iPhone SE com SoC A9 TSMC e Samsung, qual o melhor?
O iPhone SE ainda não tem tudo esmiuçado. Sabemos que não é um iPhone low cost, sabemos que tem uma óptima bateria e sabemos que pelo menos 20% dos consumidores americanos têm preferência pelo tamanho de 4 polegadas.
O que ainda não sabíamos era que este vinha equipado com o SoC A9 desenvolvido não só pela empresa TSMC mas também pela Samsung. Mas haverá diferenças na performance entre as variantes do SoC?
Apple poderá "dispensar" a Samsung do fabrico dos SoC A10
Já no anterior iPhone 6S e iPhone 6S Plus a empresa de Cupertino dividiu a produção dos processadores. Os fabricantes escolhidos para este componente foram a TSMC e a Samsung. A empresa sul coreana era a que tinha a totalidade do fabrico nos modelos anteriores, mas a Apple está a mudar de política. Fala-se mesmo que no iPhone 7 a Samsung já não fabricará nenhum, segundo o jornal coreano The Electronic Times.
Mas haverá diferenças de performance nos SoCs A9?
No iPhone 6S e iPhone 6S Plus, vimos que em determinada altura gerou-se uma pequena controvérsia sobre o desempenho. Existiu alguma informação que dava conta de uma "ligeira" superioridade no desempenho do chip fabricado pela TSMC, independentemente do facto do processador que a Samsung fornece ter sido construído com tecnologia de 14nm e ter uma área de 96 milímetros quadrados, enquanto o da empresa de Taiwan ser ligeiramente maior, por ser construído com uma tecnologia mais antiga, de 16nm e ter uma área de 104,5 milímetros quadrados.
Isto à altura obrigou a Apple a vir clarificar que ambas as variantes tinham sido exaustivamente testadas e não apresentavam qualquer diferença de performance.
Especificações de Topo
Depois de muita poeira assentar, após a keynote da passada segunda-feira, começou-se a analisar friamente os detalhes do iPhone SE e do iPad Pro de 9.7". Ambos os dispositivos trazem especificações de topo, nas suas respectivas categorias, mesmo que o iPad venha com as suas capacidades do chip A9X "estranguladas", principalmente no que toca ao GPU.
iPhone SE terá o SoC under-clocked também?
Este facto tem sido discutido online por vários "entendidos" que referem haver um bom motivo para a velocidade de relógio ser inferior no A9X do novo iPad Pro. Terá a ver com o menor espaço do chassis e pelo aquecimento que provocaria o funcionamento em pleno do poderoso SoC A9X. Mas o facto de retirar performance ao mesmo não irá ter impacto no dispositivo quando este tiver de correr aplicações e serviços desenhados para a linha iPad Pro?
Nessa óptica podemos "conjecturar" que o iPhone SE terá o mesmo nível de contenção, derivado então do mesmo problema estrutural. Mas ainda é cedo para se saber e só daqui a algumas semanas é que teremos essa confirmação. Há então dois motivos em cima da mesa que podem pesar no factor performance.
iPhone SE com SoC S8000 e S8003
Os programadores já começaram a desenvolver no iOS ajustado às particularidades do iPhone SE, contudo o novo iPhone só chegará ao mercado a partir do dia 31 de Março e veremos então o iPhone SE com as duas variantes do A9, fabricados pela Samsung e TSMC. Estes têm sido referidos como o S8000 e o S8003 para o coreano e o taiwanês, respectivamente.
Este artigo tem mais de um ano
Estou desejoso que esse Speicial Edition (SE) esteja no mercado! O meu 4S já vai com uma idade em cima, e 32Gb de memória é algo que vai num bufo…
Mais para Sucker Edition, ou Recicled Edition. Voces acreditam mesmo em tudo queba apple diz. Diz.me o que este tem de especial?
Mas é alguém te perguntou alguma coisa?
Mas será que alguém te perguntou alguma coisa? E que raio de pergunte é essa? O que tem de especial? Talvez se tu prestasses mais atenção antes de mandar comentários idiotas…
Tenho alguma dificuldade em perceber o objectivo deste artigo. Já tinha sido demonstrado que não havia diferenças significativas entre as variantes do processador, e já se sabe que a velocidade de relógio no iPhone SE é a mesma
Na verdade a Apple tendo dito que não havia diferença, há uma questão que muita gente se tem queixado: temperatura. E há várias referências a isso se fores pesquisar. A ideia é perceber se esta baixa de performance no iPad PRO 9.7 terá a ver com estas queixas e se porventura neste SE poderá haver, ou não, estas queixas. Há muitos utilizadores que apontam esta temperatura descomunal ao chip N66AP.
Eu não percebo esta conversa. Na altura em que surgiu essa celeuma toda no fim veio a se verificar que em uso com aplicações não se via diferenças, e que a celeuma tinha sido resultado da natureza extrema de alguns testes do GeekBench. Porquê voltar com esta discussão toda?
O iPad Pro 9.7 já se sabe que tem velocidades de relógios inferiores, sem nada a ver com quem é o fabricante. Misturar os assuntos só cria confusão.
Mas qual confusão? Apenas foram mostramos factos pelo IT Home que este iPhone SE, tal como o iPhone 6S e iPhone 6S Plus tem dois SoCs diferentes. Depois, foi referido o facto do novo iPad Pro 9.7 ter o mesmo processador do seu antecessor mas ter havido uma diminuição na performance derivada, especula-se, ao menor tamanho que poderia o calor gerado não conseguir ser dissipado.
A par destas factualidades está o menor tamanho do iPhone SE, o facto de usar os mesmos clips dos iPhones 6S e destes (alguns) terem problemas de sobre aquecimento.
Onde está a confusão?
Confusão é misturar o assunto da velocidade de relógio do A9X no iPad Pro, com a existência de dois fabricantes no A9. As duas coisas não têm ligação.
O processador no iPhone SE já se viu que tem a mesma velocidade de relógio que o 6s.
Continuas sem explicar o porquê de retornar com a conversa dos fabricantes, quando a questão já foi mais do que enterrada e mostrada não ter efeitos relevantes na performance em uso.
O denominador comum não é a velocidade de relógio, por isso não é nada confuso, se mudares as agulhas, aí sim é confuso.
Não há denominador comum com o assunto do A9 ter 2 fabricantes diferentes.
Há sim, chama-se desempenho. Não mistures as coisas.
Andei à procura de info sobre a questão da temperatura e a única coisa que encontrei foi um artigo do Tomshardware sobre o assunto (http://www.tomshardware.com/news/iphone-6s-a9-samsung-vs-tsmc,30306.html) e mostram em comparação que o N66AP consegue ser mais eficiente energéticamente (e mais “fresco”) que o N66mAP da TSMC (não que seja relevante, a diferença é negligenciável, tanto em performance como em eficácia energética).
Onde viste que o N66AP corria mais quente?
“tanto em performance como em _eficiência_ energética”… bah, enganei-me ali. Eficácia != eficiência.
Se se for a pegar nos vários testes que foram feitos na altura por diferentes blogs, vê-se casos a pender para um lado e noutros para outro lado. No fim chegou-se à conclusão que no cômputo geral as diferenças não são significativas entre fabricantes.
Eu não pego nos dos “outros blogs” porque não encontrei nenhum que se tenha dado ao trabalho de testar temperatura e performance (ou sequer só temperatura) pondo os dois chips lado a lado, daí ter perguntado.
Sendo a temperatura uma função do consumo por unidade de tempo e influenciando o throttling do processador, se olhares para a performance e consumo dos outros estudos obténs a informação mínima necessária para a discussão.
Repara também que o teste da Tom’s Hardware não te permite saber a temperatura em uso, é um teste extremo ao fim de quase 2h30m, com a traseira sem ventilação natural – pousado em cima da mesa.
Eu ainda tenho mais dificuldade em perceber o porquê do autor desta notícia vir justificar a notícia! Lol ehehe
Conversar é justificar? Gosto das pessoas a conversar. Parece-me que alguns têm problemas com isso, habituados em casa ao come e cala 😀
Quanto ao assunto, gosto do facto deste SE ser equipado com o que de melhor há no mercado. Quer dizer que não é refugo.
Pode custar a muita gente futeboleira, mas ainda não saiu para o mercado e já está na baila.
Ainda falta saber algumas coisas. Será á prova de água?
Não saiu para o mercado? Queres saber mais e interessa-te, vai ao site da Apple. Melhor que há no mercado em quê? Comparativamente ao que a Apple produz ou a concorrência? Porque o 6S leva clara vantagem em alguns aspectos e só perde na capacidade da bateria. Acho que o tamanho de 4,7 está bem para o iPhone, acaba por não ser nada grande porque é menos espesso que o SE, no meu ver que tenho mãos médias.
Mais uma mentira, o SE não tem underclock nenhum!
É mesmo o iPad Pro 9.7 tem uma diferença de menos de 5%.
Porque não falar de onde as diferenças são bem
Notórias de performance, especificações, e a marca não diz nada?
https://youtu.be/233f0ewFWGk
Pois é… Ninguém quer dizer nada, pois não…
E quem disse que tinha? E como podes afirmar que não tem?
Tu deves ser o dono da verdade (e de várias incongruências que dizes sem qualquer sustentabilidade). O equipamento ainda não está cá fora, segundo o que dizem em relação ao desempenho do iPad PRO 9.7 em termos de estrutura do iPhone SE para o iPhone 6S também existe e poderá, repito, poderá haver igualmente essa diferença de performance. Mas deixa sair o equipamento para se ver. Tu não tens nenhum por isso não precisas de inventar desculpas, deixa primeiro os dados falarem por si.
Sabe-se da mesma maneira que se sabe da diferença no iPad Pro; pelo comparativo de performance dado pela Apple e pelas análises feitas pelos jornalistas que receberam um iPhone SE para review.
Mas já receberam com os dois chips? Onde diz isso?
Com os dois chips? O que é que as variantes Samsung/TSMC têm a ver com a velocidade de relógio escolhida pela Apple no iPhone SE? Já foi mais do que mostrado e afirmado pela Apple que não há diferenças significativas entre os dois fabricantes.
Já te respondi em cima.
repetir o que já foi mostrado na altura não ser relevante, acaba por não ser uma resposta
Com que chip é que vocês receberam?
Toma lá a sustentabilidade:
http://www.redmondpie.com/399-iphone-se-might-be-the-fastest-iphone-yet-benchmark-score-reveals/
Para o iPhone (já tem 4 dias a info!) e para o iPad tem na Ars Technica.
Isso é velho. Onde tens as novidades?
E onde é que isso te diz qual o chip que está a ser usado e se há ou não diferenças?
É onde te diz se numa utilização normal, ele terá um comportamento sustentável? É o que se pergunta, onde diz isso? 😉
Tem até melhor score…
Para ter menor relógio, só se tivessem que mexer na arquitectura, que de certeza não o fizeram…
Eu acho que o novo iPhone é o melhor smartphone de sempre. Ecrã ideal para navegar, jogar, usar apps e ver series. Máquina fotográfica abusiva, muita ram, processador topo de gama e um preço muito acessível!
4” é o tamanho ideal pra ver séries 😛
Se a máquina fotográfica for igual à do 6s mais valia terem deixado a do 5s
Eu tenho um 5.5” e para mim é impossível ver uma serie no tlm. Mesmo para navegar é algo de complicado.
Este é um problema real – também me calhou a mim num iPhone, mas não num iPad – ambos actualizados para o iOS 9.3.
É bastante errático – nuns aparelhos o bug aparece, noutros, do mesmo modelo, não.
A única coisa que ajuda (mas não resolve), até à saída de nova versão do iOS 9.3 que corrija o bug é em Definições > Safari > Avançadas – desactivar JavaScript.
Seguindo a velha regra “se está a funcionar bem não se mexe”, se não têm o bug no Safari (ou noutras apps) na abertura de links – não se ponham a experimentar maneiras de o provocar 🙂
http://9to5mac.com/2016/03/27/some-users-reporting-iphone-crashes-on-ios-9-3-when-tapping-links-in-safari-and-other-apps/