Monolingual – Ganhe um pouco mais de espaço no seu mac
Os nossos discos e o espaço que temos neles são um bem precioso. É aí que temos de colocar os nossos dados e os nossos ficheiros de trabalho e de lazer. Esse espaço é limitado e tem de ser partilhado com o próprio sistema operativo e com as aplicações que nele instalarmos.
A sua gestão pode ser trabalhosa e por vezes complicada pois temos de conseguir balancear o espaço que necessitamos ocupar com as aplicações que temos de instalar e necessariamente manter.
Para nos facilitar um pouco essa tarefa e ganhar algum espaço extra no nosso Mac podemos usar o Monolingual.
O Mac OS X, tal como outros sistemas operativos, vem preparado para funcionar em qualquer idioma, sem que os utilizadores tenham de instalar qualquer pacote adicional de idiomas.
Essa preparação acaba por tornar o Mac OS X mais pesado e com espaço adicional de disco ocupado. São muitos idiomas que nunca vamos usar e que podemos dispensar. Na maioria dos casos apenas vamos usar, para além do Português, o Inglês ou o Francês.
Por essa razão podemos recorrer a ferramentas com o Monolingual para remover esses idiomas adicionais e que nunca vamos usar.
O Monolingual está dividido em dois separadores diferentes e que contemplam duas zonas distintas. A primeira contem todos os idiomas que estão instalados no sistema. Basta que escolham os que pretendem remover.
O segundo separador mostra as arquitecturas disponíveis no Mac OS X e que também estas podem ser removidas. Mais uma vez podem escolher as que pretendem manter e as que querem remover.
Lembrem-se que devem seleccionar os itens que pretendem eliminar e deixar intactos os que não querem remover do sistema.
Antes de ser iniciada a eliminação dos idiomas e das arquitecturas é mostrada a habitual mensagem a indicar que este passo não pode ser revertido sem a reinstalação do sistema e o pedido de confirmação do processo.
Depois disto o Monolingual percorre o sistema a procurar ficheiros de idioma no sistema operativo e na zona de aplicações.
No final é mostrado o espaço que foi ganho no sistema e assim ficam com a noção do que realmente foi poupado ao vosso disco.
As definições do Monolingual limitam-se a permitir indicar quais os locais onde pretendem que este procure os ficheiros de idioma e de arquitectura. Para além das habituais opções de procura de novas versões no arranque e de apresentação de debug, está disponível uma outra muito importante. Falamos da opção de mover os ficheiros para o Trash em vez de os eliminar logo.
Usem o Monolingual para ganhar um pouco mais de espaço no vosso Mac OS X. São ficheiros desnecessários e que nunca vão usar.
É uma ferramenta útil e de simples utilização. Podem usá-la periodicamente para eliminar ficheiros de idioma associados a aplicações que tenham instalados no passado recente ou na totalidade do sistema se for a primeira utilização.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.7+
Download: Monolingual 1.5.3 [5.9MB]
Homepage: Monolingual
Este artigo tem mais de um ano
Esta aplicação é algo perigosa pois por definição não mantém o idioma inglês. Uma pessoa distraída que queira apagar tudo menos o português vai acabar com um sistema inoperacional! Há outra aplicações que fazem o mesmo mas asseguram à partida o inglês, a não ser que a pessoa altere as preferências.
Nunca apaguem o inglês! Mesmo em aplicações, pelo sim, pelo não, convém manter o inglês não vá estar dependente de algum ficheiro da língua inglesa – não há muitas em que isto acontece, mas…
Macbook air com mac os X 10.7.5, aplicação rebenta logo, mal se mete continuar… funciona mesmo bem…
uma boa forma de ganhar espaço é apagar esta aplicação inútil.
Como te deste mal com ela é logo categorizada de inútil. Não me parece a forma mais certa de catalogares.
Do meu lado correu tudo bem e o espaço ganho foi efectivo. Mas na verdade eu sou suspeito. Sou eu que analiso as aplicações e elas comigo funcionam…
Sim tens razão, foi um bocado de exagero….
já que correu bem desse lado, acho que era engraçado saber o espaço ganho!!!
Mb.s , Gb.s ???
Uso-a desde o Leopard. Nunca tive problemas. São à volta de 2 ou 3Gb que ganhas.
Boas! Já agora, os mac’s vêm com todas as línguas no seu sistema operativo por predefinição? Por exemplo, se eu comprar um em Espanha ou em França, posso depois pôr o sistema em Português? Gostava de pensar nessas opções, mas sei que por exemplo o Windows só na versão ultimate permite essa mudança.. Obrigado.
claro que podes… a partida que escolhes portugues, quando o inicias pela primeira vez fica tudo em português… depois podes alterar para outras linguas.. etc 🙂
No Mac, basta ir às preferências do sistema e indicar a língua preferida!
Assim que o desktop/Finder for reiniciado, este aparecerá na língua escolhida – nem é preciso reiniciar o computador.
Esta preferência determina tb a língua para todas as aplicações – desde que tenham a língua escolhida.
Exemplo de outra aplicação que faz o mesmo ( e um pouco mais) – CleanMyMac. Absolutamente seguro. Sugiro que sigam a recomendação de não apagar qualquer ficheiro relacionado com a língua inglesa.
Ja usei ha muito tempo e deu-me na altura 2 ou 3gb. Isto com o leopard salvo erro.
Hoje vi isto, ja nem me lembrava de tal aplicaçao. Instalei, e mal tentei correr arrebentou logo.
Deve haver algum problemazito por resolver nesta ultima versao.