PplWare Mobile

Xagent: O malware capaz de roubar quase tudo no Mac

Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

Deixe um comentário

44 Comentários em "Xagent: O malware capaz de roubar quase tudo no Mac"

avatar
  Subscreva  
Notify of
LMFA
Visitante

seja macos ou outros sistemas operativos, todos eles são seguros, uns mais que outro é um facto, agora os utilizadores com a sua utilização, manejo ditam tudo.

diogo
Visitante
diogo

Eu falo mal da apple, da microsoft. da google, da RSA, até da Canonical, não é paranóia é a realidade.
O Sr. Snowden nem queria mediatismo. Ele sabia logo quais eram as consequências reais. Sabia que corria risco de vida. Sabia que ia ser perseguido. grande homem. O objectivo dele era dizer a verdade real.
Porque é que acham que a apple fez aquele filme com o FBI, tal como a microsoft está a fazer com a NSA. é tudo teatro. para tentarem reparar os danos do Sr.º Snowden.

APereira
Visitante
APereira

Pois é tudo teatro…oh santa ignorancia Diogo…

alessandro simon
Visitante
alessandro simon

O sistema operacional mais segura é aquele que esta desligado da energia , em um futuro próximo nem estes.

diogo
Visitante
diogo

APereira,
Isto não é paranoia infelizmente é a verdade, custa ouvir não é. és roubado pela apple e ainda a proteges.
Mas não só os sistemas da apple que têm esses problemas, também são os sistemas da microsoft, google e outras grandes empresas.
Os documentos do Sr.º Snowden explicam tudo.

MLopes
Visitante
MLopes

e porque te incomoda que os outros sejam roubados(?) essa parte é que é difícil de explicar…

Sujeito
Visitante
Sujeito

Isso até se percebe, é empatia. Agora o facto de estar incomodado, especificamente com Apple, dizendo mal ao mesmo tempo é que roça uma patologia.

APereira
Visitante
APereira
Se nao é paranoia entao o que é? Estás preocupado pelo facto de que os outros sao roubados pela Apple quando na verdade os “roubados” nao me parecem estar muito preocupados com isso. Falando por mim e pela tua ordem de ideias, sou roubado pela Apple e por outras marcas que nao a Apple no dia a dia, estou preocupado com isso?Nop, so comprei produtos deles porque me apeteceu. Claro que todos os outros tem problemas mas se reparares cada vez que se fala num problema na Apple vem logo todos os Anti a correr muito dizer que quem tem… Read more »
Cortano
Visitante
Cortano

A Apple associada à religião seria uma “seita” qualquer a pregar que tudo o que fazem é 1000x melhor que os outros.

Gustavo Garcia
Visitante
Gustavo Garcia
Caro APereira, que queira e goste de usar Apple é um direito que lhe assiste e que não lhe critico. Eu até gosto do material Apple. Em termos de hardware é do melhor que se pode comprar. Outra história é a questão do software e aí, tal como disse acima, o MacOS está tão sujeito a ataques como qualquer outro. Cabe aos utilizadores avaliarem os custos/benefícios. Já no que diz respeito ao caso Snowden, acho que está a ser muito injusto para com ele. Snowden poderia ter obtido protagonismo de muitas outras formas, por exemplo divulgando alguma da informação mais… Read more »
APereira
Visitante
APereira
@Cortano, Entao e mais uma vez, o que devemos de chamar aqueles que andam por aí preocupados por os outros terem sido alegadamente roubados? Da mesma forma sao uma “seita” portanto… @Gustavo, Cada um compra o que quer e gosta do que gosta, ninguem tem nada a ver com isso ou de estar a tentar insultar ou carimbar a pessoa por isso. ate porque quem compra produtos da Apple nada de mal tras ao mundo por causa disso. Quanto ao Swoden, acho que deveria de comecar a ver melhor o percurso de vida dele e os seus valores enquanto pessoa.… Read more »
Gustavo Garcia
Visitante
Gustavo Garcia
Por acaso já vi bastante bem o percurso de Snowden. Acabei há pouco de ler o livro de Antoine Lefébure sobre o caso. Os valores de Snowden não são coincidentes com os meus em muitas coisas (por exemplo no que concerne ao porte de arma) mas não são claramente os de quem procura fama e mediatismo fáceis. Como lhe disse, seria muito mais fácil conseguir isso sem qualquer risco. Há tanta gente que o consegue sem sequer fazer algo significativo! Acho que se está a deixar levar pela imagem enganadora e pela desinformação que os inimigos de Snowden, aqueles a… Read more »
diogo
Visitante
diogo

APereira já os applelovers vão dormir mais tristes visto que pagam fortunas e depois têm SO que não são seguros e não são privados. Os SO da apple são os que têm mais vulnerabilidades.
Para não falar dos backdoor para NSA, FBI e CIA.
Meninos da apple acordem.

APereira
Visitante
APereira

@Diogo,
Calma…nao deves de comecar já a entrar em paranoia a pensar que a seguir vem uma noticia a falar bem da Apple ou a dizer que bateram records de vendas…
Calma, vive o dia como se fosse o ultimo da tua vida…a Apple tem problemas?Optimo…fazte bem?
entao aproveita fecha os olhos e descansa…amanha é outro dia.

APereira
Visitante
APereira

Bem pelo menos esta noite os AppleHaters já vao conseguir dormir mais descansados.

Gustavo Garcia
Visitante
Gustavo Garcia

Lá está o início de notícias com opiniões… Porquê?
“O MacOS é umd os SO mais seguros”… Diz quem? E, já agora, existindo realmente cerca de três SO com algum significado global em computadores e cerca de 5 se incluirmos os equipamentos móveis, não serão todos “um dos mais seguros”?
Quanto à notícia propriamente dita, só vem mostrar que os utilizadores de computadores pessoais, usem o Sistema Operativo que usarem, devem ter muito cuidado com o que instalam nos seu equipamentos.

Pirata
Visitante
Pirata

MacOS UM DOS SO mais seguros do mundo. Podemos usar esta frase para todos SOs actuais: Windows 10 UM DOS SO mais seguros do mundo. Linux UM DOS SO mais seguros do mundo. Kaspersky SO UM DOS SO mais seguros do mundo. Lol mas é cada frase.

José Rodrigues
Visitante
José Rodrigues

Tudo inseguro, Windows 10 ainda é dos melhorzitos que aí falas, mas actualmente só tudo o que tem como base Xen é que é realmente seguro, Qubes é um bom exemplo disso.

dragao porto
Visitante
dragao porto

boas …..eu tenho um imac há 6 anos entro em tudo mesmo em tudo e a te hoje 5 estrelas ….por vezes se fala aquilo que não se sabe …imac recomendo

Pirata
Visitante
Pirata

Já agora, como sabes que não tens malware? Ou como sabes que está tudo 5 estrelas?

MLopes
Visitante
MLopes

é uma excelente pergunta

Delta
Visitante
Delta

Quanto mais utilizado, mas interessante e mais alvo se torna; sendo que não está “habituado” a ataques, quem o quiser fazer não terá grandes obstáculos.

Goncalo
Visitante
Goncalo

Tudo dito.

Necroman
Visitante
Necroman

Mas porque é que quando anunciam algo de mau para Mac começam sempre:
“O macOS é um dos sistemas mais seguros da atualidade, mas isso não quer dizer que não seja vulnerável.”?

Vítor M.
Admin

A tua interpretação é descabida. De forma básica, deixa explicar:

Sendo UM DOS mais seguros da actualidade, este sistema operativo tem estado mais no horizonte dos ataques. Pese o facto de ter uma cota substâncial mais baixa que outros, estranha-se o empenho que dedicam à criação de malware, que razão estará por trás? Desafio ou algo mais?

Como diz no início do artigo que referiste, “… mas isso não quer dizer que não seja vulnerável.”
o que previne os utilizadores, principalmente porque a segurança é um estado de alma, na internet.

Não Interessa
Visitante
Não Interessa

Então segundo esse ponto de vista o android também é um dos mais seguros porque raramente as vulnerabilidades são exploradas…
“Mas a verdade é que, segundo a Google, estas falhas acabam por não ter qualquer expressão no mundo real e poucos ou nenhuns são os utilizadores realmente afetados.” by Pedro Simões, Fonte: https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/stagefright-nao-afetou-utilizadores-android/#comment-1883322

Não Interessa
Visitante
Não Interessa

Ups pus o link com a hash para o meu comment, sry

Vítor M.
Admin

O mundo real, o dia a dia, tem acções em cadeia. Porque achas que o ransomware prolifera? Porque achas que o phishing é um dos maiores cibercrimes da actualidade? Não é ao acaso, as vulnerabilidades têm de ser faladas para forçar as empresas a resolver, mas convence-te que nunca conseguirão ganhar esta batalha. Quem usa, pelos seus hábitos e pelos mecanismos dos sistemas operativos, é que tem obrigação de ter o devido cuidado. Um utilizador informado, é um utilizador protegido. O resto é trabalho dos SOs.

João MS
Visitante
João MS

Quais são os outros que são “dos mais seguros”. Há alguma especie de “ranking oficial”?

jorge santos
Visitante
jorge santos

O MS-DOS é muito seguro .

paulo
Visitante
paulo

esta malta do windows é muito complexada 😀

Cortano
Visitante
Cortano

O problema na frase está em afirmarem que o OSx é dos mais seguros quando é TOTALMENTE FALSO

Vítor M.
Admin

Não não é. Tu não sabes, não usas, e como podes afirmar? 😀 Eu digo-te que é um dos mais seguros. Se não sabes… mais vale não opinares.

Cortano
Visitante
Cortano

Uso e posso afirmar – felizmente deixarei de usar em breve…
Além de usar tenho vários sites a confirmar isso mesmo.
Pesquisa na net por vulnerabilidades e vais ver que o OSx é bem mais vulnerável que o Windows 10 (ou qualquer windows ainda com suporte) – ranking 2016.

123logi
Visitante
123logi

Por acaso é dos sistemas mais inseguros da actualidade. Só porque ninguém se dá ao trabalho de ir explorar as falhas não quer dizer que elas não estejam lá.

Carlos Gomes
Visitante
Carlos Gomes

Mas então como sabes que estão lá?

Alexandre
Visitante
Alexandre

Esta notícia demonstra que estão lá…

MLopes
Visitante
MLopes

não. o que esta notícia demonstra é que o utilizador é a falha que descarrega software que não conhece e o instala. no máximo, demonstra que uma falha permite fazer o resto está lá. eventuais outras são, até prova em contrário, pura especulação.
agora sejamos honestos, “quem” é que se consegue proteger de um utilizador que instala tudo o que é software(?)

jorge santos
Visitante
jorge santos

Correcto!!!

Goncalo
Visitante
Goncalo

Le a noticia, basta o titulo, nem precisas de te dar ao trabalho de ler tudo.
Depois de leres, tenta perceber o significado, se tiveres dificuldades aconselho-te a pedir ajuda a alguem que tenha imensa paciencia para te explicar de forma a que entendas.

paulo
Visitante
paulo

ninguém se dá ao trabalho?! he he he tu lá sabes…

winetree
Visitante
winetree

Todos os sistemas têm falhas. A diferença é a perspectiva com que as encaramos. Se a falha pode ser explorada de qualquer forma, se vem com uma app da app-store, etc. é muito grave! Se é uma exploit explorado por uma app instalada sabe-se lá de onde, é pouco importante (para mim).
O mesmo é válido para TODOS os SO.

123asdasd123123123123
Visitante
123asdasd123123123123

é uma feature 😀

MrABC
Visitante
MrABC

exato, uma forma de backup instantânea para local desconhecido :v