Problemas a caminho? UE coloca Apple Maps e Apple Ads sob supervisão
Mais dores de cabeça para a Apple. A Comissão Europeia pode incluir o Apple Maps e o negócio de publicidade da empresa no âmbito do DMA. Este procedimento implicaria restrições adicionais destinadas a equilibrar melhor a concorrência.
Problemas a caminho da Apple na Europa
Depois do iOS, da App Store e do Safari, mais dois serviços da Apple podem entrar para o clube das plataformas da DMA: o Apple Maps e o Apple Ads, o serviço de publicidade da empresa. Os reguladores europeus analisam os pedidos e deverão emitir o seu veredicto no prazo de 45 dias úteis.
A situação não parece favorável para a Apple, uma vez que os serviços atingiram ou ultrapassaram os limites da regulamentação para serem “plataformas muito grandes”. Neste caso, o Maps e o Ads alcançariam 45 milhões de utilizadores ativos mensais e uma capitalização bolsista de 75 mil milhões de euros. Isto colocá-los-ia firmemente no grupo dos gatekeepers, para grande desapontamento da Apple!
A empresa está determinada a evitar as restrições e exigências da DMA. Isso obriga-a a autorizar lojas de aplicações alternativas na Europa e a abrir espaço aos concorrentes dentro do ecossistema iOS. Por isso, a Apple pediu às autoridades da concorrência da Comissão Europeia que isentassem os seus dois serviços.
UE coloca Apple Maps e Apple Ads sob supervisão
Segundo a empresa, o seu negócio de publicidade, atualmente banners na App Store e, potencialmente, no Maps no futuro, não é um player importante no mercado da UE. A sua quota é “mínima” em comparação com rivais tão poderosos como a Meta, Google, Microsoft, TikTok e até mesmo o X.
Além disso, o Apple Maps é alegadamente pouco utilizado na UE em comparação com líderes de mercado como o Google Maps e o Waze. A Apple acrescenta que não utiliza dados de outros serviços próprios ou de terceiros e que não oferece uma função intermédia entre anunciantes e utilizadores.
Isto certamente não ajudará a Apple a fazer as pazes com a Digital Marketing Association (DMA). As tensões aumentaram este outono, indo desde insultos a um processo judicial apresentado ao Tribunal de Justiça da União Europeia.





















Para aplicação do DMA, uma coisa são os gatekeepers, outra são os seus serviços ou plataformas abrangidos.
Os gatekeepers são: Alphabet (Google), Amazon, Apple, ByteDance (TikTok), Meta, Microsoft e Booking.com.
No caso da Apple, os serviços/plataformas são: iOS, iPadOS, App Store e Safari, estando em avaliação o Apple Ads e o Apple Maps. esteve também em avaliação o seu serviço de Mensagens, mas não foi incluído por não ter 45 milhões de utilizadores.
A Apple tem em curso ações em tribunal contra decisões da Comissão Europeia sobre a aplicção do DMA relativas à interoperabilidade, alegando, nomeadamente, que beneficiam a Samsung, por não ser gatekeeper.
No último parágrafo certamente há confusão entre DMA-Digital Markets Acts (ou seja, a Comissão europeia) e a Digital Marketing Association – não encontrei nada de insultos e ações em tribunal entre a Apple esta associação.