Como escapar ao código Árabe que está a bloquear o iOS e OS X?
Nos últimos dias veio a público um novo bug que afecta o iOS e o OS X. Segundo o que se tem vindo a verificar, um simples pedaço de código que seja enviado para um destes dispositivos ou a que estes tenham acesso, consegue fazer crashar a aplicação que lhe acedeu. Esse código, que por razões óbvias não vamos publicar, foi publicado num fórum russo e tem sido espalhado pelo mundo.
Qualquer pessoa o pode passar a outra e conseguir bloquear o equipamento em certas circunstancias ou parte das suas funcionalidades, pois fica agarrado ao serviço.
Mas se alguém lhe enviar um este texto para o seu equipamento, como se deve livrar dele?
A forma de espalhar este código, que não é um vírus ou outro tipo de malware é extremamente simples. Basta um simples Twit de alguém conhecido ou que sigamos para que ele de imediato chegue ao nosso dispositivo.
Também um simples email pode comprometer o funcionamento das máquinas e deixar este serviço inoperacional num iPhone ou num Mac.
E se acham que estas formas são simples demais, saibam que se criarem uma rede sem fios com esse texto como SSID, os vossos equipamentos podem passar a ter um comportamento anormal.
A Apple ainda não reconheceu o problema, mas pelos testes que já foram realizados, o iOS 7 parece ser imune este problema. Sobra ainda o OS X, que se espera que venha a ver a sua correcção na nova versão, ainda sem data de lançamento.
Mas se já receberam este texto, como o podem eliminar dos vossos serviço?
Na maioria dos casos o problema pode ser resolvido com o acesso ao serviço fora dessas duas plataformas. No caso do email ou de outros serviços de mensagens similares, basta aceder e eliminar a mensagem.
Devem fazê-lo numa máquina que não corra OS X, mas caso o tenham de fazer podem criar filtros para eliminar essas mensagens, sem terem de as abrir.
No caso dos serviços de IM, aceder por outros cliente que não seja afectado e fazer desaparecer o texto com novas mensagens. O Facebook, por exemplo, criou já mecanismos para evitar a propagação desse texto.
O pior deste problema são os serviços que apenas podem ser acedidos por equipamentos Apple, quer sejam por iOS ou por OSX.
Falamos por exemplo do caso do iMessages. Nestes casos, e porque estes não podem ser acedidos fora destes sistemas operativos, o que é aconselhado fazer é uma cópia do sistema, quer seja através do iTunes ou da Time Machine, e tê-las actualizadas para a eventualidade de receber o texto.
Não existe uma forma directa de fazer a remoção dos conteúdos sem ser numa máquina deste ecossistema e por isso a situação é mais complicada.
Este é um bug que afecta o core do OS X e do iOS, não se tratando de um problema de uma aplicação ou de uma função do sistema. Curiosamente, até agora apenas o Firefox pareceu estar imune a texto.
Espera-se que num futuro muito breve a Apple se manifeste sobre este problema e que o resolva com uma actualização nos seus sistemas operativos.
Até lá apenas devem proteger-se e ter cuidado com as mensagens que recebem. Os dispositivos não ficam inutilizados, mas pode tornar a sua utilização muito mais complicada e até desagradável.
Este artigo tem mais de um ano
Pensava que os crashs eram só com a Microsoft!!!!
E tens razão.
Como a Apple ainda não disse nada, obviamente não há problema.
O que há é uma data de gente que, por culpa própria, burrice talvez, anda a usar mal os aparelhos.
😛
Se fosse a Microsoft, não só ja teriam escrito 5 milhões de avisos por todo o lado como provavelmente já haveria um Fix It para remendar o buraco.
Pois ta claro pq a maioria dos virus\spwares e afins no windows n são instalados ou descarregados por culpa e mau uso dos utilizadores,alias é normal o windows ligar-se sozinho durante a noite descarregar vírus por obra e graça do espírito santo….
E calares-te?
Se soubesses do que falas, ó especialista de segurança informática…
lol…..
Vosselências levam-se um bocadinho a sério demais.
E sim, a maior parte dos *malwares*, porque vírus propriamente ditos já praticamente não há, são instalados pelos próprios utilizadores.
epic bug xD
Coisas da Apple… Pode ser que as pessoas finalmente percebam que os sistemas Apple não são mais seguros, apenas têm sido menos atacados. Ao menor ataque… pufff! Já eram. Se os sistemas Apple sofressem ataques como os que a Microsoft sofre, seriam verdadeiros passadores porque simplesmente nem sequer estão preparados para isso.
Não quero iniciar nenhuma guerra, mas isto não é um vírus então qual é o termo que lhe devemos chamar?
Bug?
Um código como refere o atigo. Tentei traduzir com um tradutor, na origem reconhece que é o idioma Árabe mas o resultado é sempre o mesmo, para qualquer língua que se queira traduzir.
Não podemos chamar vírus porque nem se trata de um programa informático. Pelo que é dito, trata-se de apenas um conjunto de carateres árabes (nada de más interpretações!) que fazem chashar o SO. Não passa de um bug (ou erro de programação), no mínimo estranho, mas apenas isso.
Estranho e não é pouco… que raio de bug.
É um bug no suporte para texto Unicode! De vez em quando aparecem coisas do género, e tb acontecem em aplicações doutros sistemas!
A diferença aqui é que o bug está numa API do sistema que várias aplicações usam, generalizando o problema!
Boas,
Para quem tiver JB é só instalar o GlyphPatch no repo do BigBoss.
Cumps
— Lamentamos mas foi removido! —
Se quizeres saber mais copia isto para o google e tens muito com que te entreter (se não fôr com Apple).
Não faz mal. Obrigado.
Devia ser disfarçado o link da 1ª imagem. Foi lá que eu o fui buscar.
Isso está em milhares de imagens por essa internet fora!
A ideia foi mostrar o simples que é o texto.
Eu vi, o Google mostra um monte de artigos.
Mas como és bom rapaz até te fizemos a vontade!
Eh Eh Eh… foi só meia vontade 🙂
Deixa como está que está bem…
Gostava de ver chegar o dia em que fosse colocada aqui uma noticia sobre a apple que não viessem os ignorantes ressabiados e recalcados falar mal. Gostei do comportamento do Facebook, mostra que estão atentos ao que se passa. Um abraço
Isto vindo de quem vai ser mandar umas postas de pescada, sempre infundadas ás notícias sobre Android, tem muita piada… para ti: Rennie!
*ser -> sempre
É o que dá comprarem coisas baratas… comprassem Apple, que está noutra liga. Na elite jamais teriam este tipo de problemas. É o que dá comprarem coisas de plástico em vez alumínio, com SO’s imaturos em vez de SO’s maduros, desenvolvidos e seguros como os da Apple. Não é para quem quer, é para quem pode!
(Afinal a Apple parece ser é da “liga Árabe”!)
haha bem visto.
e quem por algum motivo critica a apple, são só invejosos, por não terem dinheiro.
ha um ninho de pessoa que vive seriamente um mundo apple, e vivem enclausurados a isso, para eles o resto é lixo. ms,linux,lg, motorola,samsung, azus, AMD… mas prontos há que dar o desconto.
lixo? não. é mesmo uma questão de preferência. a seguir a os x, vem linux (ubuntu e debian). windows? não gosto. tenho instalado numa máquina virtual e só uso quando sou obrigado.
(e é aSus, não aZus…. és mesmo triste. mas pronto(s), há que dar o desconto).
mas existe algum sistema operativo que não tenha bugs? windows, linux, os x, chrome os, android, ios, etc. todos os dias são descobertas vulnerabilidades. é uma questão de tempo até a apple lançar uma actualização que corrija esse bug. não confundas com problemas de segurança, estabilidade, performance. o teu problema tem um nome: complexo de inferioridade. cura-te!
Complexo de inferioridade? Em relação ao quê?
SO’s imaturos?
O OSX está a ser desenvolvido desde os anos 80!
Além disso, o bug só faz o sistema abrandar.
Nenhum servidor pode ser atacado, nenhum problema de perda de dados, nenhum problema de escalagem de permissões, NADA!
Bugs, milhares de vezes piores que este são descobertos todos os anos para Windows e ninguém se queixa…
txiiiiiiiiiii credo, vou já colocar Apple, nem tinha reparado que tenho o PC “Windows” e estou cheio de bugs e nem sabia … lol… tou na brinca…. 🙂
Deves ter algum cuidado nessas afirmações pois tb há aplicações que tiveram problemas com o Unicode no Windows
Curioso, que abri involuntariamente uma página com esse código Árabe no Google Chrome em modo de navegação anônima, num MBP com Lion 10.7.5 e não aconteceu nada de nada.
O Chrome não é afectado porque (já) não é WebKit. Só são afectados o Safari e apps que usem uma certa API da Apple para renderização de texto. Isto em rigor é mais uma curiosidade do que uma ameaça. Em futuras versões do iOS é corrigido na boa.
http://arstechnica.com/apple/2013/08/rendering-bug-crashes-os-x-and-ios-apps-with-string-of-arabic-characters/
Acho que o Chrome tb sofre do mesmo problema, aliás há quem fale de problemas no Chrome tb.
O que pode acontecer é que o uso de outras definições para a codificação do texto evite o problema, pois tb há pessoas que não têm o problema com o Safari. Ou então a página que ele visitou não tem a sequência certa de caracteres!
Estive a ver e o bug só deve ter aparecido nalguma versão recente do OS X pois não tenho qualquer problema no 10.6.8 ou no 10.7.X
Quem tem jailbreak já tem um fix. Depois não digam que o JB é só pirataria. Instalem o GlyphPatch. Cump.
Ups tarde de mais… Ja nao vale a pena ir fazer pipocas…
Como já dizia o outro “Não é Um Defeito, é Uma Característica…”
Os americanos não gostam mesmo dos àrabes, até nas letras xP
Aqui há uns tempos o WP 7 também teve um problema semelhante, também havia uma combinação de carateres que fazia a aplicação Mensagens pifar – e pior, por causa dos Live Tiles fazia o sistema ficar seriamente lento.