OmmWriter – Um editor de texto para puristas
Existem aplicações que se destacam pela excelência de construção, outras que se destacam pela utilidade ao serviço a que se propõe e outras ainda pelo seu aspecto. Um desses casos é o OmmWriter.
Este software, muito minimalista, incute tranquilidade e mostra um ambiente relaxante para inspirar quem está a escrever. Se pretende um ambiente de paz e tranquilidade para escrever os seus textos, instale no seu Mac OS X este editor de texto.
O branco, os sons relaxantes e inspiradores proporcionam ao utilizador uma intensa acalmia exterior, óptima para aumentar a criatividade e disponibilidade intelectual. A aplicação tem um ambiente de trabalho simplista com uma área de texto ao centro, as ferramentas de edição e formatação da letras ao lado direito e tudo o resto é muito zen.
Tudo é pelo mínimo, tanto os 3 tipos de letra, os 3 sons de ambiente possíveis, os sons do teclar, as restantes opções de dimensionar a área de texto e as opções para guardar e exportar o trabalho.
Esta última versão recebeu suporte para fonte Monospace, recebeu também o acesso à barra de menu, lançando o cursor do rato até ao topo do ecrã, recebeu ainda o atalho command + N para criar um documento novo, suporte para ecrá duplo, exportação do documento em .pdf ou .rtf... entre outras funcionalidades.
Se pretende ter um editor com todo o look&feel Apple... e acima de tudo, um editor com outro nível gráfico... então não há outra escolha, use o OmmWriter.
Obrigado José Luís pela sugestão.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.5+
Download: OmmWriter 1.0.1 [24.4MB]
Homepage: OmmWriter
Este artigo tem mais de um ano
Já utilizo faz 4 meses e adoro.
Simples, elegante, funcional…
Também utilizo, é muito bom de facto.
Off-topic:
Pessoal do pplware, sabem se há alguma maneira de usar o corrector ortográfico de sistema do OSX para o acordo ortográfico? a unica opção que vi foi a do flip, da priberam, mas infelizmente não é gratuito
alguma perola pa pc? parece bastante interessant
Q10.
Tens também o writemonkey, além do q10 (como disse aqui o melech), mas nenhum dos dois está ao nível do omm
É crime não haver pra windows.
Só os riquinhos dos mac’s é que têm direito a esta pérola?
Um pobre user de windows não pode usar? 🙁
Para Windows tens o Q10.
Notepad. Existe desde a década de 80 🙂
Utilizo com fervor para documentos e textos que exijam toda a minha atenção – é, por isso, a máquina de escrever criativa que inibe os alertas, ajuda a concentração e me orienta apenas para um processo: a escrita e garanto que a minha produtividade aumentou conisderavelmente. Depois, “as mariquices” gráficas é trabalho para o word.
Já experimentei o FocusWriter, gratuito para Mac/Linux/Windows, mas nada chega ao Excelente do Omniwriter. Quem desejar desembolsar uns trocados, vale a pena adquirir a versão paga, presente na AppStore.
Para Linux, têm o PyRoom ou o clássico Vim.
Têm também KoalaWriter, FocusWriter e o CodeRoom.
Boas..
O koalaWriter é um clone do OmmWriter, pois isso deve ser identico…pena usar QT…
hummm,gosto de gnome,secalhar o focusWriter é mais o meu estilo…
Gosto do Vi, mas estes editores acima são para ficheiros ai umas 500 a 1000 vezes mais pequenos, por isso acho que podem sem uma boa opção..
cmps