OS X Mavericks – O que traz de novo o SO da Apple?
Uma das novidades que se esperavam para hoje, na WWDC 2013, era a apresentação do novo sistema operativo da Apple. Ao contrário de outros rumores, o OS X não foi dos mais especulados e poucos se falava sobre o que de novo iria surgir.
Mas como é normal a Apple não deixou as expectativas serem defraudadas e mostrou ao mundo o que será o seu novo OS X, o Mavericks, que será disponibilizado já depois do Verão.
As novidades do OSX são grande e a Apple mostrou um SO renovado e com funcionalidades que eram pedidas e esperadas. A ligação ao iCould e interligação com os iDevices é cada vez maior e o OS X Mavericks vem mostrar isso mesmo.
O conjunto de novidades apresentado revelou que os trabalhos feitos elevaram este SO a um patamar bem mais elevado.
Foi abandonada a sua normal nomenclatura e estreada uma nova, com motivos mais Californiamos e com outro ar. Foram abandonados os gatos selvagens e vieram os motivos mais associados ao mar e a toda a cultura americana.
Mas vejamos as novidades que a Apple apresentou com o OS X Mavericks.
iBooks
A Apple tem como grande novidade para o Mavericks a apresentação do iBooks. Com esta nova aplicação para OS X, passam a poder aceder a odos os livros que lêem e que têm guardados nos vossos equipamentos com iOS.
Toda a experiência de leitura que têem nos vossos iDevices é transposta para o OS X e o folhear de uma página é feito com um simples swipe no touchpac do Mac.
A sincronização dos vossos livros atravé do iCloud será garantida, bem como todas as notas que colocarem no iBooks. Até a memorização das páginas onde estão vai ser feita, para que possam começar a ler um livro no vosso Mac e continuarem no iPad ou iPhone.
Maps
O serviço de Mapas da Apple alargou a sua base e, para além dos dispositivos que correm iOS, passou também a estar presente no OS X. Esta aplicação dá a mesma experiência de utilização que têm nos vossos dispositivos, mas com a vantagem de terem um ecrã maior, maior capacidade de processamento e também maior controlo graças ao rato ou ao touchpad.
Para além dos mapas 2D vão ter acesso a fotografias aéreas e a experiências 3D em mapas e cidades que podem visitar de forma virtual.
Mas todas as indicações e caminhos que necessitarem podem ser facilmente enviados para os vossos dispositivos móveis (Apple) com uma simples opção. Os mapas passaram também a estar incorporados nas aplicações core do OS X e por isso é simples e fáceis de enviar informação para estas.
Calendário
O Calendário foi refeito e passou a ser mais intuitivo e simples de usar. Passámos a ter uma linha temporal infinita onde podemos fazer um scroll também infinito, o que facilita a navegação entre datas.
A criação de entradas no calendário e de eventos é também mais simples com a nova janela de criação destes, com a vantagem de também permitir a integração com os novos mapas. Tempo de viagem, previsão de tempo e outras informações importantes são de imediato adicionadas.
Safari
O novo Safari 7 está mais rápido e com novas funcionalidades.
Para além das melhorias de performance, este browser passa a contar com a sincronização de dados com o icloud, o que permite que tenhamos os nossos favoritos, passwords e outros dados sincronizados com os nossos dispositivos móveis.
A nova sidebar permite que tenhamos acesso rápido aos nossos favoritos e também às redes sociais, com a integração com o Twitter e com o Facebook a ser ainda maior.
iCloud Keychain
A gestão das nossas passwords e dos nossos dados mais sensíveis passará a ser feita de forma ainda mais segura graças ao novo iCloud Keychain.
Para além disso passamos a ter num ponto central da Internet, no iCloud, toda essa informação reunida e de fácil acesso, mas sempre com um elevado grau de segurança.
O preenchimento desses dados nas janelas do browser ficará também a cargo do iCloud Keychain pois este integrar-se-à de forma plena com o browser da Apple.
Também terá a capacidade de nos ajudar na criação de passwords seguras para que estejamos sempre protegidos e seguros.
Ecrãs Múltiplos
Até agora tínhamos, sempre que usássemos um segundo monitor, que definir qual o primário e o secundário. Com o Mavericks isso terminou. Qualquer monitor que tenhamos ligado vai ser primário e terá direito a ter uma barra de menus própria e a dock, com as vossas aplicações, estará disponível no ecrã onde estiverem a trabalhar.
Vai assim ser possível aumentar a produtividade e a capacidade de trabalho, sem que tenhamos de estar constantemente a voltar ao ecrã principal para realizarmos tarefas mínimas.
O Mission Control facilitará a gestão das janelas pelos diferentes ecrãs, mesmo que estas estejam em modo de ecrã completo, e o AirPlay e a Apple TV vão permitir tornar qualquer ecrã de televisão num ecrã de trabalho do vosso Mac.
Notificações
As notificações não são uma novidade no OS X, mas estas foram alvo de melhorias no Mavericks. Estão mais inteligentes e com maior interação com os utilizadores.
Com o Mavericks passamos a poder interagir com as notificações, sem sairmos das aplicações onde estamos a trabalhar, podendo de imediato responder a uma mensagem, atender uma chamada de Facetime ou eliminar um email.
Passamos a poder também usar as Notificações para receber notificações e mensagens de sítios web, mesmo que o Safari não esteja a correr, e também ver as mensagens que o Mavericks vos deixou enquanto estiveram afastados da vossa máquina.
Notifications let you see what’s up — and now they let you get things done, all without leaving the app you’re in. With OS X Mavericks, you can interact with your notifications, so you can reply to a message, respond to a FaceTime video call, or delete an email right from a notification. In addition, you can now sign up with your favorite websites to get breaking news, sports scores, auction alerts, and more — even if Safari isn’t running.8 And if you’ve stepped away from your Mac, you’ll find a summary of all the notifications you missed as soon as you return.
Separadores do Finder
Esta novidade era esperada há anos. Os separadores no Finder vêm dar-nos a possibilidade de usar apenas uma janela para acedermos a várias pastas do sistema, sem termos de andar a saltar entre janelas abertas.
A passagem de ficheiros entre pastas passa a ser tão simples como as mover entre separadores. Claro que estes separadores vão poder ser reordenados e colocados onde quisermos, dentro dessa janela.
Etiquetas
As etiquetas são a forma mais simples de organizarem os vossos documentos, imagens e outros ficheiros sem terem de os reunir em pastas específicas. Conseguem assim ter estes ficheiros espalhados pelo sistema e ainda assim organizados.
As etiquetas vão estar disponíveis não apenas no Mavericks mas também no iCloud, permitindo que a vossa organização seja mais abrangente e que possa ser usada não apenas localmente mas também em qualquer local.
Claro que a apresentação desses ficheiros, com informação relacionada, será mais simples com as etiquetas.
O OS X Mavericks será lançado no final do Verão e aí vamos ter acesso a todas estas novidades. Este é um sistema operativo que sofreu alterações profundas, muito para além das que são visíveis, tendo sido melhorada a sua performance e optimizada a utilização dos recursos que estão disponíveis.
Homepage: OS X Mavericks
Este artigo tem mais de um ano
Estou desejoso para o adquirir ou para concorrer a um passatempo do PPLWARE 😉
As tabs no Finder são umas mais valia, mas devia ter muitas mais funcionalidades. Acho que não é agora que vou dispensar o XtraFinder.
Venha lá ele.
O mesmo aqui!
totalfinder, bye bye
É sem dúvida um óptimo update! As tags é uma excelente mais valia, não por ser inovador, mas porque a solução encontrada é fácil de usar e integra-se bem no Finder e na forma de navegar
Podiam disponibilizá-lo para todos os computadores, mas não, só para macs com preços de milhares de euros…
Pode-se instalar um windows num mac. Porque não existe o contrário?
Qual é a lógica? não percebo…
Obrigar-te a gastar uma pipa de massa só por causa do sistema operativo, porque se não fosse isso não valia a pena, pessoalmente tenho o windows e linux no meu asus n56vz, e serve perfeitamente, windows para recreio e linux para trabalho.
A microsoft e a canonical testaram exaustivamente o OS deles no teu asus n56vz? Garantem a melhor compatibilidade e performance no teu hardware? Pensa antes de dizer bacoradas dessas…
a logica eh a de teres de comprar o hardware deles. e o negocio tem estado bem. enquanto funcionar, nao tem necessidade de mudar
Quando a Apple permitiu a existência de Mac clones ia entrando em falência porque as empresas de hardware que fabricavam os clones vendiam-nos mais baratos que a Apple e esta não tinha quota de mercado suficiente de OS para sobreviver sem vender o hardware.
Se queres instalar MacOS noutros PCs então procura tutoriais de Hackintosh.
Não percebes?
Se o teu ganha pão é vender hardware, para que é que vais pôr o sistema que distingue o teu produto, nos produtos concorrentes? Isso é que não teria muita lógica, ainda por cima teria muitos mais gastos para poder dar suporte à enorme variedade de configurações de hardware que há no mercado, e vender sistemas operativos já não dá o dinheiro de antigamente – os preços têm vindo a descer, qualquer dia todos os updates serão de graça para concorrer como plataforma
Para utilizar as abas no Finder, uso o TotalFinder (indicado aqui no PPLWare)… excelente app… o mais interessante será o menor consumo de energia, visto que com o ML meu macbook aguenta umas 3h30 em uso constante!
Podem correr o OS X em x64 não precisam de Hardware da Apple. Procurem por Hackintosh. Outra coisa importante, cada vez mais se confunde OS com apps! Montes de apps mas do OS nem uma palavra!
vai ao site da Apple e lá encontras as novidades no Sistema Operativo, são várias para além de aplicações!
http://www.apple.com/osx/preview/
As novidades do OS são óptimas.
Vai pesquisar antes de falar bobagem!
quem tem o 10.8.4 vai dar para actualizar ou e preciso comprar/sakar?
cumps
Podes atualizar mas provavelmente tens que comprar. Deverá custar uns 19€
Huuummmmm…. Ainda esta semana fiz o update para 10.8.4 no meu hackintosh. Lá mais para o fim do ano tenho de fazer o upgrade.
O OS X já tem marcação de ficheiros com as Tags de cores. As novas Tags serão uma adição às existentes ou vêm substitui-las?
creio que deve substituir, pois não faz muito sentido coexistirem duas soluções com funcionalidade comum – os novos tags são obviamente muito mais úteis
Será que vou poder instalar o mavericks no meu macbook pro de 2011?
Tudo indica que sim! As poucas especificações dadas apontam que todos os computadores com Mountain Lion terão acesso à nova versão.
Vais.
http://macmagazine.com.br/2013/06/10/saiba-se-o-seu-igadget-rodara-o-ios-7-eou-se-o-seu-mac-rodara-o-os-x-mavericks/
Eu já o estou a correr e digo-vos uma coisa, no safari nota-se bem a diferença a tratar JS…
De resto ainda não posso falar muito…
Tás a correr pa onde???
Fazer instalação limpa é possível.
A melhor parte da apresentação não falas no artigo (tratei-te por tu espero que não te importes xD):
-App Nap
-Compressed Memory
-Timer Coalescing
Depois do que falaste gostei de ter perdido a pele no meu calendário, safari menos consumista, múltiplos ecrãs em condições, e os separadores (apesar de já os ter). iCloud Keychain não sei se gosto da ideia.