PplWare Mobile

iPhone SE com SoC A9 TSMC e Samsung, qual o melhor?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Dreamliner says:

    Estou desejoso que esse Speicial Edition (SE) esteja no mercado! O meu 4S já vai com uma idade em cima, e 32Gb de memória é algo que vai num bufo…

  2. Tomás says:

    Tenho alguma dificuldade em perceber o objectivo deste artigo. Já tinha sido demonstrado que não havia diferenças significativas entre as variantes do processador, e já se sabe que a velocidade de relógio no iPhone SE é a mesma

    • Vítor M. says:

      Na verdade a Apple tendo dito que não havia diferença, há uma questão que muita gente se tem queixado: temperatura. E há várias referências a isso se fores pesquisar. A ideia é perceber se esta baixa de performance no iPad PRO 9.7 terá a ver com estas queixas e se porventura neste SE poderá haver, ou não, estas queixas. Há muitos utilizadores que apontam esta temperatura descomunal ao chip N66AP.

      • Tomás says:

        Eu não percebo esta conversa. Na altura em que surgiu essa celeuma toda no fim veio a se verificar que em uso com aplicações não se via diferenças, e que a celeuma tinha sido resultado da natureza extrema de alguns testes do GeekBench. Porquê voltar com esta discussão toda?
        O iPad Pro 9.7 já se sabe que tem velocidades de relógios inferiores, sem nada a ver com quem é o fabricante. Misturar os assuntos só cria confusão.

        • Vítor M. says:

          Mas qual confusão? Apenas foram mostramos factos pelo IT Home que este iPhone SE, tal como o iPhone 6S e iPhone 6S Plus tem dois SoCs diferentes. Depois, foi referido o facto do novo iPad Pro 9.7 ter o mesmo processador do seu antecessor mas ter havido uma diminuição na performance derivada, especula-se, ao menor tamanho que poderia o calor gerado não conseguir ser dissipado.

          A par destas factualidades está o menor tamanho do iPhone SE, o facto de usar os mesmos clips dos iPhones 6S e destes (alguns) terem problemas de sobre aquecimento.

          Onde está a confusão?

          • Tomás says:

            Confusão é misturar o assunto da velocidade de relógio do A9X no iPad Pro, com a existência de dois fabricantes no A9. As duas coisas não têm ligação.
            O processador no iPhone SE já se viu que tem a mesma velocidade de relógio que o 6s.
            Continuas sem explicar o porquê de retornar com a conversa dos fabricantes, quando a questão já foi mais do que enterrada e mostrada não ter efeitos relevantes na performance em uso.

          • Vítor M. says:

            O denominador comum não é a velocidade de relógio, por isso não é nada confuso, se mudares as agulhas, aí sim é confuso.

          • Tomás says:

            Não há denominador comum com o assunto do A9 ter 2 fabricantes diferentes.

          • Vítor M. says:

            Há sim, chama-se desempenho. Não mistures as coisas.

      • Daniel says:

        Andei à procura de info sobre a questão da temperatura e a única coisa que encontrei foi um artigo do Tomshardware sobre o assunto (http://www.tomshardware.com/news/iphone-6s-a9-samsung-vs-tsmc,30306.html) e mostram em comparação que o N66AP consegue ser mais eficiente energéticamente (e mais “fresco”) que o N66mAP da TSMC (não que seja relevante, a diferença é negligenciável, tanto em performance como em eficácia energética).
        Onde viste que o N66AP corria mais quente?

        • Daniel says:

          “tanto em performance como em _eficiência_ energética”… bah, enganei-me ali. Eficácia != eficiência.

        • Tomás says:

          Se se for a pegar nos vários testes que foram feitos na altura por diferentes blogs, vê-se casos a pender para um lado e noutros para outro lado. No fim chegou-se à conclusão que no cômputo geral as diferenças não são significativas entre fabricantes.

          • Daniel says:

            Eu não pego nos dos “outros blogs” porque não encontrei nenhum que se tenha dado ao trabalho de testar temperatura e performance (ou sequer só temperatura) pondo os dois chips lado a lado, daí ter perguntado.

          • Tomás says:

            Sendo a temperatura uma função do consumo por unidade de tempo e influenciando o throttling do processador, se olhares para a performance e consumo dos outros estudos obténs a informação mínima necessária para a discussão.
            Repara também que o teste da Tom’s Hardware não te permite saber a temperatura em uso, é um teste extremo ao fim de quase 2h30m, com a traseira sem ventilação natural – pousado em cima da mesa.

    • Jack says:

      Eu ainda tenho mais dificuldade em perceber o porquê do autor desta notícia vir justificar a notícia! Lol ehehe

      • Francisco Almeida says:

        Conversar é justificar? Gosto das pessoas a conversar. Parece-me que alguns têm problemas com isso, habituados em casa ao come e cala 😀

        Quanto ao assunto, gosto do facto deste SE ser equipado com o que de melhor há no mercado. Quer dizer que não é refugo.

        Pode custar a muita gente futeboleira, mas ainda não saiu para o mercado e já está na baila.

        Ainda falta saber algumas coisas. Será á prova de água?

        • Joka says:

          Não saiu para o mercado? Queres saber mais e interessa-te, vai ao site da Apple. Melhor que há no mercado em quê? Comparativamente ao que a Apple produz ou a concorrência? Porque o 6S leva clara vantagem em alguns aspectos e só perde na capacidade da bateria. Acho que o tamanho de 4,7 está bem para o iPhone, acaba por não ser nada grande porque é menos espesso que o SE, no meu ver que tenho mãos médias.

  3. Renato says:

    Mais uma mentira, o SE não tem underclock nenhum!

    É mesmo o iPad Pro 9.7 tem uma diferença de menos de 5%.

    Porque não falar de onde as diferenças são bem
    Notórias de performance, especificações, e a marca não diz nada?

    https://youtu.be/233f0ewFWGk

    Pois é… Ninguém quer dizer nada, pois não…

  4. Zac arias says:

    Eu acho que o novo iPhone é o melhor smartphone de sempre. Ecrã ideal para navegar, jogar, usar apps e ver series. Máquina fotográfica abusiva, muita ram, processador topo de gama e um preço muito acessível!

  5. Nada disso says:

    Este é um problema real – também me calhou a mim num iPhone, mas não num iPad – ambos actualizados para o iOS 9.3.

    É bastante errático – nuns aparelhos o bug aparece, noutros, do mesmo modelo, não.

    A única coisa que ajuda (mas não resolve), até à saída de nova versão do iOS 9.3 que corrija o bug é em Definições > Safari > Avançadas – desactivar JavaScript.

    Seguindo a velha regra “se está a funcionar bem não se mexe”, se não têm o bug no Safari (ou noutras apps) na abertura de links – não se ponham a experimentar maneiras de o provocar 🙂

    http://9to5mac.com/2016/03/27/some-users-reporting-iphone-crashes-on-ios-9-3-when-tapping-links-in-safari-and-other-apps/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.