PplWare Mobile

Lealdade dos utilizadores ao iPhone caiu para valores de 2011


Fonte: BankMyCell

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. Filipe F. says:

    “Apenas 7,7% dos utilizadores do Galaxy S9 resolveram abandonar a marca. Estes foram certamente rumo a uma das várias ofertas da Apple e acabaram por compra um iPhone”
    Sinceramente e ao contrário da análise do leitor mais facilmente imaginava muitos a irem para Huawei ou OnePlus etc do que irem de um S9 para um iPhone pelo motivo óbvio: era perder funcionalidades e qualidade geral por um preço maior. Portanto acredito bem mais que quem saiu da Samsung foi pelos preços e optou no Android por marcas mais baratas e igualmente boas

    • iDroid says:

      Quando falas em qualidade geral estás a falar em funcionalidades? Não pode ser, porque já as tinhas referido antes. Será que te referes à qualidade de construção? Isso também não consigo acreditar; os iPhones são reconhecidos pelos seus materiais e a forma como são construídos…

    • oleg677 says:

      no meu caso abandonei na semana passada o Huawei P10 e foi para S10plus – diferença total de qualidade, estou super contente com s10+

    • Marco says:

      Nem mais, eu troquei a Samsung não o S9 em concreto, mas topos de gama por Huawei quer em smartphone, quer em tablet e estou super satisfeito mesmo e é para manter a marca.

    • Gabriel Allon says:

      Acho que aqui foi má tradução do artigo original, onde diz “26.2% of individuals trading in their iPhone X moved to another brand compared to only 7.7% of Galaxy S9 users switched to an iPhone”. O artigo realmente afirma que 7.7% de utilizadores do S9 mudaram para iphone, e não fala de uma percentagem de utilizadores que tenham mudado para um outro android.

    • Aybara says:

      Assumir algo sem dados é considerado mau jornalismo.

      Gostava de saber em que se baseia o pplware para fazer essa afirmaçao. Se for baseado no que se passa aqui em casa e familiares directos, todos abandonaram os varios samsungs (note4, s5x2, s6 e s7) por ofertas equivalentes mas bastante mais baratas da Huawei e Xiaomi.

      Apple nunca foi sequer equacionado. O objectivo foi sempre ir para algo que fornecesse o mesmo que um Galaxy, mas por um preço muito mais baixo. Ir para iphone era exatamente o oposto: pagar mais para receber ainda menos.

  2. oleg677 says:

    A traduzir o título de notícia: Há menos pessoas que são tão teimosos que não querem experimentar outras coisas na vida.

    • ervilhoid says:

      de facto só experimentando, eu também era teimoso, apple hater, mas depois experimentei e não voltei

      • V.T. says:

        É engraçado, comigo foi ao contrário, ah e tal iPhone é que era, experimentei Android, gostei, continuei e já não quero outra coisa, e atenção que tenho topos de gama Android, portanto o valor de aquisição é muito semelhante…

  3. Casuístico says:

    Muito caro. Poucas pessoas podem optar pela Maçã. Saudações.

  4. Paulo Magalhães says:

    Não quero saber o que dizem ou pensam, para mim é iphone pois não tenciono andar a jogar ou a brincar com smartphones…

  5. V.T. says:

    Posso estar errado, mas penso que o estudo só se refere exclusivamente ao mercado norte-americano, ora se é assim nesse mercado, imagino a nível mundial. Uma verdadeira hecatombe para a marca da Maçã, que diga-se de passagem já há muito se esperava.

    • Wishmaster says:

      Verdade…o encanto desvaneceu a olhos vistos.
      As pessoas não olham para os telemóveis da Apple com aquele ar surpreendido ou de admiração. Actualmente, muitos outros telemóveis causam esse efeito e em termos de desempenho também acabam por demonstrar serem superiores em certas funções.
      A Apple deitou-se um pouco à sombra da bananeira, a meu ver. Fiou-se demais num estatuto que julgava garantido e a lealdade tem limites…
      Claro que há fãs incondicionais que continuarão, e há outra categoria que não sendo incondicional quer continuar a comprar iphone. Mas esses não permitirão o crescimento.
      2021 será o ano em que a Apple entrará na zona “residual”.

      • Miguel says:

        ‘2021 será o ano em que a Apple entrará na zona “residual”.’

        Já se anda a ler isso desde que me lembro. Enquanto a Apple continuar a vender iPhones que tem suporte, funcionam bem, e tem uma boa duração, as vendas continuarão boas.

        Eu enquanto proprietario de um iPhone não tenho que ficar admirado ou surpreendido com o mesmo, tenho é que ficar satisfeito ao utiliza-lo, e acho piada ler certos comentários em certos sites tipo pplware, acerca de que Android é que é, e que os proprietários de iPhone são uns burros e mal sobrevivem sem alguém lhes indicar o caminho da vida, e depois na vida real, nunca tive um iPhone a reiniciar sozinho, nem a fazer chamadas sozinho, mas pelo contrário, já tive varios relatos de Androids que parece que tem vida própria, incluindo alguns que já tive.

        Continuem como profetas da desgraça, já são muitos anos assim.
        Bom fim de semana

        • V.T. says:

          E obsolescência programada conheces? Há com cada um… É que além dos meus Androides nunca fazerem nada disso que ai escreveste, também nunca ficaram mais lentos sem eu saber!

          • Miguel says:

            O facto de os teus androids não fazerem o que eu descrevi não quer dizer que não aconteça.

          • V.T. says:

            Oh Miguel mas cada um tem de saber o que faz, ou pensas que não há iPhones que fazem isso ou muito pior? Cá está, não interessa os argumentos o que interessa é deitar abaixo…

        • Wishmaster says:

          Por altura da morte do Steve Jobs, escrevi aqui que o declínio seria no período de 5 a 10 anos após a morte. Só estou a ser coerente. Continuo a dizer que o declínio se verificou e daqui a dois anos e tal será ainda pior.
          A partir de 2021, a Apple não será mais do que um resíduo no mercado dos smartphones.
          Atenção que há analistas que prevêem queda a partir de 2020, não muito acentuada, mas prevêem queda. Não prevêem manutenção das percentagens.
          Mas eu não sou analista, portanto, talvez o que eles dizem se verifique e a Apple se mantenha além de 2021 com uma quota jeitosa.
          A meu ver (e volto a frisar, não sou analista), não acredito muito. Os novos players vieram agitar o mercado de forma muito considerável…coisa que em 2011 ninguém equacionava…
          As apresentações que ocorrerem em 2019 e 2020 são cruciais para a Apple.

          • Miguel says:

            Daqui a 2 anos vais continuar a dizer o mesmo, e a Apple continuará lá em cima 😉

            “A partir de 2021, a Apple não será mais do que um resíduo no mercado dos smartphones.” – vocês haters estão mortinhos que isso aconteça e nem conseguem perceber o mal que o monopólio da Google trará. Só conseguem ver Google à vossa frente? não conseguem ver mais nada ao lado? eu pessoalmente tive imensa pena que a Microsoft tivesse abandonado o Windows Mobile.

          • Wishmaster says:

            @Miguel
            Lá vêm os rótulos….Agora rotula-se tudo, é incrível…
            Aqui não há haters, há pessoas que têm opiniões diferentes ou que simplesmente não gostam de uma empresa ou outra…. O acto de rotular não é mais do que técnica de descredibilização do interlocutor sem o esforço de recorrer a argumentos.
            Então os analistas também são haters….porque dizem que, por exemplo, a marketshare do iOS não vai subir….
            Não são haters, são críticos objectivos, ou seja, estão-se a borrifar para as empresas em termos de gosto (se se preocuparem, é porque têm algum investimento nelas).
            Quanto a mim, quero que a Apple continue se trouxer novidades e avanços. Se continuar assim sem nada, caso feche, isso tanto me aquece como arrefece.

          • GM says:

            Miguel, eu não tive pena que a MS tivesse abandonado o WM/W10m. Tenho pena, pois continuo a utilizar o meu 950XL. Os dois sistemas que por aí andam não me convencem, apesar da MS ter considerado como “seu” o ANDROID, enquanto plataforma móvel, face à integração que tem feito com o W10. Mas, face às notícias (quase) diárias de falhas, bugs, apps manhosas e intromissoras, e gatunas de informação, retraio-me a substituir o meu não tão velho 950XL. Ainda assim, quando este der as últimas, pelo menos na bateria, irei muito provavelmente para um NOKIA, ainda que as características possam estar abaixo da concorrência chinesa, seja ela qual for, ou coreana. Mesmo assim, também não são muito de fiar, face às revelações recentes de envio de informações para servidores na China por parte de alguns modelos NOKIA, nomeadamente do 7Plus. O mal mesmo está no mundo ocidental ter colocado ” a carne toda no mesmo assador”, que é como quem diz, desenvolvimento, fabrico de peças, montagem, tudo, no oriente. Agora, com o mal feito pouco ou nada à a fazer para reverter.

          • Miguel says:

            Os analistas valem o que valem, muitos fazem previsões de subida de valor, outros de descida, no fundo algum irá acertar…. e se descer, vais dizer que “eu bem disse…” mas se não acertares, “é nos próximos 2 anos, vamos aguardar, está mesmo mesmo meeesmo quase”.
            Como já disse, já andamos na mesma conversa à uma série de anos 😉

        • Mico says:

          Ainda vi pessoas o fds passado a pedir iphone 6s plus na wortem, por cerca de 400 euros… 6s plus…

      • Mateus Pinto says:

        Um pouco à bananeira? Completamente seria o mais adequado. A Apple o único que fez durante anos foi otimizar o SoC para poder emagrecer o iPhone à custa de não evoluir o ecrã, bateria ou design, e ainda hoje introduz funções no iOS que já aos anos existem no Android; depois mantinha ecrã e baterias e design ridículos a preço de ouro. Um ano ainda podia arriscar, agora anos a fio? A concorrência já tinha smartphone com muita resistência à água, carregamento sem fio, ecrãs AMOLED, quase sem bermas etc e o iPhone ainda parecia um smartphone de há 10 anos e cada vez mais caro. Erro. Agora paga.

        • Wishmaster says:

          Verdade…Para não falar no dual-sim, que já há anos existia nos smartphones Android.

        • Miguel says:

          Tens noção daquilo que escreves? conta-me lá como era um smartphone à 10 anos para se perceber como é que o iPhone evoluiu 😉
          Essa pancada de andar a dizer mal só por dizer….

          • Wishmaster says:

            Ninguém põe isso em causa.
            De qualquer forma o pessoal parece esquecer que já existiam os pocket PCs que faziam montes de coisas….A memória é curta ou é puro desconhecimento.

          • Miguel says:

            Wishmaster, eu tive windows mobile à uns 12/13 anos atrás e era uma bela m…
            O touch e as funcionalidades actuais não tem sequer comparação. Antigamente num rádio FM também podias mudar de estação, mas tinhas que andar com uma rosinha à procura da melhor frequência, agora vais de Lisboa ao Porto, começas numa frequência e chegas lá noutra e nem tens noção de quantas vezes mudou a frequência de emissão. Tem tudo a ver né?

          • Miguel says:

            *rodinha

          • Mateus Pinto says:

            Miguel, já a maioria das marcas tinham um carregador comum micro usb, agora usb c, a maioria já há anos (inclusive os WM) que tem um sistema de ficheiros e partilham por bluetooth qualquer ficheiro, mesmo com um PC e o iOS/ iPhone/ iPad não o permitem (ou até há pouco). Os iPhones ainda não tinham OIS/EIS ou vídeo 4K e já imensos Android o tinham.

            Os iPhones em desenho e funções até ao iPhone X ou iOS 13 pareciam presos no passado…

          • Miguel says:

            Mateus, vá, conta lá como era um smartphone à 10 anos para se perceber como é que o iPhone evoluiu tão pouco. Já agora, foi com o iPhone X ou com o iOS 13 que o iPhone se actualizou um pouco?

        • Winetree says:

          Ya. A Apple é assim, fileira, parada no tempo. Sempre atrás dos outros a lançar cenas tipo processadores a 64bits, Touch ID, Face ID… e aqueles ecrans manhosos e câmeras foleiras que são geralmente consideradas das melhores pela indústria. Mas o que irrita mesmo são aqueles processadores que não são octacores e a pouca memória que só permitem que sejam os smartphones mais rápidos. Bolas, ainda tenho por aqui um 5s que teima em funcionar que já não sei que lhe faça.. dinheiro mal gasto.

      • MMendez says:

        Á muito que eu digo a Apple é uma nova Nokia

  6. rui says:

    eu era uma deles, mas desde que a Apple deixou de inovar fui para a Samsung passando pela Huawei.

  7. Carlos says:

    Tenho verificado que algumas pessoas tem abandonado o Iphone para o android por motivos de preço.
    O Iphone é caro e se temos o azar de ser roubado ,deixar cair ou avariar …. lá se vão os 800€ ou mais.
    A maioria das aquisições de Iphones são de empresas.

  8. GM says:

    “O normal no mundo dos smartphones é vermos os utilizadores a atualizarem os seus equipamentos…”. Não é actualizarem, é substituirem o equipamento que possuem, por outro com outras especificações / características, normalmente superiores! É uma mera questão se semântica, mas importante.
    Que eu saiba, um smartphone não pode ser actualizado, não pode por ex. ser-lhe substituído o SoC por outro melhor, ou ser-lhe aumentada RAM (já a ROM, penso que pelo menos de forma não oficial, era possível aumentar nos iphones.

  9. Natan says:

    Mais de 1000 euros em um iPhone Xs ou 800 em um Xr, fica difícil defender mesmo 🙁

  10. Kaiser says:

    Posso estar enganado mas os fatores não serão:

    1- O preço dos iphones
    2- A qualidade/preço dos smartphones atualmente está fantástica
    3- Xiaomi, Oneplus e afins, ficaram com estes utilizadores tbm
    4- Apesar da Apple ainda marcar algumas tendências de mercado a verdade é que anda sempre a reboque das tecnologias, tudo bem querem fazer melhor e esperar mas.. a Apple não era isto antes e naturalmente as pessoas perdem o encanto
    5- Grande parte dos utilizadores usa pelo seu ecosistema ainda?

    • MMendez says:

      A Apple ano após ano a inovação que apresentam é o processador bionico mais rápido tudo o resto é igual a versão anterior.

      • Miguel says:

        Claro, por isso é que o iPhone XS veio com o iOS 4, a câmera tem 2Mp, e por aí fora. Salve-se o A12 Bionic senão andava com um 3GS e nem tinha notado

  11. Daniel Lopes says:

    Penso que esta troca, deve-se principalmente ao preço dos equipamentos.
    Tinha um Samsung Galaxy S5 e troquei por um Iphone7(até hoje). As diferenças de um para o outro, resumem-se a gostos, porque ambos são máquinas excelentes.
    Hoje em dia, o status que a maçã trás é insiginificante, apartir do momento que tens marcas a fazerem tão ou mais caro que a apple.
    Quem tem dinheiro, escolhe IOS/Android, baseado em gosto e não status.
    A minha experiencia com a maçã é muito boa(Facil de manuseamento, atualizações constantes, qualidade de construção) e de facto não pretendo voltar para o android… Prefiro dar 1k e ter telemovel para 4/5 anos, do que trocar de 2 em 2 anos.

    • V.T. says:

      Essa das actualizações não consigo perceber, ora vamos lá ver… Compras-te o teu iPhone 7 certo? Tens actualizações de software mais 2 anos talvez? Mas, na altura que compraste esse smartphone, por exemplo um Samsung Galaxy S7, já trazia ecrã SUPERAMOLED, carregamento rápido assim que saia da caixa, carregamento sem fios… ou seja, afinal qual é o smartphone que está desactualizado? No meu S7, continuo a ter actualizações de segurança e funciona rápido e fluido caindo por terra o teres de trocar de 2 em 2 anos… só trocas se quiseres, ninguém te obriga!

      • Daniel Lopes says:

        Parece que a Samsung só sabe manter fluidez em telemoveis de 1k ou mudaram a pouco tempo, na altura do S5, era uma palhaçada por completo. Foi a principal razão que me levou a trocar.

        Quanto aos teus superAmoleds, são tão bons que até fazem publicidade enganosa. Não risca, não parte !!!! tretas… o meu S5, com o melhor gorilaglass do mercado, riscou-se todo com uma faca de manteiga, sendo que, o que foi ao ecrã foi a ponta.
        Como explicas isso? Burrice minha, mas espero que não seja essa a tua única justificação…

        Sobre as caracteristicas de cada um, comprei iphone na altura, porque pretendia experimentar algo novo(Ja tinha um ipod touch, por isso ja conhecia o IOS), porque trazer 1 app a mais, 1 ecra “superior”, carregar sem fios, etc são detalhes, mas já que tás numa de mostrar que o samsung é melhor que o iphone, leva-o à agua e depois fala-me da tua experiencia, o meu ja foi mais que uma vez e está cá para contar a historia. Se quiseres mando-te o video 😉 .

        Se me arrependo? daqui a 2/3 anos vou buscar o que saia na altura, não por ser fanboy, mas porque a maçã e o seu IOS, para mim, são superiores.

        • Mateus Pinto says:

          A Apple tem fluidez e updates porque são (Muito) caros e pouco hardware e funções para o preço, logo… pelo menos updates dão. No caso de marcas que fazem smartphones desde 100€ are 1000€, é óbvio que vão oferecer updates do mesmo nível nos que custam 10x menos. A Samsung desde o S7 que faz imensos updates nos Premium e poucos se podem queixar.

          Falas do S5 mas tanto quanto me lembro um S5 era bastante mais barato que um iPhone; em todo o caso a Samsung, Huawei, Xiaomi e outras marcas evoluíram imenso e a Apple só “evoluiu” (ou involuiu) no preço…

          • Daniel Lopes says:

            Do que que adiantou ter um S5, que em hardware era melhor que o iphone 6, se há mais de 2 anos o troquei? Ainda há malta a usar o 6 sem problema algum… Specs não significam ser melhor. Senão para isso, ninguem comprava samsungs, ia tudo po OnePlus que é o Android mais bomba do mercado ou era.

            esta questão do ser caro, já é coisa do passado… está ao mesmo preço que todos os outros topo de gama.

            De que iphone estamos a falar? É que quando comprei o S5, pensei em ir buscar o iphone 6(novidade) e tava ao mesmo preço. Só o plus é que era mais 100 ou 200€.

        • V.T. says:

          Jovem, aqui não é questão de ser fanboy, é questão de te demonstrar (aliás, o artigo é mesmo sobre isso) que o valor que se paga por um iPhone já não tem razão de ser, ao contrário do que tu estás a escrever.
          Sim, é verdade que a Samsung evolui muito nesse aspecto, ponto! Na altura tive um Galaxy Alpha e sinceramente não fiquei muito fã da Samsung, no entanto arrisquei porque tinha amigos com o Galaxy S6 e eles diziam maravilhas e comprei o Galaxy S7 e realmente não tinha nada a ver.
          Em relação ao ecrã, nunca andei com qualquer tipo de protecção e não tenho qualquer risco.
          Já levei por diversas vezes o meu S7 à água e também tenho vídeos, atenção que a Samsung nesse aspecto tem mais experiência do que a Apple, pois só no iPhone 7 introduziu IP67 (e não 68).
          Cada um gosta do que quiser, ponto! Mas há demasiadas evidências nesta situação de Android/iOS, nota-se que as marcas Androides estão um ou dois passos à frente da Apple. Atenção, também já tive iPhone.

          • Miguel says:

            Entretanto na Australia a Samsung tem um processo em curso especificamente por causa de publicidade enganosa relativamente a ser ou não ser à prova de água.

            Quanto ao valor que se paga… nem é uma questão de ter ou não ter razão de ser, é o que é, e quem quer iOS tem de pagar por isso. Pessoalmente também não concordo e acho caro, mas… eu sou dos que estou na disposição de pagar mais para ter iOS. Criticas à parte, sou eu que trabalho, ganho o meu dinheiro, pago a pronto, e ninguém tem a ver com o que faço com 1000€ que gasto com um iPhone, nem sabem se ficaria ou não bem servido com um Android de 200 ou 400€.

          • Daniel Lopes says:

            O Miguel apontou e bem a questão do SO. Quem quer IOS tem de ir pa Apple.

            Mais uma vez, não é por ter 6GB ram, que os 3gb do IOS passam a ser maus. Optimização é o melhor que o IOS pode oferecer, e quanto a isso, bem que pode vir a gigante Google, tentar optimizar o seu Android como está o IOS, que não será o mesmo…

            Não estou a dizer que a malta tem de comprar iphones, que eles é que são bons… mas parece que a malta do android não curte de evoluir, ou isso, ou tão todos xexes, porque o unico e atual argumento é o preço… Sendo esse parvo, porque até o OnePlus que era o lowpricebomb já custa quase 700€…

            A Android atualmente já tem telemoveis mais caros que a Apple, portanto, também te queixas do preço? ou tudo o que é android é a 8 maravilha do mundo?

          • V.T. says:

            Não sei ao certo os contornos do caso da Samsung na Austrália, mas garanto-te que o meu S7 e o meu S10 são à prova de água.
            Até porque a Samsung só foi acusada pois ainda não houve sentença, sendo assim não pode ser considerada culpada de nada, a não ser para ti, claro!
            Penso que quase todos estamos na disposição de pagar mais por algo que tenha mais qualidade, mas aqui não é o caso, iOS e Apple pedem muito e dão pouco, como prova está ai o artigo. Até os próprios americanos estão a abrir a pestana… aleluia!
            Daniel, é claro que o Android não é perfeito, tal não fosse, mas evoluiu muitissimo e até já o iOS o copia.

          • Miguel says:

            VT, eu não disse que tinha sido considerada culpada. Sabes ler certo? Lê lá novamente o que escrevi e diz-me onde disse que tinha sido condenada.
            O teu Samsung é à prova de água? Tens algum especial certamente. Tirado do site da Samsung:
            “Not advised for beach or pool use. Water or dust damage not covered by warranty.”
            Temos opções contrárias, mas eu ao contrario de ti, não fico a festejar se estão a passar de Android para iOS, é-me indiferente, mas se isso te faz feliz ….

    • MMendez says:

      Isso de durar vários anos não é preciso ser top tenho um Huawei G8 300 € vai fazer 4 anos está tão rápido como quando o comprei a bateria continua a durar como antes e faço uso intensivo.
      Muito satisfeito e vou manter-me na marca.

  12. somewhereovertherainbow says:

    Porqu€ é qu€ s€rá..?

  13. Vera Lucia says:

    LoL. Concluindo, afinal quem é que tem a pila maior ?

    • GM says:

      Penso que não seja o local adequado para procurares esse equipamentos!

      • Vera Lucia says:

        Mas é o que estão a discutir aqui, eu, quando preciso comprar um telefone avalio, vou a mercado e compro, não defendo nenhuma marca, nenhum modelo e nenhuma empresa porque eles não me pagam para isso. Aqui parece que a Google e a Maçã paga bons cachês aos aficionados. Hã, já tive um Renault, um Ford e um Mercedes, gostei de todos, o próximo poderá ser Kia, qual o melhor ? Não faço ideia.

  14. Vera Lucia says:

    Vá, então puxem da fita e meçam lá bem as pilas conferenciam e botem para cá o resultado, ao vencedor prometo os seus 5 segundos de euforia.

  15. Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco. says:

    Eu tenho a solução para a Apple vender mais e conquistar novos utilizadores.
    Nem sei porque não me convidam para ser o Ayatollah do Apple.
    A minha solução é… deixem de ser chulos e baixem o preço dessa merda.
    Pronto, remédio santo. Voilà, número de compradores a subir em flecha…

  16. Miguel says:

    É simples. Sobrevalorizados, excessivamente caros e deixou de ter aquelas exclusividades desde iOS ser muito superior ao Android coisa que não é ao facto de estar 1 passo atrás da concorrência.

    Coitado do Steve Jobs, deve estar a dar voltas no caixão :S
    Então aquela bela “foto” que circula do novo iPhone, acho que os designer andam a consumir um pouco de droga a mais… just saying!

  17. Jorge says:

    O iphone xs max is a joke
    com um preço tao alto de venda pk?
    bateria é uma porcaria a camara é muito limitada em termos de opcoes
    nem tem fingerprint sensor conector jack 3.5 ect
    enfim esta muito limitado para um preço tao alto
    o que safa é que a apple é a apple mas se continuarem a fazer iphones deste tipo deixam de ser a apple que conhecemos a muito tempo

  18. FIlipe Mota says:

    iphone 8 a custar 700-800€ e com um ecra HD diz tudo. Por esse preço já se vendem amoled QHD.

    “blablabla IOS e funcionalidades” só respondo, 95% das coisas que se faz num telemovel, é a olhar para o ecrã. É uma afronta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.