PplWare Mobile

O macOS também vai deixar em breve de suportar apps de 32bits

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. 1904_3526 says:

    E as aplicações que não existam em 64 bits?

    • André says:

      Lê a porra do texto e já percebes! Até transcrevia, mas para preguiçosos como tu nem sequer me vou dar ao trabalho. Está lá TUDO.

    • joaquim says:

      Não interessa… Se fosse no Windows que isto acontecesse é que era o fim do mundo…. 😉

    • Amilcar Alho says:

      Batem na trave…

    • Eu says:

      Faz uma década que os processadores a 64 bits são uma realidade.
      Se o utilizador ou empresa dependem assim tanto de uma App incapaz de migrar para a já não tão nova arquitectura, então nem devia de actualizar o OS e manter-se nessa versão, assim como as empresas que dependem de AS400.
      Uma década é muito tempo e ainda assim a Apple dá agora meses até cortar o cordão umbilical.
      Mudar para 64 bits (desde que o runtime suporte), devia de ser tão simples quanto recompilar a aplicação.

      • Bruno says:

        Na verdade a Apple ainda vai dar alguns anos para as aplicações de 32 bits. O que avisou é que daqui a 1 ano vai deixar de aceitar que sejam submetidos updates para a loja de apps a 32bit.

    • Bruno says:

      Na versão a seguir ao High Sierra ainda haverá suporte para aplicações a 32bits, por isso muitas dessas apps continuarão a correr. Daqui a 2 anos é que essas apps começarão a ter problemas, mas é uma incógnita que nível de suporte haverá nessa altura.

    • nsertivo says:

      temos pena!… senão ainda estávamos a utilizar as de 8 bits…

    • Bronze de Agosto says:

      Ou passam a existir ou desaparecem! Fácil!

    • Belmiro says:

      Os 64 bit já existem aos anos, a grande maioria dos CPU já são 64 bit. Se há Apps que não se atualizaram podem sempre fazê-lo, se não o fazem é porque são antigas e sem suporte. Se precisas delas ainda podes usar uma VM penso eu, de resto não se pode atrasar o progresso porque há um par de empresas que usam sistemas pre históricos.

      • MacacOS says:

        Retrocompatibilidade não implica atrasar o progresso. A maioria dos CPUs são de 64 bits e a maioria dos programas também, suportar programas antigos que no entanto podem fazer falta a alguns users não atrasava nada.

        • Belmiro says:

          Se tens os SO ou hardware a abandonar algo (32- bit) que já oferece alternativa desde há anos (64- bit), as empresas preguiçosas (sejam as que produzem software ou as que usam como aeroportos, hospitais, bancos, etc) são obrigadas a atualizaram, caso contrário, vendem o software e esquecem os updates posteriores.

          Outra coisa a pensar é que os 32 bit estão contados, os 64 estão generalizados e com isso pensem, na hora de dar mais de mil euros por um Mac ou Surface, de comprarem 8 GB RAM ou mais.

        • Bruno says:

          Retrocompatibilidade tem um custo em trabalho e tempo de desenvolvimento que poderão ser aproveitados para desenvolver outras coisas no sistema. Manter retrocompatibilidade reduz também alguma flexibilidade para o rumo de desenvolvimento do sistema. De modo que faz sentido que haja um limite temporal para isso, não deve ser eterno, sendo que as pessoas estão a ser avisadas quando ainda falta bastante tempo para deixar de se poder correr apps de 32bit.

          • Helder says:

            Não sabes do que falas para dizer “tempo de desenvolvimento”.

          • Bruno says:

            @ Helder, qual é o teu problema com tempo de desenvolvimento? Deves achar que debugging de mais código, avaliação de compatibilidade com um maior leque de aplicações, etc, etc, não dá trabalho nem demora tempo!

        • Sujeito says:

          Retrocompatibilidade implica, em muitos casos, atrasar o progresso. Tal como neste caso.

          Basta veres o 31 em que a Microsoft está metida.

    • Caramelo Voador says:

      Deixarão de funcionar? Parece-me lógico… “O iOS 11 vai marcar o fim das apps de 32 bits nos dispositivos móveis da Apple. Com a chegada desta versão, deixa de ser possível instalar ou executar qualquer uma destas aplicações, sendo mostrada uma notificação ao utilizador.”

  2. Bruno says:

    Um reparo! É verdade que é com o High Sierra que a Apple vai começar o processo para deixar de suportar apps de 32 bits, será a última com suporte total, mas o High Sierra não será a última versão em que se pode correr apps de 32bits, sendo que os alertas “intensivos” que a Apple mencionou são para a versão a seguir ao High Sierra – discurso no “platforms state of the union”!

    • Bruno says:

      “…. Apple mencionou são para a versão a seguir ao High Sierra…”
      …. Apple mencionou são para aparecer na versão a seguir ao High Sierra (não no High Sierra)…

  3. ze ninguem says:

    e se não forem nem 34 nem 64?

  4. scutter says:

    o grande problema é basicamente no sector empresarial e isto passasse não só na Apple como na Microsoft, simplesmente a plataforma x64 está á tanto tempo no mercado, e ainda andamos a usar app’s para a plataforma x32 e nalguns casos mais antigas, e não existe qualquer update para essas aplicações e nem vai haver, o que obriga a ter inevitavelmente maquinas mais velhas com software desactualizado para continuar a operar com esse softwares específicos, ou nos casos possíveis usar maquinas virtuais como alternativa, isto já é um mal que vem de á muitos anos, e não é por culpa dos fabricantes de sistemas operativos, mas sim dos developers que fazem softwares dedicados para algo especifico, não melhorarem o programa para poder ser usado na nova plataforma…

    por mais estúpido que pareça eu em pleno 2017 ainda uso softwares a correr em msdos para ligar via porta de serie ou de rede para configurar equipamentos de ponta, e as empresas que fornecem o equipamento e software nem querem saber de fazer uma versão mais recente, isto é vergonhoso…

    agora esta situação para utilizador comum não tem grande impacto, pois o que usa na esmagadora maioria já tem evolução para a plataforma x64…

  5. Helder says:

    E que aplicações para macOS é que não existem com versão 64 bits?

    DIGA UM!

    Não há, não é como o Windows…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.