PplWare Mobile

KiCAD – Crie esquemas profissionais e circuitos impressos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. pixar says:

    Este não conheço em particular. O problema de muitos destes programas é terem bibliotecas de componentes muito limitadas.

    • Pedro Pinto says:

      Pois, de facto é um problema de muitos destas aplicações.

    • Rodrigo Heranande says:

      Também não conheço o software acima ,
      Como disse o Pixar “O problema de muitos destes programas é terem bibliotecas de componentes muito limitadas.”

      Atualmente utilizo o Multisim / Ultiboard , quando não existe componente na biblioteca para fazer o PCB, entro no datasheet pego as medidas , desenho ele em CAD e crio o componente 😉

    • lmx says:

      boas..

      epa, garanto que esse não é um problema no kicad…é muito flexível, em pouco tempo crias as tuas peças, é muito pratico..

      Ok existem parts que
      tu crias que teem um aspecto visual meio “marado”, mas do ponto de vista da construção da board, layout,etc, fica tudo no sitio 😉

      Criar peças é simples…de umas podes criar as outras…requer algum habito no inicio…depois é difícil resistir 😀

      No entanto é óbvio que se existissem todas as peças que queríamos usar era óptimo…mas quando não existirem criam-se 😉

      O programa tem um funcionamento simples, pratico, e é aceite já em muitos construtores de boards como um standard…tipo a Olimex, entre outras…

      existe uma versão mais ou menos actual em getdeb.net…existe também um pacote para ubuntu de 2013_7 com todos os extras…

      apesar de por exemplo o eagle ser muito usado em empresas, etc, e por isso torna-se um pouco chato portar part’s e boards opensource para aqui, mas também existem tools que ajudam nesse processo…

      quanto a mim o maior problema…é o maior problema deste tipo de software…os algoritmos de routing…

      é o que separa um software de 5000€ ou mais de um software tipo kicad ou geda..

      mas para boards mais simples, até 3 layers e se não forem usadas frequências muito grandes é um espetáculo.

      em relação ao routing, existe uma ferramenta integrada, mas leva o teu schematico para esse site para fazer o routing da board, é ligeiramente melhor que o mechanismo de routing existente no kicad.

      recomendo a quem queira realizar projectos desta natureza..

      cmps

      • pixar says:

        “epa, garanto que esse não é um problema no kicad…é muito flexível, em pouco tempo crias as tuas peças, é muito pratico..”

        Sim é sempre uma solução, mas o problema é quando queres simular antes de criar o PCB. Obriga-nos a usar outro simulador que possua esse componente.

        “quanto a mim o maior problema…é o maior problema deste tipo de software…os algoritmos de routing…”

        Pois esse é outro problema. Já usei o DipTrace para placas simples e deu. Quando fiz uma mais complicada, apenas com um layer, tinha mais jumpers que pistas. Desenhei à unha e ficou com 3 jumpers.

        • lmx says:

          boas…

          funciona tudo na mesma 😉

          o kicad pelo facto de os componentes, serem muito importantes e se não os tens não consegues simular aquele componente..o que ele faz é da-te a oportunidade de escolher o package to componente, ou de desenha-lo, com medidas exactas…

          ou seja tu atribuis um tipo de package a cada componente da board… e o que vai depois acontecer é que podes ter um package genérico, mas com as medidas que desejas, e portanto tudo ok…ou então podes ter um package desenhado por ti…eu já desenhei alguns, mas não tenho paxora para o 3d e desenho-os em 2d…para a board serve perfeitamente…não fica é com um look brutal na simulação 3d, porque notas que existe ali um “buraco” na zona daquele componente, mas se vires a placa de cima…vês la o desenho 2d na board…simulas tudo na mesma… 😉

          É muito versátil nesse aspecto, mas claro se não tiveres package 3d, ou 2d escolhido para aquele componente não podes simular…ou então tens que remover o componente do schematico…

          pois na questão do routing( o kicad e todos os outros, mas a medida que o preço aumenta…claro as ferramentas são melhores), o kicad só tem um algoritmo de routing simples…que serve muito bem a maioria de boards básicas com um micro, eventualmente umas memorias, um lcd…tudo depende do nível de integração e se a board vai ter um tamanho reduzido, ou não, se as frequências utilizadas são altas/baixas…tudo influencia…mas para esquemas simples tipo harduino, etc…chega e sobra o algoritmo básico que trás e um utilizado online, algumas das vezes(se não muitas) com routing manual confesso…heheh 😀

          Este dip trace não conhecia…obrigado pela partilha… 😉

          parece-me muito completo…a versão paga lol
          A versão grátis só dá para 2 layers e não tem “vista 3d”…não sei se tem vista 2d no gritas? 🙁

          Pelo que vejo é ao estilo do Eagle grátis…somente 2 layers máximo, e também não tem vista 3d…

          O kicad por seu lado tem um modo 3d, um modo 2d, e o numero de layers é aqueles com os quais conseguires lidar 😀

          Mas a vista 3d do diptrace, é de longe melhor que a vista 3d do kicad…no entanto a vista 3d serve para ter uma ideia…o que interessa é o resultado físico, e isso o kicad é igual aos outros 😉
          mas gostei deste dip trace…vou “degustar a coisa”… 😉

          Os pontos mais fracos do kicad são mesmo, o routing, bibliotecas 3d, e ok …bibliotecas para eschematicos, mas é como disse acima…existe muita coisa mesmo, se tens uma coisa muito exótica, e não tens componente, desde que tenhas o package, de certeza que encontras um package para ele no kicad…nem se seja um que apenas tem suporte a componentes 2d na visualização…mas serve.

          cmps

  2. Alex says:

    Coisas como esta por um lado deixam-me furibundo. Porque há 20 anos atrás e numa época que estive na área não havia nada disto. Por outro lado bem haja, vida bem facilitada para obter o circuito impresso (e optimizado no espaço a ocupar) logo após o desenho do esquema. Excelente! Melhor que isto só mesmo para quem compra kits.. 😀

  3. Frederico says:

    Em Portugal não há Engenharia Eléctrica mas sim Engenharia Electrotécnica.

  4. nmfp says:

    No site não existe a versão para MacOS conforme referida no artigo. Alguma forma de contornar isso?

  5. joão says:

    Para profissionais é o PADS – Mentor Graphics!

  6. Diamantino says:

    Na minha empresa uso o Eagle da Cadsoft.
    http://www.cadsoftusa.com/
    Esse tem muitas librarias e tem evoluido de forma a acompanhar o mercado. Existe simulação de circuitos, ferramentas para exportar para 3D, facilidade de tirar cotas, etc.

  7. Bessa says:

    Eu normalmente uso o Eagle 6.0 e acho fantástico. Fiz uma placa com uma pic18f e um RN-Bob42, para programar por bluetooth, e correu muito bem.

  8. Sérgio pires says:

    Olá boa tarde a todos. Ando a procura de alguém que perito em eletrotécnica, que me desenhe um circuito eletrônico. Também software.
    O trabalho consiste em fazer uma réplica de um circuito eletrônico.
    Contacto:. sergiopires_3@hotmail.com

  9. Sergio Mosqueraq says:

    Como baixar o KiCAD no meu Windows? Preciso do programa para montar circuitos e confecção de placas.
    Aguado atenciosamente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.