Apple tem no macOS Catalina uma novidade com que gozou durante anos no Windows
O macOS Catalina chegou esta semana, de forma muito discreta. A Apple já o tinha mostrado antes e dados a conhecer muitas das suas novidades. Estas abraçam muitas áreas e focam-se numa melhoria substancial do sistema operativo.
De forma disfarçada, a Apple trouxe uma novidade a este sistema que estava a passar despercebida. O curioso é que depois de anos a gozar com uma funcionalidade do Windows, acabou por a abraçar no Catalina.
Uma nova funcionalidade do macOS Catalina
O UAC, User Account Control, chegou ao Windows com o Vista. Destina-se a controlar a forma como as apps acedem a áreas sensíveis e protegidas deste sistema. Na sua natureza, o UAC interrompe muito o utilizador, para assim garantir a segurança.
A Apple sempre aproveitou essa funcionalidade e a sua forma para tirar proveitos para si. Referia-se a ela como um bloqueio e mostrava que as suas soluções eram mais úteis e simples de usar. Claro que ainda assim, mantinha os elevados níveis de segurança.
UAC, um velho amigo chato do Windows
O problema é que agora, com o macOS Catalina, a Apple acabou por ter de implementar um sistema similar. Neste sistema há agora também um mecanismo de controlo para controlar a instalação de novas apps e, ao mesmo tempo, o acesso a áreas do sistema.
Também da mesma forma que aconteceu com o UAC, os utilizadores estão a queixar-se que desta novidade. Reclama que é intrusivo e que está constantemente a incomodar os utilizadores.
Internet lembrou a Apple da sua posição
A Internet também não perdoou esta nova posição da Apple e o Twitter foi rapidamente inundado de publicações. Estas querem recordar a posição que a empresa tinha anteriormente face ao UAC.
Referem também que depois de tantas observações e comentários, a Apple fez o mesmo. Acabou por abraçar também no macOS Catalina algo completamente similar.
Apple macOS Catalina copied Windows Vista UAC feature?
— Yan Zhu (@picturepan2) October 8, 2019
A Apple acaba por dar razão à Microsoft
Na verdade, o que a Apple colocou no macOS foi um sistema em tudo similar ao que a Microsoft tem presente no Windows desde o ano de 2007.
Acaba por provar que a decisão tomada na altura pela Microsoft foi acima de tudo acertada e que é esta a posição para garantir a máxima segurança.
Este artigo tem mais de um ano
É impressão minha, ou no Windows era apenas um aviso com um Ok, que não tinha nada para fazer, requeria intervenção manual, mas no macOS Catalina tem Ok e Don’t Allow, resolvendo o assunto logo ali? Se for assim, não é a mesma coisa, isso muda tudo!
é só impressão tua…
É impressão. No Windows são caixas Yes/No. E se a conta de usuário não tiver permissões de admin, tem que entrar com uma conta de administrador para permitir o acesso.
Ah ok, então é mesmo a mesma coisa. Obrigado pelo esclarecimento.
é impressão tua e isso não muda nada. copiaram tudo do windows tal e qual.
Copiaram o quê e quando? Na instalação das apps nada mudou com o Catalina.
Quem tem telhados de vidro…
O que esperar dos iDiotas da maçã podre?!
O que falta por aí são Idiotas 😉
Quem trabalha muito na área, e se lembra da novidade do UAC, também consegue lembrar-se que ajudou, drasticamente, a reduzir os problemas de segurança no Windows.
Nomeadamente, a pior ameaça de sempre, que é o próprio utilizador 🙂
Nada contra que implementem no MacOS. Ainda bem!
A maioria do utilizadores ainda tem a mentalidade que o MacOS é imune a problemas de segurança… assim a Apple força outra camada de protecção.
Patetice. No Catalina os alertas quanto à instalação de apps de fontes não seguras são exatamente iguais às anteriores.
É um bocado diferente, na altura a microsoft era basicamente para executar a aplicação.
Aqui estamos num cenário diferente, as coisas evoluiram muito, neste momento é preciso dentro de uma aplicação controlar diferentes tipos de autorização, assim como nos smartphones, controlar acesso a camara, localização… em 2007 não havia nada disto, nem estas necessidades.
Ou então a Apple estava com anos de atraso como é normal.
O MacOs pede autorização para aceder a pastas !
Pode ser que um dia destes consigam implementar a dock em 2 monitores, tal como o windows já tem.
É justamente o contrário. Em 2007 não era basicamente para executar, e sim para instalar a aplicação, e se somente ela fosse fazer alterações no sistema. E isso ainda é configurável. E era necessário, pois sem o UAC as aplicações podiam ser executadas livremente sem a permissão do usuário, alterando configurações do sistema. O que ocorre agora é que a Apple se deu conta que esse sistema é necessário no mac.
Opssss, acontece aos melhores 😛
Misturar isto com o UAC é pura anedota.
Abc
adoro estes comentários que nada adicionam a discussão, sem ser tentar inflamar a mesma. Era pedir muito para que adicionasse o porquê de considerar anedota? Isso sim, era de valor. Vá-la, concerteza que consegue com algum esforço
UAC – pede autorização para executar uma aplicação como modo de administrador
Permissões – pede autorização para que a aplicação aceda a determinadas funções (Bluetooth, pastas, localização, etc.). O diálogo só aparece UMA vez, não sempre que se volta a aceder à aplicação.
no windows acontecia uma coisa maravilhosa que os softwares deixavam de ter um comportamento normal e era visivel em softwares baseados em .net vs os softwares feitos em Delphin (WTF Delphin, pois é incrivelemnte ainda é muito usado) portanto vs mac:
as apps nao deixam de funcionar chateia uma vez nao chateia mais no windows nao sempre que executava a app perguntava questoes UAC.
Esta similar? sim !
é Chato? é! mas é uma vez nao é como o windows sempre…
Aplaudir de pé admitirem e dar razao a Microsoft é de gente que sabe estar!
ha comentarios desnecessario clubistas quem gosta de windows fixe para si fixe para mim fixe para todos e susecivamente para os restantes SO…
“é Chato? é! mas é uma vez nao é como o windows sempre…”
Desde que compreendas que no Windows sempre tiveste a possibilidade de controlar isto de forma a que não te fosse mais pedida a permissão a nível de aplicação, por mim tudo bem.
Essa função no windows é importante , por gozada que seja. claro que na altura do vista aparecia a cada aplicação que abria mas podíamos personalizar os avisos à nossa medida. Importante era para frotas de computadores em que o admin podia bloquear o acesso aos utilizadores a funções que não eram necessárias e assim eliminar muitos problemas que poderiam acontecer graças ao utilizador, por isso sim é uma boa funcionalidade gostem ou não dela.
maxima segurança? Apenas diz ao utilizador que ele tem que aceitar. Basicamente, dentro de 10 a 20x repeticoes, o utilizador faz sempre ALLOW, e nao sabe o que está a aceitar. O que é de mais……….
Oh, que horror! O pânico! O drama! A Microsoft também não dizia raios e coriscos do Linux? Era um cancro e mais não sei quê… E agora, é só love pelo pinguim! Deixem-se de discussões estéreis! 😛
Shhhhh, não os mandes calar, é de partir o coco com os comentários, actualmente a melhor fonte de comédia visto que a qualidade do stand up comedy tem estado a decair