PplWare Mobile

Malware no macOS está a aumentar e cresceu 744% no último ano

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. RuiZ says:

    Claro que sim… nem uma menção aos autores do “estudo”, uma empresa de “anti-virus” que foi hackada…

    • Nome* says:

      1.tens um PDF com o estudo completo 2.desde quando a mcafee foi “hackada” 3.o fanatismo dói, e é esse o teu caso, mas não te preocupes que há mais como tu

    • Paulo says:

      Ainda continuam com estas tretas do “Aii o iPhone, aii o MAC OS não tem virus!! É tudo mentira!!”

      Mas será que podem deixar de ser fanboys por uma vez na vida e admitir que existe falhas ou possíbilidade de haver malware para os mesmos? Há sempre desculpas.

      Quando são noticias do Windows, os típicos fanboys vão logo correr para cima do artigo críticar (que estão no seu direito) o Windows é isto e aquilo, quando é o seu MAC OS ou iPhone enfim tudo o que envolva Apple, é mentira.. isso não existe! É impossível de haver malware para MAC OS.

      É de rir, cada comentário desses sinceramente nem sei o que pensar, se o user é mesmo tapado ou não sabe que todos os sistemas, repito TODOS tem as suas falhas ou bugs inevitávelmente cada update é outra brecha que se abre.

      Sempre vai existir, quer queiram admitir ou não. Isso já não é problema meu, e não não sou fanboy do Windows, se fosse não tinha um telemóvel com sistema Android e um outro PC com Zorin OS.

      Saber reconhecer as coisas é que é diferente e não é para todos.
      Basicamente o que o Mr. RuiZ é que é impossível haver malware para MAC OS embora por outras palavras… Não acredita na possibilidade de existência de Malware para o seu “sistema ultra protegido contra tudo” tanto que a CIA tinha ferramentas para tal, curioso não?

      Apesar de as ter resolvido, não significa que não as houve.. Alias sempre haverá porque pela Apple ter corrigido não significa que a CIA e outras agências não desenvolvam outras ferramentas mais sofisticadas que as que foram reveladas. Logo como é que podes dizer que o teu MAC OS é seguro?

      E sim eu sei, que não disseste isso mas é isso que pretendes transmitir, se não pretendes é o que levas os outros a pensar.

      Vamos lá parar com essas coisas do fanbozismo porque isso não leva a lado nenhum, mas se quiseres continuar está a vontade, é problema teu.. E cada comentário desses é outro para a malta se rir.

      Cuidado, é tudo mentira! Tudo o que saia da Apple e vulnerabilidade é tudo mentira! Cambada de Invejosos não é assim que tu pensas? Hummm eu penso que sim, tu e mais uns quantos..

    • Álvaro Campos says:

      A menção está lá e logo no inicio.
      Fica aqui o mesmo link: https://www.mcafee.com/us/resources/reports/rp-quarterly-threats-mar-2017.pdf

    • Dope says:

      Tens de deixar o contacto do teu dealer…. essa cena é do melhor!!!

    • Ai Ai says:

      Por fim a realidade vem ao de cima, agora que já há utilizadores e máquinas suficientes no mercado para que se torne interessante atacar, caem como todos os outros. Isto era uma questão de tempo. Como em tudo, homem faz, homem quebra.

  2. Rui says:

    Ninguem com mac tem virus…esses estudos valem o que valem. Entrentanto por cada noticia de mac infectado 1000 pcs com windows foram infectados

  3. Belmonte says:

    Mais uma notícia falsa sem fundamento nem provas.

  4. 31 says:

    Se vires isto está correcto e é relevante por três motivos:
    – Um matemático, 460 mil ameaças novas, é diferente se o universo for 1 ou 1000000000000, se fossem em Windows um aumento exactamente igual provavelmente seriam um mero aumento insignificante de 0,000000000000744% e não de 744%.
    – Tecnológico, o Mac e o Linux não corriam vírus porque pura e simplesmente não conseguiam, é um núcleo monolítico, que tem as suas vantagens e desvantagens, não consegue por exemplo ter vários programas com componentes “partilhados” a ser executados ao mesmo tempo de forma “coordenada”), mas coisas coisas estão a mudar.
    – E para terminar coisas como o HTML5 e seguintes tornaram as plataformas parcialmente irrelevantes, se por exemplo, a “coisa” estiver feita em HTML5 e se limitar a funcionar no browser, se estiver bem feita o browser é relevante e o sistema operacional não é relevante (e digo HTML5 porque as capacidades dele de fazer este tipo de estragos são similares ao JAVA e Flash que a Apple baniu, para trocar por uma coisa destas, praticamente igual).

  5. Jorge Carvalho says:

    Sem fundamento não , mas “engraçada” sim :

    “Just as last quarter, the big increase in Mac OS malware was due to adware bundling. ”

    Malaware não é adware , mas enfim.

    Abc

    • um gajo na net says:

      adWare = Malware

      • Jorge Carvalho says:

        Nope , tenta outra vez

        Abc

      • Brasão SS says:

        @Gajo!

        Uma pesquisa rápida e verias as coisas como são. A vontade de dizer mal é tanta que nem te dás ao trabalho de fazer uma breve pesquisa.
        Embora o Adware esteja na mesma categoria do malware, uma coisa não tem nada a ver com a outra.
        O Adware até é usado de forma lícita por algumas empresas de publicidade. O problema é que muitas abusam e depois vêm o Adware ser classificado como malware, devido a ser demasiado intrusivo e atrapalhar o usuário.
        Podes ser mais justo, ao menos?

    • Alexandre says:

      Vai quase dar ao mesmo… a diferença é que no adware sabes que o tens e o objetivo até pode não ser de fazer mal ao computador mas sim de mera publicidade forçada, enquando no malware não sabes que o tens e existem más intenções. Vírus é ainda outra coisa diferente que ao que me parece tem caído em desuso.

    • Ai Ai says:

      Se vamos por aí, os PCs windows hoje em dia também sofrem primariamente de “Adware” porcaria que entope o sistema. Vírus na verdadeira acessão da palavra já lá vai o tempo. Mas, sim eu sei, qualquer problema no Windows é vírus, no Mac é só impressão nossa. Tá tudo bem, toca a andar nada para ver. Só sei que eles cá aparecem.

  6. Diogo says:

    Acham? MENTIROSOS! Macs e IOS não tem NADA destas coisas! Então o melhor sistema do mundo com isto? Nao nao

  7. Str says:

    FAKE NEWS eheheheheh 🙂 🙂 🙂

  8. Pedro says:

    O XProtect trata disso.

  9. iSheepNot says:

    Acho piada que quando o assunto é revelar falhas de segurança nos dispositivos e sistemas operativos da Apple, toda a gente aparece a defender, a pedir provas e a pôr a em causa os estudos realizados. Todos ficam na defensiva como o nosso orgulho é ferido quando nos é apontado um grande defeito que nos recusamos a admitir.

    Quando é qualquer outro sistema operativo ou dispositivo, independentemente do fabricante, todos preferem acreditar que sejam verdades as questões de insegurança e nem sequer acreditam numa possível ideia de a notícia ser falsa.

    Isto é um fanatismo tão cego que superou largamente as crênças religiosas. Impressionante…

  10. Francisco says:

    Alguns comentários aqui, só me fazem lembrar Mohammed Saeed al-Sahhaf, antigo Ministro da Informação Iraquiano, que negava categoricamente que toda e qualquer espécie de invasão americana no país era falta, quando literalmente os americanos ja estavam no pais, instalados e a ocupar pontos estratégicos do Iraque. Mas cada um é que sabe, e acredita naquilo que quem entende. O orgulho por vezes é lixado.

  11. Rui says:

    O pior cego é aquele que não quer ver

  12. João Raposo says:

    O problema são as pessoas que instalam tudo o que aparece nos pop-ups dos sites de ver bola e filmes. Ou seja, é o utilizador que instala MANUALMENTE estes Adwares.

    • ... says:

      Pois é mesmo esse o problema. Para o solucionar basta não ligar o PC/MAC para o resto da vida.
      #ThanksCaptainObvious

      • João Raposo says:

        Oh seu esperto, então no Windows não se apanham virus e adware do nada!?!??!? Uma pessoa foi ao site errado, não instalou nada e fica infectado. Isso não acontece no Mac. É como dizer que o meu carro tem tendência a acidentes porque eu o guio contra uma parede de propósito todas as semanas.

  13. Sandro Santos says:

    mcafee… lol.

  14. Apoca says:

    ainda bem que o mac’s nunca tem esse tipo de problemas…olha se tivesse x’DDD

  15. Filipe Teixeira says:

    É o preço da fama, quanto maior o market share mais apetecível é para estes esquemas.
    O mesmo acontece com o windows, android ou outro qualquer sistema operativo.

  16. julinhe says:

    “The latest McAfee Threat Report shows that macOS malware grew by 744% in 2016, with around 460,000 instances detected. Behind the headline number, though, are a couple of reassuring facts.

    First, while Mac malware is on the increase, it is almost a rounding error when viewed alongside Windows malware. All malware detected last year combined totalled more than 600M instances. Of this, around 15M examples were mobile malware – almost all of it Android …

    Second, the large increase in macOS malware was mostly due to adware bundling – software that results in Mac users being exposed to ads rather than risks to their machines.”

    fonte: https://9to5mac.com/2017/04/06/macos-malware-mcafee-threat-report-april-2017/

    • Brasão SS says:

      Agora em português. 😉

      O último McAfee Threat Report mostra que o malware macOS cresceu 744% em 2016, com cerca de 460.000 casos detectados.

      Por trás do número da manchete, porém, são um par de fatos tranquilizadores.

      Primeiro, enquanto o malware do Mac está a aumentar , é quase um erro de arredondamento quando visto ao lado do malware do Windows.
      Todos os malwares detectados no ano passado totalizaram mais de 600 milhões de instâncias.
      Deste exemplo, cerca de 15 milhões de exemplos foram malware móvel – quase todo o Android …

      Em segundo lugar, o grande aumento no malware macOS foi principalmente devido ao pacote de adware – software que resulta em usuários de Mac sendo expostos a anúncios em vez de riscos para suas máquinas.

      Fonte: https://9to5mac.com/2017/04/06/macos-malware-mcafee-threat-report-april-2017/

      Lol
      É para quem não quer ler inglês.
      Tradução “à la Google” mas dá para perceber.
      🙂
      Todos os dispositivos são passíveis de ser atacados é certo , mas por vezes os títulos enganam bem os leitores.
      Há números e números.
      Abraço

  17. bruno says:

    Lol. “restantes sistemas operativos” deve querer dizer “Windows”. Uso Linux há 17 anos e nunca tive malware.

  18. Daniel says:

    Aparentemente há muita gente nesta secção de comentários que não sabe qual é a diferença entre vírus e malware.

    • Nhó says:

      Nos comentários? No post 😉

    • blimb says:

      malware são os serviços em background da apple, correto?

      • Daniel says:

        Em vez de tentares ser engraçado, devias ter lido o artigo original:
        1 – Maior parte deste malware é adware. Ou seja, ao contrário dos vírus, requerem a autorização explícita do utilizador, não são auto-replicáveis, são mais fáceis de remover, e não corrompem ou destroem dados pessoais do utilizador.
        2 – Maior parte deste malware vem de plataformas comuns (HTML5, por exemplo), o que significa que também estão presentes no Windows.

  19. blimb says:

    Impossível, o mac OS não tem virus.

  20. Lol says:

    Tchiii! Tantos fanboys da Apple! Ela assim nem precisa de fazer publicidade, tem aqui estes noobs a argumentar que Mac OS não tem “vírus” (que não é o mesmo que MALWARE)… Eh pá! Leiam isto antes de comentar besteira:http://www.digitaltrends.com/computing/can-macs-get-viruses/amp/

  21. Tiago says:

    O McAfee por si só já e um vírus xD

  22. Tiago Marques says:

    “imunidade que mais nenhum outro sistema operativo teve”, sempre troll
    desde que me lembro o linux sempre foi considerado o sistema mais seguro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.