PplWare Mobile

Vai ser possível trocar a memória SSD dos novos MacBook Pro


Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. Antunes says:

    Tem sido uma piada esta politica da apple, primeiro deixavam trocar, depois não deixavam com a desculpa do desempenho, agora já deixam outra vez!

    Enfim comprar uma máquina de 2500€ e não poder trocar o disco é obra!

  2. Rui Amadora says:

    Bom dia pessoal, sempre foi possível upgrade de disco em qualquer modelo, excepto no MacBook One.

  3. Bartolomeu says:

    Eu não entendo como é que não sabem que nos MacBook Pro e MacBook Air sempre foi possível mudar o SSD. É só no MacBook Retina que isso não é possível.

    • PTZulu says:

      Na realidade é meia verdade, porque as primeiras drives PCIe não eram compatíveis, foi só um tempo depois que começou a ser possível. E no retina continua a ser possível, embora, não seja qualquer SSD PCIe que lá entre.

      • Bartolomeu says:

        Disse mudar o SSD… É irrelevante para a afirmação qual a natureza do SSD, cada modelo de MacBook tinha o seu interface e era possível trocar o SSD ou o disco com o mesmo interface.
        Só no MacBook Retina (12 polegadas) é que não é possível pois tem o “SSD” soldado.

  4. poio says:

    Sim e ssd’s acima dos 400€

  5. LG says:

    “Mas se até agora era impossível alterar a memória ou o disco destas máquinas”… se alguma coisa era alterável nos MacBook Pro eram estes componentes.

  6. fla says:

    “a memória SSD…”

    Esperava mais de um blog de tecnologia…

    • independente says:

      memoria ROM, diz te algo ?

    • Vítor M. says:

      Pois, estás sempre a aprender verdade? Nós também e ainda pro cima partilhamos essa aprendizagem.

      Então, o armazenamento SSD é também correcto dizeres memórias SSD e até discos SSD. Contudo, SSD (sigla do inglês solid-state drive) ou unidade de estado sólido é um tipo de dispositivo, sem partes móveis, para armazenamento não volátil de dados digitais. Os dispositivos utilizam memória flash. Por isso é que em muitos lados se usa a expressão memórias SSD.

      “A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído.”

      Confúcio

    • João says:

      Importa-se de explicar a um leigo qual é o problema?

  7. PilotEyes737 says:

    É bom saber que, afinal, a Apple não desiludiu em tudo este ano. Ainda bem que está a voltar à política antiga.

  8. Fábio says:

    O único MacBook que não permite alterar o HDR/ssd é o MacBook 12″. Todos os outros é possível mudar…

    • Bartolomeu says:

      Nos MacBook Pro anteriores já era um sistema diferente do standard e isso não impediu que surgissem SSDs de terceiros para os MacBook Pro.

    • Monica says:

      Se der para trocar tem que ser por um deles. A Apple não ia facilitar dessa maneira. Em que ficamos pplware?

      • Vítor M. says:

        Mas não ia facilitar como? Basta ver que em muitos casos a Apple não tem como contornar certas coisas. Não faltam componentes compatíveis de terceiros. Neste caso será um NVMe SSD, apenas isso, que, segundo a empresa que citamos no artigo, é “simples” de substituir. Lembrem-se sempre de uma coisa: na fábrica onde a Apple manda fazer os componentes não se faz só para a Apple 😉

        • DW says:

          Vítor, pode não fazer só para a Apple, mas se o design for proprietario e eles não deixarem copiar é como se fizesse 😉

          • Bartolomeu says:

            “NVMe SSD”, é um standard que implica que o SSD usa uma ligação PCIe ao computador (com um protocolo standard). À primeira vista a única coisa “proprietária” é o formato físico da ligação PCIe e o tamanho do SSD, o que não seria impeditivo de outros criarem algo que possa substituir estes SSD, tal como aconteceu nos modelos anteriores que também usavam ligações PCIe não standard.

          • Vítor M. says:

            A história desmente isso. 😉 basta ver no passado os componentes suportados.

        • DW says:

          “This SSD is an NVMe SSD which uses an Apple-designed SSD controller”
          não é “apenas” um NVMe, não usa o controlador standard, logo podes ligar lá outro NVMe qualquer que ele nem to detecta

          • Vítor M. says:

            Mas sabes que é assim? É que nos SSD também era e apareceram compatíveis. Lembras-te dos OWC Mercury Aura Pro Express SSD?

          • Bartolomeu says:

            Cada SSD tem um controlador incorporado, se substituis o SSD passa a usar outro controlador. Pela tua óptica não deveria ser possível substituir um SSD Samsung por um da Toshiba, pois os controladores são diferentes

      • Bartolomeu says:

        Monica, há anos que os MacBook Pro não têm um interface standard para ligar o SSD, e mesmo assim há outros SSD, que não são da Apple, que podem ser usados nesses MacBook.

  9. Vitor says:

    Que espetacular .
    Noticia interessante do mundo apple. Inventaram a mudança de SSD só com um simples click.
    Bombástico, já não precisamos de ferro de soldar.
    Que orgulho……

    • DW says:

      Pior ainda, se vires o meu comentário acima, o SSD é proprietário, logo não vais conseguir mudar de qualquer maneira, porque não existem SSDs à venda compatíveis xD

      Noticias a-la pplware

      • Vítor M. says:

        Não dizes essas inverdade DW 😀 vá lá, vê primeiro o que são os NVM Express. Para quê queres inventar? 😉

        Deverias era ler um pouco mais, perceber o que a Apple está a mudar e de que forma. Até hoje, até no modelos em que a Apple soldou as ligações da RAM e dos SSD, apareceu uma forma de expandir esses dispositivos.

    • Mylittlelife says:

      Limitaram a RAM a 16 GB, deixam o SSD ser trocado e metem uma barra no teclado oled … novidades brutais!

      Daqui a 2 anos adicionam touchscreen como há a concorrência tem há anos e já andará a concorrência com ecrãs AMOLED 5k

      • Bartolomeu says:

        lol. O SSD ser trocado não é nenhuma novidade nos MacBook Pro… O MacBook Pro já consegue usar 2 ecrãs 5k ao mesmo tempo, talvez mais útil do que enfiar 5k num ecrã de 15.4 polegadas

        • just a normal guy says:

          consegue?entao e os outros portateis com entradas lightning nao conseguem?? voltamos a perguntar?que é das novidades?? para justificar estes preços?

          • Bartolomeu says:

            lightning ?
            O problema é que para conseguir usar 1 ecrã 5k é preciso nas versões Thuberbolt desses portáteis, usar 2 ligações thunderbolt para o ecrã, para obter a largura de banda necessária para a norma DisplayPort a essa resolução.
            Isto é, terias que ter um portátil com 4 ligações thunderbolt e um bom processador e GPU para conseguir usar 2 ecrãs 5k ao mesmo tempo. Isso não é uma coisa fácil de encontrar nos dias de hoje.

    • Bartolomeu says:

      Há tanto tempo que isto é possível nos MacBook Pro…

    • Vítor M. says:

      É importante porque nestes dispositivos a Apple nos últimos anos mudou a sua política, nalguns casos castigando até o consumidor. Por isso, é importante mostrar que há de novo alterações, informação importante para quem poderá a vir ser cliente destes equipamentos.

      Vitor, se não és um dos casos, não perceberás a importância.

      • Bartolomeu says:

        Mas não houve qualquer alteração na política com os MacBook Pro.

        • Vítor M. says:

          Houve. Então os anteriores a estes novos, os Macbook Pro Retina – que saíram na semana passada – não tinham a RAM soldada e no caso dos SSD não passou a ser uma ligação proprietário e não uma standard?

          • Bartolomeu says:

            Os MacBook Pro Retinha sempre tiveram a RAM soldada e os seus SSD sempre usaram uma ligação não standard

          • Vítor M. says:

            Bartolomeu estamos a falar de MacBooks Pro e não da linha Retina. Retina é um modelo do Macbook Pro 😉 logo, tal como afirmei, a política mudou.

          • Bartolomeu says:

            Vítor M., o que dizes não faz qualquer sentido! Tu próprio falaste em Macbook Pro Retina e vens agora dizer que não falas?
            Há quase 4 anos que é apenas a linha MacBook Pro Retina que a Apple actualiza, há mais de 3 anos que a Apple segue esta política para RAM e SSD, incluindo com o Air. Logo não houve mudança em política com os novos modelos.

          • Vítor M. says:

            Desculpa lá, mas estás a misturar as coisas, é que a Apple mesmo com os Retina, continuou a actualizar modelos sem retina, lembra-te que a linha air só mais tarde recebeu, portanto, a Apple mudou de política nestes últimos anos sim.

          • Bartolomeu says:

            uau, isso já parece arte do desenrasca! Então primeiro falavas no MacBook Pro Retina, depois afinal era MacBook Pro, e agora já é para falar no Air? Até já falas que mudou de política nestes últimos anos, já não é sobre mudanças com o novo modelo?
            Responde a esta pergunta, o novo modelo de MacBook Pro trouxe alguma mudança nesta política face ao que a Apple estava a fazer com o MacBook Pro Retina?
            O Air desde 2012 que já usa um formato de interface não standard para ligar o SSD, e bem antes disso que usa memória RAM soldada.

          • Vítor M. says:

            Lá estás tu a misturar os assuntos. Falei na alteração da política que a Apple vinha a ter na linha dos MacBooks. Tu misturaste os Retina, mas esqueceste-te que há mais computadores para além dos Retina. Afinal já dizes que mudou nos Retina, quer isso dizer que, tal como referi, a política mudou. Queres que te explique por outras palavras?

          • Bartolomeu says:

            Vítor M., eu misturei os Retina? O estranho é que foste tu o primeiro a mencionar Retina nesta discussão. Estranho também vires com a lenga-lenga do “esqueceste-te que há mais computadores” quando tive o cuidado de mencionar que o Air já seguia a mesma política, antes sequer de começar a disparar para fora da gama Pro!
            A política que a Apple vinha a ter na gama Pro e Air é a mesma que tem agora com estes novos modelos Pro. Negas isto?

          • Vítor M. says:

            Estás amentir. O primeiro comentário foi este:

            É importante porque nestes dispositivos a Apple nos últimos anos mudou a sua política, nalguns casos castigando até o consumidor. Por isso, é importante mostrar que há de novo alterações, informação importante para quem poderá a vir ser cliente destes equipamentos. […]

            Tu depois disseste que:

            Mas não houve qualquer alteração na política com os MacBook Pro.

            O que é mentira e disse-te que nos Macbook Pro, com a introdução dos Retina, a Apple mudou a política. Pois entes não tinha a mesma política até entrar os Retina. Contido, para te explicar, que parece que demoras a perceber, a Apple nos outros segmento não seguiu de imediato a mesma política que colocou nos Retina, inclusive, como podes ver, há produtos com e sem retina com diferentes políticas quanto à alteração de componentes.

            Como tu próprio confirmas (dás uma no cravo e outra na ferradura) actualmente a Apple já colocou a mesma política que tinha alterado numa gama e estendeu-a a todos, inclusive ao Macbook 2015. Quem está a negar a realidade és tu 😉

            E este assunto fica por aqui, para este peditório já dei 😉

          • Bartolomeu says:

            “começar” – – começares

          • Bartolomeu says:

            Estou a mentir onde? Tens muita piada em querer deturpar aquilo que outros dizem, e negares-te a responder às perguntas que coloco e que claramente põem em causa a história que queres dar.

          • Bartolomeu says:

            Será suposto ignorar que disseste:“Por isso, é importante mostrar que há de novo alterações, ”? Não há novas alterações neste aspecto com os novos MacBook Pro (nome oficial actual) face a gama Pro Retina! Negas?

          • Vítor M. says:

            Como já te disse, para esse peditório já dei 😉 eu tenho a minha opinião, baseada na conduta da empresa, tu entendes de outra forma… e está tudo dito!

        • Bartolomeu says:

          Vítor M., isto não tem nada a ver com opiniões, está-se a falar de factos claros que desde o início apresentei, mas que por algum motivo não queres assumir…

  10. daiquiri says:

    Mais uma porta proprietaria…

  11. Victor says:

    É possível alterar somente a memória do ssd? sim ou nao? quais modelos são compatíveis?

  12. DIEGO FLOSINO DE CASTRO says:

    Sou leigo no assunto, e gostaria de saber qual modelo de Macbook eu consigo atualizar a memoria? 2014 consigo atualizar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.