OmniDiskSweeper – Método eficaz recuperar espaço no Mac
A riqueza da Internet está na facilidade de partilhar e descarregar conteúdos. Desde músicas, dados, imagens e tudo o que o mundo hoje consome pode ser descarregado, usado, guardado e... esquecido! Depois, de tanto guardar e esquecer, os discos vão apenas acumulando "lixo" histórico da actividade do seu utilizador. A tendência é para termos mais espaço nos discos... o que traduz em mais conteúdos amontoados, esquecidos... muito lixo guardado e perda de performance.
Como não é tão simples quanto parece encontrar os locais os o amontoado de "coisas" guardadas, é inevitável de quando em vez recorrermos a uma aplicação do tipo OmniDiskSweeper.
O OmniDiskSweeper é uma boa escolha para detectar a taxa da ocupação dos discos rígidos, sejam estes locais, externos ou acessíveis via rede.
Este é talhado para o sistema operativo da Apple e ajuda a determinar qual a informação que está a ocupar o disco, a quantidade e onde está guardado.
Esta aplicação é simples e começa por mostrar o que temos para guardar dados, no meu caso até a TimeCapsule foi identificada. Existe uma série de informações relevantes para filtrar por exemplo os ficheiros de grande porte.
O nosso leitor Ppietra já em tempos a tinha sugerido, tanto pela sua usabilidade como pela sua rapidez na verificação minuciosa à estrutura do disco para calcular o tamanho dos ficheiros guardados dentro de pastas e sub-pastas. Estes resultados são guardados na RAM para poder consultar os mesmo sem que isso prejudique o desempenho da sua máquina. Depois é uma questão de ir detectando e limpando.
Depois de identificar o que quer apagar, a aplicação ainda o avisa, para se certificar do que quer fazer e caso seja um ficheiro de sistema será imediatamente alertado.
Em tempo pascal, por norma relacionado com as atarefadas limpezas sazonais, esta parece-me uma boa recomendação.
Artigos relacionados:
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: OmniDiskSweeper 1.7.2 [2.4MB]
Homepage: OmniDiskSweeper
Este artigo tem mais de um ano
Eu quando formatei o meu mac, não coloquei nome no disco, e ele ficou como “Sem nome” posso remendar isso?
No finder.. botão direito do rato sobre o disco e “Alterar nome do disco”.
ou então no “Utilitários do Disco”
por falar nisso.. e como se altera o nome daquela “casinha” que se encontra em Locais quando se abre o finder? xD
Essa só mesmo alterando o nome do utilizador, nas preferências do sistema 😉
Pena é não mostrarem software para o Leopard.
Se bem que a versão 10.5.8 está “obsoleta”.
Este software suporta o Tiger Mac OS 10.4…
Ainda está longe de o Leopard estar obsoleto… há muita gente que até ainda faz questão de ter o velho tiger 😉