Apple ultrapassa Samsung no 1.º trimestre de 2025 e o iPhone 16e é o culpado
O iPhone 16e é a mais recente arma da Apple no mercado dos smartphones. Este procura dominar uma área do mercado onde a empresa não tinha um controlo e onde os volumes de vendas podem ser elevados. Os dados mais recentes mostram que esta pode ter sido a aposta certa, com a Apple a ultrapassar a Samsung no mercado dos smartphones.
A Apple teve uma boa ideia quando lançou o iPhone 16 no início de março. O substituto do iPhone SE permitiu de facto ao fabricante roubar o primeiro lugar à Samsung no ranking dos fabricantes, segundo os dados da Counterpoint. As vendas gerais do iPhone aumentaram 4%, enquanto as vendas da Samsung caíram 5%, apesar do lançamento da linha Galaxy S25 no início de janeiro.
Apple tira o primeiro lugar à Samsung
O iPhone 16 ajudou a Apple a recuperar num trimestre tradicionalmente tranquilo e onde normalmente não consegue recuperar espaço face à concorrência. Este modelo, concebido como um modelo de entrada, apesar do elevado preço, terá de facto permitido ao fabricante ganhar quota de mercado, apesar de uma certa lentidão nos seus mercados preferenciais.
Nos EUA, Europa e China, as vendas não aumentaram ou até diminuíram. No entanto, a Apple pode contar com o apelo do iPhone no Japão, Índia, Médio Oriente, África e Sudeste Asiático.
Há mais marcas de smartphones a crescer
Embora a Samsung tenha sofrido uma queda acentuada, a Counterpoint destaca a resiliência dos seus modelos de topo Galaxy S25, especialmente a versão Ultra, bem como a excelente linha Galaxy A. Em março, as vendas do fabricante coreano chegaram a atingir os dois dígitos.
No resto do ranking, destacamos a excelente saúde da Xiaomi (+5%) na terceira posição, que beneficia do crescimento significativo na China e nos seus novos mercados. Ao lançar-se no segmento dos automóveis elétricos com o SU7, o fabricante beneficiou de um impulso na sua imagem de marca premium.
No entanto, é a Vivo a campeã do trimestre, com um aumento de 6% nas vendas e um ganho de uma posição no ranking (4.ª). A exposição do fabricante ao mercado chinês beneficia o fabricante e também a sua expansão para os mercados emergentes. A OPPO fecha o ranking no 5.º lugar, com um aumento das vendas na Índia, América Latina e Europa. Já a Huawei, ausente do ranking global, é o principal fabricante na China.
Fonte: Counterpoint Research
Neste artigo: Apple, iPhone 16E, samsung, smartphones
Epá não entendo a panca do iphone, o ios e tao mas tao limitado. Comprei o galaxy a56 com 256gb na meo por 300 euros mais galaxy buds 3 e galaxy watch e tudo junto ficou por menos que um 16e de apenas 128gb. E o telemovel tem 120hz e é brutal
Que bom para ti, ainda bem que estás satisfeito. Mas dizer que o iOS é limitado apenas porque não te serve ou não sabes trabalhar com ele, não é motivo para achares que o Android é superior em tudo. O iOS faz coisas que nenhum Android consegue fazer, assim como o contrário é verdadeiro, e isso, é suficiente para muita gente.
O ios é limitado, nem o files tem acesso as fotografias ve la! Dual window n existe, DEX ou integracao com pen nao existe, nem faz mirroring para uma tv sem aquelas bordas horriveis 4:3. Estes isheeps sao gente sem neuronios so pode
Sim pinto, preciso tanto dessas funcionalidades, nem fazes ideia, lol.
Sem neurónios por causa de um telemóvel?
Pinto, andas consumido pelo complexo de inferioridade.
Pois. tem razão. Android nao faz search do textos das fotos nativamente vê lá. Não tem OCR nos vídeos, não tem Core Audio de baixa latencia, nem faz de Modulo de Sintese Áudio com endereçamento MIDI integrado por USB. Olha vê lá que nem se consegue no Android usar o FaceID para fazer tracking da posição da cabeça, para controlar a mistura em Dolby Atmos nos programas de Audio no MacOS. Opá, olha vê lá que nem se consegue usar um tablet android para fazer de mesa de realização de vídeo ligado a 4 smartphones android…. Epá, que limitados estes droidsheeps… Opá, ganha juizo. Cada coisa no seu lugar, tem lá calma….
O android faz isso tudo o que dizes, a IA ate ja funciona muito melhor no android e em PT PT, a Apple inteligence nem funciona em Portugal e nem portugues ira ter…limitado
Não, não faz. Aliás estive a comparar algumas funcionalidades de OCR que o meu iPhone 12 tem, que um S24 ultra não tem, numa loja da Samsung, com um vendedor da Samsung ao lado, e batemos sempre no mesmo problema do Android, qualquer reconhecimento OCR tem de ser passado numa aplicação, enquanto o iOS não precisa, porque está integrado no sistema operativo. Não inventes. Nenhum Android tem FaceID com Scan 3D, logo, não dá para integrar com programas de Áudio DAW, para trabalhar em misturas Dolby Atmos. O Android não tem Core Áudio (é exclusivo é Apple), e Android não envia áudio por USB pelo mesmo ponto que recebe MIDI, como iPhone faz (até um iPHone 5s faz isso). Por muito que tente, o Android ainda tem muitos problemas de latência e estabilidade para usar em contexto profissional (onde nada pode falhar numa performance ao vivo). Obviamente que a cartada do IA vinha aparecer, quando o problema é a legislação europeia. Mas sim, já utilizei IA da Samsung e é tão fraca que prefiro esperar pela integração do GPT no iPhone. Até lá, uso a App do GPT para trabalhar conteúdo. Brincadeiras com fotos é muito giro, mas é mais marketing que outra coisa….
São opções 🙂
João, vamos ser sinceros.
Se pedires agora 150e por isso tudo, já ninguém te dá.
E tu compras para usar ou para vender?
No caso das coisas que compraste, só poderia ser mesmo para oferecer.
Para usar não.
Que cromo, entao mas tu compras um smarpthone para vender?? Se ele usar da para 4 anos, ate podem oferecer 0 e entao? Por essa ordem de ideias ninguem comprava carro, mal sai do stand ja vale metade
iphone….nem oferecido eu quero. abaixo a america do norte.
Verdade. És um esperto.
Qual o sistema operativo que vais usar?
Só para sabermos.
Deixa-me adivinhar, neste momento deves ter um Huawei com Harmony OS, porque se tiveres um Android, não podes, porque tem software americano.
Tanto os iPhones e outras coisas dos States e da Europe são quase tudo made in china
O culpado não foi o iPhone 16 mas sim o S25 Ultra que foi uma completa desilusão.
o target do Ultra nao tem nada a haver com o 16e
Agora que o Huawei Pura 70 Pro está a um preço mais aceitável, vou adquirir um.
Espero que o Harmony Next, quando sair, fique disponível tb para os aparelhos Huawei na Europa e não apenas na China.
Um disparate. Tem um processador mais fraco que um media gama atual, como o Pixel 9a, tem metade da performance de um Xiaomi 14T. E o 5G não funciona em Portugal. Acho que fazes bem…
Miguel A. ao contrário do que pode pensar, sei muito bem o que estou a fazer.
Para o que preciso, é o ideal.
Já agora, consegue-se instalar qualquer app da playstore através do MicroG.
Funciona tudo nativamente.
Única coisa que não funciona é o GooglePay, mas como não uso disso, nunca usei e não tenho qualquer interesse em usar, é-me igual ao litro.
A qualidade de construção é inigualável.
O software está optimizado e todas as críticas que vi em relação ao aparelho têm apenas uma coisa em comum, a falta da Google, que, como disse acima, consegue-se contornar facilmente.
Faz todas as tarefas comuns de forma eficaz, além de ter câmaras do melhor que há actualmente.
Não tem 5G? Who cares?
Como se precisasse disso para alguma coisa.
Só o poder livrar-me da tralha Google é um sonho.