Porque é que o iPad não tem calculadora?
É uma pergunta legítima e com uma resposta que pode, ou não, fazer sentido. Na verdade, esta ferramenta faz falta em qualquer dispositivo, até num smartwatch, por exemplo. Não ter num tablet... só uma boa história o justificará. E vamos então a ela!
O iPad tem muitas funcionalidades, mas não inclui uma aplicação de calculadora de origem. Vamos contar a razão e deixar-lhe algumas formas de resolver o problema... antes que a Apple (finalmente) resolva nativamente.
Desde que o iPad chegou, tem havido uma curiosa omissão nas aplicações que vêm pré-instaladas pela Apple. Enquanto o iPhone, o Mac, o Apple Watch e até o iPod touch incluem uma calculadora de série, nunca houve uma no iPad.
Porquê? De todas as plataformas, é provavelmente a mais adequada para a tarefa, especialmente se fosse uma do tipo científico com todas as capacidades adicionais.
Muito se tem falado, ao longo dos anos, sobre qual a razão da Apple, mais concretamente, de Steve Jobs, quem lançou o dispositivo, não ter considerado uma calculadora.
A famosa teoria de Steve Jobs
Há outra teoria que já foi algumas vezes propagada, e que em 2016 ganhou alguma relevância.
Esta história, que veio de alguém que trabalhava na Apple na altura, diz que, no período que antecedeu o lançamento da versão original do iPad, Steve Jobs chamou Scott Forstall (que estava a liderar o desenvolvimento de software para o tablet) ao seu gabinete. Jobs perguntou-lhe então onde estava a nova aplicação de calculadora concebida especificamente para o iPad. Ao que Forstall respondeu que não havia nenhuma. Estavam a planear utilizar a versão para iPhone.
Jobs, que era conhecido pela sua incrível atenção ao pormenor, não ficou satisfeito com isto, pois a aplicação tinha um aspeto horrível aos seus olhos. Posteriormente, retirou a aplicação, para grande desgosto de Forstall, e esta simplesmente caiu para o fundo da pilha de coisas que tinham de ser feitas em todas as atualizações do iOS e do iPadOS desde então.
É perfeitamente possível que esta história seja apócrifa, pois é um pouco difícil de acreditar que ninguém na Apple tenha conseguido criar uma aplicação de calculadora decente na última década, mas a ausência contínua desse programa dá algum peso à ideia.
Bom, tem de haver uma justificação melhor, passaram tantos anos e a Apple teve já tempo. Mesmo que seja dito (pelos corredores da internet) que seja para deixar aos programadores de aplicações de terceiros, a vantagem de ganhar algum a desenvolver as tais alternativas. Tem de ser algo mais que isto. Seja como for, a história reinante e nunca desmentida pela Apple, é essa, apesar, calma, apesar do iPad ter uma calculadora nativa!!!
Então, como podemos utilizar a Calculadora no iPad?
Seja qual for a razão pela qual a Apple não inclui a aplicação Calculadora no iPad, o que é realmente peculiar é que a Calculadora está lá, apenas escondida. E como acedemos a ela? basta perguntar à Siri.
Perguntámos à Siri no iPad “Quanto é 10 x 12” e ela deu-nos a resposta 120. A grande surpresa, como podes ver na imagem abaixo: Obteve essa resposta a partir da Calculadora!
Assim, basta utilizar a Siri para efetuar cálculos simples no iPad. Por exemplo, pergunte:
- Ei Siri, quanto é 10% de 100
- Olá Siri, quanto é 15-7
- Ei Siri, quanto é 28,96 dividido por 5
Outras perguntas mais complicadas podem ser encaminhadas através do Wolfram Alpha. Apesar da Siri ter respondido mesmo a perguntas com cálculos mais "rebuscados":
Assim, a aplicação Calculadora no iPad é útil para cálculos simples e não só. Poderá não dar todas as respostas ou funcionar com a facilidade de uma calculadora convencional. Então, será que poderemos instalar aplicações de terceiros?
Algumas das melhores aplicações de calculadora para iPad
Se não quiser esperar que a mítica aplicação de calculadora da Apple chegue ao iPad, existe ainda uma enorme seleção de alternativas decentes disponíveis na App Store.
Uma das nossas favoritas é a barata e alegre Calcbot 2, que faz cálculos padrão e científicos, além de conversões de unidades. A versão gratuita inclui anúncios, mas pode livrar-se deles por cerca de 2 euros.
Outras opções incluem PCalc, Calculator HD++, Calculator HD Pro Lite, entre uma grande variedade de aplicações igualmente poderosas.
Pode não haver uma aplicação Apple Calculator para o iPad, mas felizmente não faltam ofertas neste departamento por parte de outros programadores.
No search do iOS ou iPadOS, assim como no spotlight do macOS tanbérm dá para fazer cálculos
Apple a ser Apple.. Sistema operativo sem usabilidade nenhuma… Todo desconfigurado… O maximizar numas apps maximiza toda a janela noutras apps só metade ecrã.. As vezes o botão fechar fecha umas apps em outras minimiza (ficam a correr em background)… MacOS e iPadOS são uma b…. A única coisa que se aproveita na maçã é ios.. É mesmo isso nem dividir ecrã permite, nem fechar todas as apps de uma vez.. Etc… Apple é marketing e visual… Usabilidade é zero… Mas a malta adora pagar bem pelo status mesmo que tarefas básicas sejam mais difíceis de executar que no Android ou Windows… É percam em produtividade..
Sim a Apple e a maior empresa tecnologica do mundo e as pessoas compram por ser isso tudo o que dizes….vai dormir cromo
1) maior empresa em receitas, não em vendas
2) a empresa subiu mais enquanto teve produtos compatíveis com Windows (até certas máquinas da minha empresa usam um Mac…a correr windows ) e nas primeiras gerações M porque para video e foto são excelentes. Eu 9/10 Mac que conheço estão a correr Windows; o meu Mac está a correr macOS porque não corre Windows e o macOS é uma nulidade e até posso dar-te uns exemplos:
– velocidade de transferência/cópia (por exemplo para um ssd externo). Não mostra.
– basicamente organizar as janelas como o Windows ou a app magnet do macOS? Não faz
– mover ficheiros usando menu e rato? Não. Tens que carregar numa tecla para aparecer o “mover”
– fechar definitivamente uns app? Mais teclas ou menus…senão minimiza e começa a fazer swap no ssd. Enfim… (por isso no Windows e Linux tens o minimizar ou fechar. ..)
– não suporta a maioria dos jogos
– suporte nativo e bem escalado de 4K não tem. Dá 4K mas as fontes é afins ficam em tamanhos estranhos.
– no iPadOS …ainda pior. E porque não tem calculadora? Porque iriam ter que incluir funções de M+ e M- e AC etc e não querem. Queriam arranjar uma forma automática e ainda não conseguiram lol talvez agora passados muitos anos e vindo a AI metam algo.
Isso quer dizer que em 2023/24 ainda têm problemas clássicos e mal saíram do sítio a nível de software. Ganham muito dinheiro? Sim. Mas só às custas de EUA e UK ou países afiliados, o resto só se forem iPad básicos para restauração, escolas ou MacBook Air.
Ainda agora estão com um grande problema que o M3 não se está a vender nada de nada e vendem-se mais m1/m2 ainda em stock ou refurbished que m3 novos hahaha
Maior que? Lolol a Microsoft a Google são as maior do mundo 80% utilizadores usam Windows, 70% a Android.. Tu é que andas a dormir, a maçã tem apenas cerca de 10% em desktop igual a Linux praticamente e 25% em mobile.. Chamas isso maior empresa do Mundo? Deixa é tu de estar a dormir… Se me falares em Lucro, devido ao marketing e serviços.. Que lhe permitem vender iPhones feitos na china por 100€ e vendidos em Portugal 1600€.. Assim sim conseguem ser a maior ao concordamos… Depende do que é maior para ti… Qualidade produto? Númerodde utilizadores? Lucros? Acorda pá vida…. Deixa de dormir.
.
Quem fecha as apps todas de uma só vez percebe imenso como funciona a ram do ios……tristeza
Não se trata de ram, trata-se de recolha de dados em background
Usei android e windows durante muitos anos.
Ultimamante por causa do trabalho mudei para iOS e macOS…
Não podia estar mais contente.
Tudo funciona bem, tudo super fluido. Ecossistema top.
Gestão de memória ram top em que nem precisas de fechar as apps..
Portanto não sei do que falas…
Quando julgava que em pleno 2024 já ninguém contava a velhinha história do “status” eis que surge um palerma perdido no tempo. Isto quando hoje em dia qualquer pobretanas tem na mão um iPhone e até já existem dezenas de smartphones de outras marcas bem mais caros…
Muda a cassete!
E não é só a calculadora, o aplicativo do clima também não existe no iPad até pouco tempo
Eu penso assim:
Que bom que as pessoas achem que usar mac ou ios não presta, que é isto ou aquilo.
Quem usa sabe o quanto isto vale e o que representa para si. Não gostam não usem… pfff! Para mim não há melhor tanto para uso pessoal como profissional. Iphone, ipad, imac,macbook… consumo tudo, porque é bom, porque quero e francamente porque admito que a qualidade paga-se.