MacDropAny – Sincronize pastas no Mac OS X com o Dropbox
Gosto particularmente dos serviços Cloud, principalmente pela utilidade, segurança e disponibilidade. Uso vários serviços mas, porque é gratuito, com qualidade e está sempre em desenvolvimento, prefiro falar do Dropbox.
Lembram-se certamente de termos aqui falado no Dropbox Folder Sync, um "addon" que cria directórios “fantasma” ou symlinks (links simbólicos) que apontam para os originais. Estes originais estão, por exemplo, na pasta do Dropbox. Esses links simbólicos são “vistos” pelo sistema operativo como pastas efectivas, assim teremos um alto grau de eficiência... agora também no Mac OS X.
Para ter no seu Mac OS X um sistema de sincronização sem ter de deslocar o local de depósito dos ficheiros, até porque existem aplicações que necessitam de ter pastas próprias, utilize esta ferramenta que irá "enganar" o sistema, deixando os tais links simbólicos. Na verdade estará a gravar na pasta do Dropbox!
A instalação é simples: comece por dizer qual é a pasta que quer sincronizar com a outra no Dropbox. Como pode ver em cima, primeiro escolha uma pasta existente no seu sistema e, como está representado na imagem em baixo, escolha no segundo passo a pasta dentro da pasta do Dropbox, onde irão ser depositados os ficheiro sincronizados.
A aplicação pede-lhe que escolha um nome para a pasta em causa e clique de seguida no botão Make Link.
Link feito, pode ver o que está já sincronizado. E, nesta altura, tem já uma pasta criada no Dropbox e uma outra, que na verdade não é mais do que um link para a pasta do Dropbox, no seu sistema.
É um "truque" importante se pretender ter uma acção de backup instantânea. Mesmo ao nível empresarial pode ter soluções de segurança baseadas neste procedimento. Basicamente tem uma pasta no seu sistema que está constantemente a sincronizar com a cloud. Simples, seguro e útil.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X
Download: MacDropAny 1.4.2 [37KB]
Homepage: MacDropAny
Este artigo tem mais de um ano
Muito útil…
Obrigado, ^_^’
era exactamente do que precisava, tinha visto outro post sobre isto mas para win, Obrigado maltapplware!
É possível fazer o mesmo arrastando uma pasta para a dropbox com Alt CMD carregado. O programa não faz mais do que um alias da pasta dentro da dropbox. Isto poderá criar um problema. É que ao ver o tamanho da pasta dropbox, estes alias não contam. Ou seja, eu tinha 50GB na minha dropbox, mas na realidade tinha 60GB, pois tinha arrastado para lá o ambiente de trabalho como alias. Cuidado com o uso que dão a esta aplicação. Apenas um aviso!
Funciona com a MEO Cloud?
Se eu eliminar a pasta na aplicação da cloud ou na página da cloud, perco a pasta? Ou continua no sítio de origem independetemente disso?