Versão final do novo OSX El Capitan chega já amanhã
Apresentado em Junho deste ano, durante a WWDC, a nova versão do OSX tem estado a ser testada e os erros que foram descobertos têm estado a ser corrigidos.
Depois destes meses de melhorias, chega a hora de ser lançado ao público, na sua versão final. Esse momento está muito mais perto do que julga! O OSX El Capitan chega já amanhã à App Store.
Tal como na versão anterior do OSX, a Apple criou versões de testes que foram sendo experimentadas não apenas pelos programadores, mas também pelos utilizadores "normais", que através das versões de testes públicos foram contribuindo com a detecção de problemas e de melhorias necessárias.
Este processo permitiu que os desenvolvimentos fossem acelerados e que esta nova versão seja ainda mais estável e mais madura.
Depois de todos estes testes e várias versões beta de desenvolvimento, é hora da Apple apresentar a versão final do seu sistema operativo para Desktop.
Esta nova versão final do OSX 10.11, também conhecida como El Capitan chega amanhã, dia 30 à App Store, para que todos a possam instalar e usufruir de todas as melhorias que a Apple colocou no seu sistema operativo.
Tal como nas versões anteriores, também o OSX El Capitan será gratuito para os utilizadores, bastando que estejam já a correr uma versão anterior do OSX.
Esta data não é uma surpresa para os nossos leitores pois já antes a tínhamos avançado. De forma muito discreta a Apple já o tinha mostrado na sua última Keynote.
O OSX El Capitan mantêm a linha gráfica iniciada na versão anterior, tendo apenas algumas alterações gráficas, que pretendem melhorar a sua interface.
As grandes alterações estão focadas na melhoria da experiência de utilização, com alterações em várias aplicações de base, e no aumento da performance, sendo cerca de 1,4 vezes mais rápido.
Amanhã ao final do dia, se tudo acontecer como é normal e tem sido visto em situações anteriores, o OSX estará disponível na App Store para que o possam instalar e experimentar em primeira mão todas as novidades que a Apple tem vindo a preparar.
Este artigo tem mais de um ano
O mais avançado Sistema Operativo do mercado, aperfeiçoado.
Está lindo, rápido, e um prazer de utilizar.
Babem-se, utilizadores Windows, o Win 10 ainda nem sequer tem as features todas que vieram com o OS X 10.0 de há 15 anos atrás +-…
Estou ansioso para experimentar. Mas quanto ao Windows, é só ser meticuloso na hora de instalar programas como é feito nos app da Apple pela própria. Trabalho com produtos adobe nos dois sistemas com mesmo processador e memória e meu Windows ainda foi mais rápido. Mas para ter essa vantagem precisei enxugar o Windows e deixar tão enxuto quanto o OSX.
O Windows não tem metal…
Experimenta então com apps próprias para OS X, assim, estás a ver a qualidade do software Adobe, que é igual nos dois… E é lento… Mas ao menos vão começar a usar Metal no OS X…
O meu Windows está carregado de Metal. A minha playlist é só basicamente Metal.
Apps? O Marcos está a falar de trabalho e não de brincadeira.
Trabalho?
É para isso que o Mac serve…
Brincadeira, é no Windows, que é para joguinhos e pouco mais…
Fica lá com o teu Minecraft da Microsoft…
… Eu acho que têm que saber argumentar senão não vamos a lado nenhum. 🙂
Cumps,
Não usas aplicações para trabalhar? Ou será que tens problema em chamar-lhes aplicações/apps e preferes chamar-lhes programas?
Ao que parece a Adobe anda a desenvolver versões de algumas das suas principais aplicações, que fazem uso do Metal.
Não uso apps para trabalhar!
O Adobe CC que uso não são as vulgarmente chamadas apps.
Já deves também ter lido que o Win10 consegue ter melhor performance num mac que o proprio OSx.
@Marisa Pinto: ui… se vamos por aí, então aqui os comentários ficavam reduzidos a 1 ou 2 😉
“Win10 consegue ter melhor performance que um Mac” Ui!? Falaremos quando usares o Kontakt carregadinho de livrarias para usares com o teclado em MIDI 😉
Mikes, isso és tu que “não sabes” que “app” é uma abreviatura de application que é o que tu usas na suite Adobe CC. Provavelmente queres fazer passar os outros por broncos…
Quanto à tua ideia do Win 10, um bocadinho mais de honestidade se faz favor. A vantagem era no interface acelerado nalguns computadores, coisa que a nova versão do OS X melhora bastante.
@JCM: Sim, sei que apps são applications.
Mas estás a desconversar sem necessidade….
Olha… adeus…
eu é que estou a desconversar?
vens todo altivo implicar por alguém ter o desplante de dizer apps para se referir às aplicações que tu usas… isso sim é desconversar.
Somos dois! O meu Mac já suporta metal desde o 10.7 😛
Perfeitamente normal o Windows não ter Metal, que eu saiba é uma API da Apple e estes não disponibilizaram esta noutras plataformas.
Depois o Metal é uma API gráfica, o máximo que pode ajudar um programa normal é se este usar GPGPU.
No entanto o Windows 10 tem algo equivalente, o Direct3D 12.
o Metal não é só uma API gráfica e também uma API de computação – foi criada para estas duas coisas.
mas tens razão o Windows tem APIs mais ou menos equivalentes.
O OS X usa metal nas bibliotecas standard, significa que todo o sistema usa metal.
@JBM
Acho que mencionei GPGPU no meu post.
disseste uma API gráfica, tal como o OpenGL é uma API gráfica que tb pode ser usada (e já era) para GPGPU dentro de certas aplicações ou funções.
O Metal foi pensado de raiz para ser mais do que uma API gráfica, é também uma API computacional que a Apple que usar em vez do OpenCL.
@JBM
Disse API gráfica porque o componente que faz a maioria do trabalho nesta é o chip gráfico. Mais uma vez por alguma razão eu mencionei GPGPU no meu post original.
O Metal foi pensado para substituir tanto o OpenGL como o OpenCL, não apenas o OpenCL.
Antes do Metal ter sido apresentado já a AMD tinha apresentado a sua versão do Mantle, bem como a Microsoft tinha apresentado o seu DirectX 12. E quanto à parte destas APIs permitirem acesso de baixo nível ao GPU, todas elas foram batidas pelo Glide, que era uma API de baixo nível da 3Dfx.
Quando se fala em APIs gráficas fala-se em APIs pensadas para renderização, que com algum trabalho conseguem ser aproveitadas para fazer GPGPU em certas aplicações, mas são algo limitadas para fazer isso.
Para isso foram criadas API computacionais tipo o OpenCL, CUDA, Metal, DirectCompute que vão além das APIs gráficas com um verdadeiro suporte para GPGPU.
Não disse que o Metal tinha sido pensado para substituir só o OpenCL.
Eis duas frases dos meus comentários:
o Metal não é só uma API gráfica e também uma API de computação – foi criada para estas duas coisas.
O Metal foi pensado de raiz para ser mais do que uma API gráfica, é também uma API computacional
Se o OpenCL é uma API computacional…
Quanto à lição de história não sei para o que é que serve, não disse que era a primeira ou a última, ou pintada a ouro
Vocês é que parece que pensam que o Metal vai ser usado para todos os tipos de aplicações, quando tal não é verdade. Apenas um pequeno grupo de aplicações têm vantagem em usar GPGPU, as restantes aplicações que vão utilizar o Metal, fazem-no apenas pela sua componente de renderização, shading,… Ou seja, basicamente apenas as aplicações que já usavam OpenCL e openGL vão utilizar o Metal, as restantes, a grande maioria vão se manter tal como estavam. Era esse o meu ponto, que pelos vistos ninguém conseguiu atingir.
E para à próxima eu tento ser mais específico ao referir o Metal indicando que é uma “API gráfica e computacional de baixa latência de acesso ao GPU”. Se não vêm os fanáticos por especificidades mandar vir.
mandar vir, mesmo?
relê os meus primeiros comentários. Até te dei razão que o Windows teria APIs semelhantes. Apenas fiz uma observação sobre o que são APIs gráfica e computacionais. Têm diferenças importantes em programação, e isso afecta adopção nas aplicações.
“Depois o Metal é uma API gráfica, o máximo que pode ajudar um programa normal é se este usar GPGPU.”
No meu primeiro comentário. Tal como disse não ia estar a indicar todas as funcionalidades do Metal, encurtei-a mencionando a parte mais importante desta para o dia a dia. Mas quando se menciona GPGPU, presumo-se que esteja incluído a parte computacional desta API, ou pelo menos quem percebe minimamente do assunto chegaria lá. E não me precisas explicar qual a diferença entre uma API computacional e uma API gráfica pois estou mais que ciente das diferenças.
se estás assim tão ciente então deverias saber que se faz também GPGPU com OpenGL (API gráfica), tal como já disse! A diferença não é que uma faz GPGPU e a outra não, mas no suporte alargado para computação facilitando a programação.
@JBM
Também deverias de saber que o OpenGL também tem uma parte computacional na API, embora muito mais simples que OpenCL.
O que o OpenGL tem não tem comparação com as APIs computacionais, e já antes disso era usado para fazer GPGPU, engenhosamente aproveitando as APIs estabelecidas para renderização.
“O que o OpenGL tem não tem comparação com as APIs computacionais”
Pensava que tinha referido exactamente isso com este pequeno texto “embora muito mais simples que OpenCL”.
O OpenGL desde inicio que tinha uma parte computacional a fazer parte da API. Esta foi estendida em 1998 com o OpenGL Extensions.
Não, não tinha! O OpenGL foi criado para renderização tridimensional, não tinha qualquer componente pensado para situações de GPGPU. E a adição do mecanismo de extensões também não com esse intuito.
Mais uma vez, o OpenGL SEMPRE teve uma pequena parte computacional. O âmbito desta era totalmente diferente do OpenCL, mas sempre esteve lá presente.
Não não teve. Isso só começou a aparecer no OpenGL 2 com os shaders de forma muito básica, antes disso no OpenGL era tudo só sobre cálculos para renderização. E só com os compute shaders (ainda mais recente) é que o OpenGL trouxe suporte decente para computação.
Isso é normal, uma vez que Adobe desinvestiu da plataforma Apple. Há muita coisa na Adobe que precisa de ser portada para as novas “ferramentas”/tecnologias da Apple e eles só o fazem quando já não podem esperar mais.
Uso ambos e posso garantir-te que, em termos de performance o w8.1 / 10 está bem à frente do OSX. Quanto a features, por exemplo essa de colocar janelas lado a lado existe no windows à bastante tempo.. Don’t be blind!
E digo-te já, essa “Feature” vai ser algo que NINGUEM vai usar, por isso, duvido que haja por aí gente que queira saber o que o Windows tem é deixa de ter.
pplware, comecem a barrar estes comentários, começa a ser insuportável abrir uma notícia da Apple e ler sobre Windows, abrir sobre Windows e ler sobre Apple. Ou então, se quisermos ir ao fundo do poço, algo sobre a Apple e a falarem do Android – quase que se matam uns aos outros…
Boa educação também se usa !! respondi a um comentário que referia windows e expus a minha opinião. Até certo porto concordo com o seu comentário, mas não dirigido a mim!
Está bem à frente… Em quê?
É o OS X é melhor que o w10 em muitas mais coisas que só performance!
Usabilidade do Windows é péssima!
Adoro o UI do OSX mas, por exemplo, a dock esta mal conseguida. Cada um tem os seus pontos fortes e fracos. Quando a sua sua pergunta, com hardware idêntico (i5, 8gb ram) e com o mesmo software, obtenho melhor performance em windows!
Alguém sabe informar o horário que El Capitan final estará disponível?
Deverá estar disponível às 18h. Normalmente a Apple só disponibiliza a essa hora mas, como já deu para perceber este ano no keynote em Setembro em que misturaram os iPhones com os iPads, tudo pode acontecer!
Alguma palavra quanto ao preço?
Ou é como de costume na casa dos 0 aos 30 € ?
“Tal como nas versões anteriores, também o OSX El Capitan será gratuito para os utilizadores, bastando que estejam já a correr uma versão anterior do OSX.”
Está na publicação..
Costuma ser na casa dos 0€ aos 0€
Já não se paga desde o 10.9 se não estou errado…
é gratuito. Devia ter lido o artigo antes de comentar.
“Tal como nas versões anteriores, também o OSX El Capitan será gratuito para os utilizadores, bastando que estejam já a correr uma versão anterior do OSX.”
É de borla.
Boa noite,
Podia ter lido a notícia completa, assim não tinha dúvidas.
E diz assim antes da galeria de imagens:
“Tal como nas versões anteriores, também o OSX El Capitan será gratuito para os utilizadores, bastando que estejam já a correr uma versão anterior do OSX”
Desculpa Pedro, já estava meio a dormir e só passei os olhos na diagonal pelo artigo..
Como tem sido noticiado. É gratuito.
Não sei se foi transmitido ou indicado aqui ou até mesmo pela Apple.
– Quais são os requisito minimos de hardware. Para puder descarregar da app Store é necessário ter a versão anterior?
– Mesmo no caso de fazer um instalação de raíz é necessário ter a versão anterior?
Acho que são questões pertinentes !!!
Qualquer que corra Yosemite, corre El Capitan.
como é que queres fazer uma instalação de raiz, tendo uma versão anterior? Tens de apagar, se quiseres de raiz. E é só usar a recuperação pela internet e está feito…
os requisitos são os mesmos da versão anterior, e tal como na versão anterior basta ter uma versão do sistema com a loja instalada, que pode até ser o OS X 10.6.8
É de borla como foram as últimas….
Bastante ansioso!
diz q gratis! e é o q faz sentido…, só a microsoft é que faz questão de achar que não e de achar que dificultar a vida aos utilizadores na questão da “validação” é meio caminho andado para manter os clientes interessantes…….
free to update não é = a free. para os haters!
Tens a noção que são realidades diferentes?
A apple não precisa de se preocupar com a pirataria porque o OSx é só usado nos equipamentos Apple.
Pois, mas em defesa da Microsoft, ela precisa de ganhar o seu dinheiro de alguma forma, ou querias só comprar o hardware?
Não esquecer que para se ter acesso ao ultimo OSX primeiro é preciso comprar um computador da Apple e com isso eles já ganham muitos €€€. Para se ter um pc com windows não é preciso comprar hardware Microsoft
e não esquecer que podes comprar um Mac por menos de 600 euros!
Onde?! Qual?! um iPad mini?!
um Mac mini! tem direito aos mesmos updates.
Quem for fazer as contas ao que teria que pagar para ter updates num modelo de negócio tipo Microsoft, acabaria por pagar mais do que o que a Apple lucra com o Mac mini.
Ahahahah pelo menos saibam do que falam… 😛
http://www.apple.com/pt/shop/buy-mac/mac-mini
O Mac Mini.
Por esse preco podes comprar um “Desktop” o Mac Mini que não é mau de todo.
Esqueci-me dessa caixinha!!
Bem… podes comprar um PC por menos de 300 euros.
Já agora, onde é que queres chegar com esta conversa?!
Onde é que compras um PC por meso de 300€, com i5 para cima, licença Windows 10 professional, e aquela qualidade?
Acho que vou esperar uns tempos. No yosemite tive problemas…
Estás à vontade para atualizar! Mid 2012 MacBook Pro 8Gb de RAM e o El Capitan corre mil vezes melhor que o Yosemite. Uso bastante apps como Kontakt, Pro Tools, MainStage 3 e Logic Pro X e a performance das mesmas estão melhor do que no próprio Yosemite.
Alguém sabe como vai ser o comportamento em relação à autonomia da bateria?
Tenho corrido o El Capitan em Golden Master no computador para trabalho desde o dia 14 e estou bastante contente com a estabilidade do sistema
Sem dúvida, pela utilização que tenho feito do El Capitan,depois do Lion tem tudo para ser o sistema OSX mais completo,rápido e instável até hoje produzido …
Realmente o melhor que o OS X tem em relação ao Windows é a forma como é feito os updates embora no Windows tenha melhorado. Mesmo assim o Ubuntu continuar melhor 🙂
Quando o OSx atingir o update a 100 milhões de máquinas, avisa.
Isso é suposto ter algum significado?
Sim, se pensares as realidades são diferentes. O Windows está em máquinas de diversas características e em muito mais que o OSx.
É bem mais fácil logisticamente a Apple fazer os updates que a MS – e mesmo assim o sistema da Apple nem sempre corre bem (como se tem visto ultimamente com falhas nos iOS).
Ou seja, virem dizer que a Apple é que sabe, é balela pegada, já que fazer updates em “meia dúzia” de maquinas supostamente é mais fácil.
A Microsoft também não tem que fazer updates para todas as máquinas.
Os fabricantes é que têm de fazer os drivers…
A conversa é velha, e não passa de treta, o OS X corre em tudo que é plataforma Intel há mais de 10 anos, tantas combinações de hardware, placas Intel, nvidia e amd, corre na mesma tudo quanto é usb, etc…
Já não pega.
O Windows não tem a atualização que tem o OS X, primeiro, porque o 8 é péssimo. Segundo, porque houve muita gente com problemas. Terceiro, porque é difícil para as pessoas atualizarem, no OS X, é só abrir uma App e fazer next…
Mas finalmente, a pior, é a inteligência e desconhecimento da maioria dos utilizadores Windows, que só usam o computador para jogar candy crush e andar no facebook.
então o que queres dizer não tem nada a ver com o update a 100 milhões de máquinas, mas apenas variedade, já que pelo andar da carruagem em menos de 2 semanas a Apple já terá feito o update a mais de 250 milhões de máquinas com iOS.
@Rui: A MS tem de fazer para todas as máquinas. Sejam AMD ou Intel – a Apple é só Intel e alguns componentes.
A Apple só se tem de preocupar com os seus componentes e nada mais.
O Windows é suposto correr em máquina com 1GB ou 16GB.
É facil actualizar o Windows, no W10 só tive de fazer next também.
E não vamos falar da actualizações OSx porque eu estive 6 meses com problemas no Wifi no iMac.
Nota: o Candy Crush tornou-se famoso nas plataformas Apple. – esse tiro saiu-te pela colatra 😉
Se queres mesmo falar de jogos PC Windows = Heavy gamers. Macs = Candy Crush
iOS 50% em 3 dias
Não é 3 meses, é 3 dias, e sabes quantos milhões isso é? Bem mais que 100 milhões.
A Apple, sozinha, com aparelhos iOS, já vende mais que a indústria de PCs toda junta!
LOL!! Sabes que o Win10 já tem mais quota de mercado que todos os OSx juntos?!
Estás mesmo fora dela!! 🙂
talvez a diferença não seja a que tu imaginas, as estatísticas de utilização na internet continuam a dar vantagem ao OS X. Não quer dizer que haja mais pessoas com Mac, mas fica implícito que os números andaram próximos.
De qualquer das formas, é algo irrelevante essa discussão de números absolutos! A base de computadores alvo é distinta, sempre foi, e não é por ser o Windows 10 que houve uma mudança nessa realidade. O interesse das novas versões é no avançar da plataforma como um todo, e aí o Windows 10 ainda tem muito trabalho pela frente para ter o peso necessário.
É o iOS vende mais que todos os PCs juntos.
Estás mesmo fora dela…
Sim percebo o que queres dizer
Para começar, o Hardware é um conjunto fixo sempre. Isto facilita o desenvolvimento por muita argumentação que possam buscar.
Depois, na transição para o Yosemite no meu MacBook Pro o SO ficou marado com vários problemas (o Finder apresentar pastas vazias quando tinham conteúdo era a mais comum).
Só com uma Clean Install é que ficou em condições. Com o Ubuntu também já tive problemas, assim como com o Android e com Windows (inclusive o Phone).
Eu nesta questão de Updates significativos não entro na história de que funcionará sempre tudo bem só porque é o SO X, Y ou Z. Não acredito que tudo fique bem após Updates desta magnitude.
Clean Install sempre!
Desculpem mas não vai estar desponível para todos.
Por exemplo se o site da apple estiver com a nossa bandeira, indica so em Outono, não indicada data. ->
http://www.apple.com/pt/mac/ ( nesta página apos acessórios)
se entrarem em UK, indica a data de 30 de setembro. > http://www.apple.com/uk/mac/ (nesta página apos acessórios)
Em através na australia so no dia 1 de outobro
Para brasil so indica em Breve.
Ou seja, Devia ser indicado que nem em todos os países vai estar disponivel amanhã. E que em alguns país nem existem datas como caso do nosso país e ainda pior no brasil que nem que estão saírá. Em para nós poderá sair no máximo até Dezembro. LOL
O Office 2011 vai rodar sem problemas ??? Será compatível????
És muito inteligente.
Sabes em que estação estámos?
Sabes que nos Estados Unidos ainda vai ser dia 30, na Austrália já é dia 1?
LOL!
Já estamos no Outono e se aparecer hoje também se engloba no “em breve”. A Australia tem uma diferença de 11 horas para o Reino Unido, por isso um acontecimento no dia 30 de Setembro em Londres pode ser já dia 1 de Outubro na Austrália, dependendo da hora.
O facto é que todos os updates da Apple foram sempre disponibilizados em todos os países ao mesmo tempo. Nenhum sistema da Apple tem versões especiais para países diferentes, é a mesma (igualzinha) para todos
10.11.1 15B22c instalada aqui no meu hack. 😉
Alguem sabe me informar se será compatível com o Office 2011???????
O office 2016 aqui já rola no mac 🙂
usamos imac com o yosemite. Sendo máquinas de produção exclusivamente para desenvolvimento de conteúdos e aplicações 3d, considero mais seguro aguardar que haja confirmação não só de estabilidade sem necessidade de eventuais upgrades, destes motores 3d assim como garantias de melhoramento de perfomance independentemente da informação que a Apple nos dá.
Por outro lado, penso que só farei upgrade quando passar aquela “fúria” típica dos utilizadores mais ansiosos em ter o último grito.
Tenho a certeza que virão problemas, correções, até sentir uma mínima confiança que normalmente só acontece ao fim de um ano. Nessa altura faço os upgrades.
Uso este princípio no Mac, Linux e no Windows.
Porque é que não pegas num disco usb e fazes time machine para lá?
olha um utilizador dos antigos e dos calejados. É a velha máxima, deixar sair pelo menos 2 actualizações.
Depois de gastar uma pipa de massa na compra do hardware para correr isso dizer que é grátis é uma maneira de falar.. Tá mais que pago todas essas actualizações!!
O que é bom, paga-se…
Depois de o meu MacBook pro, em 2010, ter ficado ± por 600€ (uma promoção da RP, mais dedução em IRS), e estar a receber 5 anos depois uma versão do sistema sem qualquer problema, parece que não me ficou assim tão caro. Mesmo pelo preço normal, a vida útil da máquina mais que compensa. Só não compensa, porque não tenho justificação para trocar por um novo, apesar dos retina me ficarem na retina.
É claro que meti um ssd e mais memória, mas isso, em 5 anos, é normal.
Mas, o MacBook pro, que veio dos Estados Unidos antes, em 2008, e levou um banho de sumo (o que me levou a ter que comprar este com urgência, para poder trabalhar), também ainda vai levar a actualização (sim, depois de sequinho, e me ter obrigado a comprar um novo, ressuscitou…) e ainda está aí para as curvas…
Só para esse, de 2007 a 2015, se cada sistema custa 30€ à Apple, eram 240€.
Sim, até pode dizer isso, mas agora eu agora rio me e relembro o meu macbook pro de 15″ é de finais de 2007 e corre a ultima versão do OS X ….. chega para o dia a dia (web, filmes, Word, Excel, musica … )
E no dia em que saiu era só uns bons anos á frente de tudo o resto : Corpo em aluminio, Ecrã led, retroiluminação do teclado e bateria a durar umas modestas 4 horas …. enfim, como disseram a qualidade paga-se.
olha podemos dizer o mesmo do windows. ahhh espera compras o pc a outras empresas que não a MS, mas sabes que pagas o windows quando compras uma máquina, e que qd sai uma nova versão tens de pagar por ela? (excepto com o windows 10)
Errrado!! Vai lá ver o preço de um portátil sem SO e com Windows e depois vem cá falar se realmente estás a pagar o SO.
estás! A Microsoft não dá licenças gratuitas aos fabricantes de portáteis, a Microsoft recebe dinheiro dos fabricantes.
O preço que os fabricantes fazem nesses máquinas sem SO não te vai mostrar o custo que têm com as licenças, pois nada os impede de melhorar as suas margens.
Edit: E não paguei pelo Windows 8.1 – sim, foi um update tal como foi o Yosemite ou como é este El Capitain.
Não gostei dessa nova fonte do OS X, chamada “San Francisco”. Ficou muito parecida com a “Roboto”, do Android.
Não tem nada a ver!
Eu tenho é saudades do maverick 🙁
Boas!
Qual é a melhor forma de fazer uma instalação limpa? Ou seja, para que seja como comprado de novo, mas com a nova atualização?
Obrigado
sacas, gravas o iso e corres a partir da drive dvd
O meu MacBook não tem drive. Dá para fazer como nos Windows e criar uma pen de boot ?
Dá.
Mas não precisas, basta usares a recuperação por internet.
podes. tens é de usar linha de comandos ou aplicações de terceiros.
Vamos ver se este se este consegue superar o 10.6 Snow Leopard, para mim ainda não houve nenhum tão estável e completo como esse.
Neste momento não está ao nível do Snow Leopard, mas tendo em conta a versão GM, diria que o 11.11.1 / 11.11.2 será tão estável como o Snow Leopard
Ainda não saiu a 10.11 ao público e eu já a uma semana com a 10.11.1 beta, andam a trabalhar depressa. Eheh
“As grandes alterações estão focadas na melhoria da experiência de utilização, com alterações em várias aplicações de base, e no aumento da performance, sendo cerca de 1,4 vezes mais rápido.” Só espero realmente que o seja mesmo 1,4 vezes mais rápido que o anterior…. é que o meu está bem lento!! Vou esperar por a pplware depois colocar aqui um How-to para se fazer uma instalação de raiz. Assim aproveito e ponho a casa em ordem..
Algumas coisas no interface e no browser poderão ser assim, e é isso que a Apple menciona, mas o ganho no global não é esse, nem a Apple faz essa afirmação.
Para quando a escrita em sistemas NTFS sem necessidade de aplicações de terceiros?
talvez quando a Microsoft disponibilizar uma licença sem custos significativos.
O NTFS foi desenvolvido pela e para a microsoft
Pelo menos NTFS consegues ler. Não tenho a certeza dos últimos Windows mas pelo menos até ao 7 discos em ext ou hfs nem sequer conseguias ler os conteúdos.
Alguém sabe que horas costuma aparecer para download?
Se continuar como nos últimos anos, 18:00
Muito Obrigado, alguém tinha dito 14:00 , porem continuo perdido.
14h se for no Brasil
Muito Obrigado!
Boa tarde. Tenho um Asus G74Sx com processador 2.2Ghz e 16GB de RAM a correr o Windows 10 e o OS X 10.11.1. Já tenho o OS X desde o 10.8 no meu portátil e posso dizer que quando o comprei não existia nenhum Mac com as mesmas características e que com metade da RAM e um processador mais fraco custava mais 1500€. É certo que se paga o SO, apesar de indirectamente. É também certo que a Apple não dispõe da panóplia de hardware que se pode encontrar num PC, que muitos como eu constroem de raiz segundo os requisitos que cada um bem entende e que é mais simples criar software para máquinas “padrão” do que para uma enorme diversidade de hardware diferente. Sendo utilizador de ambos os SO’s há já alguns anos posso dizer que tem vantagens e desvantagens um em relação ao outro mas não posso afirmar que um é melhor do que o outro sem referir em que circunstâncias. Já está guerra entre utilizadores Windows e OS X é antiga e vêm-se quase sempre os mesmos argumentos. Eu digo, instalem os dois, nativamente, na mesma máquina (PC ou Apple) e depois sim, façam comentários com base na experiência e não no que lêem, ou ouvem dizer.
Obrigado.
Odin79 isso não é um mac é um hackintosh
Hackintosh o nome diz tudo Hackintosh é como aquelas copias foleiras que se compram nos chineses quando a Apple laça um novo update la vai ele procurar por o tony é chic.
Alguém sabe dizer como o El Capitan tem rodado em um MacBook Air com i5 e 4Gb? Honestamente há +fluidez ou +lags? Estou receoso de instalar, pois meu MBA não dispõe de tanta RAM assim.
Estou a usar o el capitan num macbookpro 2010, com 4 GB RAM a correr a 1066mhz (mais lenta que o MacBook air) e está mais fluido que o mavericks (versão que tinha instalado antes)
@Daniel: obrigado pelo feedback.
é HOJE 🙂
Atencao que ha coisas que vao deixar de funcionar por causa da proteccao de integridade do sistema. Pode ser desactivada no entanto
Exemplos:
Jogos da GOG.COM baseados no X11
Totalfinder
Alguém sabe dizer se certo tipos de Drives de periféricos externos que não tenham suporte para 10.11 existe alguma solução próxima para ficarem a funcionar igual nesta versão de OS X ??????
Obrigado
Cumps
windows xp e windows 7 são os melhores sistemas do windows o window 8 é lixo o 9 nem o vi o 10 é outro lixo até que decidi mudar para Mac foi a melhor coisa que eu fiz bye bye windows
Será para que horas em portugal??
Já por ai anda…
https://pplware.sapo.pt/apple/mac/ja-chegou-o-tao-aguardado-osx-el-capitan/
Já vos aparece para atualizar? A mim ainda não xD que espera :O
Sim Fernando, eu sei bem a diferença entre um Mac e um Hackintosh, e não, se soubesses do assunto não dirias isso
um hack bem feito não precisa de nada aquando do update. Como o meu que é nativo e vanilla install… Quanto a ser chic, isso é ter um Mac… Cliché!!!