Novos iPod Nano e Shuffle não vão ter acesso ao Apple Music
O lançamento dos novos iPods esta semana veio mostrar que a Apple ainda é um player muito forte no ramo dos dispositivos de reprodução de música e que esta linha de equipamentos não está a terminar. Se o iPod Touch se revelou uma máquina completamente nova, os Nano e os Shuffle mantiveram-se, tendo apenas mudado as suas cores.
Muitos utilizadores pensavam que poderiam agora usar as suas músicas, recebidas do Apple Music, nestes equipamentos, mas a verdade é que a Apple não o vai permitir. E o problema está apenas associado à possível utilização indevida das músicas do Apple Music.
A chegada dos novos iPods, em especial os Nano e os Shuffle, vieram voltar a torná-los interessantes para todos os que usam o novo serviço de streaming da Apple.
Muitos utilizadores pensaram que poderiam sincronizar todas as músicas que têm gravadas do Apple Music nos seus Macs e Windows para estes dispositivos. Esta possibilidade existe para a audição em modo offline, em qualquer dispositivo da Apple.
Mas a verdade é que sempre que se tenta fazer essa sincronização com estes dois modelos a mensagem do iTunes é bem clara e indica que tal não é possível.
Não existe qualquer indicação da Apple para esta situação e nem uma justificação para este comportamento, mas é quase certo que se deve à possibilidade destas músicas ficarem guardadas nestes dispositivos, mesmo depois do utilizador cancelar a sua subscrição do serviço Apple Music.
Do que tem sido possível testar esta sincronização apenas está a ser possível com equipamentos que corram o iOS, o que o limita ao iPhone, ao iPad e ao novo iPod Touch.
Como os iPd Nano e Shuffle não correm um sistema operativo capaz de processar conteúdos com DRM a Apple não tem a capacidade de remover as músicas que estão nestes equipamentos.
Esta limitação vai manter estes novos iPods longe do novos serviço de música da Apple, sendo o acesso apenas permitido ao novo iPod Touch, que viu também as suas características técnicas melhoradas, de forma substancial.
Esta é mais uma situação particular da Apple e do seu novo serviço de streaming. Depois do desaparecimento da Partilha Doméstica, também por questões de direitos de autor e de partilha de conteúdos, é agora a vez dos iPods ficarem de fora.
Este artigo tem mais de um ano
Vai ser a morte do artista…
Portanto, um artigo que a Apple inicialmente desenvolveu para se ouvir música não ter acesso a um serviço de música…faz sentido…quem fica a ganhar talvez seja o Spotify…
O artigo tem pelo menos uma imprecisão. A Apple música está disponível em todos os iPod touch que tem acesso aos iOS 8.4, não só no novo! Ainda não percebi porque só agora é que se vem falar disso ou está a ser descoberto! Não página da Apple refere lá que a Apple música não esta disponível no iPod nano e iPod shufle, logo dizer que a Apple não dá qualquer indicação é mentira. 🙂
Apple no seu melhor mais uma vez. Vou buscar as pipocas.
Não estou a ver porque dizes isso! Nesse aspecto é igual aos concorrentes que saiba nenhum deles dá para ouvir as suas músicas no nano e no shufle ou mesmo em qualquer leitor de MP3 “puro e duro”. Contrárioao que o artigo diz a Apple na página do Apple música refere que não estar disponível no nano e no shuffle, deveria ser é mais explícita nessa referência.
A partilha doméstica não está já resolvida? AppleSupport – última alteração 07/07/2015: “Utilizar a Partilha doméstica para partilhar conteúdos do iTunes com outros dispositivos através da sua rede doméstica”
https://support.apple.com/pt-pt/HT202190
Na questão do Nano e do Shuffle, como não têm iOS pode muito bem ser isso.
A Apple tem por tempo limitado uma série de apps a €0,99. A não perder, pelo menos a “TextGrabber + Translator: OCR reconheça, traduza e salve seu texto impresso em revistas, livros, documentos”. Tiram uma fotografia a um texto, podes ser ao ecrã de computador, faz um OCR impecável e, se se quiser , traduz.
Fotos e PDFs não faz, mas há scanners para isso aos montes, sendo a Scanner Pro 6, também na lista, uma das melhores. Outra app da lista é a GoodReader para PDF e txt (em txt tem text-to-speech impecável)
http://appleinsider.com/articles/15/07/16/apple-offers-99-cent-sale-pricing-on-24-apps-for-limited-time
Então qual é a explicação destes moços para o Nano e o Shuffle não poderem descarregar músicas do Apple Music para ouvir offline.
– no Mac, iPhone, iPad, iPod touch , ou no iTunes dum PC, quando se marca uma musica para ouvir offline, é enviado um “ping” para os servidores da Apple para determinar se a subscrição do Apple Music está ativa.
– o Nano e o Shuffle não têm wi-fi, não havia nenhuma maneira de fazer o “ping” , por isso as músicas não eram compradas enquanto durasse a subscrição, ficariam para sempre (o que anda próximo da pirataria).
Por isso, qualquer serviço de streaming de música por subscrição tem os mesmos problemas – não permite músicas offline no nano, Shuffle ou qualquer outro mp3.
Acho que não é uma opção – é um problema sem solução. Só instalando wi-fi nos ditos.
http://www.idownloadblog.com/2015/07/17/ipod-nano-no-apple-music/
Penso que técnicamente seria possível.
Não conheço o Apple Music, mas conheço o Spotify porque tenho a subscrição. O Spotify apenas permite o uso offline de 3,333 musicas por dispositivo durante 30 dias. Se não passares para modo online a app bloqueia o conteúdo.
A Apple podia implementar um sistema parecido. Sincronizas o dispositivo com o iTunes, ele atribui um timestamp à musica e se a diferença entre o timestamp da música diferir em mais tempo do que o permitido o dispositivo bloqueia o ficheiro ou a playlist até sincronizar de novo. Caso na sincronização não tenhas subscrição apaga o conteúdo offline.
No Shuffle acredito que o dispositivo não tenha poder de processamento suficiente, mas penso que no Nano não seja problema. Pode ser que esta função apareça na próxima interacção, se as vendas do Nano se mantiverem estáveis.
Se porventura a Apple disponibilizar isto, eu cancelo a minha subscrição do Spotify e mudo para a Apple. Não gosto nada de ter metade das minhas playlists no iPod Classic e outra metade no iPhone.
Não quer, ou ainda não tem capacidade técnica?
Se a Apple fizer o update do OS do Nano e Shuffle para suportar DRM o Apple Music vai ganhar uma grande vantagem sobre a concorrência.
Que eu saiba o Spotify ( o maior concorrente) também não suporta este tipo de dispositivos offline ( seja iPods ou outra marca qualquer).
Eu penso que esta opção torna ainda estes dispositivos mais inúteis. Mas vamos aguardar talvez para já não seja possível mas possa vir a ser. Porque na verdade esta opção por parte da Apple não faz grande sentido.
“Estes” quais? Acho que não apanhastes bem a coisa. O Nano e o Shuffle só mudaram de cor – mas o iPod Touch teve um enorme salto em relação ao 5 – 500 x melhor CPU e 900 x melhor GPU. Um “maquinão” para jogos, não é apenas para ver/ouvir música e vídeos.
É nele que a Apple está a apostar na área dos iPod.
http://arstechnica.com/apple/2015/07/ipod-touch-performance-preview-500-better-cpu-900-better-graphics/
Inútil? A loja iTunes fechou?