MacBook Pro com ecrã tátil deverá chegar em 2025
O segmento dos computadores portáteis há muito que oferece soluções com ecrã tátil. A utilidade de tal recurso é muito específica e é certo que nem todos os utilizadores tiram partido dele e a Apple tem sido uma resistente nesta ideia. Na verdade, tem iPads no seu portfólio que são autênticos computadores portáteis que acabam por oferecer essa função, mas os MacBook continuam a ter "simples" ecrãs.
Em 2025, este paradigma pode mudar.
A Apple estará a trabalhar em MacBooks com ecrãs táteis e estes poderão chegar em 2025, segundo informações partilhadas pelo Bloomberg.
O mercado tem este recurso presente em inúmeros computadores portáteis, mas a Apple, apresar de dizer que o "toque" é o melhor recurso dos seus iPads, mantém resistência em levá-lo para os computadores.
MacBook Pro terá mesmo ecrã tátil
Segundo é avançado, o que a Apple poderá estar a preparar não trará grandes mudanças ao seu MacBook Pro em relação ao teclado, trackpad ou design de forma geral, apenas transformará o ecrã, com o toque e gestos.
O Bloomberg avança ainda que a Apple poderá vir a trazer este recurso para outros computadores, mas que não deverá haver planos para fundir o macOS com o iPadOS.
Há ainda a informação de que a empresa está a mudar os seus ecrãs do Mac para OLED como parte de uma revisão mais ampla do MacBook Pro. Os Macs atuais têm LCDs, mas os iPhones (exceto o iPhone SE) e os Apple Watches já vêm com ecrãs OLED.
É importante recordar que a Apple já teve nos seus MacBooks a Touch Bar. Ainda que não fosse um "ecrã" tátil, sendo apenas uma barra de recursos rápidos, a verdade é que esta nunca teve grande aceitação por parte dos utilizadores ou mesmo programadores.
Steve Jobs sempre foi um defensor dos computadores sem ecrã tátil, contudo, o mercado evoluiu muito desde a sua morte e do seu legado, pelo que ficar parado no tempo para respeitar as ideias do "mestre" nunca fez parte da identidade da Apple. Recorde-se de algumas mudanças que já aconteceram e que Steve Jobs tinha expressado a sua opinião desfavorável na altura, como os iPhones com grandes ecrãs, iPads de pequenas dimensões ou mesmo a utilização de uma caneta como o Apple Pencil.
Este artigo tem mais de um ano
mas porque? Tenho um pc com ecra tatil com caneta e nao tenho qualquer use case.
O facto de não usares não significa que não haja mais ninguém a não usar. Ou será que esse pc foi feito especialmente para ti ?
Para encontrares resposta à tua duvida, faz uma votação e descobre.
Ecrã tatil faz sentido em certos tipos de situações(isto é a minha visão sem um estudo de mercado): telemóvel, tablet, POS, postos de venda MCdonalds.
Diria que tem haver de como o usas e para que o usas. Um portátil tao genérico como o MacBook, diria que adicionar capacidade tátil ao ecrã e para chegar a mais um nicho/publico alvo.
Idem.
Mas sei de pessoas que curtem essa funcionalidade. Não são muitas é verdade mas existem.
Compreendo. Eu tenho um tablet com caneta e desde que comprei uma capa com teclado, quanse nem me lembro de usar o touch ou a pen
Não faz qualquer sentido portáteis táteis a não ser os que se desdobram e ficam como tablets. No entanto, os sistemas operativos de portáteis não foram feitos para serem táteis. Querem um portátil tátil comprem um tablet.
Além disso, ergonómicamente os portáteis táteis são péssimos a não ser que gostem de tendinites.
Ipad book. Ponham o macOs no ipad pro 12.9 com mini led 1600nits de brilho 16gb de ram e o m2. Hardware n lhe falta, rebenta qualquer pc windows pelo mesmo preco e ate mais caros
isso é que era!
Pelo mesmo preço ?? ahahahhahahahahhaa
Diz la um windows pc melhor que o m2 por menos de 1500 euros? Nem um.
Bem vindos a 1992!!!
A ser verdade, o pessoal da Apple é todo parvo e é aqui nos comentários do Pplware que está a nata, se a Apple vai fazer é porque encontra necessidade para tal, depois e ver os velhos do restelo a dizer que é uma maravilha, acham mesmo que a Apple não estudou a necessidade que faz o ecrã tátil?
Tal como a Touchbar? 🙂
Sinceramente. não acho nada prático haver ecrãs tácteis num portátil EXCEPTO (como já disseram acima) dê para rodar o ecrã para ficar como se fosse um tablet. Será assim?
Pelas últimas notícias, a Apple planeia mesmo acabar com o Ipad
Non-sense!