PplWare Mobile

iPhone OS 4 – Todas as novidades

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. LOL! says:

    iAd! iA iMelhor iIdeia iQue iOs iGajos iDa iApple iSe iLembraram iPara iRoubar iO iMais iDinheiro iPossível iAo iConsumidor…

    Já não basta o iPreço iDisparatado…

  2. António Coutinho says:

    Cada dia que passa fico mais contente por ter optado por comprar um iPhone.

    Mas o QuickTime e o iTunes, são para mim o pior software que usei. Ainda bem que há alternativas.

    Venha lá esse OS4. E o jailbreak também! 😀

  3. a Friend® says:

    O iAd é apenas para aplicações gratuitas. E ainda bem que apareceu, porque as actuais do Google são um nojo.

    Aquela tab sempre atrás de nós a flashar publicidade. Com o iAd, pelo que estive a ver no video, simplesmente fica ali arrumado no canto e ao clicar nem nos tira da aplicação, ao contrario das da Google.

    Vantagens? Com o iAd simplesmente vamos ter mais aplicações gratuitas, já que os programadores encontram uma forma de lucro. As aplicações pagas, não têm publicidade.

    Multitasking, simplesmente genial.
    Está estruturado de forma a não usar os recursos todos desnecessários da aplicação, usando apenas o que é necessário.

    Este OS 4 promete e bem. Superou as espectativas. Estou ansioso para ver as restantes 93 features que ficaram por apresentar.

    Eles também deram uma tacada à Google, ao falar da privacidade. Eles reforçaram a privacidade do iPhone, agora fazendo com que as Apps usem a localização temporaria, apenas com autorização do utilizador, e esta quando está a ser usada aparece um icon a representar essa função activa, de forma a saber-mos que uma App (autorizada por nós) está a usar a nossa localização.

    • wicked says:

      “Multitasking, simplesmente genial.
      Está estruturado de forma a não usar os recursos todos desnecessários da aplicação, usando apenas o que é necessário.”

      Wow, a Apple reiventou a roda pela enesima vez… Bem vindos ao mundo do multitasking que já existe à decadas.

      *Sigh*

      • a Friend® says:

        O multitasking actual recorre a todo o processo da App, gastanto recursos (bateria / processamento)

        No do iPhone não. Não re-inventaram a roda, simplesmente fizeram-na ter lógica.

        A App em background, usa APENAS o recurso necessário e não ela como um todo. Se for audio, é apenas ao audio que vai recorrer.

        • O problema é que o multitasking do iPhone não se pode chamar multitasking. A aplicação continua sem correr em background. fica parada.

          Não estou a criticar o modus operandi da Apple, só acho é que deveriam dar os nomes certos às coisas.

          quanto às publicidades, acho que são demasiado exageradas, ainda para mais se o plano de dados não for muito grande.

          • a Friend® says:

            Ela não fica totalmente parada. Ela vai recorrer a diferentes códigos, de forma a correr apenas o necessário da App, e não ela como um todo.

            Não se justifica correr a App toda, em background, quando se pode “filtrar” apenas os recursos necessários. Isso só beneficia não só o desempenho como consumo da bateria. Ex: Rádio… se ele está em background, fica apenas a correr o streaming do audio, o resto da App (como efeitos, etc.. ) fica em modo “pause”, isto porque, se está oculta e não a estamos a ver, não há necessidade de continuar a correr esses mesmos efeitos.

          • @a Friend

            Eu sei disso. Vi o evento como tu.

            Mas o problema é que isto não é Multitasking! Se fosse multitasking a aplicação continuava a correr em background. eu sei que é apenas um nome mas pode induzir em erro.

            Além disso não sei quem é que vai ter acesso às API’s mas tenho a certeza que não vão ser todos os developers… e assim sendo o multitasking passa a tasking.

          • a Friend® says:

            @João Campinhos

            Chamem-lhe Multi, Single ou Smart Tasking. Na minha opinião se continua a correr os recursos necessários ao utilizador em background, é uma forma mais inteligente de aproveitar esse processo sem prejudicar autonomia e performance..

            De que vale ter a App num todo a correr em background, quando se pode filtrar apenas os recursos necessários?..

            Quando ele diz que não foram os primeiros a implementar, mas tencionam ser os melhores, sem duvida que fizeram e bem. E aposto que atrás disto muitas marcas irão gerir o “multitasking” desta forma.

          • @a friend

            Para já ainda não te consigo dar exemplos concretos mas como developer torço já o nariz e digo-te já que essas 7 API’s não me parecem suficientes.

            Além disso volto a carregar na mesma tecla. Ninguém no seu prefeito juízo vai pagar $100 por ano para fazer umas aplicaçõezinhas com multitasking. Onde eu quero chegar é que a maioria das aplicações não vão poder utilizar essas 7 APIs

          • Misterious says:

            simplesmente de rir…. até o modo como gere as aplicaçoes em background têm que implicar!

            Olha tas a jogar um jogo qualquer, tipo street fighter, e recebes uma chamada… queres ver que o jogo tem que continuar por tras?? lOL ele mete-se em modo pausa, e a frente tens a chamada. Até agora, o jogo saia por completo. A partir de agora “suspende” o jogo (so tem em activo o que é essencial) e volta quando o utilizador quiser…

          • Marco P says:

            Mais importante do que nomenclatura e especificacoes tecnicas é a satisfacao dos users. Das pessoas ke conheco e que teem um iPhone estao satisfeitissimas e nenhuma delas se importa com multitasking. É claro que depende do tipo de utilizador, se for mais virado para o lado tecnico e curioso para estas coisas vai ficar desapontado, mas segundo os meus “calculos” existem mais utilizadores a quem os aspectos tecnicos interessam pouco. Eu proprio como estudante e profissional das ICT estou satisfeito. Deixo a complexidade de multitaskings e afins pras horas de trabalho, quando sou pago para isso. Fora do trabalho/aulas a simplicidade do iPhone chega-me.. especialmente o UI.

        • Sergio says:

          Não lhes chames multi-tasking. Cama-lhe então multi-threading. A thask da aplicação continua a correr, só a maiorias das threads podem ser colocadas em pause. Tão simples quanto isso. Continuará a ser multi-tasking, com multi-thread (o multi-thread pode ser feito de forma preentiva, não preentiva. não importa a tecnologia, importa o conceito)

          • Carlos Pinto says:

            Desculpem lá, mas alguém perde o sono por causa do ter ou não ter multi-tasking?

            Tenho iPhone há dois anos e faço com ele tudo o que preciso, diariamente. Antes tinha um Nokia, era bom, mas era a mesma coisa.

            Ok, chamem-lhe “multi-tasking by Apple”, já se sabe que é diferente e, em regra melhor!

        • N says:

          tas a gozar certo?

          Esse multitasking existe no Android desde do ínicio e é igual ao multi tasking do windows 7 mobile…

          • a Friend® says:

            E então? Push Notification nunca ouviste falar?

            É que falam à toa… das melhores coisas que há no iPhone são as push notification. Multitasking desde inicio que nunca foi perioridade, eles sempre disseram isso. Agora vai ser necessário porque o mercado de Apps assim levou para esse sentido. Eles estudam a adaptam a tecnologia da forma mais adequada e conforme as verdadeiras necessidades do utilizador.

          • N says:

            Estava a falar de multi-tasking em si, Push notifications é realmente uma tecnologia muito boa, mas não é uma forma de multi-tasking que estavamos a falar…

            Não falei à toa, simplesmente fiz um atento ao que se estava a dizer.

            O fim estás mesmo a pedir que os haters te respondam à letra 😛 era desnecessario o ultimo comentário

  4. viperbruno says:

    Vou então tecer aqui o meu comentário, já prometido no artigo da keynote.

    Nos prognosticos aceitei em coisas como:

    – Não há inovação. Renovada a entrada do Iphone. APIs novas para separar o Iphone 3Gs dos restantes (acertei em parte :P)

    Alvos de copias?
    Ngage com o Game center, não vingaste agora “arrota” com a Apple. Nada contra, alias foi a Nokia que pediu que isto acabasse assim.

    Opinião:

    Acho que pelo que vi até agora não merece o nome de IphoneOS 4.0 porem a Apple tem de certeza o melhor guardado na cartola, é o iAntiCopy deles. O iAd caiu muito mal, a seguir as pisadas da Google. O que vale é que a comunidade vai arranjar forma de remover isso, se não conseguirem será a prova de que o conceito Open-source é mais benefico para o consumidor. Ficarei a espera de ver uma actualização do iTunes de forma a anunciar as aplicações que se “sustentam” atraves do iAd. Caso contrario será mais um episodio a juntar ao caso “Monopolio arranjado” (daqui a pouco dava um livro)

    • a Friend® says:

      Open-Source mais benéfico? Do ponto de vista superficial.

      Ninguém quer pagar por Apps, mas também ninguem quer trabalhar para aquecer. Se eles arranjarem um meio de sustento, vão ter um incentivo para fazer mais Apps e quem ganha com isso é o consumidor, que não paga pelas Apps, e quem as faz ganha com os patrocinios.

      O iAd, ao contrário do da Google está bem controlado e não é cansativo. A intenção deles com o iAd é torna-lo apelativo e agradável ao consumidor, de forma interactiva que até nas Ads encontre-mos jogos e incentivos que puxem o consumidor a ver uma publicidade não como algo repugnante mas sim algo que podemos tirar proveito disso também. Vê o evento da Apple, que vais perceber isso, na demonstração que fizeram. 😉

      • viperbruno says:

        Não falei nesse aspecto. Para mim o conceito Open não significa APPs de borla, alias nunca concordei com isso a não ser quando se entra no exagero!

        Digo sim que é o facto do IphoneOS ir levar com mais uma limitação sem alternativa legal. Simplesmente deveria de ter algo a lá HTC, “deseja partilhar informação com a Google?”

        Se no PC os programas que incluem publicidade são denominados de adware (com raras excepções, que servem para suportar uma versão gratuita de um programa pago) porque que, num aparelho pequeno, caro (no iPhone passa a caríssimo) temos de ter esse brinde? No sense, really… Only at iPhone, now HTC brings users with HTC Sense.

        Para exemplificar melhor a minha ideia vou deixar aqui umas frases:

        “Easier to use is one thing, plain stupid is another.”

        “The push for closed systems and limited functionality and power is a step back not a step forward.”

  5. Miguel Pipe says:

    Era e sou fã do iPhone. Tenho um e gosto.
    Mas o Nexus One é sem duvida melhor! Não me arrependo de ter comprado um N1.

  6. Ryan says:

    Pois a Apple inventou a roda. E dirao os fans e o pessoal da moda que fica todo espantado com o que eles fazem… “eles inventaram”…
    Direi eu… isto ja existe ha muito em outros telefones. Ha anos que a Nokia, Windows Mobile e outros usam estas coisas. Excepto a iad… pa mais “desnecessidades”. Obviamente as empresas que querem andar na moda vao fazer publicidade no iad… enfim… gato por lebre… largar rios de dinheiro em porcarias destas… nao obrigado.
    Continuo a pensar que o Jobs e um encantador de serpentes.

    • viperbruno says:

      Amen!

      LOL, aprendam a respeitar os gostos de cada um. Se é noob, gosta de se sentir grande sendo pequeno e tem muito dinheiro compra o Iphone. Se gosta de gabar que tem dinheiro – Iphone, se gosta de estar na moda – Iphone. Acredito que 80% das vendas seja só com isso.

      E lembra-te faz o que te digo e não o que faço 😛

    • lol says:

      Adorei a analogia… “Jobs= encantador de serpentes”… Lindo!!!

      Não podia ter dito melhor.

      Não sou fanboy nem hater da apple… mas continuo a achar que os preços praticados pela marca são exorbitantes e gagets como o IPad são uma forma de levar pessoas que não tem mais nada para fazer ao dinheiro, gasta-lo encantadas pelo Jobs… eheheheh…

      Na realidade o valor real de algo será sempre relativo…

  7. Filipe Menezes says:

    Não vi nada de novo neste OS da Apple, a primeira impressão que tive é simplesmente que é o mesmo OS mas com novas actualizações, do género Service Pack para o IPhone OS, sinceramente, mudar a forma como são organizadas as pastas, modificar o mail e lançar novas aplicações faz isso ser um novo OS…fazem mais da Apple do que ela realmente é.

    se forem ver o novo OS da microsoft nada tem haver com o seu antigo, a esses sim podemos chamar de OS independentes.

    Apple desce cada vez mais na minha consideração.

    • RIcardo Nunes says:

      Lógico que o da microsoft tinha que mudar totalmente. Sempre foi o pior OS para mobile.

      Tiveram que igualar o OS do Iphone.

      Agora o OS do Iphone não tem que mudar. É bom tal como é…

  8. FuhFuh says:

    Com este OS é a minha despedida para os produtos Apple, perdi a paciência com a apple.

  9. Manuel Costa says:

    Humm… E que tal um comparativo deste iPhone 4.0 com o software do HTC Desire? E já agora do hardware do iPhone 3GS (o mais avançado da Apple) com o hardware do Desire? Ou mesmo do HTC HD2 (com as devidas actualizações para WinMob 6.5.3)?

    • Posso-te dizer que o browser do Desire já é mais rápido que o do iPhone 3GS.

      Em Hardware o Desire bate o iPhone aos pontos.
      Em Software é uma questão de gostos.

      • Manuel Costa says:

        Eu sei disso… Mas estava à espera que alguns Applenáticos (Apple+fanáticos) fizessem algum tipo de comentário em relação ao que escrevi…

        • RIcardo Nunes says:

          Queres realmente comparar um iPhone 3Gs, que viu a luz do dia em Junho do ano passado, com o HTC Desire?

          Espera pelo Verão e compara depois com o novo iPhone. Mas na altura vais dizer que o HTC Desire ja esta ultrapassado…

  10. iHeadbanger says:

    Tal e qual como o Steve disse sobre o multitasking.

    “Fomos os ultimos a entrar na festa, mas vamos ser os melhores, tal como no copy/paste”.

    Coisa linda o iphoneOS 🙂

    • r0cki says:

      Nuff said. Só iHaters por aí fora… :>

    • RCS says:

      Mas é melhor do que o do Android em quê?

      vocês andam a dormir.

      É uma tentativa de calar algumas críticas. Mas vê-se logo que a intenção não é de ter um multitasking poderoso. Não me venhas cá dizer que é o melhor.

      Se o ipad recém lançado tem 256 de ram dá para ver que as intenções de multitasking não são fortes. Até o Nexus que já saiu há mais tempo tem 512.

      • tymonn says:

        O meu HTC MAGIC tem 288MB de RAM e um processador de 512mhrz e já tem 2 anos…………… e custou-me 250 euros.. tem TUDO e MAIS do que o iPhone 3Gs que custa 700+ euros… o steve jobs nao é burro, é burro é quem escuta o que ele diz…

        • L.Mata says:

          Exactamente. Parti-me todo a rir quando vi a malta a ficar toda entusiasmada com folders, multitasking e jogos “sociais”. LOL. Quem usa android já tem estas coisas a muito tempo.

          E até no Windows Mobile que se deixou fiocar para tras como todos sabem, já tinha isto tudo. Ou quase vá.

      • Nelson says:

        iPad não é iPhone. Não confundas. Quando uma empresa desenvolve hardware e software ao mesmo tempo, o resultado é mais positivo. Quando se mete a Apple ao barulho, de facto ele vencem. Quem é que tenta fazer melhor que a Apple? Porquê? Porque são maus ou têm ideias muito mais interessantes? Continuem com Microsoft e Linux e vão criando mundinhos.

        • Manuel Costa says:

          Apple não mundinho? Qual a quota de mercado do MacOS? E o número de telemóveis vendidos mundialmente? Ok, o iPad vende mais que as outras marcas… errr, quais outras? Pois para já está praticamente sozinho…

          • a Friend® says:

            Então e a quota de mercado de smartphones não falas? Pois não interesse né 😉

            E quando falo de smartphones não é nokias da tanga.. tou a falar entre iPhone, Android e Windows Mobile.

  11. Nelson says:

    Gostei da proposta. Bate em muito os smartphones da Nokia, SonyEricsson, etc. Poder fazer upgrade de SO e ganhar algumas funções relevantes e correcções reais, sim é positivo. Experiênciei um Nokia SmartPhone e para mim deixa muito a desejar. Smartphones com OpenSource, hummm não me parece. Instalem lá um software OpenSource e quando der problemas ligam para quem, procuram em que forum??? Os outros telefones têm o que o iPhone vai ter no SO4 mas o iPhone fará melhor essas funções. Venha lá quem vier, 50 milhões de iPhones com 3 versões do telefone têm de significar alguma coisa.
    Para mim o iPhone só peca por uma coisa apenas, não poder sincronizar com o iTunes por Wireless. De resto meus caros, venham lá as analises e os comentários que não mudarei de telefone a longo prazo.

    • a Friend® says:

      Eles vão implementar a sincronização do iTunes por Cloud. Já compraram a empresa responsável para isso, segundo os rumores. 😉

    • Manuel Costa says:

      Experimenta 2 modelos open-source: HTC Legend e HTC Desire… Depois falamos… Queres fóruns para procurar ajuda? Usa o Google… És capaz de ficar surpreendido…

    • lol says:

      “Smartphones com OpenSource, hummm não me parece. Instalem lá um software OpenSource e quando der problemas ligam para quem, procuram em que forum???”

      Tu só podes estar a brincar…. lol

  12. tymonn says:

    O meu n-gage de 2003 já tinha multitasking, vão agora os apple fanboys todos contentes porque um telemóvel de 700 euros com 1 ano tb o pode fazer.. mas só em agosto… xD

    • Nelson says:

      Em que versão vai o teu n-gage? E o multitouch ainda funciona bem? Continuas com a mesma bateria? E o Push mail é rápido? Se calhar ainda troco o meu iPhone 3Gs por um n-gage.

      • tymonn says:

        Para ter multitasking era preciso ter multitouch? Nunca me tinha apercebido, peço desculpa então jovem agricultor

      • viperbruno says:

        Isso já parece os SCP fans com a azia. Compraram o Iphone por 700 euros e agora viram que foi dinheiro mal gasto, a espera do milagre por parte do pai esp… opps Jobs.

        Viram que por 220 euros tem o HTC Tattoo, algo que está no patamar do Iphone sem pedir credito!

        A MediaMarkt é no estadio do Benfica (se entenderes a piada…)

        • a Friend® says:

          Essa correu-te mal pq os unicos aziados aqui sao precisamente aqueles que nao teem iphone … Lol

          • tymonn says:

            realmente, malta que compra um terminal superior por menos de metade do preço.. somos mesmo aziados LOL

          • a Friend® says:

            tymon

            Sim nota-se.. tal e qual nos comentários… Se é superior, então não sei porque se preocupam tanto com o iPhoneOS e fartam-se de comentar.

            Falam mal do que não usam ou podem ter para tentar valorizar o que têm.. lol.. já é tipico.

            Android é um iPhone OS wannabe. Se é mais barato e toda a gente prefere o iPhone, ainda mais razão me dão. Significa que quem tem iPhone pode comprar mais barato o Android, se não o compra por algum motivo é…

          • tymonn says:

            Oh a Friend®, eu sou dono de uma loja de telemóveis e já usei ambos durante muito tempo e digo-te a ti que o iPhone nem chega aos calcanhares do android…

            o android não é mais barato, é de borla.

            Todas as semanas saem ROMs novas e vocês têm que esperar 1 ano para descobrirem que os aparelhos com 2 anos já nem vão ser suportados…

            É triste mas é a realidade, a vossa realidade, onde gastam 2x mais dinheiro que um terminal android para serem mais mal servidos

          • a Friend® says:

            É dificil vocês esperarem 2 anos… afinal de contas, a quanto tempo existe o Android? Que raio de comparação.

            Ele irá deixar de suportar antigos, tal como qualquer outro SO. Nenhum suporte é eterno.

            E o facto de se ser dono de uma loja de telemoveis não significa ser-se detentor da razão. Há uma diferença entre quem vende, e quem programa…

            Android ainda tem muito para crescer. Faz o mesmo, mas não com a mesma qualidade. Ainda há um caminho a percorrer.

          • tymonn says:

            Comentário removido por desrespeito às regras do site.

          • a Friend® says:

            Sim então és um belo engenheiro…

            A substimar os outros que nem conhece, ve-se logo o calibre do Sr engenheiro.. e Pela linguagem devia era ter vergonha escrever assim.

            Depois os outros é que são Pseudos…

            Pessoas formadas sabem falar e escrever com educação.

          • tymonn says:

            Comentário removido por desrespeito às regras do site.

  13. pks says:

    Credo… Esta gente, qualquer dia, matam-se uns aos outros com os seus telemoveis! CREDO! Nokia 3310 ftw 😀

    • aver says:

      Pum. Já estás. Não gramo desse modelo 👿
      😀

    • lol says:

      Enquanto não fizem um PDA/Smartphone DualSim não me convencem… viva o meu velhinho samsung D880 que dá para o gasto (apesar de chei de defeitos)… será que é assim tão dificil a HTC ou a Samsung lançarem um PDA/Smartphone Android com dualsim… só para ser para mim… lol

  14. Como diria uma certa pessoa num vídeo que anda por aí:

    Eh pá, Genial Sr. Jobs, Genial. Multitasking. Nunca me lembraria dessa. Genial.

  15. André S says:

    Que o “multitasking” que a Apple fala não seja bem multitasking eu concordo… Agora é o seguinte… Às vezes eu acho que as empresas
    não querem melhorar o que têm…

    Reparem, não tem task manager… as aplicações estão a correr mas é preciso ir como sempre ao menu… Isto foi uma jogada para evitar criar mais um menu… Para manter o iPhone Simples…

    Agora se é “multitasking” ou “multi-threading”, para quem percebe do assunto é importante, para a maioria dos utilizadores isso tanto faz… Desde que sejam util e funcional optimo…

    Agora é o seguinte… Uma coisa que me pertuba imenso neste mercado é que as grandes empresas estão a “bloquear” as grandes evoluções… E a primeira é a Apple… Não se admite que o iPad seja a desilusão que é… O novo iPhone e o novo iPod vão ser melhores que o própio iPad…

    Para a Apple o importante é vender produtos com estilo, simples, e obrigar as pessoas a comprar e adquirir mais e mais objectos Apple…

  16. L.Mata says:

    Mais recentemente adoptei um android. Um magic que já ten uns tempinhos como todos sabem. E vem com a versao 1.5 do Android, nao com a versao 2.1 que é a mais recente.

    Comparando o novo iPhone 4.0 com o Android 1.5:

    – Multitasking – Android já tem
    – Pastas – O android já tem
    – Jogos – Em umas semanas ja tenho tantos jogos instalados que já uso pastas (que tb ká existiam) para os agrupar por categorias.
    – Social nos jogos – já existem uma série de jogos no android que da para jogar online e uma boa parte deles dá para partilhar hi-scores à muito tempo.
    – Leitor de ebooks? É considerado algo novo?!? No Android é um DL de borla.
    – Para que quero publicidade no telemovel mesmo?!?!?!?!

    Ok… então vendo assim de repente… o iPhone 4.0 vem para concorrer com o…. Android 1.5?!?!?

    LOL!

    • André S says:

      Isto é que são boas Observações 😀

      A minha opinião é que no futuro a Google vai dominar o Mundo 🙂 E isto não é apenas brincadeira…

      Eles investem, criam, não tem medo nem nunca tiveram de arriscar, e criam coisas com pés e cabeça…

      Por exemplo, foi preciso a Google lançar o Google Maps e o Google Earth, para a Microsoft desenvolver o bing maps…

      Se para a semana a Google decidir usar HTML 5, a adobe vai à falência, certinho…

      Eu sou grande fã da Apple, mas eles gostavam era de ser assim 😀

    • aver says:

      Multitasking e pastas para símbolos das app só “pilata”, através de app dos Cydia.

      Agora o resto que referes o iPhone tem, incluindo vários ebook readers (o iBooks é um especial, que saiu com o iPad).

      É certo que os smartphones com os vários OS Android estão com um crescimento rápido. Mas diz lá por que é que não actualizas do Android 1.5 para o 2.1 ?

      • Manuel Costa says:

        Se calhar pela mesma razão que os utilizadores do iPhone 3G não o vão poder actualizar (utilizando todos os recursos) para o iPhone 4.0

        • aver says:

          😀 😀 😀
          O Android ainda tem mais problemas. As versões do Android são instaladas, com personalizações, por cada fabricante. Mesmo que um modelo suporte o Android 2.1 ainda pode ficar no 1.5 por bastante tempo. Depende do interesse que o fabricante tenha em lançar a actualização.

          A fragmentação do Android está a ser reconhecida como um risco para o seu crescimento, que tem sido rápido.

          • Então podemos também falar na fragmentação do iPhone visto que a 100% só o iphone3GS e o ipod touch de 3ª geração é que vão ser actualizados.

            Quanto ao Android, pelo que ouvi dizer a versão 2.2 e restantes vão ser disponibilizadas no market, pelo que vão estar disponíveis para toda a gente, sem restrições.

          • a Friend® says:

            @joao campinhos

            O iPhone também pode ser disponibilizado a qualquer um sem limitações. Sacrificando é a qualidade de utilização.

            É ai a diferença. O android estão-se a burrifar se funciona bem ou não. Quem tem hardware bom usufrui, quem não tem, desespera.

          • aver says:

            Não é o mesmo. Por questões de hardware, o iPhone 3G e a versão anterior do iPod Touch não podem ter uma actualização – completa – do OS 4. Aí não há nada a fazer.

            Quando se fala em fragmentação do Android é – para smartphones com hardware compatível, por exemplo com o Android 2.1 – uns fabricantes lançam a actualização do SO e outros não.

            Quanto ao Android 2.2 e seguintes também ouvi falar que o Google ia atrasar os sucessivos lançamentos – para evitar a fragmentação. Também me parece mais racional

      • L.Mata says:

        Prontos… quem não sabe é como quem não vê.

        Eu não actualizo para a versao 1.5 porque ando a programar para estes bichos e quero manter a compatibilidade desde a versao 1.5. E como gosto de eu ser beta tester das minhas próprias aplicações, ando com a 1.5

        Mas mais do que isso, a 1.5 tem tudo o que eu preciso. Com o Sense UI da HTC aquilo é simplesmente excelente.

        Mas se eu quizesse ter outra firmware tinha. Ao contrário do IPhone e WP, o Android é aberto é ha uma comunidade enorme de pessoal a bulir para criar ROMS alterntivas. Sendo Android Linux, é possível ganhar acesso ROOT ao telemovel e a partir daí instalar a ROM que se quizer.

        Existem várias usadas por milhares de utilizadores que não são as de origem. Por isso respondendo à tua pergunta, não uso porque não quero.

        No que respeita a fragmentação isso vai acabar. A google vai isolar os componentes do sistema das personalizações dos fabricantes e operadoras ao ponto de que para actualizares para uma versão mais actual basta ires ao market, fazer download e instalar. Isso só vai acontecer daqui a mais 1 versão mas é uma excelente ideia da Google que desta forma responde à maior critica que lhe fazem.

        A nivel de aplicações o market está a crescer a um ritmo bastante interessante. Para lém de não ser obrigado a gastar centenas senao mais de 1000 euros num mac para poder desenvolver, todas as ferramentas são de borla e usam plataformas que são abertas. Mais uma vez aqui no meu entender o Android ganha ao iPhone.

        Não se trata de dizer que o iPhone não presta. O iPhone é um excelente produto. Mas agora que comecei a entrar no mundo do Android, digo-te que não quero um iPhone nem oferecido. O Android é mais excitante, aberto e com uma comunidade de entusiastas que vão ao ponto de criar ROMS melhores do que as que vêm de raiz.

        Algumas mais rapidas e com mais funcionalidades.

        O Android está para os dispositivos moveis como está o linux para windows. Existe ed facto o risco de comçarem a haver dezenas de sabores de Android… mas esse é o espirito de quem gosta de ter liberdade total sem perder uma base que está muito bem desenvolvida.

        É preciso ter um android e começar a entrar neste mundo para perceber porque é que nós, androidianos, nos rimos destas noticias do iPhone 🙂

        • aver says:

          Ora ainda bem que aparece alguém a defender os smartphones com Android “jailbreaked” – ou “com acesso à root”, como o pessoal do Android gosta de dizer 😉

          É que também considero que o iPhone “jailbreaked” melhora muito. 😀

          Cumps.

  17. Ricardo says:

    Eu sei que tenho um sony ericsson P1i a uns bons anos, e o iphone neste momento ta quase a fazer o mesmo, mas ainda falta um bocadinho! lolol

  18. aver says:

    iPhone, Nexus One, etc. são artigos caros (não é o mesmo que dizer que não mereçam o dinheiro)

    A TMN lançou o TMN A1, com Android, que não é caro. Alguém que já o tenha usado me sabe dizer alguma coisa sobre ele ?

  19. a Friend® says:

    Engraçado que os unicos preocupados com o iPhoneOS 4 são os que não têm iPhone. lolol

    Os que têm, estão contentes, como sempre tiveram… desde 2007…

    2008, 2009, 2010 .. prémio de empresa que melhor satisfaz os clientes. 3 anos consecutivos.

    http://www.intomobile.com/2009/04/30/jd-power-apple-iphone-tops-in-consumer-smartphone-satisfaction.html

    O resto é conversa. Gira o disco e toca o mesmo.

  20. Filipe Monteiro says:

    HTC Desire. Nada mais.. Nem com o iPhone OS 5 consegue ser superior, quanto mais o OS 4. Estas “novas novidades” já deveriam existir num smartphone desde o primeiro iPhone.

    • Misterious says:

      sao opinioes.
      Talvez o multitask deles na altura do 3G não tava de uma forma madura. Era bonito, ja assim um ponto fraco é a bateria. gostava de ver com multitask embutido.

      é preferível ter um telemovel [pq é um TELEMOVEL, nao é nenhum pc] rápido, fluido, sem lags. do que um objecto que se abrires mais que duas aplicações começa a ficar lento e dividir a performance pelas varias aplicações. :S

      • Manuel Costa says:

        É um Smartphone, não um simples telemóvel… Se quiseres um telemóvel compra um Nokia 3310 que te sai mais barato que um iPhone…

        • Misterious says:

          lol engraçado, eu ainda uso um 3310.
          tenho um iphone e 3310.

          • Manuel Costa says:

            Não me digas que iPhone não faz chamadas… Só dá para apps…

          • Misterious says:

            uiii tas com uns bitaites….
            OMFG

            e vou comprar o que? um HTC para ter como 96? lool prefiro esperar pela saida do meu novo brinquedo.
            Quando era mais novo gostava de trocar muitas vezes de telemovel, ja gastei muitas notas… agora primo por algo que perdure, e se actualize.

          • Manuel Costa says:

            Então espero que tenhas um 3GS e não um 3G caso contrário quando deres por ela, já nem as actualizações vais ter…

          • Misterious says:

            Tenho o meu 3G vai fazer 2 anos. não passei para o 3gs pq não me compensava, gastar 600eur por um que não trazia muitas inovações comparado com o 3G.
            Eu sempre disse, o 3gs é apenas uma pequena actualização.

            Quem deve tar um pouco lixado é quem comprou um 3G este ano.

  21. Misterious says:

    txiiii mais um topico a falar do iphone. Os Haters devem ficar todos contentes LOL

  22. Manuel Costa says:

    Se repararem, muitos dos que aqui estão a defender o iPhone com unhas e dentes (um smartphone caríssimo e com um SO não-OpenSource) são os mesmos que nos tópicos Windows vs. Linux defendem o Linux por ser um sistema grátis e baseado nos utilizadores… Então o Android é o quê?!?!

    • a Friend® says:

      Posso instalar o Android em qualquer smartphone?

      • Manuel Costa says:

        Podes… Quando conseguires instalar o iPhone OS em qualquer Nokia… É cada comentário mais disparatado…

        • a Friend® says:

          Disparatado foi o teu… fiz uma pergunta simples.

          Se o android é “open” e o iphone “closed”… logo o android deveria dar em qualquer um!

          • Manuel Costa says:

            E quem disse que não dá? Neste momento tenho HTC Touch DH com Windows Mobile e Android em dual-boot… Ah, e apesar de ainda não ter tentado sei que dá para correr o Ubuntu 9.04 num Touch Pro 2 ou num HD2. Consegues fazer isso num iPhone?!

          • a Friend® says:

            Se num iPod Nano já usei Linux, o que é mais facil é instalar um SO no iPhone.

            Acontece é que quem tem iPhone está-se a burrifar para isso. Com um SO daqueles, quem quer Android? Apenas um louco.

            Voltando à questão. Quero o Android no meu Samsung (que tem symbian) .. Se ele é open como dizes… fico à espera que me dês a dica para eu o instalar.. onde posso fazer o download?

            Agradeço a ajuda.

          • Manuel Costa says:

            Tens um Samsung?! Então porquê? Não me digas que iPhone tem tantas características excelentes e não faz chamadas… E para instalares outro SO esse Samsung consulta os mesmos fóruns que ensinam como fazer Jailbreak ao iPhone para conseguir instalar o que se quiser (como outro SO, por exemplo))…

          • a Friend® says:

            Neste momento tenho iPhone e Samsung… foi oferecido. Não gosto do symbian e quero android, como dizes que é open farto-me de procurar e não encontro.

            Como és o entendido pedi a tua ajuda… eu não encontrei. Só encontro o Android limitado a certo tipo de Smartphones.

          • Manuel Costa says:

            Eu o entendido?!?! Basta ver os comentários anteriores que fizeste sobre todas as características técnicas do novo (e antigo) SO do iPhone para ver quem domina isto… E até me admira que um supra-sumo da tecnologia como sua Excelência a Friend não consiga encontrar o que pretende na internet… Procura com o iPhone… Se calhar estás a procurar na internet utilizando um computador com Windows… O problema deve residir aí…

          • a Friend® says:

            @Manuel Costa

            Muito resumidamente, já que estás a fazer de desentendido.

            Eu sei procurar bem as coisas na Internet. Não posso é encontrar O QUE NÃO HÁ! 😉

      • L.Mata says:

        Podes instalar em muitos já. No XDA developers já conseguiram instalar Android em muitos smartphones Windows Mobile por exemplo. Ha malta com telemoveis desses mais antigos que anda a instalar isso.

        Informa-te antes de fazeres perguntas para as quais as repostas podem não ser o que esperas 😉

    • Nelson says:

      Carissimo, cá em casa só entram Macs e infelizmente um Dell porque o patrão não quer mudar. O Linux é bonito nos outros. O Windows tem piada quando se cria espectativas de melhorias e depois falha como o velhinho windows 3.11. Querem um bom SO, não se metam nos computadores e comprem relogios digitais. Esses SO só falham quando se tem de trocar a pilha.

    • aver says:

      O Android no Nexus One é um sistema caríssimo.

      • Manuel Costa says:

        iPhone – €864.99 (http://www.expansys.pt/d.aspx?i=183742)
        Nexus One – €639,99 (http://www.expansys.pt/d.aspx?i=193936)
        Htc HD2 – €524,99 (http://www.expansys.pt/d.aspx?i=195400)
        Desire – €504,99 (http://www.expansys.pt/d.aspx?i=196165)

        Hummm… Qual será o mais caro?!?!

        • a Friend® says:

          Quantos gigas de memoria tem o Nexus?

          É que se não tem dou-te já um 3GS mais barato que o Nexus.

          Nexus, aquele que o multi-touch fica todo atrapalhado.. lol

          https://www.youtube.com/watch?v=dsSUqkh8pcI

          • Manuel Costa says:

            Estava-se a falar de preços não características… E num Nexus sempre podes colocar um cartão de memória para ficar com a mesma capacidade do iPhone. E por falar nisso, se precisares de mais memória num iPhone como fazes?

          • a Friend® says:

            Então decide-te… se as especificações não contam.. já que isso influência no preço. Já agora o Google Nexus permite cartões de memoria até quanto de memoria? E quais os preços das mesmas…

          • Manuel Costa says:

            O meu de 16Gb custou €50,00. Ou seja, se juntares €50 ao preço do Desire dá qualquer coisa como aprox. €550,00. Que é bastante menos que o preços do iPhone… E com um hardware bastante superior…

          • a Friend® says:

            Iphone 3Gs 16GB custa 599 euros. Logo foste buscar o de 32GB por puro interesse.

            E não compares uma memoria interna com uma externa.. de longe não tem a mesma velocidade de escrita/leitura.

            Como vês, à pros e contras em todo o lado, mas a marca que melhor satisfaz os clientes continua a ser a Apple. Já são 3 anos seguidos, por alguma razão é. No entanto queres comprar um iPhone, quase o encontras esgotado em todo o lado.

          • Mercurio says:

            Iphone 3gs 16 Gb bloqueado ao operador sem contrato e qualquer tarifário(Optimus ou Vodafone) custa 599 €… Desbloqueado (livre de operador) custa 803,52 €

            Portanto informe-se antes de escrever (já que diz que pesquisa muito bem na net!)

          • Vítor M. says:

            Realmente é fraquinho o multi-touch… não fazia ideia.

            Hmmmm, será mesmo assim tão franco?

          • Alexandre Pinto says:

            Desculpa mas isso nao têm nada a ver com o Nexus, mas sim com a forma como a aplicação lê o multi-touch.

            Trata-se de um bug da aplicação e nao do Nexus…

          • a Friend® says:

            @Alexandre Pinto

            Ouve problemas com as aplicações, mas a realidade é que o NEXUS ONE saiu com problemas de hardware que levou a HTC a ter que fazer uma revisão da arquitectura do proprio Nexus One.

            http://www.gadgetsdna.com/issues-in-att-nexus-one-phone/1392/

            Foi uma das coisas mais faladas no seu lançamento.. infelizente veio cheio de falhas de hardware. Uma delas “irritante” é os botões fisicos… outras estão relaccionadas com o touch…etc…etc..

        • aver says:

          Manuel Costa

          Esses preços não estão certos. Gosto pouco de fazer afirmações sem ter absoluta certeza, mas ia jurar que a Optimus vende o iPhone 3GS de 32 GB por 600 euros (com IVA)

          Esses tipos dizem que vendem o mesmo modelo por 735 euros com IVA. Não estão a especular com a falta de iPhones no mercado ?.

  23. LFOPC says:

    Eu possuo dois ipods classic, um ipod nano, um imac 27″ i7 e um macbook.
    Posso dizer que os produtos são bons mas a assistência deles é zero.
    Eu e um amigo meu temos rachadelas nos portáteis e eles assumem que é do aquecimento mas só não trocam porque trata-se apenas de estética e não afecta o funcionamento do mesmo.
    Ora bem, uma vez que, a apple vende muito também pela estética, design, além da qualidade dos produtos em termos de hardware e software serem de topo, porque é que um cliente ao fim de 6 meses não tem o direito a ter um chassi sem rachadelas se, sempre tratou bem e teve gosto pelo seu portátil?
    Quanto ao iphone, nunca me motivou como os outros produtos da marca.
    Acho que com Android está-se melhor servido e é a melhor relação qualidade/preço!
    Quanto às actualizações da apple, por vezes, são muito aquém do esperado e até a mim (admirador da apple) me desiludem.

    Cumprimentos!

    • Isso não é bem assim! Deve é saber falar com as empresas certas! O meu macbook com 3 anos foi lhe trocada a carcaça exterior superior por estar rachada! Sem quaisquer custos para mim incluindo os portes!

  24. André says:

    Finalmente o multi-tasking!

  25. Misterious says:

    enfim ja enjoa estas conversas sempre iguais.

    • a Friend® says:

      Sim de facto é mesmo. Gira o disco e toca o mesmo.

      O que interessa é que quem tem iPhone está satisfeito e não se queixa. Os que se queixam do novo SO do iPhone são precisamente o que não o usam…

      Acho que isso já diz muito da conversa, por isso alimentar é só gerar o mesmo “loop” e perca de tempo.

      A mim o Android não me diz rigorosamente nada. Se tivesse um era capaz de me divertir com um, mas pelo que usei várioas vezes não trocava pelo iPhone, NEM DE LONGE… mas isso sou eu… e todos aqueles utilizadores de iPhone que contribuiram para as estatisticas que puserem o iPhone como produto que mais satisfaz os clientes. HTC…NOKIA…?!… sim.. no fim da lista.. mas é claro, há um nicho de utilizadores que isso os satisfaz, e ainda bem. Afinal de contas é o importante.

      • Sun II says:

        Jesus. Não tens vida? :-O

        Cheguei agora aqui e o que vejo és tu, muito imparcialmente, a defender o iphone.

        – durante toda a santissima tarde –

        • a Friend® says:

          Ainda bem que reparas em mim, é bom sinal. Infelizmente não, não tive cá a tarde toda (Como podes ver as horas dos comentários).

          Mas mesmo que tivesse, também não era da tua conta.

          • L.Mata says:

            Mas é da conta de quem te paga o salário.

          • a Friend® says:

            E é a ti que eu tenho que pagar o carro, casa e mensalidades ao final do mês? vives à minha conta para te preocupares tanto?

            Tou a ver que devo ter feito filhos e não sei… e agora estão me a cobrar contas.. só pode…

          • L.Mata says:

            Estou-me pouco lixando para o que fazes com o teu tempo pá.

            Vai produzir que o país precisa!

            E agora num tom mais sério:

            tens o sindrome de que tens de ter sempre a ultima palavra nao é? Nao vejo um unico “thread” onde tu não tenhas sempre a necessidade de seres o ultimo a responder. Isso é alguma fobia? A de que se alguem fizer um post e tu nao responderes, tipo… o teu iphone esplode sem explicação aparente?

            Nao respondas! Sério! Não respondas. Resiste. Tu consegues!!! :))))))

  26. Bruno says:

    Sem querer tar a defender ninguem, e sem querer insultar, acho que nao tens nada com o que o a friend faz com o tempo dele.

    Segundo pra quem so ta a falar tao do nexus one por ser tao bom, acho que existe outras opcoes bastante melhores por exemplo o motorola droid que parece ser bastante interessante

  27. Pois... says:

    Pois…que fenomeno quem mais defende a Sagrada Maçã nestas paginas só tem um ipod e um macbook, isto a acreditar nele !!!…lol…

  28. Paulo says:

    Vejo aqui comentários tão estúpidos..

    A cabeça serve para pensar antes de escrever e não apenas para fazer peso em cima dos ombros…

  29. Sun II says:

    Eu explico pq a apple é Evil:

    http://www.engadget.com/2010/04/09/dashboard-ipad-app-rejected-by-apple-made-open-source-instead/

    “Because Uncle Steve didn’t include it. In iPhone OS 4.5 he will include it and do it “right”. Just like everything he included in iPhone OS 4.0 and is doing “more right” than everyone else has been doing since 2007.”

    Mais?

    “As a developer, I’m disgusted by what Apple is doing. Putting an application together like that takes a lot of time and a lot of hard work. And you can’t even find out if your efforts will be rewarded until after you’ve submitted to Apple’s arbitrary and capricious approval process.

    Stop supporting this company!”

    http://my.opera.com/community/countup/

    E vem o A friend dizer “Ninguém quer pagar por Apps, mas também ninguem quer trabalhar para aquecer.” irnonico o fanatismo. é verdade. E que mais? Tenho Android e ja paguei por apps.

    O gozo é tanto que até existe o http://applerejectedme.com/ para quem tiver algum humor.

    é preciso continuar?

    • Vítor M. says:

      E isso por acaso… mas só por acaso não é fanatismo a mais à volta do Android? 😉 Porque passas a vida a criticar e a chamar fanático às pessoas quando tens um comportamento mais espalmado e menos sustentado?

      Porque não dás a tua opinião sem teres de chamar fanático a A ou a B? Ajuda-te a argumentar?

      • Sun II says:

        eu respondia-te, mas em pvt :-p

      • a Friend® says:

        É a moral das pessoas… dá nisto.

        Olha para os outros em vez de olharem para o próprio umbigo. Eu perco tempo a falar do que gosto e uso, esta gente perde tempo a falar do que não tem e o que não gosta (ou gosta mas não pode ter.. é conforme os casos.. )

        SUN II

        Até te respondia o que disse à tempos sobre a aprovação do Opera… e que por acaso não defendi a Apple neste caso. Mas lá está, quando as pessoas optam por envergar vias pouco inteligentes passo à frente…ficas tão ofuscado por quem fala bem, que metes tudo no mesmo saco… devias respirar mais fundo.

        E há “outros” então que bem tentam mandar postas de pescada, esses ficam-se pelo modo de ignoração… só dou atenção a quem realmente vale a pena.. o resto é conversa.

        Bem ou mal. quem mete o meu “nome” ao barulho, é sinal de faço diferença… pior é quem fala e passa despercebido… com comentários com falta de conteúdo, poder argumentivo ZERO, e só sabem falar mal.

        • Sun II says:

          “é sinal de faço diferença” a diferenca do mass reply :-p

          diz-me, tu como developer queres isto para ti? Trabalhares no duro e rejeitado só pq sim? não é por nada que as apps do android têm crescido quase exponencialmente. O utlizador decide! É fraco? nao instalas e pontuas consuante o que achas.

          http://www.engadget.com/2010/04/08/android-market-gets-9-000-new-apps-in-march-world-domination-ca/

          Mais um link para quebrar o gelo ai:

          http://blog.joa-ebert.com/2010/04/09/what-apple-just-did/

          • a Friend® says:

            Isso das rejeições não é só porque sim… há aplicações que não têm qualidade alguma. O Android está a crescer à pala disso, aceita tudo.. depois vais a ver qualidade do Market do Andoird e da AppStore da Apple vês logo a diferença.

            Esse crescimento é básicamente por isso. A Apple continua a crescer e bem, e é a base de aprovações..agora imagina se não fosse. O iPad, só no primeiros dias, já tem 3000 e tal aplicações feitas… é dose!

            Se eu estou de acordo com todas as politicas da Apple.. não, não estou.. tal como no forum disse que se não aprovam a App do Opera quem fica mal visto é a Apple…Mas as politicas do Andoid também não são as melhores, ao ponto que houve um caso recente de Malware submetido… e nem control na pornografia têm… é tudo ao molhe e fé em Deus…

            8 ou 80…

          • a Friend® says:

            Já agora fica aqui o link… do reverso da moeda… como estas numa de links.

            http://idgnow.uol.com.br/telecom/2010/01/25/malware-no-android-expoe-vulnerabilidade-do-modelo-de-app-store/

            “Fabricantes de smartphones brigam para atrair desenvolvedores, mas segurança fraca na seleção de aplicativos abala confiança do usuário.

            À medida que a competição esquenta, os fabricantes de smartphones brigam para atrair desenvolvedores para suas plataformas. Mas alguns desenvolvedores são mais desejáveis que outros. A descoberta de suspeita de malware na loja virtual do Android Market prova que as plataformas móveis tornam-se igualmente atrativas, tanto para criminosos como para os autênticos vendedores de software.

            Desde dezembro, mais de 50 aplicativos para Android foram flagrados como potencialmente nocivos. Todos foram publicados por um desenvolvedor identificado apenas como “09Droid”. Os apps eram anunciados como ferramentas de internet banking, feitas sob medida para uma lista de instituições financeiras. Seu verdadeiro propósito, acreditam agora os pesquisadores de segurança, era conduzir os internautas para sites falsos (phishing) e roubo de identidade.”

          • Sun II says:

            Não estás a entender o que o Iphone OS 4 e o que a Apple está a fazer pois não?

            http://joeberkovitz.com/blog/2010/04/08/apple-takes-stance-on-consciousness/

            http://theflashblog.com/?p=1888

            É importante discutir isto, mais que especificacoes de hardware ou features…

          • a Friend® says:

            @Sun II

            Flash and C# developers: Bad news, if you were hoping to target the App Store with your products. If you want to write iPhone OS software, follow Apple’s advice, not Adobe’s or Microsoft’s.

            iPhone users: I can see two arguments here. On the one side, this rule should be good for quality. Cross-platform software toolkits have never — ever — produced top-notch native apps for Apple platforms. Not for the classic Mac OS, not for Mac OS X, and not for iPhone OS. Such apps generally have been downright crummy. On the other hand, perhaps iPhone users will be missing out on good apps that would have been released if not for this rule, but won’t now. I don’t think iPhone OS users are going to miss the sort of apps these cross-platform toolkits produce, though.

            Acho que toda a gente (dentro do assunto) que PORT’s de Apps não é o ideal para uma boa qualidade e performance. Tava na duvida se respondia ou não à tua questão porque é uma razão obvia… mas fica o link.

            http://daringfireball.net/2010/04/why_apple_changed_section_331

  30. Misterious says:

    para aquecer um pouco mais isto:

    “wow looks like multitasking can be enabled on the 3G if you just set multitasking=TRUE on the capabilities plist in SB (N82AP.plist)”

    Vamos la ver se isto é assim tao basico, neste caso alterar apenas uma linha de codigo. i hope so…

    • a Friend® says:

      Ele na teoria é aplicavel ao 3G e iPod Touch 2G, e corre.. o problema é que poderá não ter a fluidez e performance que a Apple aprovasse.

      Porque infelizmente esses modelos para trás têm menos memoria Ram. Mas quem não se importar com isso, haverá sempre soluções 😉

      Por exemplo no iPhone 3G e iPod Touch 2G precisamente corro o Backgrounder com grande fluidez… deve é variar de aplicação para aplicação. Em caso de jogos que requerem mais memoria, deve ser o ponto fraco deles.

  31. iPlagiator says:

    arranjem vida propria, (bastou-me ler os primeiros 3 ou 4 comentarios)

  32. Bónus says:

    E o Caco? Onde anda o Caco? Sinto falta dos comentários dele… 🙂

  33. zl says:

    Boas já alguem disse que é só para 3GS?

  34. bicha says:

    eu tenho um iphone só tenho pena que vibre pouco, já o ipad é GRRAANNDEEE se fosse mais redondinho era melhor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.