A Microsoft também já explorou conceito da TouchBar no Surface
O evento de ontem da Apple trouxe um novo MacBook Pro, reinventado e melhorado a todos os níveis. A empresa soube criar uma máquina única e com novidades únicas.
Uma delas é a TouchBar, que assume um papel especial no que toca às teclas de atalho e a todo um novo mundo de oportunidades. Mas os que pensavam que a TouchBar era única e uma invenção da Apple, estão errados. A Microsoft já explorou este conceito há alguns tempo no Surface.
Com a TouchBar os utilizadores dos novos MacBook Pro podem ter acesso directo a um conjunto de funcionalidades e de atalhos que por norma têm de aceder através das aplicações.
Com este pequeno ecrã OLED sensível ao toque pode-se escolher imagens, funções específicas das aplicações ou até navegar na timeline de um vídeo.
É, provavelmente, uma das primeiras máquinas a explorar a fundo esta possibilidade, mas a verdade é que a Microsoft já trilhou este caminho e teve um teclado para o Surface em testes com uma funcionalidade semelhante à TouchBar. O vídeo abaixo mostra como funcionava a DisplayCover, o nome que a empresa deu.
Há algumas diferenças entre a proposta da Microsoft, que acabou por nunca avançar, e o que a Apple colocou no novo MacBook Pro. Em primeiro lugar há a diferença de tamanho, com a opção da Microsoft a ser mais larga e a ter muitas mais opções.
É curioso como a DisplayCover permitia correr, por exemplo, um cliente de e-mail, onde se podiam enviar mensagens e ler as recebidas. O toque múltiplo e até os Tiles dinâmicos estavam presentes neste conceito.
Não ficou clara a razão pela qual não avançou com a produção desta capa, com todas estas ideias. A verdade é que a Apple conseguiu lançar a sua proposta antes da Microsoft. Pode não ser perfeita, mas a TouchBar mostra o futuro e como as interfaces e os dispositivos de inserção de dados vão mudar.
Este artigo tem mais de um ano
Hoje não consigo concordar convosco: ” A empresa soube criar uma máquina única e com novidades únicas.”
Para mim conseguiram criar mais uma máquina para se manterem atualizados em termos de Hardware.
Pois….a expressão ” novidades únicas” faz muito pouco sentido sobretudo qd o artigo se dedica a mostrar q afinal já existiam
Novidades únicas que nao sao únicas e sim copia das xdddd. Mas agora a realidade a MS é a empresa que mais inventa mas depois nao sabe como meter os produtos ao publico, o marketing da MS é um dos piores que ja vi, se bem que com os novos surfaces mudou para melhor
O problema no marketing da microsoft é o marketing boca a boca ao longo dos anos, a microsoft teve sistemas operativos maus, instaveis, produtos tambem maus, e falo por experiencia propria, e durante anos mais que suficientes pra deixar uma ma imagem. Recompor essa imagem nao é tarefa facil, principalmente porque cada vez que a microsoft poe um produto novo no mercado ha uma forte tendencia a vir com muitas falhas, e isso roubou muita confiança aos utilizadores. E nesse sentido o marketing da apple é melhor, mesmo que lance para o mercado algo que ja alguem lançou antes, ha uma grande probabilidade de ser bom e com pouquissimas falhas e facilmente aceite, podem até dizer que é pelos fanboys ou assim mas o que é certo é que quando a apple decide por o produto ou funçao no mercado, funciona.
exatamente, para além da touchbar não há nada de novo, não sei qual o espanto lol
Não é nada de novo?
Onde é que está isso no mercado?
Estes tristes…
onde esta o que?a touchbar ninguem tem,mas é apenas uma coisa para utilizar ao princpio enquanto é novidade,depois quase ninguem vai user ou vao usar mto pouco independentemente do que digas,tirando a touchbar o que tens?um mac pro exactamente igual aos anteriores ate ao nivel do design nao evoluiram praticamente nada apenas tiraram o logo iluminado e aumentaram o touchpad que no meu entender ate fica grande de mais,tem só thunderbolts?mas isso ja ha imensos portateis que trazem,dou te um exemplo hp spectre. diz la onde inovaram?so actualizaram o hardware como ja aqui foi dito,é o mesmo com os telefones deles.so actualizam nao fazem nenhuma inovacao real.
Que azedume…
Não sei qual é a melhor parte, se é a do touchpad ser grande demais, ou se é a parte que estás chateadinho por tirarem o logo iluminado que já não faz sentido há muito tempo!
Mas porque é que achas que ninguem vai usar? Aquela barra, nao é algo adicional ao teclado, mas sim algo que veio substituir a primeira fila de teclas do teclado, ou seja, pelo menos será tao util como as teclas que ja la estavam, e pode vir a ver mais util porque adapta-se as aplicaçoes a serem usadas, e ainda se pode configurar. Nao é nada UAU mas nao deixa de ser util e que será utilizado concerteza. Continuarei a controlar a luminozidade do meu ecra, e das teclas, e o som, etc.
“Não há nada de novo” é diferente de “Não é nada de novo”… Esse português está enferrujado???
A MS só inventou esse botão mais nada, talvez rfoi buscar essa ideia a outros.
Voces que Vêem a intel como a rainha das coisas, vamos a um exemplo que vos calo. Voces hoje têm pc´s com 2 nuceos, 4 nucleos. Foi a intel que ou a MS a inventar?? Foi AMD meus amigos e enquanto a intel e a MS andam a encher os bolsos e na copia dos outros, a AMD e outras andam a trabalhar, para no fim a MS ou intel, virem dizer ” ai e tal fomos nós que inventamos” Eu detesto a intel e a MS a esse nivel, mas voces adoram e dizm bem de uma empresa que ” mata e esfola ” para obter o lucro. É a gente que temos
Mas sabes que Apple utiliza intel certo?
Intel had created the first microprocessor, its 4-bit 4004, in 1971.[31][32] By 1975, AMD entered the microprocessor market with the Am9080, a reverse-engineered clone of the Intel 8080 “wikipedia”
Meus amigos, não foi nada a AMD, o primeiro CPU multicore foi o POWER4 da IBM, em 2001.
lol FAB
Tens algo nao igual mas mais completo desde 2012 chamado Switchblade UI
“Mais completo” quer dizer “completamente inútil, lento, baixa resolução, e sem multitouch ou suporte de praticamente nenhuma aplicação third party.
Estas enganado já existe alguns no mercado, por exemplo a serie Blade Pro da Razor já tem um touchpad personalizável há uns 4 anos.
Aqui, por exemplo: http://www.razerzone.com/gaming-keyboards-keypads/razer-deathstalker-ultimate
Esse teclado data de 2012 e nem foram os primeiros…
dass !!!co fanboy do diabo…apaz vai pra cama com o MAC…
Exatamente The one. A apple fez o que lhe competia e quando grande qualidade.
Mas a MS também não foi pioneira, o Switchblade UI da Razer é, de longe, melhor e mais pratico que um touchbar na minha opinião
A tua opinião de “ai e tal, tem logo Apple, tenho de destilar veneno”…
Alguém comprou isso da Razer?
Lol, sabes que marca é pelo menos, pesquisa e vê os produtos deles….
Mas o quê que o numero de vendas têm a ver com quem inventou este tipo de interface?
A apple lançou com equipamentos com grafica partilhada intel(iris) e pensam que aquilo são computadores de trabalho?
Trabalho tem que ter uma boa GTX.
…mas o teu problema é qual, exatamente? Não percebi…
ele acha que “trabalho” é jogar FPS e chamar nomes ás mães dos outros jogadores…
Ele tem meia razao pq um bom portatil de trabalho tem placa dedicada e em edicao de video/imagem faz muita diferenca, mas nao as Quadro, essas sim sao o topo que existe
Topo para aplicações CAD CAM, gaming não.
Topo para aplicações CAD CAM, gaming não.
Para edição de imagem/video ou mesmo modelagem como maya precisas de uma bom GPU/CPU e RAM.
E por isso ´+e que ha uma versão com gráfica dedicada. Os outros 50 % do ppl nao precisa de gráfica dedicada a queimar bateria. Basta a integrada.
A versão de 15″ polegadas com Radeon Pro 450 dedicada. Já a versão de 13″ apenas com Intel Iris.
Engraçado, mais uma “inovação” apple. Pensada, desenvolvida com mais funcionalidades e mostrada em funcionamento de testes pela Microsoft. Mas é uma inovação apple? ou será “adaptação” a palavra correta?
Outra grande “inovação” são as portas usb-c. E eu que pensava que o meu Lumia 950XL já tinha usb-c…… não querendo ferir susceptibilidades, com o continuum, o meu windows phone é um PC, é portátil e até se pode expandir o armazenamento.
A Microsoft ter explorado o conceito (parecido) não quer dizer que a TouchBar não é uma invenção da Apple. Pode-se inventar de diferentes formas um conceito.
Pode sempre dizer que foi inventada pela lenovo, depois foi inventada pela Microsoft e por fim foi inventada pela apple, lol
Teclados touch já existem há algum tempo, a Apple até tinha comprado há 12 anos uma companhia que fazia um… mas ainda não tinha aparecido nada com a flexibilidade do TouchBar. O que a Lenovo fez era substituir botões por outros botões, e a Microsoft era um protótipo interno.
Tens razão, a Apple inventou a TouchBar. A Microsoft inventou a DisplayCover. “Pode-se inventar de diferentes formas um conceito” a Samsung também inventou um conceito parecido com o da Apple, mas esta tem processos em tribunais por causa disso lol. Agora quem vai pôr quem em tribunal? A Apple à Microsoft ou a Microsoft à Apple?
A Samsung não foi condenada por conceitos, foi condenada por copiar o design de aparelhos e usar tecnologia que a Apple tinha patenteado. A minha frase não era suposto ser interpretada como inventou o conceito, mas antes ser possível criar invenções diferentes para o mesmo ou idêntico conceito. E o facto de a Microsoft ter um protótipo não te diz nada sobre há quanto tempo a Apple trabalha nisto.
Patentes essas que se não estou em erro a Apple perdeu-as recentemente por terem sido consideradas inválidas e que nunca deveriam ter existido. Já quanto ao à disputa de “trade dress” (o anedótico “round corners”) esse sim é válido, embora que absurdo (mas se funciona como deterrente na indústria automóvel é justo que possa ser aplicado ao negócio de consumer electronics também).
Estás um pouco enganado, havia várias patentes envolvidas no caso, e ainda há pouco tempo uma parte delas foi validada.
O trade dress do iPhone não envolvia só “round corners”, isso foi apenas para uma das patentes de trade dress do iPad.
Bartolomeu, quanto ao trade dress, não me viste em lado algum dizer que as de “trade dress” era somente a do “round corners”, foi somente exemplo (anedótico exemplo) para quem não sabe o que é “trade dress” perceber (pois se disser “trade dress” duvido que muitos saibam o que é, se referir o absurdo caso dos “round corners” quase todos saberão do que se fala). Até porque a Apple já viu diversas design patents que usava em casos em tribunal serem invalidadas pelo USPTO nos últimos anos.
Já quanto às outras patentes, a Apple perdeu o caso em recurso quanto à indenização em Fevereiro deste ano, sendo que em 3 patentes só uma foi considerada válida (de tornar números de telefone em acções que permitem chamar com um click, o que é estranho tendo em conta que o skype, por exemplo, faz isso aos anos existindo prior art – motivo pelo qual todas as outras foram invalidadas, no entanto o juri considerou que a Samsung nem nessa violou a patente), sendo que as outras duas foram consideradas inválidas (“slide-to-unlock” e “autocorrect”).
Quanto à “slide-to-unlock” a Apple conseguiu reter a patente em recurso agora em Outubro. No entanto isso no caso americano, na Alemanha essa mesma patente foi invalidada sem recurso (e um ano antes).
Ao todo a indenização que a Samsung deveria de pagar passou de mil milhões de dolares a “meros” 98 milhões, isto se não houver mais desenvolvimentos.
Mas boa tentativa.
Daniel,
“o anedótico “round corners””, leva a essa interpretação, estando tu a referir directamente “à disputa de “trade dress”” específica do iPhone.
No outro caso ainda há poucas semanas o tribunal invalidou a decisão de Fevereiro a que te referes, dando razão à Apple.
http://www.bloomberg.com/news/articles/2016-10-07/apple-wins-appeal-reinstating-119-6-million-samsung-verdict
A patente de “reconhecimento” de números (entre outras coisas) da Apple, já tem 20 anos, foi criada e usada nos sistemas da Apple quando ainda nem havia Skype.
Mil milhões é do caso de “trade dress” (que irá pagar alguma coisa), 98 milhões é a parte respeitante à patente “de “reconhecimento” de números (entre outras coisas)”
Esta foi de mestre.
Apesar de concordar, gostava que toda a gente fosse sempre coerente, porque provavelmente o teu post vai ser muito apoiado, mas se aparece algo da Microsoft, que seja parecido com outros lados, já a Microsoft copiou. Já vi isso várias vezes, sempre que é Apple é “inovou” sempre que é outras empresas é “copiou”.
Mas é preciso distinguir a exploração de conceitos de forma independente, da cópia quase total de algo que existe em produtos comerciais há algum tempo.
AppleFanBoy é a doença da moda… Não percebem o ridículo que chegam a ser!
AppleHaters ainda são a maioria, e mesmo com dados que provam o contrário, ainda querem argumentar que estão sempre certos.
Argumenta aí os dados estão ?
Touchbar já existe há algum tempo – até a Lenovo chegou a usar.
A Apple melhorou o conceito, nada mais. Aliás, coisa que geralmente a Apple é boa, é melhorar.
No entanto, esta touch bar não passa de uma solução ultrapassada, que não é prática e que ninguém quer saber.
O que lenovo tinha era substituição limitada de teclas, e foi criticada pela fraca funcionalidade. O que a Apple fez vai muito além da substituição de teclas e é quase como segundo ecrã para funcionalidades extra.
Ninguem quer saber? como sabes isso? agora sabes o que os outros querem ou nao saber?
E também não quer dizer que é uma invenção da Microsoft, eles apenas inventaram um macbook com este recurso, e não o recurso em si!
? O recurso em si é uma invenção da Apple, o que não será uma invenção são muitos dos componentes individuais de hardware usados para construir isto.
Não inventaram o recurso, não inventaram o MacBook (desta vez), “inventaram um MacBook com este recurso”… Inventaram…
exato!
Makes sense! 😀
Esta é bem fixe. Tem, de qualquer forma, ser mais apelativa ao consumidor! 😀 eheh
“Pode não ser perfeita, mas a TouchBar mostra o futuro e como as interfaces e os dispositivos de inserção de dados vão mudar.”
Engraçado, que todos os grandes sites de “reviews” dizem perfeitamente o contrário.
Touch Screen, were are you?
Chamem o FAB para ele vir dizer que o Surface não tem USB-C
Ele desde que descobriu que existe um rival com as mesmas specs que o Macbook (nao pro) por pouco mais de 200€ anda triste.
Asus tranformer, com 1 porta USB-C
+1
O Surface não tem TouchBar.
Estás contente agora?
Simples, o macbook não tem ecrã touch, bateria de 16h, caneta, vou parar, já chega de sofrimento.
E ninguém quer saber desse ecrã touch no Windows, ou dessa caneta.
Quanto à bateria de 16 horas = deixa-me rir, a Microsoft é a maior mentirosa do mundo, nenhum teste mostrou as 12 horas prometidas, e todos mostraram ser inferior ao MBP.
Um touchscreen em aplicacoes grafica está uns bons passos acima em relacao a um trackpad.
Entre touchscreen/pen e trackpad existe uma diferenca enorme, em ilustracao nem se fala até um tablet de 300€ é mais produtivo que um Macbook de 3000€.
Continua a beber…
o mac não tem touchscreen.
agora sim todos contentes.
Graças a Deus!
Ou é carne ou é peixe!
O Surface só tem touchscreen porque a Microsoft chegou tarde aos mobile.
O MacBook tem um trackpad muito melhor e muito maior, que é aquilo que interessa num PC/Mac.
Interessa depende da utilizacao, para uma utilizacao normal sim pouco importa se tem touch ou nao.
Um 2 em 1 (surface ou outra marca) quando toca em aplicacoes grafica está uns bons passos acima. Entre touchscreen/pen e trackpad existe uma diferenca enorme, em ilustracao nem se fala até um tablet de 300€ é mais produtivo que um Macbook de 3000€.
So trabalho com rato esquece o trackpad. Quero ligar o meu razer ao macbook, preciso de adaptador porque não entrada USB normal. Eu, milhões de pessoas preferem trabalhar com rato. Se tivesse caneta então ainda melhor, mas isso não existe para aqueles lados.
Tem, mas é ligeiramente maior
Tanto chooooorooooo
lol FAB
tb podes dizer que não tem VGA x’D
Diverte-te com o teu SurfaceBook de 128GB
128?? jesus onde viste isso?? no teu mac so pode…..já agora diverte-te com os teus 4gb de ram 😐
Não há Macs à venda com 4GB de RAM, mas tens o Surface Pro 4 com 4GB…
pro…
lol…
Eu acho que a diferença entre “botões” e o que a TouchBar faz é que a TouchBar faz mais que botões, é mais flexível, e por isso mais útil, que simples botões.
Se fossem simples “botões” não havia vantagem nenhuma substituir as teclas físicas pela TouchBar.
Sim, o TouchBar faz muito mais do que botões e ao que parece a pessoa até se pode modificar algumas coisas. Creio que é isso que compensa e ultrapassa o que se perde em memória mecânica nalgumas coisas.
Penso que essa coisa no ubuntu funciona com uma combinação de teclas, a tecla super juntamente com uma outra dos algarismos (exemplo: Super+1), em que os programas podem ser mudados no menu através de arrastamento… apenas não está no teclado físico, e no teclado físico não dá para alterar as posições. Estou a usar um teclado que tem uns aninhos e que tem teclas programáveis… como prog1, etc….até o volume e www.
Isto não funcionará no Ubuntu actualmente. Seria necessário criar drivers e APIs para poder usar o TouchBar noutro sistema operativo, não é uma coisa genérica
+1
O pessoal do linux anda a trabalhar nessa funcionalidade para o Switchblade UI. Já existem algumas API para isso mas ainda nao explora as potencialidades todas do HW.
Provavelmente o conceito foi abandonado pela ergonomia do mesmo e consequências para o utilizador.
“Inovação”:
https://d3nevzfk7ii3be.cloudfront.net/igi/sCkMbQh1FDSwRkeW.standard
http://www.notebookcheck.info/typo3temp/_processed_/csm_acer_aspire_8920G_gesamtklein_40f9f3fb00.jpg
Exato. Até porque esse teclado é ’touchscreen’ e adapta-se à aplicação que estamos a usar.
O da Acer nao conheco, mas tens o Switchblade UI da Razer.
Programavel, configuravel e adapta-se á aplicacao que estamos a utilizar
Deu-me vómitos só de ver essas coisas…
Mas a parte boa é que me fizeste rir ao comprar isso com a TouchBar…
Os vómitos foram de teres assistido à apresentação com aquelas cores todas. Já sabemos que a Apple é uma marca “colorida”, mas não havia necessidade de exagerarem.
Quanto ao gimmick da touchbar, não é obviamente NOVIDADE nenhuma, e dá um ar achinesado à coisa. Ainda por cima retiraram o leitor de sd, parvoíce; por falar nisso, não tiveram coragem para retirar o Jack 3.5, essa tecnologia arcaica e desnecessária??
mais uma re-inovação!
Claro que a Microsoft já andou a testar águas, assim como muitos outros e como a Apple.
O que interessa é o que sai para o mercado, e se isso é verdadeiramente funcional e produtivo.
O da Apple já está no mercado, é a cores, é rápido, já tem integração com tudo da Apple, já tem integração com Photoshop outros programas inclusive Microsoft Office.
O da Apple também tem TouchID, coisa que a Microsoft não tem, e Apple Pay, que é algo que também não assiste à MS
Criou algo de novo… Sim provavelmente o preço……. Estagnou a inovação…
Que tal o teu SurfaceBook de 2000€ com 128GB de flash mais lenta que os MBP velhos?
O conceito já foi tinha sido criado e foi pela MS? A MS não cria nada.
Se for criado pela M$ ou nao isso nao se sabe, mas a primeira apresentacao publica foi em 2004 e a funcionalidade saiu no Windows Vista. Era uma tecnologia/API chamada de Windows SideShow
O Windows SideShow era pensado para algo muito diferente
achei mais interessante a novidade do surface dial do que o touchbar
“máquina única e com novidades únicas”… AHAHAHAHAH
Vejam isso: https://www.microsoft.com/appliedsciences/content/projects/AdaptiveHardware.aspx
LOL
Ainda não passaram 24h e a Amazon já está a vender os novos MacBook com desconto até 360$!
Engraçado que não consigo encontrar na Amazon os novos MacBook
https://9to5mac.com/2016/10/28/if-you-thought-new-macbook-pros-were-too-expensive-authorized-retailers-already-slashing-prices-starting-at-1140-360-off/
pois, mas já não há MacBooks novos à venda na Amazon, nem sem desconto
Queixas-te?
“reinventado e melhorado a todos os níveis”
TOP LOL
Sinceramente, só vejo alguma utilidade disto, para computadores que não tenham ecrã táctil.
No caso da Microsoft, como aposta é em computadores híbridos, esta função deixa de ser necessária.
PARA O NOSSO QUERIDO FAB
http://www.phonearena.com/news/Google-Pixel-XL-scores-a-solid-victory-against-iPhone-S7-edge-in-our-blind-camera-comparison_id87173
Não é preciso essas comparações, basta ter USB-C para ser superior.
tens que dar um pouco de wine a ele. XD
Já todos sabemos disso, mas ele já te diz algo do tipo é tudo falso basta ver… (nesta parte diz umas barbaridades de specs sem fundamento ou então que é o IOS que faz ser superior ao Hardware)…
E depois remata algo tipo… “Inveja” 😉
O meu HP Pavilion EP DV5-1040p de 2007 já tinha touchbar… Não me parece uma invenção Apple…
Não é uma invenção da Apple o touchbar, e sim, a integração do touchbar ao Macbook Pro
Inventar é criar algo de novo, não é “integrar” algo…
Eu quero lá saber o que é que a Microsoft anda a fazer ou deixa de fazer nas suas horas vagas, a verdade é que o MBP tem uma barra espetacular, com TouchID, e funcionalidade verdadeira, e a Microsoft, a Razer e etc. não têm.
Tipo LG V10?
isto do touch bar é unico? o surface book não tem, mas é muito mais inovador que este mac. E com ferramentas mais inovadoras.
Outra coisa: este mac praticamente não tem portas. é inovador se eu quiser ir para um café trabalhar com o mac e ter de levar comigo uns quantos adaptadores?
ha muitos e muitos anos que a hp tem um versao de touchbar nos portateis da linha elitebook deles, nao tem nada de revolucionario nisso, quando muito eles podem ter evoluido um pouco algo que ja era usado ha mais de uma decada por outras empresas
lol! Agora botões touch não modificáveis são equivalentes a um ecrã interactivo?
a serio que o mac book pro retina (basico) mais potente que o novo basico? looool