System Lens – Veja quem consome mais recursos no OS X
A importância de conhecer bem os recursos que as nossas máquinas têm e a forma como são consumidos é grande e pode ajudar a que detectem problemas em software que têm instalados.
É assim que que podem detectar consumos elevados de bateria ou aquecimentos anormais nos equipamentos, por exemplo.
Todos os sistemas operativos têm formas próprias de detectar e mostrar esses recursos e os seus consumos, mas na maioria dos casos são demasiado complexos e pouco práticos de usar para o utilizador normal. É aqui que entram as aplicações com o System Lens, para OS X.
O System Lens permite que detectem as aplicações que mais recursos estão a consumir no vosso Mac. Com esta informação podem depois verificar se é justificável esses consumos ou se necessitam de intervir de forma a controlar um problema.
A forma como o System Lens mostra a informação permite que qualquer utilizador o possa usar e entender a informação do sistema. Ao olhar para o consumo de CPU consegue catalogar e ordenar as aplicações de forma a apresentar as que estão a consumir mais recursos, tendo disponível uma escala de consumos.
Ao ficar localizado na barra de menus do OS X, o System Lens tem uma dupla função. Para além de apresentar a informação num menu que é mostrado ao clicarem no ícone da aplicação, este mostra ainda um pequeno gráfico onde podem ver de imediato o consumo de recursos.
Mas o System Lens tem mais para oferecer do que a apresentação dos dados. Podem ainda na sua interface terminar as aplicações que estão a ter os comportamentos não desejados.
Basta que cliquem numa linha e de imediato será mostrada a opção para fechar a aplicação. Notem que esta será terminada de imediato pelo que devem gravar o vosso trabalho antes de a terminarem.
É possível definir um grande conjunto de variáveis nas configurações do System Lens. Para além das habituais opções de iniciar o System Lens no arranque do OS X e opções similares, podem, na zona Avançada, definir valores mínimos para catalogar as aplicações e os seus consumos.
É ainda possível criar listas de exclusão de aplicações, que não vão ser mostradas na interface do System Lens. Se preferirem podem também esconder as categorias de consumos que entenderem.
O System Lens é uma excelente aplicação para terem no vosso OS X. Permite que de forma fácil e simples tenham controlados os consumos de CPU do vosso Mac e que detectem as aplicações que mais consomem esses recurso.
Com a mesma simplicidade e facilidade conseguem terminar as aplicações que estão a provocar estrangulamentos ao vosso sistema e assim libertá-lo para as tarefas que necessitam.
O System Lens era uma aplicação paga até à pouco tempo e agora está gratuita. Não existe indicação se o seu preço voltará a ser reposto, mas para já aproveitem e instalem-na.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: OS X 10.7+
Download: System Lens 2.2 [6.5MB]
Homepage: System Lens
Este artigo tem mais de um ano
Fico preocupado por ver que a Keka te consome poucos recursos. Não estás a dar tudo o que tens! 😛
OFFTOPIC:
Tenho um pc onde queria instalar Windows e Linux. Por burrice minha, instalei o Linux e “destrui” a instalação que tinha do windows. Neste momento, nao tenho nenhum CD/DVD com o windows. Apenas uma ISO para onde queria colocar numa PenDrive.
A minha dúvida surge no seguinte: Existe alguma forma de criar num MAC uma Boot/instalador Windows? Já tentei recorrer ao Bootcamp e criar uma pen com boot mas depois no PC nao arranca.
Ou seja, conhecem algum programa para MAC que consiga criar PENS USB para instalar o Windows?!?
(Sim, eu sei.. é mau.. mas as vezes dá-me jeito ter o windows e queria começar a usar o linux.)
Obrigado desde já!
VMWARE
acho piada ao wallpaper …