PplWare Mobile

Mac – Arrume os seus ficheiros com o Automator

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Tiago Lopes says:

    Tão? Ninguem comenta?
    Não queria ser o primeiro.

    É um bom artigo, mas foge da filosofia de mac de ser tudo estupidamente facil.

    Parece que os macfags ao verem tantos menus, opcoes e texto ignoraram este excelente tutorial.

    Mas como disse: bom artigo Miguel Guerra!

    • Bónus says:

      A filosofia do sistema operativo do Mac é realmente a filosofia de ser tudo o mais fácil possível. Mas também existe a parte mais “geek” (ignorada pela maioria), como por exemplo o AppleScript ou os comandos do terminal.
      O Automator está no meio termo. Mas para ser uma ferramenta onde construímos as nossas próprias aplicações, sem recorrer a código, até está simples.

    • dppako says:

      Não percebo como permitem este tipo de linguagem neste site… insultar gratuitamente os utilizadores de mac, só de alguém com muito pouca formação e educação.

  2. a Friend® says:

    Muito Bom Caro Bónus!

    E a imagem está excelente, dado o outro artigo! 😀 eheh..

    Esta ferramenta faz mesmo imenso jeito e é bastante útil, e muitos dos utilizadores já a devem ter visto aos anos no Mac e nunca lhes deu para mexer por desconhecerem o seu potêncial.

  3. JF says:

    Admito a minha total ignorância relativamente ao Automator…Obrigado pelo excelente tutorial que muito jeito me vai dar!

    • a Friend® says:

      Dá mesmo muito jeito, ao inicio é “assustador” porque vemos uma quantidade de opções e não sabemos por onde nos virar, mas com o habito e conhecimento é algo mesmo muito simples e eficaz.

      Esta ferramenta tem mesmo um potencial enorme e o Bonus fez um excelente artigo a explicar o conceito base dele, dando o exemplo do “Drop it” .. mas o Automator faz mesmo muito mais que isso. É mesmo uma ferramenta poderosa. 😉

  4. O Automator é sem duvida uma grande ferramenta, que permite a qualquer um, sem saber nada de programação, fazer pequenos scripts que muito podem facilitar em muito a nossa vida…

    Bom Post 😉

  5. luisousa says:

    Seguindo a mesma linha de pensamento do Bónus, alguém conhece um programa semelhante para Linux? Desde que o Automator apareceu, sempre procurei por isso mas sem sucesso. É que não deixa de ser útil, seja para pessoas sem conhecimentos de scripting/programação, ou para quem os tenha mas queira poupar trabalho! 😛

    • luisousa says:

      Esqueci-me de acrescentar: é óbvio que não é assim tão simples criar algo deste género para Linux (pelo menos neste momento), dentro dos moldes actuais: não existe tanta integração entre o sistema e os vários programas, tal como acontece em Mac. Mas já não digo algo “universal” — até podia ser dedicado a um ambiente Gnome ou KDE: continuaria a ser uma excelente aposta!

    • Armando says:

      Eu já fiz algumas pesquisas sobre o assunto e não encontrei nada semelhante.
      É algo que não seria complicado fazer com recurso ao script+cron, mas dessa forma, a solução, também não é simples nem facilmente personalisável, para ser feita pelo simples utilizador.

  6. Alexx says:

    Tenho de confessar que como mancebo no mundo Mac, este tutorial, bem feito mas … assustador :-D. Já tinha andado a espreitar o Automator mas sem grande coragem para lhe mexer. Agora, acho que vou encher o peito e por as mãos na massa e fazer uma excelente tarte de maçã! Bom trabalho.

  7. Silva Pacita says:

    muito bom tutorial… 😀

  8. a Friend® says:

    [offtopic]

    Para utilizadores iPhone:
    https://www.youtube.com/watch?v=CvITBdsBbUo

    😆 Inventam tudo…

  9. Melo says:

    Grande artigo mesmo .
    Bastante útil. Mudei para MAC à pouco tempo, ainda estou numa face de adaptação, e esta ferramenta é mesmo muito útil, mesmo muito .

    Muitos Parabéns Miguel Guerra

  10. Celina says:

    Muito interessante o artigo! Tenho mac há pouco tempo e desconhecia por completo esse programa. Tentei usa-lo mas não estou a conseguir… eu queria que ele arrumasse ficheiros que vão ter à pasta das descargas… por exemplo, ficheiros que tivessem o nome “Mozart” para a pasta “Mozart” mas ele diz que não tem acesso a essa última pasta! Que terei de fazer?
    Obrigada.
    Cumprimentos,
    Celina

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.