Já viu o anúncio para o novo iPad Pro? Apple diz que “falhou o objetivo” e pede desculpa
Numa tentativa de ode à criatividade, a Apple acabou por espoletar alguma revolta nos consumidores, artistas e criadores. Já viu o anúncio que a empresa lançou para o seu novíssimo iPad Pro? Aparentemente, "falhou o objetivo".
Num evento que foi "all about iPad", a Apple apresentou o seu novo modelo Pro, atribuindo-lhe a difícil tarefa de potencializar a criatividade dos criadores. Com uma série de novas funcionalidades e aplicações, o dispositivo deverá seguir versátil, mas, ainda assim, desenhado especialmente para os artistas.
Na tentativa de promover uma das características de destaque do iPad, a Apple lançou, no dia 7 de maio, um anúncio. No vídeo de um minuto, uma prensa industrial esmaga uma larga lista de motores criativos: instrumentos musicais, câmaras, latas de tinta, televisões, livros, entre outros. A prensa não destrói, contudo, o novo dispositivo topo de gama, pois "o iPad mais poderoso de sempre, é também o mais fino".
Meet the new iPad Pro: the thinnest product we’ve ever created, the most advanced display we’ve ever produced, with the incredible power of the M4 chip. Just imagine all the things it’ll be used to create. pic.twitter.com/6PeGXNoKgG
— Tim Cook (@tim_cook) May 7, 2024
Não tardou até que comentários de revolta surgissem, questionando a perspetiva do anúncio, que destrói "símbolos da criatividade humana e de conquistas culturais para apelar aos criadores"; e que "desrespeita o equipamento criativo e goza com os criadores".
It is a heartbreaking, uncomfortable, and egotistic advertisement. When I see this result, I'm ashamed to buy Apple products since nineteen years.
— Hiroki Akiyama (@akiroom) May 7, 2024
Perante a insatisfação relativamente ao novo anúncio, a Apple pediu desculpa: "A criatividade está no nosso ADN na Apple e é incrivelmente importante para nós conceber produtos que capacitem os criativos de todo o mundo".
O nosso objetivo é celebrar sempre a miríade de formas como os utilizadores se expressam e dão vida às suas ideias através do iPad. Falhámos o objetivo com este vídeo e pedimos desculpa.
Disse Tor Myhren, vice-presidente de comunicações de marketing da empresa, numa declaração à Ad Age.
Intitulado "Crush", o anúncio já recebeu milhões de visualizações no canal da Apple no YouTube, bem como na conta X de Tim Cook. O vídeo não chegou a ser exibido na televisão e os planos nesse sentido terão sido descartados, segundo a empresa.
Gostei imenso do vídeo
pois, eu também!
Destruir pianos….guitarras….pinturas…..só falta dizer com os seus Ipad Pro vão destruir o nosso cérebro! Dispenso…obrigado pela sugestiva sugestão… PRÓXIMO!!!!!!
Mais um que não percebeu a publicidade …….e atenção que a acho um pouco de mau gosto.
Foi uma campanha publicitaria feita pir ipedianos. Só podia dar nisso.
Alguem explique a autora do artigo que a maquina funde tudo e o ipad e o resultado final, não ten nada a ver com a maquina esmagar coisas menos o super resistente ipad. So mesmo aqui para ler isto e me rir, em lado nenhum isto e assunto
+1
+1
+1
Pá mas que geração de Marias ofendidas que praí anda. O anuncio para quem tem 2 dedos de testa até está bem conseguido, pois o que tentam mostrar é que meteram tudo aquilo dentro de um ipad. as pessoas é que gostam de complicar e exagerar o que não é. qual ataque á genx qual k. lol
PS. não sou apple fan boy, android all day long.
Não me parece que o problema seja o as pessoas não perceberem qual a mensagem que o anúncio tenta passar, que é aquela que referiu. O problema é mesmo a maneira que encontraram para a tentar fazer passar. Haverão outras maneiras que o poderiam fazer de uma forma mais positiva que não envolvem “destruição”.
Tenho de concordar contigo. Vi o anúncio e não percebi o problema. E tal como tu sou utilizador android.
Ps. Atenção que o teu comentário deixou umas quantas pessoas ofendias “Marias ofendidas…” hahahah ahah
Isto não é uma notícia, é simplesmente ‘marketing’ para a Apple e ela sabe disso. “Falem mal mas falem de mim”
as pessoas estão longe de ficar ofendidas, estão é desagradadas com a falta de finesse do video que está pobremente conseguido. Em vez de conseguir ser uma alegoria à compressão do conhecimento e criatividade num único equipamento (toda a gente entende que o objectivo final seria esse), mostra a destruição de instrumentos criativos quase em câmera lenta… Quem realizou o video perdeu por completo a noção da mensagem que era suposto transmitir!
Mas parece que quem escreveu o artigo nem o vídeo viu como deve ser pois quem escreve isto do vídeo “A prensa não destrói, contudo, o novo dispositivo topo de gama, pois “o iPad mais poderoso de sempre, é também o mais fino”.” não esta a falar do mesmo vídeo.
Vi o vídeo e a citação corresponde à frase com que ele termina.
O vídeo termina a disser que é “o iPad mais poderoso de sempre, é também o mais fino” não que não foi destruído por isso, alias nem podia ser pois o iPad não aparece durante a destruição. O que esta implícito no video é fusão de tudo que esta a ter “prensado” no iPad.
O interessante é podermos partilhar interpretações.
Interessante era ver o video primeiro e saber interpretar bem antes de lancar artigos baseados em erros de interpretacao. Assim não vale a pena vir ca pois em lado nenhum isto e assunto. Cumprimentos
@ Maria
Nem mais…. e até vou mais longe, o vídeo não deixa muito espaço para interpretações.
Também tenho a mesma interpretação do @FM e da @Maria, relativo ao objetivo do video. No entanto acho que a agressividade com que criticam a autora do artigo, sobretudo a @Maria, é lamentável.
Não sabia disto. A Apple, ou o seu departamento de marketing, esteve muito mal. Muito mal mesmo. Que aprendam com este erro.
que mal.. korror.. que abominação.. como puderam ? deviam ser despedidos 100.000 elementos da equipa de marketing, mas isso seria só o principio de 2024
Outro que come gelados com a testa.
Lol, e ao menos tivesses percebido alguma coisa do anúncio…Dizer que é mau só porque os outros dizem não vale. É fazer batota.
A Apple meteu a pata na poça em grande. Destruir mesmo que seja cópias de grandes símbolos da Humanidade é ir longe de mais pois são esses símbolos o resultado da mente de grandes pensadores e artesãos.
RIP Apple
Mas não é destruir, uma prensa comprime. A mensagem que querem passar é que conseguiram comprimir todo aquele conteúdo num só equipamento.
uma coisa é o que queriam passar outra coisa é o que conseguem passar… O facto é que boa parte do video vemos a câmera focada em em objectos individuais a rebentarem com a compressão.
De modo que no final parece ser um espectáculo em câmera lenta de coisas a rebentarem, e a mensagem original passa a ser uma coisa secundária.
Nirelle, a LG tem um anúncio idêntico , feito há mais de 10 anos e não morreu… o que devia morrer é a tendência para criticar o espaço criativo dos outros por discordar do mesmo. A liberdade é isso mesmo: o anúncio da Apple e o da LG têm sentido figurativo , mas pelos vistos há quem não entenda ou não respeite. Isso sim é triste
Os telemóveis foram-se. Infelizmente. Ainda anda por aqui um V30 e continua máquina.
também existe liberdade para criticar e avaliar… Em termos de execução para passar a mensagem pretendida o video falha!
O conceito da ideia está longe de ser uma coisa nova (nem a LG foi única ou a primeira), mas há exemplos muito mas bem feitos…
Sadokan, hefesto o grande e agora ja arranjou outro nick….isto sim e tempo livre a mais ou doenca
O video mostra os “símbolos da criatividade humana” (musica, pintura, livros…), que conseguiu “comprimir” no ipad mais fino de sempre. Mas numa avaliação superficial (e algo maldosa) atribuiram valor ao fato de se ver destruir todos aqueles items. Acho um exagero, embora a Apple pudesse ter mostrado essa compressão de outro modo, que não exigisse analisar o que se estava a passar (os americanos são “um pouco” básicos…)
Os dramas da década 20…
Cancão (Sonny & Cher):
– Título: “Tudo o que preciso é de ti”
– Letra (+/-): “Às vezes, quando estou deprimido e sozinho/ Tudo o que eu preciso é de ti
Todas as coisas que você faz/ Dê-me uma razão para passar a minha vida ao seu redor…
Alguns seguem o arco-íris, e alguns procuram prata, ou ouro
Mas o que eu preciso é de ti” .
Com isto são esmagados uma série de objetos reconhecíveis e emerge o iPad Pro, que se nota que é uma fusão de todos eles. Coisa horrorosa 😉
hahahaahah ………….
Bonito! Estou quase a chorar!
passa muito bem a mensagem, e é engraçado de ver, mais um caso de gen z sem dois dedos de testa
“Compactaram” N coisas no Ipad.. simples. Passa a Ideia.
Aliás, já se fala nisso desde que veio o smartphone: deixámos de ter “20” produtos para ter só um…
Parece que não viram o video como deve ser, o iPad surge da fusão do que a prensa esmaga e não é o único que não é destruído, como quem escreve o artigo diz :”A prensa não destrói, contudo, o novo dispositivo topo de gama, pois “o iPad mais poderoso de sempre, é também o mais fino”.”
Apesar do “gosto” duvido do video relatem a verdade do video e não inventem para enganar as pessoas….
A geração da faca quente a destruir objetos está revoltada com a destruição de objetos?
Que geração medíocre.
Oh que paciência… só virgens ofendidas hoje em dia…
Mas vão deixar de comprar iPads, ou outros dispositivos Apple? Não vão pois não? Então vão chorar para um quarto escuro onde ninguém vou veja. Geração de “flores de estufa”.
Eu nunca mais vou comprar um produto da apple e olhem que comprei um ipod logo a seguir ao diamond rio
Parabéns
As pessoas ofendem-se com tudo. Enfim!… A mensagem é clara, é um instrumento criativo indestrutível. Só isso. Não é ofensa a nada nem a ninguém.
NOTA: a mensagem nunca pode ser “instrumento criativo indestrutível” – pois ele não aparece dentro da prensa e logo não se sabe se é indestrutível. A mensagem é “instrumento criativo” mais fino de sempre e que resulta da “compressão” de muitos e volumosos instrumentos criativos clássicos (ou seja tem capacidade de substitui-los – instrumentos musicais, livros, pintura, fotografia….
+1
Estais como os outros OH MY GOOD! OH MY GOOD!
Porra, deixem-se de tretas… ou de MARIAS OFENDIDAS.. é evidente o objetivo da PUB.
Já se destruiu tanta coisa, incluindo vidas humanas… estas sim, são mais graves…
OH MY GOOD! OH MY GOOD!
é mesmo GOOD e não GOD, haverá gente inteligente que irá entender..
Na minha opinião o anúncio passa bem a mensagem sem qualquer margem para interpretações dúbias.
A capacidade do iPad em poder abranger áreas tão diversas da arte e cultura, como a música, a literatura, a pintura, o cinema, a fotografia etc., etc.
Duas coisas estiveram mal aqui. A primeira já não é novidade para ninguém. Refiro-me ao bando de néscios e indigentes intelectuais de uma geração para quem tudo é ofensivo.
Pior ainda, esteve a Apple que não tinha nada que pedir desculpa. Talvez seja o medo a falar mais alto, o que ainda torna o erro maior ao deixar-se ficar refém de bandos de idiotas.
Nunca mais irei comprar qualquer produto Apple. Já bastam os preços exorbitantes e agora ainda de aanhar com a destruição do meu Yamaha Piano.
Não está a falar a sério, certo?
Gente tão medíocre e que vai aumentando as suas fileiras com o seu novo e adquirido poder das redes sociais. Enfim : se não entendem o anúncio ao menos não façam com os que o entendem sejam privados dele. Havia um anúncio da Audi que juntava porta chaves de várias marcas para fazer as 4 argolas e dizer que tinham o melhor de cada uma delas. Os donos dos carros das outras marcas deveriam ter-se indignado ? Ou o do Citroen Diane que dizia “oficina nem pensar”. Os mecânicos deveriam ficar zangados ? Vivemos uma era em que uma palavra, um gesto, uma opinião pode gerar um sem fim de problemas ao alvo destes indignados que, quanto mais poder têm, mais alvos escolhem.
+1
Whiners gonna whine
Podia perfeitamente estar ali um s9 tab ainda mais com conhecimento embutido!
É a mesma coisa que pegarem nos livros de Platão, Saramago, Fernando Pessoa, Kant e lhes deitassem fogo e das cinzas emergisse intocável o iPad. com todos esses livros. De resto foi o que o IIzi reich fez….
Mais um que não percebeu a publicidade …….e atenção que a acho um pouco de mau gosto.
Fazem pior, todos os dias há obras que são reeditadas com censura à boleia da onda woke e a extrema esquerda, informa-te sobre isso.
Parecia que haveria formas mais criativas sem a destruição de todos esses equipamentos
Quem não é artista não compreende as críticas.
Perfeitamente de acordo.
A maioria são consumidores satisfeitos…
Pub desagradável de assistir. Custa ver tanta destruição.
já pensou nos filmes em que se destroem carros, casas, objetos, tudo e mais alguma coisa e contra os quais nunca se indignou ?
Além da destruição inutill, há o assassinato dos bonequinhos. O realismo choca. O gosto em ver esta publicidade é negativo, ao contrário do que se pretende na publicidade em geral.
O que a mim choca são coisas a sério … não é um anúncio de tv . Chocarmo-nos com coisas destas é um desperdício de oxigénio pois uma coisa que choca é algo que nos emociona negativamente e faz aumentar o batimento cardíaco …
Os desgraçadinhos são pessoas muito sensíveis, qualquer coisa os atormenta, tadinhos.. Não entendi o que aflige tanto as pessoas criativas com este anúncio…
O marketing a funcionar, só descobri o video aqui devido ás virgens ofendidas. E até gostei, acho que consegue transmitir o que quer.
É só abrir um bocadinho a mente e extrair do vídeo o que realmente querem passar com ele.
Este tipo de vídeo sim pode dar abertura para existir esse tipo de pensamentos, mas tenho e certeza que eles não usaram para maldade. Apenas para explicar o “tudo em um”… Só quem tem maldade dentro de si é que vai procurar problemas em algo tão simples de entender… Eu gostei da forma como eles transmitiram a mensagem! Não senti que estivessem a destruir nada.