • Humberto says:

            Eu falo chines? Imagens PNG, um dos formatos mais usados em todo o lado. Estou a falar de por exemplo o designer tira um print screen e quer partilhar com a restante equipa para saber o que acham. Não é para trabalhar as imagens nem nada, é para num segundo abrir e ver o que acham, e segundo o que eu ouço, o visualizador do Mac não é bom para isso (a sua função mais básica!), e como tal abrem todos as imagens no Chrome. Não faço a mínima ideia de qual é o defeito do mesmo. Até pode ser muito bom para o utilizador comum ver fotografias, mas não deve ser para as pessoas utilizarem como uma ferramenta de auxilio para trabalho.

            Já agora, imagens PNG eu tenho por defeito abrir sempre no Paint.NET no meu PC windows para conseguir trabalhar com as transparências.

          • JBM says:

            imaginei que por teres dito não saber qual era o problema não soubesses qual eram os pormenores do problema e fizesses confusão entre PDF e PNG, o que faria muito mais sentido como problema vindo do Designer.
            O OS X faz uso extensivo do formato PNG, e a aplicação Pré-visualização não tem qualquer problema em abrir ficheiros PNG criados em programas no Mac, ou mesmo criar transparências e guardar como PNG. É por isso muito estranho o que dizes.

          • Marco says:

            @humberto: o problema é que o visualizador tenta/restringe mesmo a foto ao tamanho do ecrã, o que nem sempre é bom principalmente qd queremos mandar imagens de sites ou de flayers com dimensões pouco ortodoxas. Tenho mac e adaptei-me bem a isso, mas a cara metade muitas vezes pergunta se não dá para ver em maior, porque no windows abre logo no tamanho máximo.

          • JBM says:

            Marco,
            não sei se te estás a referir à aplicação da Apple ou à vista-rápida no Finder, mas quer num quer noutro é possível ajustar o tamanho de visualização da imagem, e nas preferências da aplicação pode se definir para abrir sempre no tamanho real

  33. Mota says:

    Estudos valem o que valem…
    Mas convenhamos, profissionais de IT usam apenas 2 sistemas operativos:

    Windows e Linux.

    Não desfazendo da qualidade

  34. MarioM says:

    Existem empresas que conseguem comprar desktops a 250€ não estou a ver Mac a ser vendidos ao mesmo preço.

  35. Luis says:

    Gora é preciso que este profissionais continuem a evolução e troquem o mac osx por linux.

  36. KikoFHM says:

    A questão não é status é mesmo ser o único computador que em desenvolvimento pode correr (e bem) qualquer OS.
    Não interessa que se depois trabalham com máquinas virtuais… pelo menos corre e funciona os 3 grandes OS disponiveis. Windows não tem essa vantagem.
    Mas como IT também digo em empresas o mac deixa a desejar… trás mais problemas que soluções.

  37. Pll says:

    “75% dos entrevistados dizem que o Mac é mais seguro do que qualquer outro sistema.”….

    “The annual JAMF Software Trends Survey uncovers trends associated with Apple adoption in business, what’s driving Apple’s evolving role, and the profound security and management implications of supporting the Apple platform.

    Download this Survey Report to see why businesses of all sizes say Mac, iPad, and iPhone continue to grow in usage across the enterprise and discover ways Apple has set itself apart from other platforms”

    Ah, Ok agora faz sentido a barbaridade. Uma survey direcionada a empresa que lhes paga.

  38. Pedro says:

    Eis o meu ponto de vista como developer e trabalhador de uma empresa de IT relativamente grande em portugal:

    Actualmente tenho um mac, quais as razões?
    Nenhuma das apresentadas no artigo. O motivo é simples, o mercado pede aplicações IOS, e o XCODE apenas funciona em MAC OS. (yah existem VM’s mac mas não é a mm coisa, nem legal de as fazer). Aqui o proprietarismo da APPLE leva a melhor.

    Qual é a experiência de usar um mac? é mais produtivo?
    Relativamente ao produtivo a resposta é NIM! há tarefas que se fazem melhor no mac devido ao excelente terminal mas de resto nem por isso. E pelo amor de deus não me venham dizer que apps no MAC não crasham… PQ nesse caso apenas andam a usar o safari ou o chrome e até nestes casos……

    Se uso PC?
    NIM.. o MAC basta, mas claro com dual boot (bootcamp) com windows com Fusion a apontar para essa partição se não for conveniente reeniciar o mac.

    Na realidade continuo a precisar do windows e pessoalmente (talvez por mais anos de uso) consigo ser bem mais produtivo no windows/pc. Venha o surface pro 4 a caminho.

    Coisas boas/más?
    Existem ambas, nenhum é perfeito. Se tiver de destacar o melhor ponto (para mim) de um MAC seria o track pad, que coisa maravilhosa, consigo trabalhar perfeitamente e/ou mais rapidamente do que com um rato devido á excelente integração de movimentos/gestos com o OSX.

    Mas relativamente a muitos mac que vejo aqui na empresa, essenciamente dos managers pois aqueles que trabalham tem quase sempre PC’s, é quase sempre o factor cagança/status! Pois na realidade só usam o Mail, e isso dá para fazer perfeitamente em qq PC.

    Tal como o surface que vou adquirir o mac não deixa de ser, para mim, overpriced hardware para um mal necessário que é o desenvolvimento de aplicações.

    let the flames beging

    • Morganaa says:

      falas mto n dizes nada de jeito, o surface n presta 6h de bateria? meu macbook air tem 14.

      • Pedro says:

        O teu retina tem 14 com um processador da treta… nao trocava os 6h do I7 por 50 do teu macbook air.
        Alias até prefiro o meu mackbook pro 13” retina à treta do air.
        chama-se poder de processamento, mas claro que uma pessoa mais limitada nao o consegue utilizar comprendo assim a tua escolha.

        • Morganaa says:

          para um portatil n preciso de mais que um i5. faco tudo e sobra. Quero é autonomia e leveza, dai a palavra portatil..portabilidade. geeks n percebem

          • Ragnar says:

            i5 de baixa voltagem, não confundas com o i5 que vem no macbook pro.

          • APereira says:

            Eu so gostava era de perceber quem e que fez os testes com um Macbook Pro com processador i7 e a bateria apenas durar 6horas…

            é que o meu dura bem mais que isso :s

            Oh wait… profissionais IT de bancada…

      • jsp says:

        Uns dos melhores comentários e bem elaborados com opiniões dos dois lados, e lá esta vem uma pessoa com falta de humildade ( morganaa) comentar algo sem jeito nenhum porque nao aceita que alguém de uma opinião diferente.

        isto faz-me pensar sobre o artigo de alguns dias atrás sobre o vencimentos do pessoal que trabalha no ramo informático, o porque de uns ganhar 600€ e outros 1000 e tal 2000 uns tel palas nos olhos outros nao.

        BOm comentários Pedro assim é que se fala.

      • Ragnar says:

        14h? É especial de corrida o teu? O meu tem 12 de estimativa e dura com sorte 8 a 9. lol

    • rui says:

      Parabéns pelo comentário, Pedro. Tiro o meu chapéu. Não é de hater nem de fanboy e apresenta razões válidas. Fossem todos assim! xD

    • Marco says:

      qd este pessoal tiver de usar o xcode la se vai a teoria do crash e mais n sei o quê.

  39. pedro silva says:

    Por cá é dual boot Linux (primário) e Windows (só para a Adobe CC)

  40. pedro silva says:

    Por cá é dual boot Linux e Windows (só para a Adobe CC)

  41. Fil says:

    Isso até mais parece publicidade disfarçada de que um estudo serio…

    Eu trabalho no ramo IT a mais de uma década e do que vi até agora é que grande parte usa windows ou linux. Já vi alguns mac mas são sempre maquinas pessoais e nunca da empresa, e estes podem ser contados com os dedos. No caso dos programadores existe uma migração do Windows para o Linux, isso devido ao Windows 8 e 10.
    Não conheço nenhuma empresa de IT que fornece Mac aos seus empregados como maquina de trabalho, alguém conhece?

    • JBM says:

      IBM, Google, Cisco…

      • Fil says:

        ha.. e não te esquece da apple.

        Já são pelo menos 4 em milhares de empresas, de facto acho que já pode dizer que houve uma mudança…

        • JBM says:

          são alguns exemplos conhecidos publicamente de grandes empresas, não é a lista exclusiva de empresas, o suficiente para elucidar quem diz não conhecer nenhuma

      • APereira says:

        Queres que te enumere pelo menos umas 20 assim de cabeca?
        Nao quer dizer que sejam todas conhecidas ou sejam empresas cotadas na bolsa…

        • Marco says:

          Quero, força ai.

          • APereira says:

            RockStar North,
            Teviot Creative,
            StuffCreative,
            Sky,
            British Telecom,
            Sanderson,
            Reed Technology,
            Cath Associaties,
            CGI,
            Icelantic,
            It Introductions,
            GFI,
            HotDocs,
            Aberdeeenmortgagecompany,
            Golden charter,
            Be-It,
            Evalve,
            PokerStars,
            ContractMortgages,
            MoneyDashboard,
            FPSG,
            Hudson House,
            LifetimePlanning,

            E só assim já vou em mais de 20 de certeza…

      • ZOS says:

        Desculpem alguma coisa mas na IBM não dão macs . Podem bater nessa tecla quantas vezes quiserem .
        E mais não digo .

        Cumprimentos .

        • JBM says:

          Não dão? Imagino que não dêem a nenhum cliente, mas é mais do que sabido que andam a distribuir Macs internamente pelos trabalhadores. Não só anunciaram a intenção de atingir 150-200 mil Macs instalados dentro da empresa, como já anunciaram que conseguem poupanças com a instalação de Macs já realizada dentro da IBM.

      • ZOS says:

        O que posso garantir é que na IBM não dão MACs .

        Cumprimentos.

    • Glink says:

      Para alem dos exemplos já citados deixo a que eu trabalho actualmente, Lightspeed POS, Travelbird, Mollie, entre a grande maioria das empresas aqui na Holanda…

      Não tenham como base o mercado Portugues, que é um mercado muito fraquinho comparado com o resto do mundo…

    • Pedro says:

      Microsoft 😉 Já se vê muitos funcionarios da M$ em Lisboa com Macs.

  42. rui says:

    Tirando a razão de escolha pessoal e aquela de que os de hierarquia superior “obrigam”, as outras razões são ridículas e “não válidas”. Hoje em dia os macs e iphones compram lugares numa empresa. Se calhar é por isso que muita gente tem. E para quem diz que não usa windows com vms mac porque não é legal: who cares se é legal ou não? O que importa é fazer as aplicações/serviços até ao limite de tempo especificado ou o mais depressa possível.

  43. linux says:

    não deveria se chamar profissional de IT se prefere gastar com ithings em vez de comprar um PC e colocar Linux.

  44. Marcos Ribeiro says:

    O pessoal leva sempre para o windos vs mac vs linux, faz-me lembrar o paradigma que muitos portugueses enfretam que é o seguinte. Querem comprar um carro desportivo para levar passear com a família aos fins de semana, mas que não gaste mais dos 5L aos 100Km !

  45. Rui Carriço says:

    Ainda há alguém com dúvidas que formação e inteligência não andam sempre de mão dada?

  46. lsferreira says:

    Sinceramente, parei de ler esta noticia quando cheguei a parte do “muitos dos profissionais da área do IT/executivos “… Se me falarem de Linux eu acreditava,…

    • Gil says:

      +1 aqui!
      Só li barbaridades nestes comentários. Metade do que li é lixo. Um quarto ignorância e o restante quarto bem escrito.
      Bons profissionais IT usam Linux e ponto. Mac com OSX é para meninos….

      Fui!

      • Marco says:

        estás na parte da ignorancia…
        Bons profissionais IT quando chegam a senior preferem/preferiam (vamos ver como se para a Apple no futuro) Mac a Linux porque no Mac conseguiam ter tudo o que tinham no Linux, mas sem as chatices de andar a configurar e a instalar distros.

  47. Luis Lopes says:

    Acho que vai depender um pouco do gosto das pessoas, eu pessoalmente para uso diário uso windows.
    No entanto para programar uso Mac, gosto da facilidade na instalação por exemplo de um yeoman, node, uso de git, etc etc etc.
    Para além da necessidade do uso de Xcode para Objective-C.
    No entanto continuo a achar o preço um absurdo, mas é sem dúvida uma boa máquina, mas lá está o meu Desktop também é e foi mais barato 😛

  48. ZeTolas says:

    •81% referiu que é uma escolha pessoal
    •31% dizem que é uma decisão dos superiores

    Então é escolha pessoal ou imposição dos superiores? É que se é uma escolha pessoal não pode ser por decisão superior e 81% + 31% não se podem sobrepor e ficamos com 111%… Algo bate mal ou está mal explicado.

    Ou como diria o meu prof. de estatística “a estatística serve conforme nos convém e depende da maneira que é apresentada para os fins que se quer”…

    • JBM says:

      o estudo é sobre razões para suporte a máquinas com OS X dentro das empresas, por isso esses motivos não se excluem mutuamente. Numa empresa pode muito bem haver máquinas compradas por ordens superiores, como também máquinas pessoais que as pessoas desejam usar dentro da rede da empresa (o famoso BYOD)

  49. Miguel says:

    Na minha opinião, estão a existir muitas parcerias entre a Apple e algumas empresas e que por sua vez essas empresas trocam os pc´s por mac´s. Mas sou sincero trabalho na àrea IT e apenas conheço um que utiliza MAC com VM´s com Windows e Linux.

    Acho que é tipo a questão do pessoal que tem um iPhone e um Android, é uma questão de dizer…olha tenho um Macbook pro XPTO, mas trabalho na VM com WIndows!

    Cumprimentos

    • Marco says:

      vou te dar o meu exemplo em concreto, uso mac, se for php, html, css js é em mac, mas quando calha ter de pegar em .net, lá vai a VM com windows no Mac. Tem de ser, não vou comprar outro portátil so para ter o windows, até que se fosse a comprar um portátil windows ia ficar quase, quase eu disse quase, ao mesmo preço do Mac, qd se quer qualidade no hardware tem de se pagar.

  50. Sir Branson says:

    Tenho as minhas duvidas quanto ao facto de ser mais adoptado do que o windows.
    Muito do software empresarial não tem suporte para OSX.

  51. Maddrox says:

    Simplesmente porque quis mudar de ares, sempre tive Windows, agora tenho mac até porque pude finalmente financiar um. Continuo a gostar de uma boa distro de Linux e tenho umas vms po caso de precisar desde que não seja Debian…

  52. DASSE says:

    400 trabalhadores no meu departamento e 0 (zero) Macs, nem passa na cabeça de ninguém sequer usar Mac. Talvez na administração tenha para o status porque estes mandam as secretarias fazer tudo e elas têm windows.
    Se me derem um mac aceito, como aceito um Republic of Gamer ou Alienware. Mas o geral não passa de PCs/Portateis de 500€ que serve muito bem para o trabalho todo.

  53. Tiago says:

    Por favor alguém que me explique este sistema de percentagens, está me a falhar qualquer coisa ou…

  54. João Cavaleiro says:

    Na, não me parece que vá comprar um Mac por desporto. Não tenho veia de gastar mais dinheiro que é necessário. Deixo isso para quem pode.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia