Não pode instalar o macOS Sonoma no seu Mac? Afinal há uma solução para todos
A cada nova versão dos sistemas operativos da Apple há equipamentos que perdem o suporte. Isso aconteceu com o iOS 17 e com o macOS Sonoma, que deixaram vários iPhone e Mac de fora. Na verdade, existe uma solução para os computadores da Apple e é muito simples de usar. Conheça o OpenCore Legacy Patcher!
É normal e até esperado que a Apple remova o suporte para algum do seu hardware a cada nova versão dos seus sistemas operativos. Com o macOS Sonoma isso aconteceu, deixando muitos utilizadores sem acesso a esta atualização e a todas as suas novidades.
Mas com uma comunidade muito aplicada e interessada, uma solução surgiu e abre o macOS Sonoma a um conjunto elevado de Mac que estariam de fora. O OpenCore Legacy Patcher traz a solução, que é simples de usar e de implementar nas máquinas para que traz suporte.
Naturalmente que a lista de equipamentos suportados não é infinita, mas, ainda assim, dá acesso ao macOS Sonoma a alguns equipamentos que à partida estariam fora da lista das atualizações e deste novo sistema operativo da Apple.
- MacBooks de 12 e 13 polegadas de 2008 a 2019
- MacBook Air de 11 e 13 polegadas de 2009 a 2017
- MacBook Pro de 13 a 17 polegadas de 2008 a 2017
- Macmini de 2009 a 2017
- iMac de 20 a 27 polegadas de 2007 a 2018
- MacPro de 2008 a 2018
- Xserve de 2008 a 2010
O projeto OpenCore Legacy Patcher é um bootloader que permite que versões mais recentes do macOS funcionem em modelos mais antigos sem suporte. Numa publicação no GitHub é revelado que esta nova versão trará suporte ao macOS Sonoma para 83 modelos de Mac não suportados. Embora o suporte esteja incluído, é alertado que o desenvolvimento continua a ser preparado e que nem todos os recursos podem ser suportados inicialmente.
A principal limitação aquando do lançamento do macOS Sonoma é a falta de suporte de hardware para o chip de segurança T1, que se aplica aos modelos MacBook Pro 2016 e 2017 com Touch Bar. O trabalho para adicionar este suporte decorre, mas nenhum cronograma foi definido para esse momento.
Quem tiver um Mac que não seja suportado pelo macOS Sonoma e quiser testar esta versão já o pode fazer. Todas as instruções e ficheiros estão disponíveis e prontos a ser usados. Relembramos que o estão a fazer por sua conta e risco e que o Pplware não se responsabiliza por qualquer problema surgido no processo.
Este artigo tem mais de um ano
Ferramenta top, sobejamente conhecida no mundo “Hackintosh”.
O “Mundo Hackintosh” dedica-se a instalar MacOs em PC’s e não a instalar as versões mais recentes do MacOs em equipamentos onde o mesmo não é suportado.
Confirmo, vários Macs sem suporte atualizados para a última versão e com updates constantes
Será que ainda vou dar vida ao meu MacBook Pro de 2011?
Está a um canto parado e quieto…
Funciona (13.3″) mas tendo tem conta a placa gráfica que tem, não fica perfeito.
Pois, será que temos de desactivar o dGPU? Nos de 15″ tinha de ser senão entrava em bootloop. Devido ao defeito de fabrico do chip
Works on early 2011 without bluetooth.
Alguem sabe como atualizar o Windows 10 em bootcamp para o windows 11?
Há tutoriais online.
Tenho a sensação que o Sonoma vai ser o último para Macs com processador Intel. Está a chegar o fim de uma era que não deixa saudades.
Rosetta ?
Nesses Macs antigos Linux funciona muito bem e também dá para instalar o Windows 10 com o Brigadier se não estou em erro.