PplWare Mobile

Primeiras impressões do novo iOS 7 da Apple


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. Ruben says:

    Até que nem está mau de todo! bem pensado e definido!

    Boa escolha nas funções acrescentadas, apesar que poderiam ter colocado mais! mas para isso temos o jb 😀

    Cumpz

    • João says:

      Pessoalmente apesar de algumas boas novidades, há coisas que não consigo gostar nada.

      O design está “infantil” e continuam sem permitir customização de cores dos menus, o que para quem não gosta de branco ( como eu… =S)

      Na actualização de App, fica o registo das app’s actualizadas nos dias anteriores que não faz sentido nenhum.

  2. Sergio J says:

    Acho que faltou falar na nova homescreen.
    – o aspecto que admite-se que seja contestavel. Apenas 1 ressalva,ainda não o vimos vivo.
    – as layers esteroscopicas. Aparentemente o fundo cria um efeito de paralaxe fazendo dar um efeito de profundidade, fazendo com que os icons pareçam suspensos. Estou curioso para ver.

    • André Gomes says:

      O efeito está bastante bom, posso garantir-te. Um dos meus colegas até ficou a olhar a pensar que eu tinha algum tipo de pelicula no ecrã 😉

      Há detalhes muito interessantes mesmo. Pequenas coisas que só reparamos com o tempo. Por exemplo, os ponteiros do ícone do relógio agora mexem mesmo e mostram a hora actual 😉

      • Sergio J says:

        a dos ponteiros já tinha isto, creio que no cultofmac. Mas sinceramente acho que é daquelas coisas pouco importantes. Tive o tweak com isso e depois tirei. A única coisa “boa” era dar alguma dinâmica à home screen

  3. Joana Belo says:

    Bom dia.
    O IOS 7 será disponibilizado gratuitamente para i IPAD 4 ou só para os novos equipamentos?
    Obrigada.

  4. hugo D says:

    “Será que este estilo irá influenciar outros sistemas operativos ainda dependentes do velho estilo “objecto com relevo”?”

    não seria antes, “será que este estilo foi influenciado por outros sistemas operativos que já o adoptaram ? ”

    temas flat –> android 4 windows 8 windows phone 8

    • Vítor M. says:

      Flat o Android? Flat o Windows 8 e Windows Phone 8? mas não são esses dois exemplo posteriores a este desenvolvimento que a Apple já tinha?

      Achas que com tudo o que a Apple já desenhou, tem necessidade de se apoiar do que existe nos outros lado, fora da sua comunidade de developers? Repara em tudo o que existe.

      • hugo D says:

        pelo que li no artigo já sabia que me ias dizer isso 😛
        exemplo:
        ora bem, estamos em 1700 eu tenho um prototipo de carro, não o mostro a ninguém, não posso depois dizer que os outros me copiaram…

        se a apple tinha este prototipo porquê que não foi a primeira a introduzi-lo no mercado?

        A apple não tem de se apoiar em nada vindo de fora..
        Mas a verdade é que não foi ela a primeira a enviar este design flat para o mercado,até se pode dizer que esperou para ver como o mercado reagia a este novo design lançado pelos seus concorrentes correndo assim 0 riscos na aceitação

        • Vítor M. says:

          Podes ter razão, aí até acredito que tenha esperado pela reacção do mercado. Mas pelo que tens visto, esta nova imagem vem por causa de alguns acontecimento no passado recente, que obrigaram Tim Cook a colocar o Jony Ive na decisão de uma nova interface.

          Mas sim, também poderá ter lançado porque o mercado já se havia afeiçoado, nisso estou de acordo contigo.

          • Hélder says:

            É como o control center, a ideia não é nada parecida com o que já existe no Android. O Multitasking nada igual ao WebOs, os updates automáticos das aplicações… Mas claro eles já estavam a trabalhar nisso antes 🙂

            Não estou a defender ninguém todos se copiam, mas acho que para algumas pessoas é difícil admiti lo

          • Vítor M. says:

            E n que existe no BlackBerry? E no Windows Phone? E no Symbian? E no que foi criado há anos no Windows Mobile? Não te lembras? É obvio que a evolução tem como base o que já existe, ninguém faz tudo de novo pela primeira vez, achas mesmo? Com tantos anos de SOs mobile, ainda achas que alguém pode fazer algo completamente e totalmete novo?

            Repara nos menus do Android e nas versões antigas do BlackBerry OS.

      • John says:

        “Achas que com tudo o que a Apple já desenhou, tem necessidade de se apoiar do que existe nos outros lado, fora da sua comunidade de developers?”

        Pra mim a verdade é que todos os sistemas operativos olham pro lado, no momento de lançar novas versões. E para mim, isso é bom, porque por norma vão “adaptar” o que nos outros sistemas operativos é uma mais valia, e beneficiar o utilizador.

        http://postimg.org/image/mio02p0jv/

        http://postimg.org/image/gmakvep7l/

        http://postimg.org/image/532db7ppf/

        http://postimg.org/image/8dmsemgwb/

        • Vítor M. says:

          Hehehe esses exemplos são um abuso, desculpa lá, é mesmo de puxar ao exagero!!

          Então porque não recuas e dizes que o Android copiou daqui grande parte dos seus ícones:

          https://pplware.sapo.pt/wp-content/images2013/blackberryOS.jpg

          • Max says:

            É uma pena que a maioria dos usuários da Apple sejam fanáticos. É óbvio que copiaram muitos recursos de outros fabricantes. É óbvio que outros fabricantes também á copiaram. Mas antes de comentarem peço que leiam o texto até o final.

            Em toda a história foi assim. Nem por isso há de se tirar o seu mérito. Parece que quando alguém fala que a Apple copiou algo de outras marcas é um pecado mortal.

            Deixar o aspecto de qualquer coisa diferente não é inovação e sim melhoria, e acho isso muito bom e a Apple sabe fazer isso muito bem.

            O Android copiou como a Apple também copiou ou não se lembram que o Iphone não tinha uma câmera descente por muito tempo? E o flash de câmera que só veio a pouco tempo? E a barra de notificações que copiaram descaradamente e que o Android já tinha desde a primeira versão.

            A barra de notificações do Android já faz o que anunciaram há muito tempo. Inclusive com comandos para player de música, mensagens, etc. Não é nenhuma novidade para quem tem Android. Multitarefa real também e há bastante tempo. Desde meus Symbians tambem.

            Mas aí vão falar: “-Olha só os sistemas que estão comparando. Tão inferiores que um deles já deixou de existir.”

            Sim. Mas deixou de existir por incompetência do fabricante não por o sistema ser ruim.

            A Apple só colocou multitarefa em seus aparelhos após ver que os comcorrentes estavam ficando na frente. Nem copiar/colar tinham no início. Coisa que eu já usava no Symbian há muito tempo e muito depois veio a ser implementado pelo sistema da Apple.

            Há!!! Mas quando a Apple decide usar, agora é uma inovação!!!

            E melhorar, principalmente o aspecto de ícones, não é mérito algum. É só redesenha-los. Isto não é inovar.

            Achei o sistema muito bonito mas realmente não ví esta inovação toda que vocês estão tentando mostrar.

            Não estou tentando mostrar a inferioridade do IOS, até por que não acho que exista sistema inferior ou superior.

            Em vez de perder tempo discutinto o que outros sistemas copiaram ou foram copiados, cobrem a Apple para inserir os recursos que vocês precisam ou querem. Falem dos recursos novos e como irão melhorar o uso. Mostrem o que melhorou ou piorou em relação ao anterior e até mesmo a concorrência.

            Isto tudo também é válido para os fervorosos do Android, que também teve muitos erros e acertos ao longo dos anos.

            Até mais.

        • Tiago Dias says:

          Imagem 1: Mais parecido com o WebOS que com o Android, que já fazia o multitask dessa forma antes do Android. E já para não falar nas formas que existiam de “multitask” com recurso ao jailbreak, mesmo antes do iOS4.

          Imagem 2: SBSettings, é apenas um exemplo de tweak que há para iOS com jailbreak desde pelo menos 2008. Sabes onde estava o Android em 2008? Estava a nascer. Versão 1.0. (mas outros sistemas operativos tê disto.. windows phone, windows mobile, Meego, até symbian. Dizer que tiraram do Android ou é teimosia ou desconhecimento total)

          Imagem 3: Idem aspas ao que disse para a imagem 2.

          Imagem 4: Esta toca o ridículo 🙂

          Resumindo, e não dizendo que a Apple não se inspirou em conceitos já existentes, refutei todos os argumentos que querem provar que agora é tudo uma cópia do Android.

          A única crítica aqui é o tempo que a Apple levou a implementar estas coisas oficialmente, algo que critico há anos. Mas cópia do Android? Estas coisas existem há muitos anos, coisas que existiam ainda o Android estava em estado embrionário. 😉

          • John says:

            Meu caro, limitei-me a responder à tua própria pergunta:

            “Achas que com tudo o que a Apple já desenhou, tem necessidade de se apoiar do que existe nos outros lado, fora da sua comunidade de developers?”

            Eu simplesmente mostrei alguns screenshots onde encontrei similaridades, nunca disse que isto veio do Android. Sim, levei a comparação ao extremo, e sim usei screenshots do android, mas apenas para mostrar que existem similaridades com o que “existe nos outros lados, fora da comunidade de developers”.

            Apesar de ter usado os screenshots do Android,
            tu próprio mostraste outros exemplos, como o WebOS, o SBSettings (sim, conheço e uso), e a última imagem, apesar de mais em tom de brincadeira, a verdade é que o conceito é o mesmo.

            Finalmente, apesar de estas ideias existirem no symbian, no WebOS, etc., ou onde quiserem, a verdade é que é no android (mais em especifico 4.2) que mais facilmente as encontrei todas reunidas, e agora na nova versão do iOS…

          • Vítor M. says:

            John foste ao mais fácil que não serve de todo de exemplo!

          • Tiago Dias says:

            John, se a tua ideia era simplesmente mostrar que já existe, então concordo contigo. Os conceitos aplicados no iOS não são novidade. Não deixam, no entanto, de ser muito bem vindos! Se sem eles o iOS já era o meu sistema de eleição, com eles, e continuando com o que de bom tinha, fica melhor ainda!

            O que eu queria era acabar com o mito de que toda e qualquer uma função foi “inventada” no Android. Há muito esta ideia na cabeça de quem não conhece mais nada a não ser Android (falo no geral). Muito do que o Android tem hoje já existia noutros sistemas. Muito do que o iOS tem hoje já existia noutros sistemas. Nesse campo não há actualmente um melhor que o outro.

      • Andrey de Oliveira says:

        mas não são esse exemplo da Apple posteriores ao desenvolvimento que o Symbian já tinha?

      • Wilson Silva says:

        Esse pequeno navigator não é o suficiente para se considerar um flat design. As semelhanças entre os sistemas operativos recentes são óbvias. Quanto ao último comentário sobre a Apple… Podias ser mais imparcial…

    • Gualter says:

      Tinha que chegar um para estragar a festa.
      Pah, deixa-te dessas coias, o topico refere-se ao IO7 o Android ou WP não fazem ca falta nenhuma, possas que é sempre a mesma treta…

  5. a5 says:

    Boas,

    sou o único a achar que o design está piroso como tudo? Ponham os olhos no stock JellyBean!

    • Nuno L. says:

      Android FanBoy Detected…

    • vitor says:

      já cá faltava….

    • Vítor M. says:

      Agora ao pores os olhos ao passado, verás que está tudo desatualizado. O caminho é outro neste segmento, agora do velho iPhone OS só restam mesmos os indícios que existem no Android, até aos dias de hoje.

      Esta nova viragem irá demarcar, novamente, o iOS do caminho que outros estão a traçar, vamos ver se faz escola e em breve tens um Android flat 😉

      • hugo D says:

        vitor, já temos android flat desde 2011;

        Já temos multitasking em todas as apps ha ainda mais tempo;

        Já tinhamos a notification drawer acessível sem desbloquear o telemóvel;

        o Chrome ja tinha tabs com efeitos 3d;

        já tínhamos o mesmo design de calendário que a apple copiou ontem (espero que este nao estivesse escondido numa gaveta como prototipo em 1950)

        outra coisa… o swipe da esquerda para a direita para ir para trás a google também já tem nas suas apps 😉

        btw: espero para te ver a dizer que o ice cream sandwich não tem uma tema flat 😀

        • Vítor M. says:

          Flat no android? Mas isso tens desde que nasceu, desde que era igual ao Blackberry e passou a ser igual ao iPhone OS!!!

          multitasking em todas as apps, pois claro, mas quando tiveram nalgumas coisas já existia o conceito. Não inventaram nada! A Apple tem agora um sistema mais perfeito, onde melhorou o multitasking que havia criado no iphone OS há uns anos (era pouco e imperfeito? Verdade, mas tem melhorado aos poucos por conta própria).

          Já existia a notification drawer, certo, e como beberam novidades noutros SO’s, dou de bom grado que tenha havido inspiração da Apple no melhor que o Android, e outros SO possuem, mas isso é salutar, agora, não te revês ali em nenhum de forma substancial, tal como quando apareceu o Android te revias no que o iphone OS tinha 😀 a memória é curta mas não apaga a história.

          Dizes que Chrome ja tinha tabs com efeitos 3d… mas isso é muito velho, antes mesmo do Chrome existir, e o que vês agora no Safari não é nada parecido ao que existe até hoje, o Chrome é uma cópia do que existia no Firefox 😉 lembras-te?

          Calendário copiado? Só se for se apps dos seus developrs, que há muitos anos já desenhavam desta forma. Existem apps muito parecidas com o que vês ali há muitos anos na App Store, mesmo antes do calendário do Android ser igual ao que já existia.

          O swipe da esquerda para a direita para ir para trás? O que tem isso de Android? O swipe para mudar de opções é velho no iOS… apenas foi adaptado, assim como existe em todos os SOs. Queres ver que é novidade do Android tudo agora?????? 😀

          Conheces esta imagem? 😉 aposto que não!

          • Rui says:

            Todos os browsers actuais tentam copiar o firefox, não é só o chrome, o safari copiou muitas inovações do firefox à descarada, a mais notória foram as abas. Internet explorer fez o mesmo.
            Em browsers nenhum é tão completo como o firefox!

          • diogo says:

            Rui, falhas-te foi numa coisa, as abas foram introduzidas pelo Opera e outra grande inovação, que é teres uma página inicial com miniaturas de outras páginas também foi do Opera.

          • Vítor M. says:

            Como disse o diogo e muito bem… a ver bem visto o Opera foi grande inspiração para todos e não só ao nível das funcionalidades dos browser, lembrar que hoje muita coisa é desenhada à semelhança dos navegadores 😉

        • CF says:

          Gosto do paleio de já tinhamos…e os outros temos! Parece que o iOS é de uns e o Android é de outros. Vocês são os donos da Apple e da Google é? 😛

          • Rui says:

            Os portugueses são capitalistas sem saberem, são accionistas das duas empresas sem saberem 🙂
            Temos os fundamentalistas da religião, temos os fundamentalistas da política, temos os fundamentalistas do futebol e agora até temos fundamentalistas das novas tecnologias!

          • VitorMSA says:

            Apoiado a 100%

            Estas birras de “o meu é melhor do que o teu” é de partir o coco a rir. Estou a ver que a média de idades por estes lados se situa entre os 10 e 16 anos….

            Eu compro o que me apetece e o que o dinheiro me permite. Por isso deixem-se de tretas. Prefiro mil vezes gastar 600 euros em comida, ir ao cinema, sair de vez em quando, passear e tal…

            Estes fanatismos todos dão cabo de mim…

          • Vítor M. says:

            VitorMSA não sejas assim, não acredito que tenhas 10 anos, ou 16 que seja. Mesmo com um argumento (válido claro, da comida e do cinema, é que uma coisa não invalida a outra, se não, porque razão compraste um computador desse preço? Ias ao cinema antes, tudo tem o seu lugar, não achas?).

            O que existe em muita gente é a necessidade de esgrimir argumentos para saber se estão a usar o melhor, defendendo o que têm, e porque muitos nunca usaram outro, querem ver até onde estão certos ou errados.

    • Sergio J says:

      queres a minha opinião. Quero esperar para ver. Mas dizeres que a stockBean é bonita, vou ali e já venho

    • Gualter says:

      OMG, mais um para estragar a festa.
      Sinceramente, tópicos inúteis.

  6. phyan says:

    também quero ver como fica isto no ecrã maior do ipad. dava jeito um teclado com swype pelo menos para o iPad que as vezes torna-se difícil de escrever.

  7. Mike says:

    Icones ao estilo de Symbian, janelas quadradas e brancas à Google (G+/GMail) e um estilo flat à Windows 8 e transparencia à Vista. Mas não vejo isto como copiar ou algo assim, inspiraram-se e aprimoraram o UI com as tendencias de hoje em dia … isto ja devia era ter saido no IOS6.

    Mas ao contrário do feedback do pessoal, gostei imenso do UI, e parece ter um UX excelente. Pena o Mavericks nao estar uniformizado com este estilo.

    • Vítor M. says:

      Se reparares vais encontrar pontos comuns em todos os SO’s, até indo mesmo lá atrás ao Windows CE. Mas é normal, sejam cantos arredondados, estilo flat, cores esbatidas ou ícones com imagens mais gráficas, neste mundo já se fez um pouco de tudo.

      Claro que encontrarás muitas semelhanças (repartidos por todos mesmo os antigos) pois cada ideia, traço ou cor, já foi usada nalgum lado.

      Mas não tens as cores garridas do Windows Phone pos não? Não tens os mosaicos, não tens o sistema anterior com efeitos tridimensionais e com sombras (também usado pela google no Android) aqui presente?

      Não tens as transições como existem no WebOS nem os tons carregados do Ovi… mas lá está, algo existe em todo o lado, até nos estudos da Apple de 2005… 😉

      Mas os outros também fazem coisas bonitas, e se pudermos ter um pouco o melhor de cada um inovando e aperfeiçoando… não é nada que os outros não façam desde sempre 😀

      Mas neste caso, há muito do que existia, mas sem sombreados e efeitos 3D e uma preocupação por tornar leve uma interface já com muitos anos. Sem ir ao encontro de outros existentes, no que estes têm de imagem de marca.

      • Mike says:

        Exato, como disse, não é algo negativo, é simplesmente implementação de tendencias. Tenho um iphone e quando olho pra um Android 4.2 ou algo assim olho pro meu iphone como tivesse parado no tempo, seja no UI ou no UX. Pena ainda não uniformizaram o UI com o Mavericks, talvez numa proxima versão.

        Gostei e fiquei satisfeito com a Keynote, seja com o IOS, seja com o Mac Pro (dá uma olhada ao site da Apple).

        • Vítor M. says:

          Acompanhei as novidades no site da Apple e quem quiser perceber as inovações e o que está por trás desta nova imagem, basta ver o site do iOS7. Está esclarecedor mas… há coisas que só usando, principalmente pelas características do ecrã Retina.

      • Mike says:

        A não esquecar do pequeno detalhe do efeito Parallax … adorei.

    • Francisco Pinto says:

      Penso que o Mavericks não tem um estilo parecido por falta de tempo.. Não esquecer que o Ive só começou a ser o responsável Pelas UI à 9 meses, muito pouco tempo para tanta mudança para alem de já ter apanhado o comboio em andamento; já é um “milagre” em 9 meses terem conseguido mudar tanto o IOS e mesmo assim a versão do ipad ainda não está nem em beta! para o mac os x e o ios terem o mesmo estilo vamos ter de esperar mais um ano.

      • Nunes says:

        Eu espero bem que não venha a ter este estilo, não porque desgoste no iOS, mas porque num Mac, com tudo o que tem, não creio que resulte bem!
        Basta olhar para o Windows e a salganhada em que ficou a interface nos computadores

        • Mike says:

          Poder ser que seja opcional.

          Quanto ao Windows 8, realmente não há meio termo, gosta-se ou nao. No meu caso o Windows 8 é-me perfeitamente funcional, e parece que melhor ainda com o 8.1. Tambem uso o OS X e se reparares, no mac tens a dock, no windows tens a barra de barra de tarefas. Quanto às aplicação no OSX tens o LaunchPad, e no Windows tens o ecrã Iniciar.

          Agora que se tem arestas para “limar” no Windows, sem duvida. Mas mais uma vez, o melhor é sempre aquele que se satisfaz as nossas necessidades da melhor maneira.

          • Nunes says:

            A salganhada está na mistura de estilos e de formas de fazer as coisas. Se há exemplo de falta de consistência encontra-se aí! E pessoalmente acho o interface metro, num computador, um desperdício de espaço
            No Mac provavelmente não se chegaria a esse extremo, pois não iriam ter 2 interfaces num SO, mas em sistemas tão complexos, uma mudança destas levaria sempre a muitas inconsistências que demorariam a ser corrigidas. Para além de que o estilo tem poucos contrastes, e em ecrãs grandes os contrastes são úteis para encontrar coisas importantes, para delimitar áreas, obter orientação espacial!
            Quer o LaunchPad, quer o Dock já estão há muito integrados no estilo do sistema! E o launchpad foi uma adição, não veio substituir nada, apenas deu acesso directo à pasta de aplicações!

  8. Bruno says:

    Os icons parecem os que vêm por defeito nas rom’s da MIUI!!!

  9. Vardas says:

    Não acho que seja piros, trata-se é de uma grande mudança. Quanto ao JellyBean está a fazer um ano(quase) e a comunidade ainda não aceitou, além de que o meu antigo android só supporta a ultima versão graças a uma Cyanogenmod, ups !

    source: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Android-dist-by-dessert.png

    • Vítor M. says:

      Esse é um excelente indicador da fragmentação no Android e na fraca adesão (porque as máquinas de 80 euros não suportam, e o grosso, cerca de 90% do mercado Android são máquinas de 80 a 150 euros)) à mais recente versão.

    • roliveira says:

      Isto não quer dizer rigorosamente nada em relação à interface do Android

      O problema foi dos fabricantes que mesmo depois de já estar a versão 4.0 ICS no mercado e sair a 4.1 / 4.2 continuaram a oferecer telemoveis no mercado com a versão 2.3.

      Esta actualização do iOS 7 está com cores absolutamente feias e horriveis, como já li e bem parecem cores de crianças.

      Se eu já achava que o ios 6 (ou anteriores), apesar de estar a começar a necessitar de uma reformulação, tinha uma interface agradável. Esta nova actualização foi um tiro no pé, mantiveram os mesmos elementos como os icons de cantos arredondados e pioraram as paletes de cores (talvez a fonte seja uma melhoria).

      Neste momento não duvidem, o Jelly bean a nível de consistência e beleza, dá 10 a zero ao iOS 7.

      Se querem uma opinião isenta (e às vezes até é um pouco tendenciosa em relação à Apple), vejam a opinião do autor deste artigo sobre o qual me identifico bastante.

      http://www.theverge.com/apple/2013/6/10/4416726/the-design-of-ios-7-simply-confusing

      • Vítor M. says:

        Ora bem, para ti o Joshua Topolsky, grande adepto Android, é isento porque é adepto do Android… ó Rui, estás a dar música 😉

        E são feias e horríveis estas cores porque não usaste ainda, se visses como se portam… quando as vires num Android para ti serão lindas… ó rui mais música? 😀

        Jelly bean? Tu não conheces, raramente o usaste… estás a falar de cor e portanto.. mais música!!!

        Tu és daqueles que se fosse tudo parecido, a Apple é assim e assada porque não inova, não mexe é conservadora, se mudou, é horrível porque o Jelly bean é mais bonito… mas na verdade tu não conheces. E mais, eu que tenho aqui ambos, em termos de fluidez… tu nem sabes bem a diferença 😀 é brutal! Mesmo no S4 que aqui tenho.

        Mas lá está, falar sem saber é tocar música de ouvido 😉

        Usa um e outro, se puderes e depois conversamos.

        • roliveira says:

          Vitor.

          Eu estava a falar em questão estética. E na verdade uso neste momento um telemovel como Jelly bean (por isso sei o que estou a falar).

          Quanto ao iOS 7 não uso, mas não preciso de usar para saber que não gosto das cores do novo iOS. E quanto a isso é simplesmente uma questão de gosto estético.

          Quanto ao Joshua Topolsky que eu saiba do que acompanho dele, o telemovel que tem usado sempre tem sido o iPhone, embora também tenha um Nexus.

          Tu como disseste também tens um android. Isso também faz de ti um grande adepto de Android 😉 ?

          • Vítor M. says:

            Atenção, ele tem um Nexus? 😀 estás a ser irónico, ele é um adepto do Android… mas dos fortes!!!

            E tens agora um Jelly bean? Agora? Isso ainda é pouco tempo, e aposto que não consegues ainda retirar o sumo do que esse sistema oferece nem tirar comparações, face a outro sistema que desconheces totalmente, o iOS. Então o que falas é com base no que lês.

            Tenho um android não… tenho vários, desde a versão Gingerbread até ao mais inovador Galaxy S4. E sim, gosto de utilizar sim, e sim sou um grande adepto Android e Windows Phone, olha e tenho aqui um Blackberry Z10 que está muito bom também. Até é o que tenho usado nas últimas semanas.

          • roliveira says:

            Isso não tem nada a ver em relação tirar sumo, gasosa ou limonada 😀 Tem a ver com uma questão totalmente de estética. Não discuto as capacidades do iOS.

            Agora penso que a Apple está a falhar numa área que onde sempre dominou a parte de design. Pode-se não gostar de Android, Windows Phone ou mesmo o Blackberry 10 , mas são consistentes a nível de cores. Utilizão padrões escuros, mas depois existe coerência nos icons e nos restantes elementos. Agora o novo iOS7, bem… basta olhar com atenção para os icons. Uns têm efeitos gradiente outros não (primeira inconsistência). Depois alguns icons estão assinalados com cores quentes como o vermelho (icon de musica, itunes store) e depois outros com cores demasiado frias, não existe uma explicação consistente para o contraste de cores. (segunda inconsistência). A utilização de cores muito semelhantes nos icons com cores demasiado claras, tornam qualquer pessoa com dificuldades em distinguir cores (daltónicos) diferenciar os icons além do texto / parte interior do icon (terceira inconsistência).

            Queres que continue? 😉 O grande problema para mim é o mashup de conceitos do iOS6 com o ios7 (utilização de gradientes com não gradientes).

          • Vítor M. says:

            Estás a dizer o contrario do que já disseste. Agora é por inovar que está a falhar, há dias era por manter aquele aspecto já com muitos anos. Mas então onde ficamos?

            A consistência de cores é o quê? Os tons negros do menus Android e Windows phone do passado recente? Ou os tons claros dos menus actuais do Android 4.2.2? É que tu decide-te!!! Para ti, desde que seja Android, é o melhor, mas vê lá que já foi negro e agora é às cores!!!

            Os tons quentes e frios, no ecrã retina (um dia poderás ver ao vivo) fazem um efeito muito interessante, com o efeito do wallpaper por trás, fica brutal. O grande problema para ti é não conheceres, quando conheceres vais ver que estás errado, novamente.

            Nunca nenhuma novidade seria vem vista para ti 😀 o que eu percebo perfeitamente, o desconhecimento do ecossistema e da evolução em termos de conceito, só a percebe quem utiliza e está, de muitas formas, saturado de um interface com muitos anos e repara na organização gráfica e estrutural introduzida nesta iOS7.

            A estética é muito interessante quando usada im loco 😉 um dia verás que tenho razão…

            PS: quanto as daltónicos… activa as funções de acessibilidade que são uma das grandes bandeiras dos SOs da Apple… sei que desconheces isso, mas acredita, são top 😉

          • roliveira says:

            Deixa estar Vitor. O Mercado vai-se encarregar de colocar o iOS7 no lugar dele, vais ver 🙂 . Não adianta estar a discutir os pontos que coloquei porque obviamente escolheste em não rebaté-los (já faz parte da tua retórica e discurso de há muitos anos) ;). E sim, sei que o iOS tem opção de acessibilidade.

          • Vítor M. says:

            Sim, já dizes isso desde… he pá, desde sempre e bates sempre na mesma tecla 😉 mas devias falar mais com conhecimento de causa. Falas muito sem saber, porque não usas, porque não testas por ti. E sabes que isso é uma grande desvantagem tua.

          • Nunes says:

            Tens a noção que as cores de que se fala são só dos icons, certo? Ou será que estás somente a repetir alguma coisa que leste noutro lado sem ter olhado realmente para o sistema?

          • Vítor M. says:

            Nunes o Rui desconhece totalmente ele nem se apercebeu que o ícone da música não é um vermelho vivo como ele fala. É muito mais um dégradé laranja, mas ele desconhece e fala de cor. Eu conheço o Rui doutros carnavais 😀

      • Nunes says:

        Tb concordo com o autor em muitas coisas, mas ao contrário do que dás a entender as suas críticas não são generalizadas ao sistema mas a certos pormenores, que afectam consistência, mas são fáceis de consertar! E de certeza que a Apple vai aproveitar a oportunidade para ouvir o feedback

        • Vítor M. says:

          Tem de ouvir! E faz isso, por isso é que, por exemplo, este SO chega ao iPhone 4 😉

        • roliveira says:

          As minhas criticas são as mesmas do autor do artigo e foram as que coloquei anteriormente. A cor dos icons e os gradientes usados de forma desproporcional.

          Foram essas e só as criticas, além de não haver muita mudança no paradigma de navegação (embora esta seja uma opinião mais pessoal e aceito que descordem).

          O vitor é que tem dificuldades em aceitar criticas à sua dama – a maçã “trincada” 😀

          • Vítor M. says:

            Não, bem pelo contrario, adoro que critiquem, também o faço, mas faz isso se souberes o que estás a dizer 😀 porque como desconheces até a versão anterior, não revejo em ti qualquer conhecimento sobre o ecossistema para o poderes criticar de forma séria 😀 é como se estivesses a falar de algo que só tivesses visto na televisão 😀 e é tal e qual 😉

          • Nunes says:

            então basicamente as tuas únicas críticas são os icons!
            Eu tb digo que os icons estão um pouco mausitos, mas de forma alguma vou achar, que por menos de 10 icons, a actualização é um tiro no pé!

          • Vítor M. says:

            Nunes nada disso, o Rui não tem uma critica, até porque desconhece totalmente o iOS, nunca usou, não tem hábitos, não domina conceitos.

            O Rui conheço eu bem e aqui pode tirar o cavalinho da chuva que é apenas “conversa”. Aceito que se troquem criticas (às cores vai do gosto de cada um, nem pode ser algo generalizado), agora às funcionalidades… esquece, ele não percebe nada.

            Para criticar é usar, para opinar é sonso comum e vale para cada um, a opinião que ele tem vale só para ele, como uma aspirina para a dor de cabeça.

  10. R!cardo says:

    Android 4??? LOL

  11. Benchmark do iPhone 5 says:

    Sinceramente gostei. Estou com uma grande curiosidade é em ver como, no iPhone, resolveram a questão da passagem do ecrã de um app para a anterior/seguinte deslizando o ecrã para o lado.

    O problema é, por exemplo, está-se a ler uma página web no browser, quer-se deslizar o ecrã para ler o resto da linha e em vez disso salta-se para o ecrã da app seguinte. O Zephyr (tweak do Cydia) já permitia deslizar entre ecrãs de apps, mas tiveram que acrescentar uma “pega” (gruber) para se distinguir entre uma coisa e a outra. No iPad, onde isso já existe, recorre-se ao multitoque – é preciso usar 4 dedos para deslizar o ecrã de uma app para a outra. Idem para os deslizamentos verticais do ecrã.

    No iPhone, se não recorrem ao multitoque (nem têm botão back/next) não sei como fizeram para a coisa funcionar bem.

    • Sergio J says:

      Não sei se tens o Zephir no IOS. No Zephir podes configurar que zonas é que queres fazer swipe. Eu só tenho os 10% de cima. Muito, mas muito raramente tenho conflitos que outras apps. Nas que tenho posso desabilitar fazer swipe nessas apps.
      Mas sinceramente eu não vi essa funcionalidade (como estão por aí a falar) a ser mostrada na apresentação. Vi a fazer swipe para aceder a determinadas funcções, ou no caso do safari a fazer back

      • Benchmark do iPhone 5 says:

        A essa inovação do Zephyr já não cheguei. Parei quando introduziram o “gruber”. Como achava a app complicada e inútil substituí-a por gestos do Activator.

        Quanto ao deslizar (swipe) entre ecrãs das apps – não viste e provavelmente tens razão. Pelo que diz aqui, na parte do multitasking, é preciso fazer duplo clic no botão Home para aparecerem os ecrãs das apps (no grupo da primeira imagem é o ecrã que está à direita).

        Também não estava a ver como é que, sem multitoque, se conseguia resolver o conflito entre, por um lado, deslizar o ecrã para “ver o resto da linha” e, por outro, “passar acidentalmente para o ecrã da app do lado” (o que me acontecia com o Zephyr).

        Essa solução encontrada (mais recentemente)pelo Zephyr, de reservar uma parte do ecrã para fazer swipe ente apps, parece-me funcional, mas só experimentando. Pode ser mais um tweak que sobrevive ao iOS 7 😀

        http://www.macrumors.com/2013/06/10/apple-announces-ios-7-with-major-design-overhaul/

    • Nunes says:

      pelo o que pude perceber, o swipe não é para transição entre aplicações, mas transições de janelas na própria aplicação – no Safari serve para ir atrás/frente na história de navegação
      Quase de certeza que alteraram os algoritmos para as bordas do ecrã, para distinguirem melhor o tipo de acção! A transição tb me parece bastante controlável/visível, por isso não creio que haja grande perigo de saltar de janela sem querer

  12. pedro elias says:

    Será que o meu “velhinho” ipod 4g vai suporta este tal de ios7?

  13. Jorge Désirat says:

    Muito bonito este android 2.3

  14. Nuno L. says:

    Apesar de achar que foram buscar o estilo um pouco ao symbian acho que está muito bom, era esta a mudança que concerteza se estava á espera.

    • Vítor M. says:

      Uns dizem que foram inspirar-se ao Symbian, outros ao Android e os adeptos do Windows Phone reclamam para si os créditos, mas na verdade, nenhum pode afirmar que está ali algo que identifique qualquer desses sistemas, porque não está.

      A Apple já apresentou no passado, como existem imagens que podem ver, estudos onde assumia o estilo flat, mesmo antes de existir sequer o Windows Phone ou o Android, tal como se assume hoje.

      O salto é notório em termos de organização, principalmente, e leveza da interface gráfica. Depois na utilização, nota-se claramente uma distância em relação a qualquer outro SO. Quer em termos de funcionalidades, quer em termos de fluidez.

      Mas, contudo, esta é ainda uma versão beta, a que estou a usar, o que poderá melhorar ainda mais alguns aspectos.

      • Nuno says:

        As principais semelhanças com o WP8 foram:

        A tela de bloqueio sem dúvida é uma delas, que agora é da mesma forma que no WP, puxando para cima para desbloquear;
        O design em si agora ficou muito mais simples e arrojado, sem aqueles efeitos de sombra e 3D que os ícones tinham antes o que deixou tudo mais “plano”. Também de modo semelhante ao WP
        A parte da multitarefa é outra que lembra demais o WP, obviamente no iOS 7 há alguma melhorias já, contudo, o design é muito semelhante;
        O aplicativo de música agora quase que totalmente em cores preto e branco lembra o Zune
        Até a fonte do sistema em muitas telas se parece demais com a Segoe WP, que é a fonte usada no WP

        • Nunes says:

          puxar para cima para desbloquear? onde é que viste isso?
          O desbloquear continua da mesma maneira, apenas mudaram os gráficos das área de desbloquear
          O aplicativo de música já era a preto e branco (sempre foi), agora inverteu as cores, e até ficou com bastante menos semelhanças com o do Windows
          O design é sem dúvida plano e mais simples, o que faz lembrar o Windows, mas os elementos, a estrutura e a experiência são bastante distintos

          • Vítor M. says:

            É a tal coisa de falar sem saber. Mas… por isso é que estão muitos no sistema operativo errado, não conhecem outro!

            Se conhecessem antes de falar, se vissem in loco a verdade, os ícones, as cores, os novos movimentos, viam que nada tem a ver com a ideia formatada com que ficaram, mas não, apontam logo argumentos totalmente errados. 😀

            Mas explica-lhes depois os movimentos existentes no mail, a ver se têm isso tb.

          • Nuno says:

            https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rwCc2J73ZFM

            O link para poderem ver o Video oficial

            E não serem tão quadrados, e além disso a apple não inova, apenas dá um aspecto diferente as coisas que foram criadas por outros.

          • Nunes says:

            @ Nuno
            O que é que querias mostrar com o video? O desbloquear? A pequenina seta que viste no ecrã é para ir para o painel de controlo (sempre acessível da mesma maneira), não para desbloquear!
            Pois, realmente deu um aspecto diferente às coisas que já tinha criado nas versões anteriores, tens toda a razão

      • costa says:

        Vítor vê este link e depois diz qualquer coisa, mas se isento 😉
        https://www.youtube.com/watch?v=cVGprD-o8Ik

        • Vítor M. says:

          Sempre sou isento, tenho a minha opinião sempre minha e totalmente isenta.

          Comentando o vídeo, apresenta o iOS7 por alto, quem p estava a fazer ainda não explorou algumas coisas, mas mostra alguma verdades.

          Entre elas está a dificuldades em gostar de alguns ícones, também não gosto, o das Definições está horrível, e diz outras coisas muito importantes:

          algumas funções que dizem ser do Android e até do Windows Phone… existem há anos na comunidade Jailbreak. Foram copiadas pelo Android e Windows Phone.

          Uma delas, que apareceu há mais anos no iOS, pela comunidade JB, que o Android, foi área de notificações.

          Outras verdades, como o novo painel multi-task… há anos que no Cydia encontram dinâmicas parecidas, assim como o centro de controlo.

          É normal que a Apple tenha “olhado” para os lados e trouxe algumas ideias, mas o que não existe na App Store?

          Tudo, e o que lá não há há no Cydia.

          O que trouxe o Android ou o Windows Phone para este segmento?

          Muito pouco e o melhor foi copiado pelo iOS e adaptado vindo de apps criadas na comunidade Jailbreak.

          Portanto, o que existe não é nada que não tenha já corrido no iOS.

          Mas como essa comunidade é muito restrita, a Google e a Microsoft fartam-se de sacar ideias de lá. Nada de espantar, até porque é mais antiga que outras comunidades dos outros sistemas operativos.

          Procurem no YouTube e encontraram tudo o que existe no Android criado anteriormente no Cydia.

          Assim, o que traz o Android de novidades? O Centro Gaming? Mas onde eu já tinha visto isso?

          A Play Store? Ui, eu vi isso nalguma lado. Um cliente de mail cada vez tão parecido com alguma coisa que eu já tinha visto????

          Depois o Chrome, na essencial, foi uma cópia do que melhor existia no Opera e Firefox, o Chrome é uma cópia desses browser e do que lá se produziu e que foi portado para outras áreas, desde os gestos até às mecânicas de tratar as imagens nos servidores da Google e apresentar as mesmas em baixe resolução…. o Opera fez isso e a google… gamou!

          Os ícones do Android porque não foram, inicialmente, uns triângulos? Ou uns quadrados como os do Windows Phone?

          Porque copiaram a estrutura do iPhone OS? E foram ao encontro de grafismo existente no Symbian?

          Inspiraram-se ou roubaram ideias?

          Os Mapas, quem lançou primeiro uma versão de mapas foi a Nokia, assim como as notificações, o que inventou a Google?

          Nada, apenas copiou. É um sistema oportunista. Que moral têm os seus utilizadores em apontar seja o que for à Apple?

          Nenhuma moral, consomem um sistema que é um fraude, legalizada, mas uma fraude em matérias de inovação estrutural.

          Para concluir: a Apple terá de melhorar alguns aspectos. Esta versão beta 1 está ainda lenta, em relação ao iOS6. Mas acredito que o iPhone 6 trará inovações que aparecerão mais para a frente neste SO.

          Ao contrario da Google, a Apple tem o seu próprio caminho e não tem de ir atrás das marcas. A Google está dependente da Samsung, da HTC, Sony e da LG. A Apple não, tem o seu ritmo. Por isso fez um SO novo, mudou tudo, terá de melhorar alguns aspectos e acredito que o fará, mas ao seu ritmo.

          • João Inácio says:

            Os utilizadores do Android têm a mesma moral dos utilizadores do iOS que vêm apregoar que a Apple tornou-se campeã da inovação com este iOS 7, com coisas tiradas do Android. Essas funcionalidades até podem ter sido introduzidas no cydia, mas para isso é necessário jailbreak enquanto que no caso do Android, é só comprares um telemóvel e pronto.
            O mundo não funciona segundo a lei de ladrão que rouba a ladrão tem 100 anos de perdão, até porque a Apple andou descaradamente a dizer que “inventou” o tablet.
            Quanto ao aspecto gráfico, é para isso que serve os launchers e temas.

  15. Marcelo Barros says:

    Gostei do que vi, o iOS precisava deste salto, estava a ficar para trás.

    Espero que agrade aos utilizadores de iOS mais conservadores.
    Só vou dizer isto porque a apple gosta de acusar tudo e todos, copiaram o canto esquerdo da nossa janela, aquele redondinho.

    Mas se eu reparo que este iOS parece ter como inspiração WP e Firefox OS, eu disse bem “inspiração” e não copia.

    Cumps

    • Vítor M. says:

      Estava sim, em termos de imagem (a mesma desde sempre) e em funcionalidades mais básicas, como as que foram colocadas no Centro de Controlo.

      Quanto à inspiração… depende do ponto de vista, mas desde o Windows CE que todos se inspiram no que já existiu…

  16. Gabriel says:

    É feio, feio, feio. Estou desiludido. Os icons são horríveis. Só aplaudo o control center que me dá muito jeito.

    • Vítor M. says:

      Gabriel, primeiro estranha-se (normal são muitos anos do iOS anterior) mas depois vais gostar de ver que tem uma lógica muito bem conseguida. 😉 usa e abusa, depois diz-me!

      • Gabriel says:

        Victor,
        Eu tenho um iphone e há pouco fiz um esforço e ofereci um no aniversário do meu pai porque simplesmente as coisas não mudam muito o que é óptimo para ele. Eu costumo comparar um iphone a um bmw. Um bmw identifica-se ao longe porque mantém as mesmas linhas desde há muito anos enquanto noutras marcas eu tenho de me aproximar para identificar o que estou a ver. Acredito que os mais jovens gostem de novidades e alterações radicais, mas nós os mais velhos (onde me incluo) já temos uma certa dificuldade em acompanhar estas evoluções. Se calhar estou a exagerar ao chamar-lhe feio, mas à primeira vista não me causa a melhor impressão.

        • Vítor M. says:

          Podes chamar-lhe feio, há coisas que também ainda não me habituei, mas lá está, são anos a conviver com um estilo que comparas à BMW, ou Mercedes ou à Porsche, que funcionam tão bem que ao evoluir tem de ser pela certa e com utilidade. Isso também traz esse estado de espirito que falaste, tantos anos a funcionar bem e com o mesmo aspecto que… pode haver rigidez na hora da mudança. Mas estava mais do que na hora.

          O que se nota neste sistema novo é a jovialidade, a organização e a utilidade bem pensada. Não foi feito ao acaso, para ser grande em número, pretende ser o mais próximo possível das necessidades do utilizador.

          Por isso traz no mail mais funções rápidas, o controlo na ponta do dedo, mais acessibilidade, uma estrutura mais leve para ser mais fluída e está preparado, não esquecer, para as novidades tecnológicas que serão apresentadas no iPhone 6.

          Evita a fragmentação ao suportar até ao iphone 4 e traz margem de manobra, coisa que no iOS 6 já não havia, eram muitos estilos misturados, componentes em couro, em madeira, 3D, feltro verde, flat…. etc.!

          • Mykod says:

            Vítor, tenho conta de developer de iOS e instalei o iOS 7 beta num iPhone5…
            Pareceu-me muito bem na WWDC , mas agora odeio, parece-me mesmo sistema operativo de adolescente, os pais tem iphones e nem quero que eles vejam no que o iOS se tornou..sou m fã tremendo da Apple, adoro tudo tudo tudo o que eles fazem, isto foi sem duvida a maior desilusão. E gosto muito do iOS 7, é verdade, mas os ícones..terríveis. E principalmente, as definições, meu deus, sao tão feias, azuis??? Achas que a Apple poderá na versão final disponibilizar tipo..temas para alterar ícones e cores? Ou pelo menos um tema do antigo iOS que todos adoramos..
            Penso que é um grande upgrade este novo iOS, tem coisas fenomenais, mas de facto o design desiludiu-me m pouco pois sempre adorei o iOS “clássico”
            Será que a Apple vai agora espetar-se sem observe jobs? É que tenho a certeza que com ele este design nunca seria escolhido.
            (Já agora, nao tenho a nova voz da siri no iOS 7..é por ser beta?)
            Thank you.

          • Mykod says:

            Vítor, tenho conta de developer de iOS e instalei o iOS 7 beta num iPhone5…
            Pareceu-me muito bem na WWDC , mas agora odeio, parece-me mesmo sistema operativo de adolescente, os pais tem iphones e nem quero que eles vejam no que o iOS se tornou..sou m fã tremendo da Apple, adoro tudo tudo tudo o que eles fazem, isto foi sem duvida a maior desilusão. E gosto muito do iOS 7, é verdade, mas os ícones..terríveis. E principalmente, as definições, meu deus, sao tão feias, azuis??? Achas que a Apple poderá na versão final disponibilizar tipo..temas para alterar ícones e cores? Ou pelo menos um tema do antigo iOS que todos adoramos..
            Penso que é um grande upgrade este novo iOS, tem coisas fenomenais, mas de facto o design desiludiu-me m pouco pois sempre adorei o iOS “clássico”
            Será que a Apple vai agora espetar-se sem o steve jobs? É que tenho a certeza que com ele este design nunca seria escolhido.
            (Já agora, nao tenho a nova voz da siri no iOS 7..é por ser beta?)
            Thank you.

          • Vítor M. says:

            Mykod, há coisas que vão melhorar e esta beta 1… está muito verde ainda.

            Quanto ao gostar… os gostos não se discutem. Eu gosto de uma coisa, não simpatizo com outras, mas estou há muitos anos a usar o iPhone OS e depois o iOS até à ultima versão.

            É natural que não me identifique com alguma desta mudança. Mas no geral… está um sistema moderno e que tem muita margem para melhorar… o que é muito bom.

            Vão ver em breve a Google a mudar o deles para cores parecidas com este neon iOS 😉

  17. Ruca says:

    Pessoal,

    O iOS 7 está estável? Aconselham a instalação?

    Pergunto isto pois possuo uma conta de developer e poderia instalar mas só o faria caso esta versão esteja num nível de estabilidade interessante…

    • Vítor M. says:

      Instala, vais gostar muito do que vais ter em mãos 😉

      • Ruca says:

        Obrigado pela resposta.

        Mas tem um nível de maturidade interessante? Depois não é possível fazer rollback, correcto?

        • Vítor M. says:

          Sim tem. Está estável, embora que, como referi já, há ao nível dos textos na Interface um ou outro bug e de vez em quando, numa app ainda sem actualização, ele fica pendurado por dois ou três segundos.

          Mas está totalmente funcional.

          Fazer rollback é sempre possível até esta ser a versão final. Se estiveres farto e fores restaurar o teu iPhone, metes o ipsw da versão oficial e o teu iPhone aceita porque é a versão oficial.

  18. Miguel says:

    Então e inovação?
    Nada de novo e o design ultrapassado.

  19. Mário Carvalho says:

    Bom dia Vitor, conseguiste funcionar com o iTunes Radio? Já tenho musicas no iPhone, já andei de um lado para o outro mas não encontro mesmo! Uma ajudinha?

  20. Apple again! says:

    Can´t innovate more my ass!!!!

    • Sergio J says:

      Gostei quando ele fez esse comentário. Não sei porquê, mas a seguir mostraram o Wosniak. E também o estavam sempre a mostrar sempre que era algo que ele criticava. Pode ter sido só coincidencia

      • Sergio J says:

        Estava aqui a pensar, que tb posso estar a confundir com umas das vezes que ele apareceu.
        Mas que gostei do comentário gostei. Tb gostei da atitude é especificações que querem então peguem lá. Não é normal nas apresentações da apple

      • Nunes says:

        É! foi uma “boca” bem encaixada!
        Mas preocupa-me as possibilidade de expansão do novo Mac Pro!
        Será que com o Thunderbolt conseguem velocidades próximas o suficiente do que o que se conseguiria com expansão interna com placas PCIe e discos SATA? Creio que é esse o cerne das preocupações de muita gente
        Tenho ouvido alguns comentários que acham uma má solução para quem necessita de expansão. Vamos ver o preço…

  21. João Fonseca says:

    A apple agora até o Windows Phone 8 copia. Inovação hahahah

  22. ODias says:

    Apple antes e depois da apresentação da nova interface:

    Search google:

    NASDAQ:AAPL

    • Vítor M. says:

      Isso é sempre um bom sinal, tendo em conta que depois de cada iPhone elas caem e depois sobem de novo… isso é um bom sinal, até porque foram apresentados grandes trunfos, como o novo Mac Pro e o Maverick 😉

      Isso é sinal que o mercado está a reagir… mas olha bem o preço das acções Apple e das Acções dos concorrentes 😉

      Queria era ter eu na minha carteira de títulos alguns da Apple 😀

      • PR says:

        Número de ações diz-te alguma coisa?

        • TC says:

          Problema da apple é que continua a ser muito cara.
          Agora comparar a apple ao império que é a google, não sei porque estão a falar dos preços das acções apple que estão a 438.89$ quando os da google estão a 890.22$. E segundo o que eu vejo aqui no NASDAQ, ontem dia do evento as acções desceram 0,66%

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Esta é de borla 😀
            O número de ações admitido à cotação não é o mesmo.

            Por isso não se compara o valor de cada ação de empresas diferentes.

            Compara-se o valor de mercado
            Mkt = nº de ações x cotação.

            O Mkt de fecho de ontem da Apple, Google e Microsoft em milhares de milhões de dólares foi:

            412,6, 295,3, e 296,2.

            Uma variação de 0,66% num dia, para as “tecnológicas”, não tem grande significado.

        • Vítor M. says:

          Diz, diz que além disso é a marca mais forte no mundo da tecnologia. A ti isso diz-te alguma coisa? Porque será? 😉

          • PR says:

            Já percebi que de ações percebe zero..
            É-me indiferente se é ou não a melhor marca do mundo da tecnologia, se tiver um produto que para mim é o melhor compro, senão não vou atrás só porque é Apple.

            Olhando para essa análise simplista nem vale a pena comentar o preço das ações do Google senão é já necessário mudar a lenga lenga 😉

          • Vítor M. says:

            PR tu percebes largo, notou-se.

            Mas não sou eu quem diz que é a marca de tecnologia mais valiosa, por muito que te custe.

            Não preciso de perceber muito de títulos, se bem que entendo o suficiente para ter uma carteira pequena e humilde, mas próspera.

            Agora, não tenhas dúvida que em termos de bolsa é uma marca muito mais forte e as suas actividades bolsistas não se resumem aos reflexos do mercado do iPhone ou do iOS, a Apple é muito mais que isso, caro PR… muito mais.

            Se percebesses mais sobre o assunto, verias que há outras razões para influências a cotação dos títulos.

  23. Pedro Levi says:

    Multi tarefas? Aleluia.. technologia de ponta!
    partilha de ficheiros? que grande novidade, nunca esperei..

    sempre à frente do seu tempo estes gajos!

    Look? tão bom como qq outro.. UX > beautiness

  24. Ricardo Luis says:

    Control Center?

    Multi-Tasking?

    Isto é que é inovação?

    Alem do look muito symbian… Acho feio, nao gosto.

  25. JP (djlinux) says:

    É igual ao Android…
    É igual ao Symbian…
    É igual ao W8…

    Se procurarem bem, vão ver aquele look no deviantART ( Lol )

    • Vítor M. says:

      😀 Pois, daqui a nada está a dizer e com razão, que tudo vem do passado, do que existiu aqui:

      https://pplware.sapo.pt/wp-content/images2013/blackberryOS.jpg

      • JP (djlinux) says:

        Sabes o que acho curioso acontecer? Um dos maiores fans dá Apple que já vi e que gosto de acompanhar algum do trabalho dele, também deves conhecer, “Chris Pirillo”, não gostou do novo visual… ” Dear Apple: fire your iOS 7 icon design team. That is all.” Dito por ele…

        É normal, nem todos gostarem, mas um Fan como ele, já não é muito normal…

        • Vítor M. says:

          Sabes que o Chris Pirillo é muito tradicionalista, sempre foi um grande critico das mudanças de visual, inclusive “carregou” forte no Windows 8, até chamou a mãe para “gozar” com o Windows 8. Conheço o trabalho do Chris Pirillo e, como muita gente, ele também estranhou esta grande mudança. Que, convenhamos, tinha de acontecer. Claro que para os utilizadores Apple, foi um tremendo choque, normal, os efeitos estéticos sempre muito realistas da madeira, do couro, do feltro verde… marcaram muitos anos de uso.

          Não é de um dia para o outro que se adopta uma postura para quem não está preparado e não vê para lá dos efeitos, é preciso enquadrar estas novidades em termos de novas funcionalidade e desempenho. Há coisas que também não gostei, estranhei e ainda acho estranho, principalmente a interface das definições!!! Mas é tudo uma questão de hábito.

          • Bruno says:

            Se chamou a mãe para gozar com o W8 devoa agora arranjar um buraco para se enfiar…
            mas claro, fanboys Apple.

            Ele falou da copia descarada do ecrã multi tasking do WP8? E da copia descarada do ecrã de atender chamadas do WP8? Entre outros…

            Não, bem falar de icons… É tao feio não saber ser imparcial…

          • Nunes says:

            @ Bruno
            por acaso tentaste saber como as coisas já eram no iOS 6?
            O ecrã de atender chamadas perdeu transparência escura, de resto ficou basicamente a mesma coisa que antes

        • Nunes says:

          Creio que muita gente não gosta dos icones das apps – eu incluído! Mas na minha perspectiva, se quase todas as críticas vão para cerca de 10 icons de apps (facilmente substituiveis), creio que se pode concluir que até fizeram um bom trabalho

  26. Pois é... says:

    Não sou fanático de nenhum OS em particular. já tive IOS, neste momento uso Android e o meu próximo será, provavelmente, WP.

    Estas “novidades” da Apple apenas vem confirmar a minha convicção de que sem o Jobs, a Apple, no prazo de cinco anos, vai-se tornar uma empresa cujos produtos apenas serão utilizados por um nicho de mercado cada vez mais diminuto.

    Neste momento a Apple é composta por um conjunto de pessoas sentadas numa pilha enorme de dinheiro que não sabem muito bem o que fazer nem que direcção tomar, o que do meu ponto de vista, tendo em conta a historia da empresa é uma grande pena.

    • Vítor M. says:

      Mas a Apple não tem conquistado mercado? O iPhone 5 não foi um sucesso de vendas? O iPad não é o tablet o mais vendido de sempre? A Apple não é das maiores fabricantes de PCs no mundo?

      Estás a dizer um desejo teu ou tens essa convicção?

      É que tudo indica o contrario, desculpa lá 😀 os outros Sos são muito bons, é verdade, mas não têm conseguido harmonizar-se em torno de si mesmos com a Apple conseguiu. Claro que não andam a dormir e ainda bem, por isso a Apple tem de inovar, fazer coisas novas, como foi visto ontem com o iOS7, o Maverick e com o Mac Pro… 😀 esquece lá essa visão de fim do mundo 😉

      • Pedro Levi says:

        tens de riscar o inovar pah.. troca la por avançar..
        a apple avançou no ios7 inovar já era.. nao fez absolutamente nada que nao exista na concorrencia

        • Vítor M. says:

          Qual concorrência? É que muita coisa é evolução do seu próprio caminho. As apps são uma evolução de conceitos existentes dentro do seu ecossistema, o Siri evoluiu dentro da sua linha, o iOS in the Car, o iTunes Radio, e outras novidades são evoluções e inovações para este So que os outros, desta forma não têm.

          Agora, claro que, tal como todos, há inspiração nas necessidades dos utilizadores e os utilizadores, obviamente, olham para os outros e pedem o que há de melhor. Óbvio!

          • WP8 says:

            Tens a noção que as previsões de diversos sites de tecnologia é que o WP8 em menos de 5 anos está com a mesma quota de mercado do iPhone?
            Tens a noção que em 6 meses as acções da Apple baixaram para metade do preço, isso equivale a milhões de perdas para os accionistas?
            O iPhone 5 não foi um sucesso como dizes e foi o causador da quebra acentuada das acções.
            Uma coisa é o que os fans boys como você acha, outra coisa é o que o mercado vê.

          • Vítor M. says:

            WP8 tens noção que ao acreditares num coisa dessas 😀 és tu que estás numa completa desorientação?

            Tens noção que primeiro o WP8 tem de conquistar mercado ao Android e que nem isso está a conseguir?

            Não tens pois não? Vá, lê o mercado, olha para o que rodeia cada sistema operativo e depois voltamos ao tema.

      • Pois é... says:

        Acredita que não é o meu desejo. Respeito muito o que o Steve Jobs fez pela industria e em especial a revolução que introduziu com o Iphone. Mas estou convicto do que disse. Vais ver que se Microsoft fizer as coisas bem feitas não demorará mt até que obtenha a mesma quota de mercado (em smartphones).

        A Apple sem o Jobs simplesmente não o mesmo “momentum” que teve até agora…Não vejo pessoas na Apple com rasgo suficiente para inverter a situação.

        Mas, repito, é apenas a minha opinião e convicção pessoal. Daqui a uns anos falamos.

        Quanto ao Maverick e seu antecessores sabes perfeitamente que a sua quota de mercado andará nos 10% (se tanto) e em especial nos EUA. Aqui por muito que nos custe a Msft domina e dominará por muito tempo. Como tu dizes eles não andam a dormir.

        • Vítor M. says:

          Deixa ver, ele já morreu há uns anos e a Apple não minguo, bem pelo contrario, está com mais produtos, mais audaz e o mercado é que está mais pobre financeiramente.

          Contudo, obviamente o Steve era uma inspiração para o própprio mercado, coisa que o Tim não é, mas tem lá dentro quem o será 😉 dá-lhe tempo!

  27. labroste says:

    O ipad 2 também recebe o ios7?

  28. Fernando Nuno says:

    Boa dia, após a instalação da versão 7 beta no iPhone 5 poderei restaurar para versão 6.1.4?
    Ou ficarei preso para sempre numa versão de testes?
    Fica a grande duvida para ainda nao ter atualizado para a beta do iOS 7..
    Aguardo uma resposta se possivel por alguem do pplware..
    Cumprimentos,

  29. Fernando Nuno says:

    Boa dia, após a instalação da versão 7 beta no iPhone 5 poderei restaurar para versão 6.1.4?
    Ou ficarei preso para sempre numa versão de testes?
    Fica a grande duvida para ainda nao ter atualizado para a beta do iOS 7..
    Aguardo uma resposta se possivel por alguem do pplware..
    Cumprimentos,

    • Vítor M. says:

      Boas. Como é uma versão beta, se instalares e mais tarde quiseres restaurar i teu sistema actual disponibilizado pela Apple, o que te será servido será o iOS6 e não este. Assim poderás restaurar, claro, para a versão oficial, que não é a beta!

      • Fernando Nuno says:

        Eu sou novo nestas andanças, e comprei uma slot numa dev account para poder instalar a beta.. o sr. tem mesmo a certeza que posso voltar ao ios 6.1.4?
        Não gostava de ficar com um telefone “brickado”..

        • Vítor M. says:

          O normal é conseguires, até porque sempre me aconteceu isso, quando instalo uma versão beta e depois quero voltar a uma versão oficial, basta sacar o ipsw e restaurar, funciona sempre.

          Este não testei, mas julgo ser tal e qual. Portanto, pelo que sempre fiz sempre, repito, sempre deu certo e não vejo porque não dará agora, até porque, volto a dizer, esta é uma versão beta e podes sempre voltar a restaurar para uma versão “oficial”.

          • Fernando Nuno says:

            O sr poderia vender-me uma slot para registar o meu udid , eu pago via paypal sem problema…
            Prefiro confiar num portugues do que em sites estrangeiros… acho que 5€ por uma slot nao era mau..
            mas nao sei, poderia responder para o meu email (fnunoferreira94@gmail.com) e nao aprovar este comentario para as pessoas nao verem o pedido?
            ficaria muito grato, obrigado

          • André Gomes says:

            Vitor, tens a certeza? É dito claramente nas informações para developers que não podes fazer downgrades, mas eu pessoalmente nunca experimentei. Pelo menos sei que precisas de ter um backup feito com a versão anterior, senão os dados não são compatíveis.

  30. jose says:

    Nunca fui grande fã da apple, mas em termos de design ela nunca fez nada de mau. Agora o que acho que eles fazem e fazem muito mal é a estratégia de vendas.
    Todas as funções que foram consideradas “novas” já existem há muito tempo nos outros sistemas operativos, por exemplo aceder as definições rapidas já existe no android há anos e até no meu velho nokia eu tinha esas possibilidades através de botões fisicos!
    Em termos de bateria e fluidez, terei de esperar para testar no iphone do meu irmão mas duvido que sejam muito significativas as diferenças em relação ao anteriror.
    Quanto ao Safari ser o browser web mais usado é normal e não me admira visto que a apple não permite que os outros browser’s tenham a mesma eficiencia no seus dispositivos e no mercado android cada fabricante usa o seu browser, mas não tarda veremos o chrome a chegar a esse lugar.
    O Airdrop, uma funcionalidade muito interresante mas tera compatibilidade com outros OS é que do meu grupo de amigos a maioria tem android e 1 ou dois tem iphone (podiam ter isso em consideraçam)

    Podia continuar e varios de vocês vão dizer que é porque não gosto da apple e afins, mas na minha opinião a apple é muito boa em marketing e a criar hyping como se nota que a versão 7 só sai em outubro muita gente vai ficar doida e muita tinta vai correr antes de sair ao mercado. E vai haver aquelas batalhas maravilhosas entres fãs que acabam sempre em insultos e ninguem chega a nenhum lado.

    Só queria era que todos os OS trabalhasem para que podesse haver compatibilidade entre eles e não deixar que uns interajam com outros…

  31. navega says:

    eu até acho que ficou bonito, é preciso usar para se ter uma ideia melhor, mas sem duvida que o iOS precisava de um novo look, e penso que fizeram um bom trabalho, inovação nem ve-la, mas sejamos francos, cada vez e mais difícil trazer algo de novo para o mundo dos smartphones…

    a sensação de os ver a apresentar multi tasking todos excitados, ou de ver o publico ir ao rubro ao saber que agora podem adicionar muitas apps na mesma pasta, ou de dar ênfase a função lanterna no control center(eu ate posso configurar um botão fisico para acender a lanterna) fez me lembrar como eu adoro o jelly bean que ja faz isto tudo e muito mais ao tempo…

    espero que esta mudança do iOS faça o android e o wp8 fazerem coisas ainda melhores…

    adorava poder exprimentar o OSX, pena so se poder usar no hardware overprice da apple…

  32. Alexander Fernandes says:

    Quando será que nós (utilizadores normais) conseguire-mos testar os beta mesmo com uma aldrabice qualquer como aconteceu com o iOS6?? alguma sugestão pplware?

  33. Bónus says:

    Sou um fan dos produtos Apple em geral, mas não consigo gostar nem um bocadinho do visual do IOS 7. Na minha opinião, aqueles icons estão horríveis!!!

  34. Marco Ervões says:

    Sempre ouvi dizer que quem desdenha quer comprar…

    Ora este topico aqui é sobre iOS, mas posso ver que os maiores comentadores aqui são os aziados dos androids.

    Ora eu não tenho android, nem tão pouco comento o android nos seus topicos, pois não gosto de android, logo não falo bem nem mal, apesar de ja ter tido android.

    Androids users deixem se la de desdenhar aquilo que vos assombra..

  35. Hugov says:

    Eu acho que comparar designs entre symbians ios android e w8 e como comparar os gostos de cada um em materia de cor das calcas camisas ke roupa usar no dia a dia…. Sera que o design e as cores realmente importa ou sera o software e a fluidez ke o sistema operativo nos da…. Multitasking apps cameras bateria etc etc…
    Eu tenho um samsung s4 ke gosto de usar pois acho mais intuitivo e facil de usar para aquilo que gosto no dia a dia…. Ver videos enquanto vejo meus emails ou facebook ou o ke ker ke seja.. Acho bastante interessante esse conceito, acho bem mais interessante o conceito da samsung nos smartphones que o iphone 5….
    Mas se falarmos em tablets o caso ja muda de figura,… Prefiro meu ipad ke o da samsung…. Prefiro a simplicidade do ipad.. Da maneira ke ele nos mostra e interage conosco… Para ver videos…. Filmes com o ecra de retina e um most… Qualquer ke seja o layout e muito bom…..

    Concluindo…. Mobilidade e com o android e para casa o ios….

  36. luis costa says:

    Vejo algo de positivo neste ios7 que poderá colocar novamente a apple ao nível de que devia estar e no bom caminho. Não importa de quem é nem o quê é importante é existir um mercado competitivo. Sou utilizador Android e gostaria de ver a apple inovar deixar toda gente de queixo caído como fez no passado

  37. luis costa says:

    Marco ervões, quem gosta de tecnologia comenta tudo que sejam novidades. As pessoas são livres de expressar a sua opinião mesmo que sejam leigas. Mais depressa demonstraste a tua atitude de fan boy do que utilizadores android que comentaram o post. Se tens algo a comentar que seja sobre o post e nao sobre o que os outros dizem. É só um telemóvel. .. Obrigado.

  38. Mariusmet says:

    o ipad 3 vai receber actualizacao para ios 7 ou e possivel actualizar para ios7???

  39. RJ45 says:

    Já agora, sabem quando a Vodafone terá disponível o Nexus 4 em Portugal e com preços equiparáveis aos dos Estados Unidos. Isto sim seria uma grande novidade.

  40. Pedro says:

    Bom dia. O centro de controlo dá para ligar/desligar os dados moveis? Espero bem q sim!

  41. WP8 says:

    Este iOS7 tem uma coisa positiva. Abandonou o Google e passou para o Bing!

  42. JG says:

    Para um não fã da Apple, reconheço que o ios7 tem agora melhor aspecto.. Mais fresco e moderno apesar de manterem os quadrados com os cantos arredondados que nunca gostei..
    À parte disso, as funcionlidades novas são as que já existem nas outras plataformas, mas não deixa de ser uma evolução agradável até..

  43. Zefra says:

    Não nos vai adiantar falar da User Interface do iOS7. Nem que fosse um melhoramento considerável do que já havia em vez deste look “plastico” tirado um pouco de todo o lado (um pouco de todo o lado também vão buscar a Apple). Pessoalmente estou desapontado porque na verdade a única grande inovação foi só o look and feel e nada demais.
    O pessoal pediu a Apple deu.
    Steve, Scott e todos os outros voltem estão perdoados. Quando ao Ivy que se dedique apenas a fazer o design do telefone, um pouco adulterado, que de certo e aquilo que faz melhor.

  44. Antes de mais acho que essa história de colocar a apple no mau caminho, é um bocado conversa de quem se limita a comprar um smartphone e nunca teve uma experiência no ecosistema completo. Sou utilizador Apple à mais anos que grande parte das pessoas que por aqui postam e posso dizer que a combinação OS X 10.8 (num iMac e num MBP) e iOS6(iPad Mini e iPhone 5) juntamente com o iCloud, terá sido o setup mais produtivo que alguma vez tive. Tudo funciona, existe uma linguagem comum a todos os sistemas e uma quantidade de serviços transversal, em que destaco o Evernote (como estudante) e o Adobe Edge inspector a nível profissional)

    Quanto ao novo iOS 7, não vou dizer que gosto de tudo, mas no geral a aproximação vai de encontro aquilo que se tem feito por ai, ou seja Flat, parallax, estão para ficar, pelo menos por uns tempos. Não sou o maior adepto de alguns icones, mas isso é coisa que com o tempo deixe de pensar, acho que o mais importante será mesmo o UX, repensado, e a meu ver foi bem repensado, que em conjunto com um UI “flat” e um design industrial que ainda hoje está a outro nível, reproduzem uma experiência superior. Penso que essa foi a ideia principal e vai ser continuada nos próximos tempos, ou seja, estamos num período de transição e possivelmente foi ai que menos gostei de ver a apple, ou seja neste momento temos um 10.9 em que vai buscar a sua base ao skeuomorphism, mas que aparece com umas apps com um design flat, o site da apple está a meio caminho e o iOS 7 esta como podemos ver, ou seja, a nivel de design de software não podemos falar de uma linguagem uniforme, linguagem essa que a apple sempre nos habituou…

    • Pois é... says:

      Essa questão do ecossistema foi cabalmente resolvida pela Microsoft com Windows 8 + WP8 + Skydrive + Office Web. Por muito que nos custe melhor que isto não será fácil.

      Basta olha para a coisas pelo que são, i.e., tirando os “óculos” de aficionado por uma outra marca.

    • Nunes says:

      “skeuomorphism” no 10.9?
      creio que desapareceu! Era o que se encontrava nalgumas aplicações, mas agora têm estilo igual às outras.
      Mantém um aspecto algo tridimensional, mas isso não é “skeuomorphism”! E pessoalmente espero que não tentem seguir o estilo do iOS7 no Mac. Até gosto de muito que fizeram no iOS, mas algo do género no Mac não ía gostar. Tem poucos contraste e facilmente ía me perder num ecrã dum computador

  45. Tiago says:

    Que bugs encontraste? Estava numa de experimentar No meu Iphone através do imodzone. Achas que vale a pena? Sei que depois nao posso voltar atras. ;(.

    • RR says:

      Boas, é normal haver bugs pois é uma versão beta, podes instalar à vontade. A qualquer momento podes fazer o restore de volta para o iOS 6.1.3 visto que a Apple ainda está a assinar as SHSH Blobs. Podes Instalar o iOS 7 sem registares o teu UDID, o google é teu amigo 🙂

    • Hildeberto says:

      Mas depois se actualizares através do imodzone poderás voltar a receber as actualizações por parte da Apple?

  46. Tiago Silva says:

    Caro Vitor, desta vez pode tentar enfeitar a coisa como quiser que nem isso o salva… as coisas novas praticamente inexistentes deram lugar a melhorias, nitidamente inspiradas na concorrência. Houve uma altura em que a concorrência ia atrás da Apple, é verdade, e nessa altura era um escândalo a imitação, mas agora que a Apple vai atrás dos outros, esta imitação “do que tem de melhor” já é aceitável e até salutar. A dualidade de critérios é uma coisa curiosa…
    Sem querer ser demasiado macabro, diria que a Apple segue (como sempre seguiu) o Steve Jobs, neste caso, para a morte.

  47. João de Sousa e Silva says:

    Caros,
    Gostaria muito de saber como está a acessibilidade no iOS7. Será possível um breve apanhado?
    Abraço

    • Pedro Pinto says:

      O Vitor ja trata de te dar feedback

      • João de Sousa e Silva says:

        Fico muito agradecido!

        • Vítor M. says:

          João, o iOS7 está fluido no iPhone 5 e iPhone 4S. Nota-se no iPhone 4 melhorias mas esta versão beta, quer-me parecer, que foi desenhada para começar fortemente a ser explorada no iPhone 5, falta-lhe ajustes para o 4 e 4S.

          Está mais simples, em termos gráficos e ao nível da acessibilidade está melhor, traz mais funcionalidades. Os contraste estão melhores, os ícones têm mais espaço de toque e dentro, nos menus de configuração, há mais espaço de manobra e menos floreados tridimensionais, que apenas ocupavam espaço.

          Pretendes saber algo em concreto, que testo e explico?

          • João de Sousa e Silva says:

            Muito obrigado pelo feedback e disponibilidade. Gostaria então de pedir, por favor, que me enumerasse as opções da acessibilidade disponíveis – Definições > Geral > Acessibilidade -, no caso de haver novidades .
            No iOS 6 existem:
            Visão: VoiceOver; Zoom; Letra grande; Inverter cores; Enunciar seleção; Enunciar autotexto; Enunciar automaticamente correções e maiúsculas automáticas.
            Audição: Modo aparelho auditivo; Avisos com flash LED; Áudio mono; Balanço estéreo esquerda direita.
            Aprendizagem: Acesso guiado.
            Físico e Motor: Assistive touch; Clique no botão principal; Chamadas recebidas.
            Triplo clique.

            Obrigado pela solicitude. Abraço

          • Vítor M. says:

            Vamos então enumerar.

            Grupo Visão:
            VoiceOver
            Zoom
            Inverter cores
            Enunciar selecção
            Enunciar auto-texto
            Texto maior
            Melhorar legibilidade do texto
            Melhorar contraste de segunda
            Reduzir movimento

            Grupo Audição:
            Aparelhos auditivos

            Legendas e legendagem opcional

            Avisos com flash LED
            Áudio mono
            Cancelamento de ruído

            (balanço do volume)

            Grupo Aprendizagem:
            Acesso guiado

            Grupo Físico e Motor:
            Controlo de Manípulos
            AssistiveTouch
            Clique no botão principal
            Chamadas recebidas

            Atalho de acessibilidade

            São estes, se precisares se algo mais, alguma análise, diz.

            Abraço.

          • João de Sousa e Silva says:

            Há novidades! Muito obrigado. Agradeço a disponibilidade para testes. Quanto a mim, numa versão tão “verde”, pedir tal coisa a um utilizador não familiarizado com as ferramentas de acessibilidade, iá resultar num esforço inglório .
            Um abraço e mais uma vez obrigado pela solicitude.

  48. End of times says:

    A apple conseguiu inovar uma vez mais num pormenor mas so sabem criticar: criaram um novo sistema operativo que ira actualizar uma enorme quantidade de equipamentos fazendo com que os mesmos sejam novos telefones ou tablets… E é isso que a samsung continua a nao atingir: Fidelizar os seus clientes através de uma politica de actualizaçäo de equipamentos em vez de debitar equipamentos ano a ano que descontinuam imediatamente produtos anteriores…

  49. André Gomes says:

    Já instalei no Iphone 4S a versão disponível para programadores grátis. achei bastante suave e fácil de usar. tem alguns bugs pois ainda é a versão beta mas para já estou a gostar.
    para quem não tiver conta de programador e quiser a versão grátis fica aqui o link:
    http://gdeluxe.com/ios-7-download/

  50. André Correia says:

    Excelentes novidades… mais uma vez a apple a surpreender.

    Não sendo developer como posso instalar o iOS7 no iphone 4?

  51. André says:

    no iphone 4 não é muito fuído….
    e estes novos icons…. são cá uma cena… não sei se vão ser os definitivos ou não, mas se são estes…. e a barra em baixo sem transparencia fica mesmo muito mal.

  52. tremoço says:

    Neste sistema operativo ainda não vi nenhuma nova funcionalidade, o lockscreen é copiado do WP, os ícones do symbian, o sistema multi tarefa é do WP, o efeito blur esse ai já existe desde do windows vista, e aquela ideia do wallpaper 3D já existia muito antes no android (https://www.youtube.com/watch?v=6MHhank_gz4), num entanto acho que se Apple aplicar-se e introduzir novas ideias e funcionalidades incluindo a personalização do ambiente de trabalho talvez seja um sistema operativo promissor.

  53. Bruno Gonçalves says:

    E eu a pensar que era a Google que ia adoptar este estilo maioritariamente branco por causa dos cards e as suas novas apps.. afinal parece que a Apple se adiantou.

    Ficou porreiro 🙂

    • Bruno Gonçalves says:

      O que é que isso interessa? Deixem-se copiar uns aos outros.. quero é o produto final de qualquer um deles 😀

    • Vítor M. says:

      Algumas funcionalidades existiam já antes de serem vistas no Android, várias apps já tinham certos efeitos. Assim como, por exemplo, a app do tempo, o que não faltam são exemplos que existiam antes do Android ter esse modelo, então quem copiou por quem?

      Outros exemplos, não têm nada a ver, mas se existirem inspirações, nenhuma pode apontar o dedo a quem quer que seja.

      Que seja servido o melhor SO possível.

      PS: Lembram-se quando o Android tinha um Slide to unlock? Pois é, foi usado até há bem pouco tempo 😉

      O actual da Apple é bem diferente é slide para a direita e não como o Android tem, atenção. Assim como os gestos são inversos ao que existe para Android e o centro de Controlo é totalmente diferente. Só se forem as funcionalidades 😀 que sejam idênticas, mas isso… são em todos!

  54. Carlos says:

    Só eu que acho o novo design, numa palavra, feio?

    O iOS 6 não era propriamente bonito, talvez mais por já estarmos cansados de o ver do que por outra razão qualquer, mas o novo aspeto é mesmo feio.

  55. Pedro says:

    COISA MAIS HORRIVEL!!!!!

  56. Alexandre Cunha says:

    ok, a ver se conseguem recuperar o atraso.
    Por enquanto nada de novo mas gostei do que vi.

  57. jose says:

    Não vi ainda ao vivo, mas pelas imagens, é muita feio lol
    Só gosto do novo ecrã da Siri

    • Pedro Levi says:

      Siri é aquela m**da igual ao S voice.. é giro para mostrar aos amigos mas serve para cerca de nada.

      • Vítor M. says:

        Já usaste? Enquanto não tiver suporte para português acredito que muita gente não use, mas o S Voice usa-se que até doí!!! 😀

        • Pedro Levi says:

          Usei ambos.. eu tenho o S4 a minha irma e a minha mae tem Iphone’s.. como te disse ambos servem para nada.. nem em portugues estou a ver alguem perguntar pelo tempo ao telefone no meio da rua.

          • Vítor M. says:

            Lá está, não sabes a utilidade. Por exemplo, pode ir a conduzir, a andar de bike ou até estar a fazer algo e solicitar ao Siri que escreva um mail, uma mensagem ou algo como abrir uma app ou mudar uma configuração.

            Experimenta em ingles, vais perceber que, depois de o entenderes e tive de alterar alguns nomes da minha lista de contactos, é muito mais rápido fazer chamadas quando vamos a conduzir, escrever um SMS etc… tudo depende sabes de quê?

            Conhecimento 😉

  58. Miguel Batista says:

    Só levantei a questão para provar que as funcionalidades dos sistemas (android, ios ou phone8)são na maioria dos casos “copias” de uns sistemas para os outros. O mesmo acontece com os sistemas operativos.
    Eu só acho engraçado é quando as empresa patenteiam estas modificações/criações para depois reoclherem dividendos.

  59. António says:

    A quantidade de futuros Engenheiros que por aqui há.
    O ideal seria os aparelhos da Apple não terem visor- Afinal foram inventados por outro.
    O ideal seria os aparelhos da Apple não terem som- Afinal foi inventado por outro.
    O ideal seria os aparelhos da Apple não terem ….- Afinal foi inventado por outro…

    As pessoas confundem gostos e falsas necessidades com a utilidade e objetividade.

    Sou um utilizador Android! Sonho ter um iPhone, por pior que ele seja.

    • Vítor M. says:

      Heheh.. vais ser torturado. Nenhum utilizador Android pode sonhar ter um iPhone, para a comunidade de Android users isso é sacrilégio.

      😀 tens toda a razão, faz oq ue entenderes e “bora para a frente” 😉

    • jYkA says:

      e vão dois!

      tenho smartphone android e ipad2… e sonho em… substituir o android por um…iphone! (ate podia ser o 4!)

    • golias17 says:

      Eu tenho um android e para já não sonho em substituir por nada, não vi nada nesse OS que para já me quisesse fazer mudar.

      O android 5 ainda não saiu, quando sair logo se pensa nesses raciocínios.

    • Nuno says:

      Eu tenho um android antigo (mas com o Android 4.2.2) e se tivesse dinheiro comprava um android novo. 😀

      Vi a keynote (porque tenho um mac e queria ver o OSX mavericks) e quanto às funcionalidades apresentadas do Ios7 não vi nada que a concorrência não tenha já.

      No que diz respeito ao visual não está feio (talvez claro e “transparente” de mais para o meu gosto) apesar de ter ido buscar grande parte das ideias para a maior “revolução desde o iphone original” à concorrência (android e windows phone).
      A única que acho completamente mal feita é o centro de notificações… completamente fora do contexto do resto do visual, icons manhosos e faltam funções importantes (Dados!?!?). Mal o menos se deixarem os utilizadores configurarem os que lá querem pôr (mas vindo da apple duvido um bocado).

      PS: Sou um futuro engenheiro e já só faltam uns meses! Parece que te interessas por essas coisas… LOL

    • PR says:

      Compra um android de jeito para comparares…
      Daqui a pouco querem comparar Androids de meia dúzia de tostões com iPhones..

  60. Paulo Rodrigues says:

    Paralaxe, flat, novos ícones, e mais um par de botas. Se as funções me agradam, o novo look não. Não sou tradicionalista, mas gosto do iOS como está agora. A originalidade distingue os produtos, e parece-me que as marcas estão a homogeneizar os seus interfaces, e deixam de ter as suas particularidades e diferenças.
    Concordo que todos fazem benchmarking, aprimorando/ melhorando as qualidades dos concorrentes, mas estão a perder identidade.
    É a minha opinião.

  61. asdrubal says:

    inveja é tão feia..desde quando veem estes comentarios em novas releases de android? que cambada de ressabiados, já dizia a fany, “metes-me fastio!”

  62. JM says:

    Vou gostar de ver o meu 4S com aspecto refrescado; Pena nem sequer terem pensado em multi-user…essa é para mim a grande vantagem do android nos tablets; é um descanso deixar a miuda pegar no tablet sem me ter de preocupar com os meus trabalhos e aplicações.

  63. Luna Sibe says:

    Pessoal, quem quiser experimentar, pode fazer download destes:
    iOS 7 para iPhone 4 => http://bit.ly/ZHwH61
    iOS 7 para iPhone 4S => http://bit.ly/ZHwL5S
    iOS 7 para iPhone 5 => http://bit.ly/170bMkb
    Não precisam de conta DEV para instalar. É muito simples:
    1. Liguem o iPhone ao PC ou MAC e façam backup antes de tudo (atenção que backups feitos com iOS 7 não vão funcionar no iOS 6);
    2. Cliquem em actualizar ou update na página do iPhone no iTunes enquanto seguram o botão shift esquerdo.
    3. Selecionem o ficheiro ispw que fizeram download.
    4. Prossigam, quando terminar já está 😉
    (5. Se quiser voltar atrás, basta fazer um restauro normal ao iPhone e o iTunes volta a colocar novamente a versão oficial mais recente)

    • André Correia says:

      Tenho um iPhone 4 bloqueado a VF P e no final não consigo activa-lo diz que necessito de conta developer. :/
      help..

      • faz restauro para o backup que fizeste para fazeres o downgrade para o iOS 6.1.3 .

        Depois faz Atualizar ! E não restauro ! Se fizeres Atualizar ele não te vai pedir a conta de Developer.

        • Bruno says:

          Boa noite.
          Preciso de uma ajuda. Instalei o iOS7 sem problemas mas entretanto tive de fiz restaurar definições e agora aparece-me a dizer no itunes e uma versão para developers. como posso fazer para restaurar se n consigo aceder ao itunes?

  64. Serginho M says:

    Essa multitarefa parece uma cópia do Windows Phone! E o tão odiado Bing, que para muitos não valia nada, afinal tem os seus créditos. Parece que no presente é a Microsoft que marca as tendências. 🙂

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      A Apple gosta ainda muito menos da Google do que da Microsoft. Por isso a preferência pelo Bing.

      Quanto ao swipe entre ecrãs das apps. O iOS – para iPad – tem uma solução única mas são precisos gestos multi-touch, utilizando o equipamento com duas mãos ou pousado. Com quatro dedos faz-se deslizar o ecrã de uma app para a anterior/seguinte, sem mais nada. O problema é que o iPhone é para utilizar só com uma mão. A soluçào foi com dois toques no botão Home aparecem as apps em segundo plano que, ou deslizavam na vertical (parece que é assim no Android) ou na horizontal (parece que é assim com o WP8).

      Como a Apple e a Microsoft têm um acordo sobre patentes – ficou a deslizar na horizontal. Isto sou eu a adivinhar, claro 🙂

  65. PR says:

    E depois vêm apregoar que até no iPhone 4 funciona..mal mas funciona lol e claro sem metade das “novidades”..
    Mas pronto, novos ícones..weeeeeeeeeeeeeeeee

    • Sergio J says:

      não ter 3 ou 4 funcionalidades é pior que não ter a nova versão. Pois sim. Até parece que essas são as principais novidades

      • PR says:

        Mas já viste o que vai suportar no iPhone 4?
        Já se queixam de lag com o iOS7 nesse telefone…mas se calhar os senhores da maça vão preocupar-se em optimizar para esse telefone :p
        Há que ter sempre presente que a Apple oferece suporte até aos mais antigos :p

  66. Bruno Silva says:

    Até que não está muito mau. Mas se repararem já o Windows Phone tinha muito dessas novidades. Ah, confirmem…. http://www.wpcentral.com/latest-windows-phone-incarnation-ios-7 aqui

  67. Rafael A. says:

    sobre o IOS7, achei maravilhoso.
    Não posso falar muito, mas pelo que vi de visual e um pouco do desempenho, parece-me mesmo bom.
    Achei LINDO, um visual simples mas não tão exagerado como no windows phone, e com um toque que só a apple tem. refiro-me aquele pequeno detalhe que faz uma espécie de efeito 3D nos ícones do sistema.
    Com aquela novidade do Rádio, parece-me muito bom pelo facto de ser grátis e junto do iTunes. muito bem pensado.

    mas ainda acho surpreendente aqueles que vêm aqui falar que é copiado do windows phone ou do android. que absurdo! eu até poderia dizer um monte de coisas como já disseram, mas o simples facto de o android ser uma cópia reta do linux que é MUITO velho, é suficiente.
    O design METRO ou flat é uma coisa muito velha que existe muito antes do windows phone, por isso já estão a exagerar com essas comparações.

    • PR says:

      Abusas da ignorância 🙂

      • Rafael A. says:

        Ignorância onde? experimenta o IOS7 e depois falamos
        😉

        • PR says:

          A lavagem é tanta que as “novidades” apresentadas passam mesmo por novidades no mundo móvel LOLOL

          Uma cópia reta do Linux? Claro que sim, ainda bem que dominas o assunto =) E além disso, coitado do Linux que é tão velho e fraco 🙂

          Gostei da parte, com um toque que só a apple tem lololol..

          iSheep rules

          • Vítor M. says:

            PR ui tanta azia 😀 isso é muita dor de cotovelo 😀

            Olha que há muitas coisas boas neste SO e vais ver muitas delas copiadas no teu amado android.

            Isso sim é carneirada… ir atrás do lider, pois quem apareceu foi o iphone OS, como inspirador ao que hoje existe, caro jovem. 🙂

  68. Sergio J says:

    a sincronizar apps. Assim de relance os icons até são engraçados. Não gosto da dock, nem dos vários teclados

  69. Jorge Faria says:

    Pessoalmente acho este nova versão uma verdadeira desilusão. O novo grafismo, e em especial os icons, estão completamente infantis, parece que contrataram o designer da Nintendo. Eu sempre fui defensor da simplicidade mas os icons são básicos, sem nível, sem classe, e é pena porque a Apple sempre foi conhecida por isso. Depois muito se fala na coerência entre os elementos gráficos, basta olhar para o icon do Game Center para perceber que não tem nada a ver com os restantes, parece de uma empresa diferente. E os restantes parecem cliparts feito por um designer sem nível. O Iphone 5, em termos de design, na minha opinião, já piorou em relação ao anterior e agora isto. E para não falar do novo OSX…. as novidades não merecem uma nova versão, até são um bocado ridículas, e onde está o Siri em Português? Começo mesmo a achar que o Steve Jobs faz mesmo muita falta aquela empresa…

  70. Jorge says:

    Seria possivel fornecer está versao beta ?

  71. Litlehouse says:

    Para mim, que utilizo os 4 sistemas em uso, é muito bem vinda esta actualização, quer porque vem colmatar algumas faltas no IOS, quer porque vem com uma imagem refrescada, face ao que estavamos habituados, para não falar, na discussão que vai provocar e que só irá beneficiar os utilizadores, porquanto, alguam coisa se irá aproveitar e qualquer dos sistemas a irá utilizar da mesma ou de outra maneira.
    Continuo a pensar que existe uma imensa faixa etária que prefere a simplicidade e a forma escorreita como o IOS e o WP funcionam, agora que Symbian morreu.

  72. Benchmark do iPhone 5 says:

    Neste post a segunda imagem pode ser ampliada. Tem lado a lado os novos símbolos do iOS e os anteriores.
    Ainda não percebi o alarido por causa dos símbolos, nem lhes acho assim uma difrerenca tão grande.

    E há-de haver um tema para WinterBoard com os símbolos antigos 🙂
    http://appadvice.com/appnn/2013/06/cant-decide-if-youre-a-fan-of-ios-7-this-ios-6-comparison-could-help

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      P.S. Como se pode ver pelo símbolo antigo do Mapas, segue-se num viaduto e para virar à esquerda tinha que se saltar do viaduto para a via que circulava por baixo.

      Esse problema, que tanto preocupava as boas almas, deixou de existir. Há pessoal assanhado por causa do símbolo do Safari, deve ser porque já não tem o NEWS mas isso passa-lhe. Ainda não vi ninguém foi a chorar o girassol das Fotografias.

      • Nunes says:

        Há vários icons que são simplesmente feios! O Safari para mim é o pior deles.
        Outros icons simplesmente não conseguem transmitir qualquer ideia sobre o que a aplicação faz. E para mim o efeito algo tridimensional dava mais vida, fazia dos icons objectos, mais fácil de relacionar. Não quer dizer que todos fossem bons icons, mas a impressão que transmitia, mesmo com um desenho rasca era bem melhor que noutros sistemas.
        Já imaginaste como seria se usassem estes icons no Mac? bodega autentica

        Contudo, é só uma pequena parte do sistema! Não é por isso que vou achar que o novo sistema é mau!

        • Sergio J says:

          O icon antigo do Safari dizia-te alguma coisa?!?! Só te dizia porque estavas habituado. Não estou a dizer que este seja bonito, mas o outro tb não o era.
          Acho que o grande problema que está acontecer é os wallpapers claros. Experimente com wallpapers escuros e vão ver que o contraste fica engraçado.
          Sincera há bem mais coisas menos boas do que os icons, como por exemplo os vários teclados. Não sei se reparam mas nas apps sem ser da apple o teclado continua a ser o mesmo. Sinceramente gosto bem mais do que este(s). Relativamente aos do dialer e pin, sinceramente…
          A hora no icon está atrasada 1 hora (pelo menos no meu).
          A dock deveria ser mais transparente

          Não percebo como no painel de controlo não está lá o desligar a comunicação de dados.

          Há demasiados bugs, mas tb se estava à espera: é uma beta. Agora o que me desagradou foi o lag

          Muitas apps não funcionam a 100%. Por exemplo Cube Pro

          Nos alarmes ainda não dá para selecionar uma musica, apesar de a opção estar lá

          E sim eu sei é uma beta. Só estou a enumerar problemas e a dar a minha opinião boa ou má.

          dismistificação de 2 mitos

          – NAO É POSSIVEL SWIPE ENTRE APPS

          – O LOCKSCREEN CONTINUA A SER FEITO NA HORIZONTAL.

          O swipe dentro das apps está porreiro. Não é só no safari. Por exemplo o imessage ou as Notas tb tem (para voltar para o menu anterior)

          E o parvo não se precaveu a validar se era possivel fazer o downgrade para o 6.1.2. Sabia que o 6.1.3 não dava, mas estava convencidissimo que era possivel fazer o downgrade. Infelimente só para os A4. Agora fiquei sem jailbreak 🙁

        • Nunes says:

          @ Sergio J
          O icon do Safari sempre foi uma bússola, e é fácil estabelecer um paralelo entre bússola e navegar [na internet], para além de que se tornou uma “marca” reconhecivel! Agora o icon tenta ser na mesma uma bússola, mas o estilo é algo patético – simplificam mas põem pormenores minúsculos… E a estética fica horrível. Não percebo a necessidade de contrariar aquilo que tinha sido a imagem de marca da Apple – icons próximos de objectos reais, com verdadeira arte, cheios de pormenor

  73. David Ferreira says:

    O Siri nao tem a linguagem portuguesa? Estava a espera que seria desta… Talvez em novas versões…

  74. Hugo Santos says:

    Não percebo como no control center não tem ícone para ligar ou desligar a net da operadora.
    Com 1 gb de net dado pelas operadoras dá muito jeito. Não percebo como não poem. Pode haver países que têm net ilimitada ou muito tráfego, nós não…

  75. João Dias says:

    Engraçado como, de repente, toda a gente se tornou perita em UI e UX Design…
    Se continuar assim, qualquer dia todos serão capazes de programar também em Objective-C, Java e até C#.

    Afinal de contas, as lojas de aplicações ainda têm muito a ganhar, porque, a julgar pelo conhecimento que aparentemente anda por aqui, há por aí só designers e programadores à espera de serem descobertos.

    • Sérgio J says:

      Olha que aqui a maior parte sabe programar em objective C, Java ou C#. Também deve haver aqui muita gente que tevecadeiras de interface humana.

      • João Dias says:

        Então também deve haver muita gente que sabe que o design não é apenas a representação visual de uma ideia. E tão pouco existe algo que se possa chamar de flat design.

  76. Nuno says:

    Efeito 3D não é inovação da Apple.
    Fiz hoje um video usando a aplicação Imagem 3D Live Wallpaper para Android. Para os mais distraídos, esta aplciação já existe desde 2012…

    http://youtu.be/wf7pAGHaiNY

    E depois o outro diz: “Can’t innovate any more, my ass”. Devia estar calado.

  77. Windows Fag says:

    isto mais me parece um iphone com algumas das funcionalidades do android e uma skin do windows phone!

  78. CARLOS says:

    NA VERDADE A APPLE PODERIA DISPONIBILIZAR DUAS OPÇÕES DE ATUALIZAÇÃO DO IOS 7, A PRIMEIRA OPÇÃO SERIA A ATUALIZAÇÃO COMPLETA DO SISTEMA, OU SEJA, COM TODAS AS NOVIDADES DO NOVO IOS.

    E A SEGUNDA OPÇÃO SERIA A ATUALIZAÇÃO INCOMPLETA, MAS COMO ASSIM??
    O SISTEMA IRIA FICAR COM A MESMA INTERFACE PADRÃO DO IPHONE, COMO POR EXEMPLO: ÍCONES DO MENU, DESBLOQUEIO DE TELA E O MESMO ESTILO DE ABRIR AS JANELAS DE APPS.

    COM A SEGUNDA OPÇÃO, O SISTEMA SÓ IA TER AS NOVAS NOVIDADES DO SISTEMA EM OUTRAS PARTES.(MAS NÃO NO VISUAL NÉ! AFF >.<)

    GARANTO QUE MUITOS FÃS DO IPHONE/IPOD TOUCH ODIARÃO O NOVO VISUAL,
    E LEMBRA BEM O WINDOWS PHONE E O MENU DO NOKIA ASHA 305 POR "DIANTE".

  79. Pedro says:

    Infelizmente é cópia de muita coisa, uma salganhada… tem mt “ruido” de imagem, espero que melhorem… por mim ate pode ficar 100% igual ao windows phone 😀

    Já agora, quem tem já o 7, conseguem utilizer os commandos *#123# por exemplo??

  80. _M_ says:

    Viva,

    Já alguém testou o Activation Lock?! Li algures que já está na beta 1 (alguém confirma?)

    Já agora, para os que sabem tudo.. de que versão de windows phone ou android é que retiraram esta brilhante ideia?? hehe

  81. Wilson Silva says:

    “O novo iOS 7 foi desenhado e produzido com base nas “fundações” do OS X.”

    E na interface do Windows Phone 8 e Android 4

  82. hugo says:

    Gostei de todo o Evento, especialmente da apresentação do novo Mac Pro… o IOS7 decepcionou um pouco no seu design, estava à espera que o Jony Ive e sua equipa fizessem um trabalho melhor. achei o design da interface um pouco “feminista”, e alguns dos ícones estão muito ‘feios’, mas como isso ainda é um beta espero sinceramente que eles melhoram a interface do Sistema, fora isso, as novidades foram óptimas apesar que algumas já haviam no Android e no Windows Phone…

  83. João Inácio says:

    “Esta nova viragem irá demarcar, novamente, o iOS do caminho que outros estão a traçar, vamos ver se faz escola e em breve tens um Android flat ;)”

    “Flat no android? Mas isso tens desde que nasceu, desde que era igual ao Blackberry e passou a ser igual ao iPhone OS!!!”

    Vítor M., mas afinal o android vai ser flat ou já nasceu flat? Um pouco contraditório…

    • Vítor M. says:

      Só porque queres. Flat como está, novo em cores e efeitos e novo em ideias, mais tarde ou mais cedo, tal como aconteceu com o iPhone OS, verás o Android colado a este novo estilo Apple 😉 coreanos no comando do Android, sabes bem no que dá!

      Mistura lá agora.

      • João Inácio says:

        Novo em ideias? Ainda antes salientaram que metade das coisas que tão a implementar aqui já o Android tem (e não, ninguém tá a dizer que o Android é que as criou, como estavam a dizer antes). Aliás não vi nada de novo que o Android não tenha equivalente.
        Eu é que fiz mal em me meter neste artigo. Só vejo é uma parcialidade em relação à Apple cada vez mais crescente. Não tenho nada contra ela, mas não suporto ver idealizações absurdas e afirmarem opiniões como se fossem factos acerca dela.

        • Nunes says:

          “não vi nada de novo que o Android não tenha equivalente”
          Activation Lock – impede que um telemóvel roubado seja reactivado (é o primeiro sistema com esta funcionalidade)

          • João Inácio says:

            Errado. Há apps que fazem o mesmo que essa funcionalidade faz.

          • Nunes says:

            apps?
            já visto o ridículo do que acabaste de dizer!
            basta apagar e instalar uma ROM e tens o teu Android nas mãos de outra pessoa!
            No iOS7 a protecção é completa. O telemóvel fica inutilizável até que seja activado pela conta original. Podem tentar apagar tudo, e mesmo assim não terão como activar o telemóvel

          • PR says:

            É uma boa funcionalidade porque deve diminuir a tentativa de roubo desses terminais..

            Agora, também são lançados softwares contra pirataria, isto e mais aquilo para protger..quem é que disse que esse sistema é inpenetrável?

            Ou porque a Apple fez e disse é porque é?

          • Nunes says:

            Um sistema destes necessita de controlo ao nível de hardware/SO, e não um mero programa que desaparece quando se apaga tudo e se instala uma ROM qualquer!
            A Apple controla o hardware e SO, é simples manter a integridade desta defesa. Como é óbvio nada é impenetrável, mas a questão que deves colocar é, o que é vai ser preciso fazer para penetrar? Certamente não será pêra doce, nem acessível a qualquer um, nem deixará o telemóvel igual aos outros (basta olhar para o jailbreak), o que diminuirá o valor dum produto roubado.
            Basta à Apple associar a identificação dum telemóvel (está imbutida no próprio hardware) a uma conta, pode ser online ou no próprio telemóvel num local encriptado que mais ninguém consegue aceder e modificar!

          • Vítor M. says:

            João Inácio há apps?

            Esquece. Nesse sentido o Androi não existe. Tudo o que tem na App Store tem às paletes e no JB existe antes de existir no Anfdroid. Esquece.

            Vocês, android users, não sabem olhar para a história, acham que a tecnologia apareceu com a Google 😀

            A Google, desde o seu browser ao seu sistema operativo mobile (que nem um para desktop sabem fazer) sempre copiou o que existe no mercado, ou o Firefox, Opera, Safari não ensinaram nada a esses senhores?

            A Apple desenvolveu muita tecnologia que existe no Android, alguma que ainda dará um “guerra” nuclear 😀

            Salvo erro a Oracle afirma que os engenheiros do Android gamaram código… estranho!!!

            A Samsung, como usa android nos seu dispositivos, paga Royalties à Microsoft, porque será?

      • PR says:

        Novo estilo Apple…by Android and WP…

        Carrega!!

      • Marilia says:

        Não há design mais flat que o Windows Phone. Não obstante que a Apple tenha a sua própria visão das coisas, é mais que notório que a Apple tirou algumas inspirações da concorrência para este redesign do iOS7.

        Recomendo-te a leitura deste artigo: http://arstechnica.com/apple/2013/06/the-global-influence-of-ios-7s-design-language/

    • Fantasia says:

      Que ridiculo…
      O meu SGS também não é igual ao iPhone, o botao não é redondo, as cores não são as mesmas, nem sequer o formato é igual. Mas dizer que não é uma imitação do iPhone seria ridiculo, tão ridiculo como dizer que o design do iOS7 é novo e os outros é que o vão seguir, quando aconteceu precisamente o contrário.

  84. Telmo Branco says:

    Eu gostei das novas funcionalidades.
    Percebo que já existam algumas delas em outros SO’s, mas penso que não podemos olhar dessa maneira para a questão.. não existia no iOS (sem jailbreak) e isso é que conta.

    A Apple sempre ofereceu estabilidade, fluidez e em alguns casos aplicações melhores (falo por mim, no iPad em comparação com outro tablet Android). Se acharam que era altura certa para lançar estas novidades devem ter alguma razão, que no fundo pode ter a ver com a estabilidade e fluidez do sistema também.
    Tenho que admitir que os ícons não foram a melhor coisa, mas isso também depende muito do fundo que é aplicado.
    De referir que o estilo swipe já é usado em algumas aplicações da google, mas no caso do iOS trata-se de transição entre páginas.. não é bem a mesma coisa.

    Para não pensarem já em “fanboy” ou coisa do género.. uso um Galaxy Nexus e um iPad Mini, sei ver as diferenças e posso comparar os dois “mundos” ao mesmo tempo.

  85. Sérgio J says:

    Cada vez mais me convenço que há muitos elementos gráficos que vão mudar. Não por serem bonitos ou feios, mas porque a linguagem gráfica não é uniforme. Ora temos quadrados, ora temos círculos. Mas não é só aí. Em muitos lados. Depois temos os casos enquete aparecem um simples quadrado vermelho ou verde a servir de botão. Até percebia se tudo o resto fosse assim, mas não é.

    Uma funcionalidade que acho que não havia no iOS 6 é os locais mais frequentados. Se forem a privacidade/localização/sistema aparece lá este item. Se já existia nunca tinha reparado. Só reparei hoje de manhã cedo porque o serviço de localização ligou-se e eu achei estranho porque tenho muito poucas apps com a localização activa

  86. Benchmark do iPhone 5 says:

    O site MacMagazine.br fez três apanhados das funcionalidades do iOS 7 que não foram referidas na apresentação. Ficou bem porreiro. Dá para ficar mais por dentro, pelo menos ver os screens, sem ter que instalar uma versão beta (a final sai em Outubro, certamente com mais coisas.

    http://macmagazine.com.br/2013/06/10/confira-nosso-primeiro-apanhado-geral-de-novidades-do-ios-7-nao-destacadas-pela-apple/
    http://macmagazine.com.br/2013/06/11/eis-a-nossa-segunda-leva-enorme-de-mudancas-que-virao-no-ios-7-e-no-os-x-mavericks/
    http://macmagazine.com.br/2013/06/12/e-vamos-a-nossa-terceira-leva-de-screenshots-com-novidades-que-ja-pintaram-no-ios-7/

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      P.S. E antes que comecem com a “fonte é usada pelo Windows Phone e o Android e nhã, nhã, nhã”, a fonte é a Helvetica Neue Ultra Light .

      Também não vale a pena o nhã, nhã, de que, além da fonte foram copiar o design branco do calendário, mail etc, a este ou àquele SO, porque apps brancas com esse tipo de letra há no App Store há que tempos.

      • David Ferreira says:

        Alguém me sabe dizer o que são as bolinhas no canto superior esquerdo?

        • Benchmark do iPhone 5 says:

          Força do sinal telefónico de 1 a 5.
          Antes tinha barras verticais. Acho que num dos comentários há um link que mostra que a Apple já tinha pensado na alternativa das bolinhas há uns anos e por isso não foi copiado de outro SO 🙂

  87. costa says:

    Desculpa e este o vídeo
    https://www.youtube.com/watch?v=DM8NSSzxNGM

    Aki esta a prova que eles inovaram a partir so wp8 em algumas coisas. Mas uma coisa é verdade está bem melhor

    • Nunes says:

      Isso deve ser paródia!!
      Se pusessem o iOS6 ao lado verificavam que metade desses exemplos são parecidos ao que já existia – apenas mudaram algumas cores.
      O caso do Lock Screen é pior ainda, pois aquilo é o centro de notificações e não o Lock Screen.
      O browser, é de rir! a única coisa semelhante é o conteúdo da página que foi visitada.
      Calendário, onde é que estão as semelhanças? o facto de ser calendário? olhem para o iOS6, é bem mais parecido
      O leitor de música, é que nem faz sentido. A única coisa semelhante é a capa . As versões anteriores seriam mais parecidas, por usarem fundo escuro, mas mesmo assim, a organização é completamente diferente. etc etc

  88. Rui Lopes says:

    Será que sou o único que ficou com o Iphone 4s bue lento com esta versão Beta?

    Isto basicamente a Apple decidiu olhar para as aplicações que já havia no jailbreak e decidiu implementar!

    Não está mau de todo 😉

  89. Joel Abrantes says:

    Não sou tão fã assim da Apple mas há que admitir que realmente parecem ter havido melhorias significantes neste novo iOS7… mas pecaram muito na aparência, não que esteja mal, mas parece uma cópia quase autêntica do Android 4 e do estilo retro do Windows 8 e Windows Phone 8, acho que faltou criatividade e para quem conhece e é usuário da Apple sabe que criatividade para eles sempre foi um dos fortes… e mais, não se impressionem se começarem uma nova guerra de processos entre os criadores dos mesmos (como já é de hábito nos últimos meses), com tanta cópia disto e daquilo é o mais provável que aconteça!!!

  90. Danilo Ismael says:

    Boas pessoa, preciso de ajuda, instalei agr o io7 mas o meu dock nao está transparente porque?

    tenho um iphone 4

    https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/936413_668927646455571_1861488747_n.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.